Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Topico das duvidas de algibeira, do How It's Made e das questões existenciais


  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
35 respostas a este tópico

#1 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 16 June 2013 - 11:23

Lanço este tópico pois desde sempre tive a curiosidade bastante mecanica em relação à mecanica das coisas.
A um ponto tal que ainda hoje, muitas são as vezes em que quando tenho um aparelho novo, chego a abrir a tampa para lhe ver as entranhas

até antes de o ligar pela primeira vez :)

Gosto muito de um programa no odisseia chamado How It's Made, o qual explica muita coisa... mas é apenas levantar uma ponta de um véu,

pois muito mais há por explicar.
Aliás, o ideal seria um forum só para este tema do How It's Made  !

Mas para começar este tópico já é um bom principio :)

Vou começar com algo banal : Fui recentemente à feira da agricultura, a qual tem uma zona com diversões de feira.

Antes do mais é giro reparar o quanto este mundo das diversões de feira tem evoluido, sobretudo ao nivel da iluminação, agora é LED´s por

todo o lado, alguns tão potentes que até ofusca!
E não é só a intensidade do brilho, e tambem a forma frenética como piscam, sem duvida que é um local pouco recomendavel para quem tem

epilepsia !

Mas vamos às minhas duvidas de algibeira sobre as diversões de feira , com as quais inauguro este tópico :


:::::::::::::::Carrinhos de choque:::::::::::::::

36890074.JPG

Sempre me interroguei sobre qual a tensão com que funcioanam os carrinhos de choque!
O principio basico é simples: O chão é metálico e faz de neutro, e no tecto há uma rede a qual tem o positivo .
Mas e que tensão tem isto ?
Ja li algures uma historia de alguem que morreu electrocutado nos carrinhos de choque... será que isto tem tensão para tal ?
E usa corrente continua ou alterna ?
Se a tensão for elevada, por ex 50V ou mais então é perigoso, pois a rede está muito baixa, sendo ue alguem mais alto consegue chegar-lhe

com a mão .

4923512.jpg


:::::::::::::::KANGURU SHOW SALTITAO:::::::::::::::

hqdefault.jpg

5550440387_5829ec7fac_z.jpg

Dei por mim feito parvo / hipnotizado com o Kanguru SHOW Saltitão a interrogar-me How It's Made !
>Aquilo tem uns hidraulicos fantasticos que esticam e recolhem com uma velocidade incrivel. Serão a ar ou oleo ? Aposo mais no ar

comprimido, pois parece-me demasiado rapido para que seja possivel com oleo .
>Tanto mais que deve ser ar pois ouve-se claramente o som do inflar / desinflar. Só não percebeo é porque depois por vezes ouvem-se umas

"explosões" maiores de ar.

>Se aquilo anda à roda, como é que levam os cabos para as luzes e para a parte electrica lá para cima ?
Esta é uma duvida que tenho há imenso tempo , mesmo em relação as escavadoras com lagartas nunca percebi como é que aquilo consegue rodar

360 graus e ainda assim fazerem com que a parte de cima comunique com a de baixo (mas isto das escavadoras será um outro post, pois tenho

mmmuuiittas duvidas sobre esvadoras! ).
Assumo que aquilo para andar à volta e ainda assim passar electricidade para a parte de cima, deve de usar o veio como massa (neutro), e

para o positivo / fase deve ter um anel e uma escova (ou varios aneis ). Bem, na pratica um anel seria suficiente para tudo, pois

passaria a alimentação e até podia ter algo tipo PLC Powerline, para fazer de BUS de dados...

Reparei que o kanguru é comandado a partir da bilheira por um senhor com um ecran touch, parecido com uma maquina registadora POS.
Será que aquilo obedece ao um programa, ou ele vai fazendo a coisa à medida que o publico reage ?

5277543425_ef52cd956a_z.jpg

Aquilo deve gastar imenso ... será alimentado da rede local, ou terão que andar sempre com um gerador atras ?


E pronto, está lançado o tópico das duvidas de algibeira.
Convido-vos para colocarem aqui as vossas também, podemos todos aprender uns com os outros !
Se tiverem duvidas de informatica coloquem, é a minha area e pode ser que consiga ajudar !


 


  • vytman, marcio, RicardoGraça e 31 outros gostam disto

#2 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 mensagens
  • hammerhead

Mensagem publicada 22 June 2013 - 11:08

Alo,

 

Interessante este tópico. Eu sempre tive curiosidade sobre motores Wankel em vez de motores de cilindros normais, por exemplo.

