Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Tutorial#2 Activities | Button | TexView


  • Por favor inicie sessão para responder
4 respostas a este tópico

#1 AndréD.

AndréD.

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 69 mensagens

Mensagem publicada 15 March 2011 - 01:16

BOas Amigos...Preparei mais um simples tutorial para o pessoal que se esta a iniciar na programação android, não é nada do outro mundo mas ajuda na preparação para o que vem a seguir...O objectivo deste tutorial e ensinar o pessoal novato em programação android a criar um novo "ecrã", um botao e uma texview. Este tutorial irá permitir um leque muito variado de coisas, o exemplo que vou utilizar é criar um novo "ecrã" para mostrar uma mensagem de boas vindas á nossa app, é obviu que depois poderemos utilizar este metodo para muitas outras coisas, modificando pequenos e faceis promenores (Que é o que o pessoal quer).!--> Primeiro Passo <--!Criar novo projecto para AndroidPressionar ALT+SHIFT+NSeleccionar Project ou OtherSeleccionar Android ProjectColocar nome em : -> Project name -> Appllication name -> Package name -> Activity name (campo: create Activity)Escolher uma versao de SDK minima (Normalmente meto 8)E Escolher o Build Target (Normalmente escolho Android 2.2)Por fim Clicar em Finish(Aconselho depois deste passo abrirem o emulador)!--> Segundo Passo <--!Abrir o main.java (src/nomedapackage/)Abrir main.xml (res/layout/)Criar uma nova java class com o nome BemVindoCriar um novo ficheiro xml que será para o layout da nova classe criada!--> Terceiro Passo <--!Neste passo eu costumo usar o DroidDraw para me gerar os xml, depois dou um toque á unha no eclipse.De qualquer das formas deixo aqui um examplo de um xml com uma textview e um botao.[code type=xml][/code]Depois dos dois xmls completos vamos entao passar ao java!--> Quarto Passo <--!Ora bem aqui vou-me alongar mais um pouco até porque quero explicar o que estamos a fazer...No main.java, iremos criar uma nova Intent para iniciar uma nova Activity, (E voces perguntao, o que é uma Intent? E uma Activity?), entao uma Intent, basicamente é a "Intenção" de fazer ocorrer alguma coisa, e uma Activity basiciamente é uma nova janela onde o utilizador pode efectuar novas avarias.No metodo onCreate, iremos colocar tambem um setContentView para "carregarmos" o nosso layout (Deveremos usar sempre isto para carregar os layouts para as diferentes classes)[code type=javascript]setContentView(R.layout.main);[/code]Depois disto iremos entao criar uma nova intent e no processo iniciar uma nova Activity. E faremos assim (Dentro do metodo OnCreate):[code type=javascript] //Nova Intent Criada Intent nomedaintent = new Intent(this. nomedaclassecriada.class);startActivity(nomedaimtemt); // Iniciar a Activity[/code]Do nosso main estamos despachados, passemos entao á outra classe criada (BemVindo.java).O que iremos fazer é simples, (E o que é que vamos fazer perguntam vocês?), ora iremos colocar uma texview e um botao, a textview para mostrar a mensagem de boas vindas e o botao para ir para o nosso main (Que pode ser um menu etc etc etc...).Iremos começar por criar um botao para fecharmos a Activity BemVindo e irmos para o nosso main (Ora e como se cria um botao? Perguntam os anjos), então um botao cria-se da seguinte forma:[code type=javascript]Button nome_para_botao_na_classe = (Button) findViewById(R.id.nome_para_botao_no_xml);[/code]Nao se esqueçam que para criarem o botao nas classes ou seja nos ficheiros .java, têm de o ter criado no xml (Como está no exemplo de xml no inicio).nome_para_botao_na_classe - Nome que servira para usar o botao na classe nome_para_botao_no_xml - ID que servirá para o botao da classe saber de que objecto se trata.Entao depois do botao criado vamos criar um "Evento", (E o que é um evento, perguntam vocês?), bem um evento é basicamente algo que acontece depois de determinada acção, isto com o codigo á frente voces verão melhor o que é "isto".[code type=javascript]button.setOnClickListener(new View.OnClickListener() { public void onClick(View v) { finish(); } });[/code]Explicando isto de forma rapida e simples, na primeira linha é criado um listener que serva para o botao ficar á espera do click, na segunda linha no metodo evento onClick é onde dizemos o que queremos que aconteça quando clicamos no botao, que neste caso é quando clicamos fecha a nossa BemVindo classe e vai para o nosso main.::::: Aconselho a ler :::::E por hoje é isto, espero que tenham gostado e irei continuar a colocar tutoriais sempre que puder, porque como diz o outro "Tenho uma vida para alem disto".CumpsAndréD.

#2 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 25 March 2011 - 15:54

Agradecimentos por parte da comunidade por teres partilhado este tutorial :P
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#3 moc0to

moc0to

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 90 mensagens
  • Samsung Galaxy S I9000

Mensagem publicada 16 October 2011 - 20:58

Tutorial porreiro :D Tenho é uma duvida, se quiser mudar de actividade apenas com um click em qualquer parte do ecra como se procede?

PHONE: SAMSUNG GALAXY S i9000
ROM: CYANOGENMOD 10.2
KERNEL: SEMAPHORE 3.3.0


#4 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 16 October 2011 - 22:22

Tutorial porreiro :D Tenho é uma duvida se quiser mudar de actividade apenas com um click em qualquer parte do ecra como se procede?

Implementa on onClick do Layout base da tua activity.

#5 moc0to

moc0to

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 90 mensagens
  • Samsung Galaxy S I9000

Mensagem publicada 17 October 2011 - 16:28

Isso trocado por miúdos ficaria como? Sou ainda muito verde nesta matéria :(Após umas cambalhotas lá dei com isso.Obrigado ;)

PHONE: SAMSUNG GALAXY S i9000
ROM: CYANOGENMOD 10.2
KERNEL: SEMAPHORE 3.3.0