Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[TUTORIAL] Como calibrar a bateria


  • Por favor inicie sessão para responder
39 respostas a este tópico

#1 Unknown

Unknown

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1459 mensagens

Mensagem publicada 13 March 2011 - 23:47

Visto que não há aqui pelo fórum nenhum tópico (que eu tenha visto) a explicar como deve ser o processo de calibração da bateria, resolvi criar um. :)Como se sabe se precisamos de calibrar a bateria? - Se uma carga supostamente completa durar menos de 24h com um uso dito de normal e/ou (normalmente é e/e na maioria dos casos) se o telemóvel demorar bastante menos de 8h a atingir os 100% de carga, segundo o sistema.Estes passos aplicam-se a QUALQUER ROM e QUALQUER RADIO/SPL' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=SPL']SPL:1- Desligar o telemóvel e remover a bateria. Voltar a coloca-la no sítio e carregar (USB NÃO!) até o led de notificações mudar para verde. Carregar sem ligar o telemóvel;2- Quando o led ficar verde, deixar carregar pelo menos mais 30 minutos. (O led fica verde por volta dos 95% de carga);3- Aceder à recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery e fazer wipe ao "battery stats". Só agora se pode desligar do carregador;4- Ligar e usar o telemóvel como bem entenderem, mas certifiquem-se que não o ligam a nenhuma fonte de alimentação! (carregador, USB, carregador de isqueiro) A intenção é fazer com que a bateria fique totalmente sem carga;5- Quando o telemóvel se desligar por causa de falta de carga, voltar a ligar as vezes que forem necessárias até ter a certeza que ele não se liga mais;6- Quando ele deixar de ligar, remover a bateria e passados alguns segundos voltar a colocar a bateria. Ligar e esperar que se volte a desligar. Repetir até que deixe de ligar;7- Ainda com o telemóvel desligado, conectar ao carregador até carregar totalmente. Quando o led mudar para verde, deixar carregar mais 30 minutos no mínimo;8- Finalmente a bateria está calibrada e depois de desligar o telemóvel do carregador podem voltar a liga-lo. :)Esta parte final de deixar a bateria descarregar completamente deve ser feito a cada 30-40 ciclos de carga/descarga aproximadamente. Isto serve para calibrar a bateria em si, sem que nada tenha a ver com o sistema. Por isso certifiquem-se que nunca deixam a bateria passar a baixo de 30% de carga, excepto quando a quiserem calibrar claro. :PPor fim, deixo aqui uns passos para calibração da bateria para que o sistema reconheça sempre o nível real da carga. Estes passos devem ser feitos sempre que se flasha uma nova ROM:1- Carregar a bateria até aos 100% (segundo o sistema);2- Desligar o telemóvel e desconectar o carregador. Esperar uns segundo e voltar carregar com o telemóvel desligado;3- Esperar até que o led verde apareça. Quando aparecer deixar carregar mais 30 minutos no mínimo;4- Entrar na recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery e flashar a nova ROM;5- Por fim fazer wipe às "battery stats".Espero que vos seja útil. :)Informação recolhida de vários locais na net e adaptado utilizando este tutorial.NOTA: Existe um mito, que ficou como herança da altura das baterias Ni-Mh dos velhinhos Nokias 3310 (p.e.), que diz que não se deve voltar a carregar o telemóvel antes que a bateria fique totalmente descarregada. Com essas baterias antigas, isto era uma verdade absoluta pois caso não se fizesse isso as baterias ficavam "viciadas". Acontece que estas novas baterias de polímeros de lítio, que existem praticamente em todos os telemóveis da actualidade, não viciam. Assim sendo elas apenas perdem capacidade através do excesso de temperatura. Isto tudo para dizer: se tiverem de carregar o telemóvel durante 5/30/45 minutos não há problema nenhum! A bateria não vicia por causa disso. Aliás, recomendam até que o carregamento destas baterias devia ser faseado para evitar o sobreaquecimento das mesmas. Tipo carregar durante 2h e depois esperar 10 minutos e voltar a carregar 2h...até ficar completa a carga. Espero ter desfeito o mito. http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_tongue_sticking_out.png

#2 AGutierrez

AGutierrez

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens
  • HTC One

Mensagem publicada 14 March 2011 - 00:06

Muito bom!!! Dá sempre jeito saber estes procedimentos...Obrigado!

