Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

GPS falha constantemente, impossível usar


  • Por favor inicie sessão para responder
21 respostas a este tópico

#1 lone_rs

lone_rs

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 251 mensagens

Mensagem publicada 20 July 2011 - 13:14

Boas,Desde já as minhas desculpas pelo post, que vai ser longo, mas tenho tido problemas com o GPS com as ROMs da Cyano e não sei se me podem ajudar ou não, será uma pergunta mais técnica a que vou postar. Inclusivamente abri um caso no issue tracker mas, aparentemente, não tem havido qualquer intervenção para os nossos Boston, exceptuando o Fagulhas que vai fazendo algumas melhorias.O que se passa é o seguinte: quando ligo o GPS e uso um qualquer programa de navegação (Google Navigation, Igo, Sygic) tenho sempre o mesmo problema, ou seja, faz o lock à posição e para durante 15 segundos. Depois faz novo lock e nova pausa de 15 segundos e assim sucessivamente. Não tenho este problema com a Phantom, que é a ROM que actualmente tenho no telemóvel, mas preferia estar com as ROMs da CM, só que com este problema no GPS, que uso bastante, é-me totalmente impossível.Para tentar perceber o que se poderia estar a passar, saquei o bugreport depois de usar o GPS e o que me aparece com o tal intervalo de 15 segundos é o seguinte:07-10 17:51:15.079 D/ConnectivityService( 1393): ConnectivityService FeatureUser expire(0, enableSUPL, android.os.Binder@408b9790), created 60001 mSec ago07-10 17:51:26.369 I/TelephonyRegistry( 1393): notifyServiceState: 0 home P OPTIMUS OPTIM 26803 UMTS CSS not supported -1 -1RoamInd: -1DefRoamInd: -1EmergOnly: false07-10 17:51:26.399 I/TelephonyRegistry( 1393): notifyDataConnection: state=2 isDataConnectivityPossible=true reason=null interfaceName=rmnet0 networkType=307-10 17:51:30.089 D/ConnectivityService( 1393): ConnectivityService FeatureUser expire(0, enableSUPL, android.os.Binder@40701788), created 60006 mSec ago07-10 17:51:33.599 I/TelephonyRegistry( 1393): notifyServiceState: 0 home P OPTIMUS OPTIM 26803 HSPA CSS not supported -1 -1RoamInd: -1DefRoamInd: -1EmergOnly: false07-10 17:51:33.619 I/TelephonyRegistry( 1393): notifyDataConnection: state=2 isDataConnectivityPossible=true reason=null interfaceName=rmnet0 networkType=1007-10 17:51:35.039 I/ActivityManager( 1393): Process com.google.android.apps.maps:FriendService (pid 1705) has died.07-10 17:51:39.799 I/TelephonyRegistry( 1393): notifyServiceState: 0 home P OPTIMUS OPTIM 26803 UMTS CSS not supported -1 -1RoamInd: -1DefRoamInd: -1EmergOnly: false07-10 17:51:39.829 I/TelephonyRegistry( 1393): notifyDataConnection: state=2 isDataConnectivityPossible=true reason=null interfaceName=rmnet0 networkType=307-10 17:51:45.049 D/ConnectivityService( 1393): ConnectivityService FeatureUser expire(0, enableSUPL, android.os.Binder@40861d08), created 60003 mSec ago07-10 17:51:48.039 I/TelephonyRegistry( 1393): notifyServiceState: 0 home P OPTIMUS OPTIM 26803 HSPA CSS not supported -1 -1RoamInd: -1DefRoamInd: -1EmergOnly: false07-10 17:51:48.059 I/TelephonyRegistry( 1393): notifyDataConnection: state=2 isDataConnectivityPossible=true reason=null interfaceName=rmnet0 networkType=1007-10 17:51:55.989 I/TelephonyRegistry( 1393): notifyServiceState: 0 home P OPTIMUS OPTIM 26803 UMTS CSS not supported -1 -1RoamInd: -1DefRoamInd: -1EmergOnly: false07-10 17:51:56.019 I/TelephonyRegistry( 1393): notifyDataConnection: state=2 isDataConnectivityPossible=true reason=null interfaceName=rmnet0 networkType=307-10 17:52:00.079 D/ConnectivityService( 1393): ConnectivityService FeatureUser expire(0, enableSUPL, android.os.Binder@407970d8), created 60004 mSec agoOu seja, dá a sensação que, efectivamente, de 15 em 15 segundos o serviço morre.Mais alguém com este problema? Ou, melhor ainda, que o tenha tido e o resolveu? ;) Muito obrigado e cumps.
  • Rebdert, Franwab e StepRatte gosta disto