 

Um abraço,


Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#3 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 24 June 2013 - 23:04

Alo,

 

Interessante este tópico. Eu sempre tive curiosidade sobre motores Wankel em vez de motores de cilindros normais, por exemplo.

 

Um abraço,

Boas!

 

Isso é aquele sistema que o mazda RX5 usa, né ?



#4 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 mensagens
  • hammerhead

Mensagem publicada 25 June 2013 - 12:27

Boas!

Isso é aquele sistema que o mazda RX5 usa, né ?


Alo,

Estás a confundir dói modelos: o MX-5 e o RX-8 (este último é que usa).

Um abraço,

Sent from my tilapia using Tapatalk HD
Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#5 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 04 July 2013 - 22:16

Hoje não trago uma duvida, é mais uma ideia que tive hoje de manha , a qual partilho! Mas antes do mais a introdução :

 
As eleições estão quase ai, e alem de autarcas provavelmente teremos que eleger tambem um novo governo.
Sinto-me algo perdido em quem votar, pois não me identifico com ninguem, nem nunca me senti verdadeiramente representado por nenhum politico.  
Muitos defendem que  democracia está doente, e que o voto é uma falsa sensação de poder, e que mais voto ou menos voto de nada importa, até porque o futuro de um pais endividado como Portugal há muito que está escrito .

Entretanto hoje de manhã vi uma série de videos sobre um senhor que tritura tudo e mais alguma coisa , como forma de publicitar uma marca de liquidificadores, a blendtec .
O tal senhor tritura tudo e mais alguma coisa: Iphones, Ipad´s e uma serie de gadgets tecnologicos.
Procurem no youtube por " Will it Blend? " ou " Blendtec " e vejam por vos mesmos.

iPad+Will+It+Blend+Blendtec.jpg

Apos ver alguns episodios , lembrei.me que era capaz de ser interessante colocar um aparelho destes dentro das urnas de voto :)

Ou isso ou um destruidor de papel.

Fica a ideial e convido alquem com dotes artisticos a realizar este aparelho , ou "instalação " se assim preferirem :)

Uma urna com um liquidificador ou então destruidor de papel integrado.
Provavelmente o destruidor até será mais facil de implementar , uma vez que faz um som caracteristico, e tem um sensor que detecta e liga-se no momento em que seria introduzido o voto .
A Urna de voto poderia ser opaca, mas com uma janela em acrilido para poder observar o papel desfiado .

ballot-box.jpg

 


  • Dark_Sorcerer gosta disto

#6 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 10 July 2013 - 00:38

Topico dos Walkie Talkies, Radios PMR446 , CB , Etc

Apesar de ja estar na casa dos trintas, nunca tive um par de walkie talkies. Na semana passada eis que aterrou um par nas minhas mãos.

O modelo em causa é dos basicos, da Lexibook TW30x, se bem que ja vi iguais a estes mas comercializados sobre outras marcas.

296304008127627.jpg

PMR.JPG

Fiz a experiencia com um amigo meu, e a realidade é que conseguimos comunicar bem dentro da cidade, sendo que nao estivemos afastados mais de 1.5 kms. Mesmo assim achei fascinante, e acredito que em espaço aberto consiga uns 5 Kms ou mais

Nunca tinha percebido bem porque ha pessoal apaixonado por CB´s e afins, sobretudo quando agora ha a net e os telemoveis ... mas a realidade é que isto é engraçado.

Ainda por cima gosto da vida ao ar livre e aventuras e tal , isto faz sentido :)

Entretanto pesquisei um pouco e ha um mundo de radios e de marcas...


[IMG]Pelo que percebi as principais sao a motorola, cobra, Midlan, Yaesu , Kenwood, etc etc etc

[IMG]http://multimedia.fnac.pt/multimedia/PT/images_produits/PT/zoom/1/8/3/5031753002381.jpg?201010012027

MT600B-040312-2.jpg

KGUV920R_Transceptor-Movel-VHFUHF-DYNASC

ZZVX3E_PORTATIL-DUALBANDA-YAESU-VX3E_1.j

Alan_Base%20446.jpg

alanmidland-basecamp-02.jpg

148876479.brondi-pmr-446.jpg

12338-d2d876cedcd8d6a5263a06ab0c23112c.j

VX-2100.jpg

TW40BB.jpg



Pensava que isto era um mundo acabado , mas pelos vistos ha imenso material deste novo ha venda, por isso deve haver quem use.