#3 Unknown

Unknown

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1459 mensagens

Mensagem publicada 14 March 2011 - 00:08

Muito bom!!! Dá sempre jeito saber estes procedimentos...Obrigado!

De nada. http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_happy.png Se fizeres o procedimento e se verificares alguma melhoria (ou não :( ) deixa aqui um feedback para saber se funciona só comigo ou não.

#4 WebBit

WebBit

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 309 mensagens

Mensagem publicada 14 March 2011 - 12:06

Este post merecia ser fixo :cheer: Está muito bom, parabéns :Dcumps.

#5 Unknown

Unknown

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1459 mensagens

Mensagem publicada 14 March 2011 - 14:33

Este post merecia ser fixo :cheer: Está muito bom parabéns :Dcumps.

Obrigado. :)Cumprimentos

#6 DeepRhythms

DeepRhythms

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 90 mensagens

Mensagem publicada 14 March 2011 - 17:42

Congrats!De muito valor!Obrigado.

#7 Unknown

Unknown

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1459 mensagens

Mensagem publicada 14 March 2011 - 23:38

Apercebi-me de um lapso. Nos passos a fazer antes de flashar nova ROM, troquei por distração o penultimo e o ultimo passo. Já está corrigido e deve ser flashar nova ROM e só no final se faz o wipe à "battery stats". Peço desculpa pelo engano. :)

#8 Magic

Magic

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5995 mensagens

Mensagem publicada 15 March 2011 - 01:14

Boas Unknown,ainda não li com olhos de ver o tut, mas parabéns pela iniciativa... ;)de onde retiraste a info. ja testaste com sucesso o mmo?Karma up :)

OnePlus 6 powered by Android


#9 apascoalinho

apascoalinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 mensagens

Mensagem publicada 15 March 2011 - 01:21

Obrigado pela informação!Sugiro uma correcção: em Português é mais correcto dizer-se "Ligar" e "Desligar", em vez de "Conectar" e "Desconectar" - ainda não estamos no Brasil :)

#10 Unknown

Unknown

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1459 mensagens

Mensagem publicada 15 March 2011 - 01:25

Boas Unknownainda não li com olhos de ver o tut, mas parabéns pela iniciativa... ;)de onde retiraste a info. ja testaste com sucesso o mmo?Karma up :)

Sim. :) Já o faço à bastante tempo e desde logo notei melhorias na autonomia. Não é algo com que nos devamos preocupar muito, mas uma calibração de vez em quando faz bem à bateria. A info não foi transcrita de lado nenhum, mas usei o tutorial que está citado no topico como base e acrescentei informação que fui recolhendo de vários locais no xda e noutros fóruns. Deixo aqui os que me lembro. :Phttp://batteryuniversity.com/learn/http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=755903http://forum.androidcentral.com/htc-droid-incredible-rooting-roms-hacks/20259-calibrating-your-battery-android.html

#11 D3abL3

D3abL3

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1675 mensagens
  • LocalizaçãoTrofa, Porto, Portugal
  • LG Nexus 5

Mensagem publicada 15 March 2011 - 01:26

Obrigado pela informação!Sugiro uma correcção: em Português é mais correcto dizer-se "Ligar" e "Desligar" em vez de "Conectar" e "Desconectar" - ainda não estamos no Brasil :)

Permite-me a discordância sobre o termo mais correcto: http://www.priberam....px?pal=conectar :)

#12 Unknown

Unknown

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1459 mensagens

Mensagem publicada 15 March 2011 - 01:28

Obrigado pela informação!Sugiro uma correcção: em Português é mais correcto dizer-se "Ligar" e "Desligar" em vez de "Conectar" e "Desconectar" - ainda não estamos no Brasil :)

Eu sei e também prefiro essa conotação, mas como nos passos estou sempre a falar em ligar e desligar o telemóvel em si, achei por bem referir-me à ligação ao transformador dessa forma. :) Mas a verdade é que conectar não é um termo assim tão "brasileiro" quanto isso. Também o usamos por cá. :)

#13 Magic

Magic

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5995 mensagens

Mensagem publicada 15 March 2011 - 01:36

Lol Malta a escrita não me preocupa, desde k a amalta se entenda, o importante é o resultado final... ;)Assim que tiver tempo, vou seguir o tut...