#2 Hugo Tender

Hugo Tender

    Mestre de Android

  • Administradores
  • 3492 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal
  • Motorola Nexus 6 - Midnight Blue - 32GB - 5.1 e Samsung Galaxy Tab S 8.4 (T700) - 16GB - 4.4.2

Mensagem publicada 20 July 2011 - 15:20

Boas.Vamos tentar descobrir de onde vem o problema ;)1 Tens acesso a dados? Quantos megas?2 Qual nightly tinhas? Ou RC1?3 Qual kernel? Superaosp ou da CM?Cumps, Tender

Motorola Nexus 6 - Midnight Blue - 32GB - 5.1 Lollipop

Samsung Galaxy Tab S 8.4 (T700) - 16GB - 4.4.2

Antes de iniciares a tua atividade no androidPT, lê as regras com atenção: REGRAS

Chat Gmail do fórum, para ajuda e dúvidas: [email protected]

8AycV.gif


#3 lone_rs

lone_rs

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 251 mensagens

Mensagem publicada 20 July 2011 - 16:02

Oi Hugo,Ora aqui ficam as respostas:1) Não sei bem os megas que tenho, mas tenho acesso a dados, é um plano empresarial2) Desde as RC até à última nightly, já experimentei de tudo3) Kernel CM. Aliás, no último teste foi mesmo um teste "minimalista", ou seja, full wipe, instalei a versão original, full wipe, instalei a CM, instalei as gapps e testei.Cumps.

#4 Hugo Tender

Hugo Tender

    Mestre de Android

  • Administradores
  • 3492 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal
  • Motorola Nexus 6 - Midnight Blue - 32GB - 5.1 e Samsung Galaxy Tab S 8.4 (T700) - 16GB - 4.4.2

Mensagem publicada 20 July 2011 - 17:30

Ham não sei se os que usam o kernel da cm têm esse problema.Ainda hoje usei o ndrive e estava bom. Também usei agora o navigation para ver se dava e de facto dá.Estou com a RC1 E Kernel da superaosp #6.Tenta ver se é do kernel.Encontras aqui na pág 8 colocado pelo rubemlrm www.androidpt.com/forum/index.php?option=com_kunena&func=view&catid=96&id=167271&limit=20&limitstart=140&Itemid=61Cumps, Tender

Motorola Nexus 6 - Midnight Blue - 32GB - 5.1 Lollipop

Samsung Galaxy Tab S 8.4 (T700) - 16GB - 4.4.2

Antes de iniciares a tua atividade no androidPT, lê as regras com atenção: REGRAS

Chat Gmail do fórum, para ajuda e dúvidas: [email protected]

8AycV.gif


#5 lone_rs

lone_rs

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 251 mensagens

Mensagem publicada 20 July 2011 - 17:47

Infelizmente já testei com todos os kernel e mais alguns... E nada, tenho sempre o mesmo problema. ;)

#6 Fagulhas

Fagulhas

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1072 mensagens
  • LocalizaçãoSão João da Madeira

Mensagem publicada 20 July 2011 - 17:59

Infelizmente já testei com todos os kernel e mais alguns... E nada tenho sempre o mesmo problema. ;)

Vou compilar meia duzia de builds com alteração ao gps, a ver se resolver alguma coisa, daqui a um bocado, vou postanto á medida que as compilo.

#7 Fagulhas

Fagulhas

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1072 mensagens
  • LocalizaçãoSão João da Madeira

Mensagem publicada 20 July 2011 - 18:52

Build #1 - http://db.tt/povuP77Build #2 - http://db.tt/dCFwGMdBuild #3 - http://db.tt/8UZERb6Testa as builds e diz-me os resultados de cada uma, detalhadamente se possível. É também possível que altere a velocidade de lock do sinal ou até nem funcionar o gps.

#8 lone_rs

lone_rs

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 251 mensagens

Mensagem publicada 20 July 2011 - 20:46

Build #1 - http://db.tt/povuP77Build #2 - http://db.tt/dCFwGMdBuild #3 - http://db.tt/8UZERb6Testa as builds e diz-me os resultados de cada uma detalhadamente se possível. É também possível que altere a velocidade de lock do sinal ou até nem funcionar o gps.

