Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Customização de ROMs


  • Por favor inicie sessão para responder
22 respostas a este tópico

#1 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 14 February 2010 - 22:13

Bom dia,Ultimamente tenho andado a brincar ao ROM development, normalmente uso uma build já customizada por mim porque me dá um certo gozo, ter tudo à minha maneira. Costumo basear-me numa ROM já existente, é raro ser eu próprio a compilar o kernel (embora já o tenha feito algumas vezes), principalmente quando já existem kernels muito bons.Actualmente só ando a customizar ROMs para o HTC Dream/Magic 32B, mas não me parece que fosse muito difícil adaptar para outros modelos (p.ex os ports para 32A são relativamente fáceis...).A minha pergunta à comunidade era a seguinte, se pudessem ter uma ROM perfeita, face às que existem actualmente, o que é que esta incluíria?Não me importava de lançar algumas ROMs para fora se houvesse algum interesse, inclusivé com algum set de aplicações específico ou outras modificações que possam achar úteis, quiçá adaptadas à realidade portuguesa ou desta comunidade.Também aproveito para chamar todos aqueles que possam estar interessados nisto para dar uma mãozinha, quem sabe, até podemos conseguir fazer algo interessante para todos, e sempre aprendemos algumas coisas no processo!

#2 devil32

devil32

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 15 mensagens

Mensagem publicada 15 February 2010 - 00:50

ola sera ke podias ajudar a fazer donwgrade de 1.6 para 1.5 se souberes alguma coisa diz me obrigado

#3 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 15 February 2010 - 02:04

devil32 escreveu:

ola sera ke podias ajudar a fazer donwgrade de 1.6 para 1.5 se souberes alguma coisa diz me obrigado

vais parar de fazer essa questao em tds as threads n vais?firedrops parabens pela iniciativa.se puderes vir fazer uma demonstraçao dia 27, era porreiro

#4 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 15 February 2010 - 05:54

BUGabundo escreveu:

firedrops parabens pela iniciativa.se puderes vir fazer uma demonstraçao dia 27, era porreiro

Obrigado pelo convite, mas nesse dia estou ocupado e também não acho que teria assim tanto para ensinar lol!De qualquer forma, sou capaz de fazer uns tutoriais para as pessoas fazerem as suas próprias modificações.Também vou lançar a rom que estou a usar no dia-a-dia no meu G1 (que também funciona nos 32B) daqui a alguns dias e se calhar fazer um port para 32A.Abraço,

#5 devil32

devil32

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 15 mensagens

Mensagem publicada 17 February 2010 - 21:24

esta bem desculpa la nao foi por crer :) :lol:

#6 banzap

banzap

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 22 mensagens

Mensagem publicada 31 May 2010 - 09:23

Boas,Eu já tenho 2 ROMs (nenhumas públicas), uma no Nexus One e outra no G1 (que não vou falar aqui). Estou a fazer a minha tese de mestrado a qual o tema é mobilidade no Android. Tenho o Android 2.1-update1 a funcionar no Nexus One, kernel Linux 2.6.39 customizado e compilado por mim (activadas opções para mobilidade IPv6, IPv4, etc). E também o código fonte do Android (AOSP 2.1) modificado para permitir usar a rede HSPA e Wi-Fi simultaneamente, e outra alteração que tem a ver com o load do driver Wi-Fi.Já tenho uma solução de mobilidade, onde posso estar a ver um video pela rede Wi-Fi e mudar para a rede 3G, e o video (real-time streaming) continua a funcionar sem perca do serviço (Mobile IPv6). Sei que a rede TMN não suporta IPv6, mas estou a usar um túnel IPv6-in-IPv4 para transportar os pacotes.Só digo isto, porque se precisarem de ajuda no desenvolvimento de ROMs, posso ser útil :).Um dia destes vou também portar o froyo (2.2) para o Nexus One.Cumprimentos

#7 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 31 May 2010 - 10:39

banzap escreveu:

Só digo isto, porque se precisarem de ajuda no desenvolvimento de ROMs, posso ser útil :).Um dia destes vou também portar o froyo (2.2) para o Nexus One.

Já percebi que temos aqui alguém muito bom no desenvolvimento de ROMs e com uns projectos interessantes. :) Era espectacular a malta conseguir disponibilizar ao mundo Android uma ROM portuguesa de qualidade e com funcionalidades interessantes.

