Saltar para conteúdo


- - - - -

[Google I/O 2014] Android L e a sua nova UI

google i/o google i/o android android l ui

Esta nova versão traz imensas funcionalidades novas, umas “sob o capô” e outras mais ao nível da experiência do utilizador. É destas últimas (que são parte integrante da UI), que falaremos no decorrer deste artigo.

Imagem colocada


Novo estilo da barra de notificações/navegação: os novos ícones são, aparentemente, mais redondos e mais fluidos - ao contrário dos que temos de momento, que são mais delineados. A barra de notificações muda dinamicamente, de acordo com a aplicação que está aberta no momento, com a nuance de ser um pouco mais escura que a aplicação, de modo a destacar a sua localização. A barra de navegação tem, agora, o triângulo para retroceder, o circulo para home e o quadrado para o menu de recents.



Imagem colocada


Novos ícones de sistema: Os ícones têm um aspecto bastante sóbrio, afirmando claramente qual a sua função, não sendo confundíveis uns com os outros e acentuando o novo estilo de design presente no Android L.



Imagem colocada


Notificações no lockscreen: Agora é possível ver as notificações junto do lockscreen sem desbloquear o telefone, tendo o aspecto de cartões muito ao estilo do Android L.



Imagem colocada


Novo teclado Google: uma das maiores diferenças visuais neste teclado é a total ausência de separação nas teclas, dando a sensação de maior fluidez e uniformidade.



Imagem colocada


Nova interface para as selecções: a UI responde graficamente quando é feita uma selecção, sendo dado um feedback visual de um evento de toque, dado por um círculo visível no ecrã.



Imagem colocada


Undo em nova barra: Esta funcionalidade aparecia sob a forma de uma notificação localizada onde tinha sido efectuada a actividade. Agora, é na barra em baixo, apelidada de “snackbar”, que podemos anular quaisquer operações que tenhamos feito sem andar a procura de comandos e menus.



Imagem colocada


Simplificação da interface das definições das aplicações: A simplificação deste menu vem de acordo com a filosofia do Android L, em que tudo fica mais claro e simples. Pode ver-se que a barra de uso de espaço de armazenamento é bastante clara na sua mensagem, não sendo alvo de múltiplas interpretações.



Imagem colocada


Clarificação da UI dos Google Docs: A user-interface (UI) dos Google Docs foi revista e simplificada com mais opções para a criação de conteúdo em vez de se centrar na edição do mesmo.



Imagem colocadaImagem colocada


Melhor separação dos significado dos botões: Por vezes, era complicado verificar que, ao sair de uma aplicação, as alterações era salvas. No Android L não há espaço para a confusão - quando é necessário salvar, o botão de sair transforma-se em salvar e, de seguida, transforma-se de novo na "cruz" de fecho da aplicação.



Imagem colocada


Nova Interface da Galeria: Ao que tudo indica a Google vai lançar com o Android L um refresh às Google Apps. A Galeria será uma delas, com um interface muito clean e simples, também ao gosto do L, bastante colorido.



Imagem colocada


Nova Interface dos Contactos: Aliado a beleza da UI de todo o sistema, a aplicação dos Contactos sofre uma limpeza, sem nunca perder o ênfase dado às novas Google Apps.



Imagem colocada


Redesign da UI da aplicação de email nativa: Muito ao estilo do que já existe na aplicação Gmail, a aplicação Email também passa a possuir os gestos de “swype” para apagar/arquivar. Ainda há um botão flutuante muito ao estilo do Android L.



Imagem colocada


Google Keep com nova cara: Aqui notoriamente as diferenças são poucas visto que a interface do Keep já era bem ao gosto da Google. Há mais cores a escolher para cada nota….



Imagem colocada


Hangouts com novo interface: Novo aspecto na interface dos contactos, menu mais limpo, e um esquema de cores diferente são as grandes diferenças da nova aplicação Hangouts.



Imagem colocada


Novo menu Recents: Agora é bem mais simples e bonito de ver o que está aberto. Com um interface 3D, o menu de Recents agora apresenta também as tabs abertas no Chrome, o que torna bastante mais intuitivo e simples de procurar.

Nota final: a interface do Android L é mais limpa, mais bonita, aposta na facilidade de utilização e acima de tudo foi feita a pensar nos utilizadores tendo em conta o feedback dos mesmos.

Fonte: XDA Developers, Phonearena
  • Duarte777, pacodoor, pmorim e 3 outros gostam disto


9 Comentários

Já existe rom do 'L' para o sam s4? 

 

Boas,

 

De momento apenas existe Android L oficalmente para Nexus 5 e Nexus 7 (versão 2013).

 

Abraço.

Será q vai dar para todos os telemóveis? Eu tenho o Wiko Darkmoon, será q a atualização chega até ele? xD

Foto
el_kikoka
Jun 28 2014 11:21

Ou seja só sairá na mesma para as 'grandes máquinas' certo? :/

 

cmpts

Foto
DroidSync Team
Aug 23 2014 14:25

A rom tem uma excelente UI exatamente o que estavamos a espera , vamos aproveitar as resorces do android L para fazer alguns temas

Foto
nunoagonia
Aug 26 2014 22:25

É sem dúvida mais leve e com uma velocidade muito interessante. Eu num Nexus 5 notei bem a diferença!

http://www.nunoagonia.com