Amanhã já testo isto e reporto o que aconteceu.Ah, e muito obrigado pela ajuda!Cumps.

#9 lone_rs

lone_rs

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 251 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2011 - 08:42

Boas,Já consegui testar as builds muito rapidamente e aqui ficam os resultados.Para as builds #1 e #2 o problema mantêm-se, ou seja, as tais pausas que tornam impossível usar o GPS.Já com a #3 as coisas passaram-se de maneira diferente.Quando arranquei com o Google Navigation (usado para testar as 3 builds) a navegação era fluída, sem problemas. Julguei que o problema estivesse resolvido mas, infelizmente, passado algum tempo, as pausas voltaram. Pensei que tivesse sido um acaso o ter funcionado bem e, de repente, fica a funcionar novamente durante um bocado. E depois volta às pausas de 15 segundos.Mas claramente a #3 foi a que melhor comportamento teve.Tenho o bugreport da #3, ainda quero arranjar da #1 e #2.Cumps.EDIT: Isto está mesmo muito estranho. Na hora de almoço consegui testar novamente a build 2 para ficar com o bugreport e qual não foi a minha surpresa quando o GPS funcionou perfeitamente durante um bocado, tal como com a build 3. Depois voltou ao mesmo, dá a sensação que as coisas funcionam mas depois o Boston fica com poucos recursos e as coisas param. Enfim, mais logo testo a build 1 e coloco os 3 bugreports.

#10 Fagulhas

Fagulhas

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1072 mensagens
  • LocalizaçãoSão João da Madeira

Mensagem publicada 21 July 2011 - 13:14

BoasJá consegui testar as builds muito rapidamente e aqui ficam os resultados.Para as builds #1 e #2 o problema mantêm-se, ou seja, as tais pausas que tornam impossível usar o GPS.Já com a #3 as coisas passaram-se de maneira diferente.Quando arranquei com o Google Navigation (usado para testar as 3 builds) a navegação era fluída, sem problemas. Julguei que o problema estivesse resolvido mas, infelizmente, passado algum tempo, as pausas voltaram. Pensei que tivesse sido um acaso o ter funcionado bem e, de repente, fica a funcionar novamente durante um bocado. E depois volta às pausas de 15 segundos.Mas claramente a #3 foi a que melhor comportamento teve.Tenho o bugreport da #3, ainda quero arranjar da #1 e #2.Cumps.EDIT: Isto está mesmo muito estranho. Na hora de almoço consegui testar novamente a build 2 para ficar com o bugreport e qual não foi a minha surpresa quando o GPS funcionou perfeitamente durante um bocado, tal como com a build 3. Depois voltou ao mesmo, dá a sensação que as coisas funcionam mas depois o Boston fica com poucos recursos e as coisas param. Enfim, mais logo testo a build 1 e coloco os 3 bugreports.

Ok, se possível, limpa a cache entre as builds para esses bugreports. Já agora, se usares o gps + wifi em vez de gps + mobile data, o problema também acontece?

#11 lone_rs

lone_rs

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 251 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2011 - 14:02

Ok se possível, limpa a cache entre as builds para esses bugreports. Já agora, se usares o gps + wifi em vez de gps + mobile data, o problema também acontece?

Confesso que ainda não experimentei gps + wifi... Isto porque como tenho o mesmo problema usando quer o Igo quer o Sygic,não associei o problema a mobile data. Mas posso experimentar mais logo, quando sair do trabalho.Uma pergunta sobre as caches: os reboots limpam as caches? É que eu tenho feito reboots antes de fazer o teste do gps.Mais uma vez obrigado.EDIT: Aqui ficam os bugreports, identificando a build.http://dl.dropbox.com/u/35975346/Bugreport.zipRealmente muito estranho mesmo. Infelizmente não tenho muita mais informação para partilhar, em todas as ROMs aconteceu o mesmo, ou seja, funcionava durante um pedaço mas depois voltava ao mesmo. A que, apesar de tudo, teve pior performance foi a #1.Fagulhas, muito obrigado pela paciência e pela ajuda.Abraço.