OnePlus 6 powered by Android


#14 apascoalinho

apascoalinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 mensagens

Mensagem publicada 15 March 2011 - 01:41

D3abL3, não disse que não existia, disse que era mais correcto dizer-se "Ligar" e "Desligar".Unknown, usamos por cá graças à wikipédia, e forúns com escrita abrasileirada, e outros afins. É sabido que os brasileiros pegam em tudo quanto é termos ingleses (americanos...) e o "aportuguesam". Pessoalmente nunca uso esse termo porque me irrita profundamente (vá-se lá saber porquê...), mas deixa o tópico como entenderes. Amigos como dantes :cheer:

#15 Unknown

Unknown

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1459 mensagens

Mensagem publicada 15 March 2011 - 01:43

D3abL3 não disse que não existia, disse que era mais correcto dizer-se "Ligar" e "Desligar".Unknown, usamos por cá graças à wikipédia, e forúns com escrita abrasileirada, e outros afins. É sabido que os brasileiros pegam em tudo quanto é termos ingleses (americanos...) e o "aportuguesam". Pessoalmente nunca uso esse termo porque me irrita profundamente (vá-se lá saber porquê...), mas deixa o tópico como entenderes. Amigos como dantes :cheer:

Eu compreendo e ligar/desligar é o que uso no dia-a-dia, mas para não haver muita confusão e para o pessoal entender bem os passos achei por bem arranjar uma "alternativa". :) Claro, e obrigado pela sugestão! :)

#16 Unknown

Unknown

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1459 mensagens

Mensagem publicada 15 March 2011 - 01:46

Lol Malta a escrita não me preocupa desde k a amalta se entenda, o importante é o resultado final... ;)Assim que tiver tempo, vou seguir o tut...

Exacto. :)Ok, então se puderes depois deixa feedback para saber se funcionou ou não. :)

#17 D3abL3

D3abL3

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1675 mensagens
  • LocalizaçãoTrofa, Porto, Portugal
  • LG Nexus 5

Mensagem publicada 15 March 2011 - 01:50

D3abL3 não disse que não existia, disse que era mais correcto dizer-se "Ligar" e "Desligar".

É exactamente aí que discordo, no termo mais correcto.Na essência, Ligar/Desligar refere-se a algo que está activado/desactivado, enquanto que Conectar/Desconectar refere-se a estabelecer uma ligação, ou não, e por isto, pessoalmente, encararia o segundo termo como sendo o mais correcto.Mas como a Língua Portuguesa acaba por se tornar um tanto ou quanto subjectiva, digo como tu disseste, e bem: "Amigos como dantes!"! ;)Em relação ao tópico, para não entrar em Off-Topic, testarei esta noite mesmo e deixarei feedback! :)Obrigado pelo tuto Unknown.EDIT: Esqueci-me de dizer que vou testar num Boston! :)

#18 Unknown

Unknown

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1459 mensagens

Mensagem publicada 15 March 2011 - 01:56

[quote name="D3abL3" post=143268][quote name='"apascoalinho" post=143264]D3abL3 não disse que não existia' date=' disse que era mais correcto dizer-se "Ligar" e "Desligar".[/quote']É exactamente aí que discordo, no termo mais correcto.Na essência, Ligar/Desligar refere-se a algo que está activado/desactivado, enquanto que Conectar/Desconectar refere-se a estabelecer uma ligação, ou não, e por isto, pessoalmente, encararia o segundo termo como sendo o mais correcto.Mas como a Língua Portuguesa acaba por se tornar um tanto ou quanto subjectiva, digo como tu disses-te, e bem: "Amigos como dantes!"! ;)Em relação ao tópico, para não entrar em Off-Topic, testarei esta noite mesmo e deixarei feedback! :)Obrigado pelo tuto Unknown.[/quote]Pois, de facto o português é um bocado "manhoso". Mas o que interessa é que todos nos entendamos. :)Ok, o procedimento é um bocado longo e maçador, por isso boa sorte. :)

