Por Harro ten WoldeAMSTERDÃ, 30 de outubro (Reuters) - A incursão do Google no segmento de navegação por meio de celulares torna improvável que TomTom, Garmin e Nokia recuperem algum dia grandes investimentos recentes em tecnologia de navegação.O Google informou nesta semana que criará tecnologia GPS e de coleta de dados de estradas para a nova versão do sistema operacional Android para smartphones."O novo software de navegação Google para Android é uma séria ameaça aos dispositivos de navegação da TomTom, Garmin e Nokia", disse Pablo Perez-Fernandez, analista da MKM Partners, referindo-se ao software Android, do Google, para celulares.Nokia e TomTom gastaram mais de 12 bilhões de dólares no total com a compra das firmas de mapeamento digital Navteq e Tele Atlas.O software do Google, que oferece direções de locomoção a pé e de carro em tempo real, já estará disponível no aparelho Droid, da Motorola, a ser lançado na próxima semana.A ferramenta afetará a TomTom de três formas: vendas de dispositivos de navegação pessoais, vendas de mapeamento digital da Tele Atlas e do software para o iPhone. A TomTom também comercializa o software para celulares que utiliza o sistema Windows, da Microsoft, mas não em volume significativo."O produto gratuito de navegação do Google pode mudar o jogo", disse Hans Slob, analista do Rabo Securities.A TomTom perdeu um terço e a Garmin um quinto do seu valor de mercado --juntas, um total 1,7 bilhão de dólares-- desde o anúncio do Google, conforme investidores se perguntam se as companhias podem manter controle sobre o mercado.O smartphone com o dispositivo do Google seria colocado em um suporte no painel do carro --como outros aparelhos-- e fornecerá informação de navegação mais imagens da rua. O sucesso dependerá da exatidão e rapidez no fornecimento de direções.O mercado de navegação --antes dominado pela Garmin e a TomTom-- se tornou mais populoso, com as duas líderes de mercado enfrentando concorrência apertada, à medida que a tecnologia é adotada no BlackBerry, da Research In Motion, no iPhone, da Apple, e aparelhos similares da Palm, Nokia e da taiuanesa HTC.Desenvolvido há três décadas como uma tecnologia militar dos Estados Unidos, o uso de satélites de sistema de posicionamento global (GPS, na sigla em inglês) para apontar localizações agora é amplamente utilizado por consumidores.Uma vez volumoso e frequentemente encontrado em carros, a tecnologia GPS agora é uma ferramenta padrão em celulares sofisticados.(Reportagem adicional de Tarmo Virki e Reed Stevenson )---------------------porque sera que isto me faz bem ao ego :laugh:
Google cria obstáculo para TomTom, Garmin e Nokia
Started by
rukass
, Oct 31 2009 00:02
4 replies to this topic
#1
Posted 31 October 2009 - 00:02
#2
Posted 31 October 2009 - 04:58
Estou com curiosidade para testar o sistema de navegação da google. Pela noticia e pelo que já deu para "cheirar" vai ser uma dor de cabeça para as empresas lideres no segmento.No final, nós consumidores é que ficamos a ganhar. :laugh:
#3
Posted 31 October 2009 - 06:47
mmm com calma... há soluções profissionais que suportarão a existência deste tipo de equipamentos... imaginem-se no meio do mar... a tentar fazer o download do mapa google... ou num avião... a procura da rota de aproximação de um aeroporto... podem não ter o massmarket, mas o profissional continuará a dar dinheiro.
#4
Posted 31 October 2009 - 07:16
A Garmin a nível marítimo não é a líder mas é um player bastante importante.A não esquecer que a Garmin tem o software bastante massificado, não só por essa razão bem como a da qualidade das suas cartas faz com que as pessoas continuem a olhar para a marca com bastante confiança.
#5
Posted 01 November 2009 - 05:37
Isto sim sao excelentes news