E pouco é preciso para começar, pelos vistos um par de walkie talkies da cobra pode custar menos de 30€

Pelos vistos estes radios e waklie talkies sao do tipo PMR 446 , sendo que este texto explica bem :

PMR são as iniciais de "Personal Mobile Radio", que em Português podemos traduzir para Rádio Pessoal Móvel, é uma faixa de 8 canais em UHF nos 446 MHz e destina-se a ser utilizada por qualquer cidadão, não precisando de qualquer licença ou autorização. (mais info aqui : http://www.pmr446.org/ )

Gostaria de perceber melhor este mundo eis algumas duvidas de algibeira para começar:

>As comunicações feitas nestes 8 canais da PMR estao encriptadas ?
>Ha forma de estar a escuta dos 8 canais ao mesmo tempo ?
>Estes meus walkie talkies TW30z funcionam com todos os outros PMR ?
>Quais as diferentes faixas / sistemas de comunicações ?
>E facil ouvir os bombeiros, taxis, policia, seguranças, camionistas, etc?
>E os barcos, o que usam ?

Entretanto noutras pesquisas que fiz na net encontrei ainda um conceito que conhecia, o dos sub canais, passo a transcrever:

Os PMR usam a frequência dos 446Mhz, usando 8 canais (ou tons) e 38 'sub-canais' (ou sub-tons) dentro daquela frequência. Todos os PMR têm 8 canais mas nem todos têm 38 subcanais (como o teu T4502)

Imaginemos o seguinte:

o meu rádio PMR está 'sintonizado' em canal 1, subcanal 22.

Uma pessoa que tenha um PMR sintonizado em canal 1-subcanal 00 vai poder ouvir as minhas transmissões - porque nos PMR os canais 00 - ou seja, os canais 1 a 8 sem sub-tons - escutam todas as transmissões dos 38 subcanais desse canal).

No entanto, eu não poderei ouvir as transmissões dessa pessoa porque o meu PMR vai filtrar e ignorar todas as comunicações que ocorram foram do mesmo canal 1 e sub-canal 22 que estou a utilizar.

Resumindo, deverá usar-se um canal sem subtons, para que os geocachers que tenham PMR's sem subtons possam quer escutar quer transmitir.
 



#7 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 10 July 2013 - 14:11

Estou aqui com uma duvida de algibeira quanto a seguros:

Neste momento tanto a minha carrinha Mercedes Classe E 220Cdi do ano 2000, como o Honda Jazz de 2005 da minha namorada estão numa companhia de seguros conceituada, na qual pagamos cerca de 150€ / semestre pela mercedes, e 210€ / semestre pelo jazz (porque é o primeiro seguro em nome dela).
Estes valores contemplam perda total.

Fiz uma simulacao na OK teleseguro , e os valores são menos de metade, ou seja 1 ano de ok teleseguro custa-me sempre menos que 6 meses na companhia onde estou neste momento , com a grande desvantagem de não contemplarem perda total para viaturas tao "baratas / velhas" como as nossas.

AS duas duvidas que me assaltam são :

>Vale a pena mudar para companhias de seguros destas telefonicas, tipo OK Teleseguro, Segurodirecto, etc ?  Ate compreendo que para quem se mova mal online seja dificil, mas eu ja faço tudo o resto online, por isso parece-me normal que o seguro tambem o seja ...

>E quando algo corre mal, é diferente de ter um mediador, ou vai dar ao mesmo ?

>Ha alguma que tenha perda total para viaturas mais baratas / velhas como é o caso do Jazz de 2005 ou a Classe E do ano 2000 ?

>Em termos de assistencia em viagem se algum dia o carro falhar, estes seguros telefonicos sao iguais aos tradicionais ?



#8 OFFICER

OFFICER

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 353 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Huawei Ascend G300

Mensagem publicada 11 July 2013 - 16:28

Para teres coberturas de perda total nas seguradoras online, terás que contactar os mesmos para uma simulação, porque eles têm, não estão é no site, é uma coisa à medida.



#9 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 22 July 2013 - 13:34

Nao percebo muito de economia , mas ha coisas que gostava de perceber em relacao a Portugal :

1)Se Portugal está sob assistência financeira, se vieram quase 80 MIL MILHOES em emprestimos da troika, porque continuams todos os meses a ir "aos mercados" buscar mais 1 a 2 MIL MILHÕES de euros  ? Não era suposto os quase quase 80 MIL MILHOES em emprestimos da troika serem suficientes para as necessidades de funcionamento de Portugal ?


2) Afinal somos ou nao somos dos paises mais endividados ? Por um lado ja vi estatisticas em que paises como por ex holanda sao muito mais do que nós.
Hoje nos noticiarios esta-se a falar novamente que Portugal é o terceiro mais endividado da europa ... afinal é ou não ?