#19 Magic

Magic

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5995 mensagens

Mensagem publicada 15 March 2011 - 02:24

Meus Srs. Chega de off-topic, a base e autonomia do terminal, ok... :)

OnePlus 6 powered by Android


#20 sioneh

sioneh

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 264 mensagens

Mensagem publicada 15 March 2011 - 19:21

Só uma duvida, sendo bateria de lithium não serão 30 ciclos de carga em vez dos 40 que falas? Posso estar errado, mas falando em baterias de portateis por exemplo aconselham a descarregar por completo ao fim de 30 ciclos de carga.Cumps

#21 Unknown

Unknown

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1459 mensagens

Mensagem publicada 15 March 2011 - 20:29

Só uma duvida sendo bateria de lithium não serão 30 ciclos de carga em vez dos 40 que falas? Posso estar errado, mas falando em baterias de portateis por exemplo aconselham a descarregar por completo ao fim de 30 ciclos de carga.Cumps

De facto quando escrevi o tutorial tinha essa ideia e escrevi 30 ciclos, mas depois estive a ler numa das paginas que referi aqui como fonte e dizia 40. Por isso alterei. Não sei qual será mais correcto. Vou alterar e escrever 30-40 para ficar ao critério de cada um. ;) Obrigado pela observação pois estava a ficar com a ideia que andava a imaginar coisas. Afinal não sou o único a pensar que eram 30 ciclos. :D

#22 D3abL3

D3abL3

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1675 mensagens
  • LocalizaçãoTrofa, Porto, Portugal
  • LG Nexus 5

Mensagem publicada 15 March 2011 - 20:31

Eu também acho que são 30 ciclos! :)Em relação ao teste que prometi, não tive oportunidade de o fazer porque adormeci ;), logo tive de sair à pressa.Esta noite faço-o, prometo.

#23 Unknown

Unknown

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1459 mensagens

Mensagem publicada 15 March 2011 - 21:29

Eu também acho que são 30 ciclos! :)Em relação ao teste que prometi não tive oportunidade de o fazer porque adormeci :D, logo tive de sair à pressa.Esta noite faço-o, prometo.

Lool. ;) Isto é coisa boa para se fazer num fim-de-semana. Ok. :D

#24 rcknight

rcknight

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 38 mensagens

Mensagem publicada 20 March 2011 - 13:29

boas ppl deste enorme e muito vem concebido forumVinha apenas por uma questão relacionada com este procedimento de calibrar bateria , ontem efectuei o procedimento e não sei o que se passou mas fiquei com um drain de bateria gigante, resumindo ligeu i telemovel as 16h e por volta das 20h tinha só e apenas 5%, voltei a fazer com medo que algo tivesse feito mal e agora em apenas 15min parado ja foram 10% de bateria mais alguem aconteceu isto ? ou alguem me poderá dizer o que se passa?desde já um muito obrigado e parabens por etse forum

#25 Unknown

Unknown

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1459 mensagens

Mensagem publicada 20 March 2011 - 15:38

boas ppl deste enorme e muito vem concebido forumVinha apenas por uma questão relacionada com este procedimento de calibrar bateria ontem efectuei o procedimento e não sei o que se passou mas fiquei com um drain de bateria gigante, resumindo ligeu i telemovel as 16h e por volta das 20h tinha só e apenas 5%, voltei a fazer com medo que algo tivesse feito mal e agora em apenas 15min parado ja foram 10% de bateria mais alguem aconteceu isto ? ou alguem me poderá dizer o que se passa?desde já um muito obrigado e parabens por etse forum

Boas!Deves ter feito alguma coisa mal de certeza. Isso está a acontecer-te por um de dois motivos: Ou a bateria em si ficou mal calibrada, ou o sistema está a reconhecer defeituosamente a carga real da bateria. Seguiste os passos por ordem? Eu já fiz este procedimento montes de vezes e não tenho nenhum problema. :SEDIT: Experimenta fazer: - Desliga o telemóvel, retira a bateria, volta a coloca-la no sítio e carrega com o transformador até aparecer a luz verde. Quando acontecer deixa ficar pelo menos mais 30minutos. - Entra na recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery e faz wipe das "battery stats". - Desconecta o cabo do carregador e faz reboot.Já agora, que ROM estás a usar?