#12 Fagulhas

Fagulhas

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1072 mensagens
  • LocalizaçãoSão João da Madeira

Mensagem publicada 21 July 2011 - 18:58

Ok, 3 coisas que queria que experimentasses então.1) GPS + wifi2) GPS + mobile data mas com uma diferente operadora (vodafone/tmn)3) GPS + mobile data em 2G apenasCompreendo que não consigas fazer a 2ª facilmente, mas se tiveres alguém com pacote de dados dessas operadoras, ajudava. Isto para tirar duvidas em relação ao APN usado para supl (gps).O pouco que percebo dos logs, a ligação está a expirar e se não me engano, quando muda de UMTS para HSPA.

#13 lone_rs

lone_rs

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 251 mensagens

Mensagem publicada 21 July 2011 - 20:19

Ok 3 coisas que queria que experimentasses então.1) GPS + wifi2) GPS + mobile data mas com uma diferente operadora (vodafone/tmn)3) GPS + mobile data em 2G apenasCompreendo que não consigas fazer a 2ª facilmente, mas se tiveres alguém com pacote de dados dessas operadoras, ajudava. Isto para tirar duvidas em relação ao APN' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=APN']APN usado para supl (gps).O pouco que percebo dos logs, a ligação está a expirar e se não me engano, quando muda de UMTS para HSPA.

Assim que conseguir faço os testes e coloco aqui os resultados.Mas, curiosamente, o teste que menos percebo é o primeiro. Com wifi? Significa desligar os dados móveis, ligar o wifi e activar a opção que existe de permitir o acesso wifi para localização? (julgo que á a primeira opção dentro de definiçoes -> localização)É isto?CumpsEDIT: Infelizmente, e como vou precisar do GPS amanhã, tive de repor a Phantom. Mas por acaso tive de sair e experimentei o GPS com o Google Navigation e não tive qualquer problema.Depois lembrei-me que já tive o GPS a funcionar com as ROMs da CM mas julgo que com a versão 2.3.3 e não com a 2.3.4. Quando puder, vou experimentar instalar uma ROM mais antiga, ainda com a 2.3.3, para tirar dúvidas.

#14 lone_rs

lone_rs

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 251 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2011 - 21:12

Bem, com uma sorte absolutamente incrível acho que consegui identificar o problema (ou, pelo menos, parte dele).Hoje decidi fazer uma coisa diferente para tentar eliminar possíveis conflitos, e instalei a 2.1, instalei a RC1 7.1.0, e não instalei as gapps. Ora, não tendo instalado as gapps não podia usar o google maps e, por isso, para os testes de hoje, escolhi o Sygic (que repus com o Titanium Backup). E, com muita sorte e com a dica do Fagulhas que notou que a ligação expirava quando mudade de UMTS para HSPA, desactivei os dados móveis, fiquei só mesmo com o GPS activo. E não é que funcionou? Depois activei os dados. E começou a passar-se com as tais pausas. Ao desactivar novamente os dados, voltou ao normal...Amanhã quero ver se consigo colocar aqui logs com os dados móveis activos e com os dados móveis inactivos e comprovar, numa viagem um pouco mais longa, que efectivamente o problema é de ter os dados móveis activos.Fagulhas, muito provavelmente tens razão, hei-de testar com um cartão de outra operadora para ver se o problema se mantém, mas está difícil arranjar um cartão...Cumps.

#15 lone_rs

lone_rs

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 251 mensagens

Mensagem publicada 23 July 2011 - 18:10

Ok, consegui fazer um teste com um cartão Vodafone.O primeiro teste que fiz foi o "normal", ou seja, Google Navigation com 3G activo. Funcionou muito bem durante uns 5 minutos e depois as pausas do costume.Depois fiz um teste apenas com 2G e nunca funcionou, estava sempre com as tais pausas. No teste do 2G ainda usei o Igo, sem os dados móveis activos, e funcionou sem stress.Aqui ficam os bugreports:http://dl.dropbox.com/u/35975346/Bugreport%20Vodafone.zipCumps.