Encontro na net graficos para todos os gostos, mas ainda não percebi bem ...

Supostamente aqui é a divita externa total, das empresas + privados + estado ... pelos vistos a Inglaterra e Holanda andam quase nos 400% !
http://pt.wikipedia...._dívida_externa

Debt.PNG  

E aqui a divida publica (do estado) http://en.wikipedia...._by_public_debt
Government_debt_gdp.jpg


E agora graficos para todos os gostos:

european-gov-debt.jpg

Public-Debt-Countries-full.gif

The Global Debt Bomb: http://www.forbes.co...-debt-bomb.html
0120_p65-sovereign-debt-bank-assets-char

economist_graph.png

Eurozone-debt-crisis---a--007.jpg

02_eu_countries_with_largest-debt_to_gdp

300px-Debt_profile_of_Eurozone_countries

euro-zone-debt.jpg

 


Editado por civismo, 22 July 2013 - 13:51.


#10 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 23 July 2013 - 16:22

Ninguem responde, ninguem participa, isto mais parece um monologo do que um forum :P

Entretanto tive mais uma idea! Um sistema de rating para politicos !!!

Ou seja, os ratings estão um pouco por todo o lado , seja na divida soberana, nos hospitais, colégios, marcas de produtos , etc.

São um factor determinante no momento da escolha.

Por ex, no ebay há a tendencia para escolher os vendedores que têm o melhor rating, da mesma forma que os vendedores esforçam-se por manterem o seu rating imaculando, sendo que em alguns casos preferem perder do que manchar o seu rating.

As eleições estão ai à porta (provavelmente várias eleições). Era optimo que existisse um sistema ou um site que pudesse atribuir um rating aos nosso politicos :)

O conceito está lançado, não faço ideia de como poderia ser construido de forma a ser fidedigno e impossivel de ser manipulado.
Talvez usado em conjunto com o facebook, por forma a que cada utilizador não pudesse atribuir mais do que um rating a cada politico .
Ou melhor ainda, a partir do site das financas, uma vez que é facil criar perfis falsos no facebook, mas é dificil criar um contribuinte falso .

Seria interessante observar os politicos a lutarem por um perfil / rating imaculado , tal como os vendedores do ebay o fazem :)

Aposto que a democracia sairia a ganhar !
Talvez esta seja uma ideia à frente do seu tempo, mas acredito que com a informatização generalizada do mundo , daqui a uns anos isto venha a ser uma realidade. Realidade esta que provavelmente até se extenderá a outras categorias. Já estou imaginar no ano 2050 o meu neto a conhecer uma rapariga num bar à noite, pede-lhe o numero de telefone e automaticamente fica a saber todo o seu rating, se é uma moça porreira, trabalhadora, séria, etc etc etc :)

A escala até podia ser parecida com esta da divida : Um politico triplo AAA seria aquele que quase de certeza vai fazer aquilo que promete nas eleições , um Politico A seria aquele que talvez venha a fazer o que promete, e por ai adiante


credit-rating-agencies.gif



#11 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 mensagens
  • hammerhead

Mensagem publicada 23 July 2013 - 20:44

Alo,

Digo-te já que é um belo monólogo. Tenho pena de não participar mais.. Desculpa.

Um abraço,

Sent from my tilapia using Tapatalk HD
  • civismo gosta disto
Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#12 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 05 September 2013 - 08:33

Ja li um bocado sobre Submascaras de rede , e nunca percebi bem qual o conceito / utilidade .

Na pratica, como 99.99% das redes em que mexo são do tipo 192.168.x.x , então a submascara fica sempre m 255.255.255.0

No entanto ontem, ao montar o tal draytek 2820 RDIS, optei por respeitar a gama existente na rede do cliente: 10.10.10.x .
Constatei que a submascara existente apresentava algumas incongruencias, na medida em que o cliente tinha algumas maquinas com o 255.255.255.0 e outras com o 255.0.0.0   .
O proprio windows sugere  255.0.0.0 na submask quando se coloca manualmente um IP da gama 10.10.10.x

Na pratica deixei todas como 255.255.255.0

Exemplo de como esta a rede:

10.10.10.1 - IP do router Draytek 2820
10.10.10.50 - Servidor (server 2008 SBS )
10.10.10.18 - Multifuncoes Xerox
10.10.10.19 - Multifuncoes Xerox
10.10.10.30 - UPS APC Symmetra
10.10.10.60 ~ 10.10.10.72 - Diversos computadores, com IP definido manualmente
10.10.10.99 - NAS LaCie
10.10.10.100 ~ 10.10.10.199 - Pool DHCP (definida no Draytek)