#8 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 31 May 2010 - 10:49

banzap escreveu:

Eu já tenho 2 ROMs (nenhumas públicas), uma no Nexus One e outra no G1 (que não vou falar aqui). Estou a fazer a minha tese de mestrado a qual o tema é mobilidade no Android. Tenho o Android 2.1-update1 a funcionar no Nexus One, kernel Linux 2.6.39 customizado e compilado por mim (activadas opções para mobilidade IPv6, IPv4, etc). E também o código fonte do Android (AOSP 2.1) modificado para permitir usar a rede HSPA e Wi-Fi simultaneamente, e outra alteração que tem a ver com o load do driver Wi-Fi.Já tenho uma solução de mobilidade, onde posso estar a ver um video pela rede Wi-Fi e mudar para a rede 3G, e o video (real-time streaming) continua a funcionar sem perca do serviço (Mobile IPv6). Sei que a rede TMN não suporta IPv6, mas estou a usar um túnel IPv6-in-IPv4 para transportar os pacotes.Só digo isto, porque se precisarem de ajuda no desenvolvimento de ROMs, posso ser útil :).Um dia destes vou também portar o froyo (2.2) para o Nexus One.

isto parece excelente.pq n te juntas no IRC no #android-dev ou ate à equipa q existe em #cyanogenmod ?adorava ver os teus esforço, alargados a mais 70K users :)

#9 banzap

banzap

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 22 mensagens

Mensagem publicada 31 May 2010 - 11:24

Eu poderia ajudar a lançar uma ROM portuguesa. Poderia já incluir aplicações portuguesas, algumas features porreiras, etc. Em termos de optimizações ao kernel, não posso ajudar muito. Por agora ao nivel do kernel só tenho activado suporte a certas features, mas não optimizado, mas pode-se usar kernels já optimizados pelo cyanogen. Pessoas com conhecimentos em optimização de kernel Linux para desktop, podem bem ajudar no Android.Em relação a juntar-me ao IRD (será IRC?), não tenho tempo. Porque estou a implementar mobilidade no Android, logo também tenho de tratar problemas ao nível de mobilidade, que não tem nada a ver com o Android mas sim com a arquitectura da solução geral (terminal + rede). Além de ter de escrever a dissertação :)

#10 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 31 May 2010 - 11:30

banzap escreveu:

Em relação a juntar-me ao IRD (será IRC?), não tenho tempo.

IRC... typo.n te consume mt tempo... é uma kestao de estares por la, colocares as tuas questoes, partilhares o teu conhecimento.é exactamente a partilha de conhecimento q faz de todos nós uma grande e melhor comunidade.Guardar só para nós, n ajuda ning.vá, tenta só um bocadinho.

#11 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 31 May 2010 - 17:38

Antes demais, bem vindo! Certamente serás uma mais valia enorme para a comunidade. Seria interessante iniciar um movimento que viesse a lançar ROMs para alguns dispositivos em nome do androidPT. Se tiveres algo em mente (ou mesmo que não tenhas) dá uma apitadela pela nossa MUC para discutir umas ideias :)

#12 firetrap

firetrap

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 665 mensagens

Mensagem publicada 02 August 2010 - 13:28

Boa tarde pessoal, sugerido pelo BUGbundo dei um saltinho por aqui, como alguns tem conhecimento eu migrei o meu Optimus Boston pra o 2.1 como tal criei um tutorial portugues.Tirando isso eu nao sou mto experiente em android pois so tenho o meu 1o android a 1 semana e tal, mas como sou utilizadar linux ja faz alguns anos e como bom futuro Eng. Informatico ;) tenho andado a inventar com algum sucesso.Agora voces que sao mais experientes pedia que me dessem algumas luzes pra me ajudar a criar a primeira custom Rom Optimus Boston Portuguesa, eu tenho tudo a funcionar perfeitamente no meu e queria partilhar com os demais o que eu inicialmente pensei em fazer foi um dump ao meu SO e disponibilizar mas depois de andar a ler um pouco vi que nao será o caminho mais simples a seguir e talvez o melhor.PS: Duvida aquelas Rom que andam ai sao system.img, isto é um backup da particao system deles?? é que as dos espanhois tem cerca de 70 Mb e se eu fizer um backup à minha fico apenas com 5 MbCumps firetrap

#13 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 02 August 2010 - 13:52

So espero q apos este port, te dediques a compilar de source e fazer uma ROM AOSP pra boston ;)

#14 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 02 August 2010 - 13:59

Eu confesso que me perdi um pouco nas tuas dúvidas.Se quiseres adiciona-me no MSN/GTalk (mglraimundo at gmail . com) para falarmos um pouco.