#16 Fagulhas

Fagulhas

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1072 mensagens
  • LocalizaçãoSão João da Madeira

Mensagem publicada 24 July 2011 - 00:05

Bem não sei o que será então. Ainda hoje estive com o GPS a funcionar e não tive qualquer tipo de problema :)

#17 lone_rs

lone_rs

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 251 mensagens

Mensagem publicada 24 July 2011 - 18:29

Bem não sei o que será então. Ainda hoje estive com o GPS a funcionar e não tive qualquer tipo de problema ;)

OK, agora já consegui confirmar o problema: algo aconteceu na passagem para a versão 2.3.4Hoje experimentei com a versão 2.3.4, sem os dados activos, e não tive problemas com o GPS.Depois instalei a build 7.0.0 RC4, ainda na versão 2.3.3, e o GPS funcionou sem problemas quer com dados activos ou não, quer com o Google Navigation ou o Sygic.No entanto, e aparentemente, este problema só afecta alguns Boston e, infelizmente, eu tenho um dos que tem problemas.Não sei muito bem como é que isto pode ser corrigido, mas pronto, aqui fica o feedback sobre os últimos testes realizados.Fagulhas, mais uma vez muito obrigado pela ajuda.Cumps.

#18 Fagulhas

Fagulhas

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1072 mensagens
  • LocalizaçãoSão João da Madeira

Mensagem publicada 24 July 2011 - 21:06

Bem pelo menos está identificado a altura em que tudo mudou. Vou ver se encontro algo dos logs que afecte especificamente o nosso boston, mas se for algo da transição do 2.3.3 para 2.3.4 já é mais complicado para eu ver.

#19 lone_rs

lone_rs

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 251 mensagens

Mensagem publicada 24 July 2011 - 22:32

Bem pelo menos está identificado a altura em que tudo mudou. Vou ver se encontro algo dos logs que afecte especificamente o nosso boston mas se for algo da transição do 2.3.3 para 2.3.4 já é mais complicado para eu ver.

Se precisares de alguma coisa é só dizeres. Além de poder fazer os testes que entenderes, também fiquei com bugreports de todos os testes que fiz.Já agora, também actualizei o caso no issue tracker, pode ser seguido em http://code.google.c...l?id=3972Cumps.

#20 lone_rs

lone_rs

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 251 mensagens

Mensagem publicada 25 July 2011 - 14:46

OK, não sei se isto ajuda ou não, mas estive a olhar para os logs da 2.3.3 e da 2.3.4 e reparei no seguinte:Log da 2.3.3:07-24 19:58:25.069 I/TelephonyRegistry( 1374): notifyServiceState: 0 home P OPTIMUS OPTIM 26803 GPRS CSS not supported -1 -1RoamInd: -1DefRoamInd: -1EmergOnly: false07-24 19:58:25.069 I/TelephonyRegistry( 1374): notifyDataConnection: state=1 isDataConnectivityPossible=true reason=null interfaceName=null networkType=107-24 19:58:25.749 I/TelephonyRegistry( 1374): notifyDataConnection: state=2 isDataConnectivityPossible=true reason=simLoaded interfaceName=rmnet0 networkType=1Log da 2.3.407-10 17:49:54.629 I/TelephonyRegistry( 1393): notifyServiceState: 0 home P OPTIMUS OPTIM 26803 UMTS CSS not supported -1 -1RoamInd: -1DefRoamInd: -1EmergOnly: false07-10 17:49:54.669 I/TelephonyRegistry( 1393): notifyDataConnection: state=2 isDataConnectivityPossible=true reason=null interfaceName=rmnet0 networkType=307-10 17:50:13.209 D/ConnectivityService( 1393): ConnectivityService FeatureUser expire(0, enableSUPL, android.os.Binder@4054a260), created 60020 mSec agoPara um leigo como eu existem efectivamente diferenças, mas não consigo perceber se é daqui o problema...Cumps.

#21 HSousa

HSousa

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 56 mensagens
  • Optimus Boston

Mensagem publicada 21 September 2012 - 14:46

Também o mesmo problemas em todas as versões cyanogen, de referir que tb tenho net movel da Optimus e tenho de ter o 3G/2G ligado por causa do Waze.

É mesmo muito aborrecido, isto até para fazer geocaching e/ou wardrive é impossível :E

Android devices:

EAv8 .:. 2.6.32.9-EA (stock kernel)  [ Com apenas alguns problemas de Wifi ]


#22 HSousa

HSousa

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 56 mensagens
  • Optimus Boston

Mensagem publicada 01 October 2012 - 14:44

*EDIT* Resolvido, era problema do GPS.conf

Android devices:

EAv8 .:. 2.6.32.9-EA (stock kernel)  [ Com apenas alguns problemas de Wifi ]