Adquiri em Novembro último, ao balcão da NOS, um NOS ZiILO identificado informalmente pela vendedora como sendo um Acatel Zilo.
Vinha com um Guia Básico de Configuração insuficiente para conhecer o telemóvel, o que me levou a cometer alguns erros (é o meu primeiro telemóvel operado por toque, e tinha serviços activados sem meu conhecimento, como chamadas vídeo) e a incorrer em custos extra.
Reclamei à NOS pedindo a anulação desses custos e um manual completo ou em alternativa a identificação do modelo, para eu poder descarregar da internet o manual completo do utilisador.
A NOS não atendeu a reclamação informando que o Guia Básico era o manual de origem
No entanto não identifica essa origem (Alcatel, ZTE, ...). Procurei na internet (são centenas de marcas/modelos) e o mais parecido que encontrei foram
1 - Alcatel OneTouch Idol S
2 - Alcatel Onetouch Idol Mini (este com um mt6572 como o meu)
Neste próprio forum esta identificação tem posto dúvidas.
Em resumo, o que queria perguntar:
1 - Ao contrário de outros fornecedores e fabricantes para países europeus que fornecem manuais completos, pelo menos na internet, no nosso país a NOS não o faz, nem sequer identifica o modelo com precisão. Como é possível?
2 - Comercialmente, a NOS vende um pacote com telemóvel sem custos para todas as redes e sms, e não informa que, por omissão, estão activados serviços como vídeo-chamadas. Estas, enquanto o cliente não pede a desactivação, são facturadas mesmo quando por acidente se toca a tecla e o destinatário nem sequer pode receber este tipo de chamadas. Como é possível?
João Franco