#15 firetrap

firetrap

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 665 mensagens

Mensagem publicada 02 August 2010 - 14:02

BUGabundo escreveu:

So espero q apos este port, te dediques a compilar de source e fazer uma ROM AOSP pra boston ;)

Essa é a minha intencao so preciso que me indiquem a Luz, pra despertar a força dentro de mim ;) lololol isto foi um pouco StarWars lolol

#16 firetrap

firetrap

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 665 mensagens

Mensagem publicada 02 August 2010 - 14:27

Firedrops ja t add no msn quando puderes aceita

#17 banzap

banzap

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 22 mensagens

Mensagem publicada 15 September 2010 - 07:13

Boas,Então, alguma novidade na ROM AndroidPT?Agora estou com mais tempo e posso ajudar a desenvolver/customizar uma ROM. Acho que porreiro era ter uma ROM AndroidPT com aplicações desenvolvidas, por exemplo, no concurso que está a ser feito agora e que viessem pre-instaladas no sistema. Por outro lado, dava a oportunidade de desenvolver aplicações com permissões extras. Isto é, aplicações que são internas ao sistema, como é a aplicação Settings (em pt, Definições).Eu para trabalhar no Android tenho um problema, os smartphones que tenho, não são meus, mas são da empresa http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_foot_in_mouth.png e nao tenho nenhum Android pessoal. Mas é só outra pessoa testar, porque o código já conheço. Tenho preparado para correr no Nexus One.Sei que o firetrap já tem algum trabalho feito noutro telemovel (Boston), já é um começo. Cumprimentos :)

#18 cuttysarkpt

cuttysarkpt

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 32 mensagens

Mensagem publicada 31 January 2011 - 18:07

Não gostarias de trabalhar no Vodafone 945 - Zte Joe?Os Boston e os San Francisco já têm equipas grandes a trabalhar nele!O nosso 945 está a demorar a arrancar!Cmpts

#19 jpdoliveira

jpdoliveira

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 168 mensagens

Mensagem publicada 11 March 2012 - 21:46

Não sei se estes membros ainda andam atentos a este post. Mas gostaria de me iniciar também no desenvolvimento de ROMs se alguém me puder dar umas luzes ou um link para um tuto para começar a perceber como funciona a criação de ROMs agradecia. No meu caso no Sapo a5 e ICS

#20 Hell.Keeper

Hell.Keeper

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 531 mensagens

Mensagem publicada 12 March 2012 - 19:47

Não sei se estes membros ainda andam atentos a este post. Mas gostaria de me iniciar também no desenvolvimento de ROMs se alguém me puder dar umas luzes ou um link para um tuto para começar a perceber como funciona a criação de ROMs agradecia. No meu caso no Sapo a5 e ICS

Por aqui tambem se anda interessado em customizar roms

#21 JML

JML

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 53 mensagens

Mensagem publicada 08 May 2012 - 12:06

Não sei se estes membros ainda andam atentos a este post. Mas gostaria de me iniciar também no desenvolvimento de ROMs se alguém me puder dar umas luzes ou um link para um tuto para começar a perceber como funciona a criação de ROMs agradecia. No meu caso no Sapo a5 e ICS

Por aqui tambem se anda interessado em customizar roms

aqui tambem....só pela curiosidade http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_tongue_sticking_out.png
Samsung Galaxy S2
Iphone 4s

#22 Ricardo Faria

Ricardo Faria

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 12 June 2012 - 21:51

aqui tambem....só pela curiosidade :P


eu também, ja agora tenho uma huawei x5...

#23 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 19 June 2012 - 09:33

O meu conselho é pegarem numa ROM e fazerem as alterações...
Antes de começarem a fazer alterações, principalmente no kernel, devem ler bem o que vão fazer...
Eu em tempos também estive para me iniciar, mas por falta de tempo e por precisar dos smartphones sempre funcionais acabei por não avançar, mas para quem tem um segundo terminal é uma boa oportunidade ;)