Na pratica tudo funciona bem, EXCEPTO as impressoras xerox , as quais têm um delay de 10 segundos quando se dá a ordem de impressão , e segundo o cliente não estava assim. Sente-se mesmo os computadores a bloquear durante esses segundos , mas depois acaba por imprimir normalmente.
Os IP´s nas xerox estao manualmente configurados como 10.10.10.18 e 10.10.10.19 (subnet 255.255.255.0 )
Curiosamente fiz a experiencia em num pc colocar a subnet 255.0.0.0 (apesar de nao ter alterado nada na xerox) , e ai já não tem a tal paragem dos 10 segundos.

Face ao exposto, será correcto usar a submask  255.255.255.0 ?

Desde já agradeço !

draytek_2820Vn_550.jpg
 



#13 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 12 September 2013 - 08:54

Omtem descobrei uma coisa gira no Facebook, ora experimentem la em cima na caixa de pesquisa estes exemplos :


Photos of people named "maria silva" who live in Beja, Portugal  
 
(neste exemplo encontra pessoas chamadas maria silva a viver em beja)


OU


Photos of people named "Carla franco" from Leiria

(neste exemplo encontra pessoas chamadas Carla franco que são naturais de Leiria)



so têm que trocar o nome da pessoa e cidade pelo que quiserem



#14 Davidosky99

Davidosky99

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1244 mensagens

Mensagem publicada 12 September 2013 - 12:54

-

Editado por Davidosky99, 22 August 2020 - 15:13.

  • civismo gosta disto

#15 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 mensagens
  • hammerhead

Mensagem publicada 12 September 2013 - 23:48

não percebo.
Isto não tem nada a ver com smartphones ou android


Alo,

E é por isso que está no off-topic.

Um abraço,

Sent from my tilapia using Tapatalk HD
Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#16 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 14 September 2013 - 10:43

Obrigado :)



#17 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 18 October 2013 - 00:03

Alguem sabe qual é o consumo médio de combustivel de um aviao a jacto ?

Por ex a Ryanair usa sobretudo boeing 737-800 , com 189 lugares.

Assumindo que o aviao vai cheio, qual sera a pegada ecologica por passageiro por ex numa viagem Porto - Londres ?
 



#18 serici

serici

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 5 mensagens

Mensagem publicada 18 October 2013 - 09:49

Monólogo ou não é sempre uma boa distração ler. E mais, esta ideia é de ouro. Em vez de termos uma democracia de coutadas passaríamos a ter uma democracia de ratings... ao estilo dos mercados financeiros :)


Ninguem responde, ninguem participa, isto mais parece um monologo do que um forum :P

Entretanto tive mais uma idea! Um sistema de rating para politicos !!!

Ou seja, os ratings estão um pouco por todo o lado , seja na divida soberana, nos hospitais, colégios, marcas de produtos , etc.

São um factor determinante no momento da escolha.

Por ex, no ebay há a tendencia para escolher os vendedores que têm o melhor rating, da mesma forma que os vendedores esforçam-se por manterem o seu rating imaculando, sendo que em alguns casos preferem perder do que manchar o seu rating.

As eleições estão ai à porta (provavelmente várias eleições). Era optimo que existisse um sistema ou um site que pudesse atribuir um rating aos nosso politicos :)

O conceito está lançado, não faço ideia de como poderia ser construido de forma a ser fidedigno e impossivel de ser manipulado.
Talvez usado em conjunto com o facebook, por forma a que cada utilizador não pudesse atribuir mais do que um rating a cada politico .
Ou melhor ainda, a partir do site das financas, uma vez que é facil criar perfis falsos no facebook, mas é dificil criar um contribuinte falso .

Seria interessante observar os politicos a lutarem por um perfil / rating imaculado , tal como os vendedores do ebay o fazem :)

Aposto que a democracia sairia a ganhar !
Talvez esta seja uma ideia à frente do seu tempo, mas acredito que com a informatização generalizada do mundo , daqui a uns anos isto venha a ser uma realidade. Realidade esta que provavelmente até se extenderá a outras categorias. Já estou imaginar no ano 2050 o meu neto a conhecer uma rapariga num bar à noite, pede-lhe o numero de telefone e automaticamente fica a saber todo o seu rating, se é uma moça porreira, trabalhadora, séria, etc etc etc :)

A escala até podia ser parecida com esta da divida : Um politico triplo AAA seria aquele que quase de certeza vai fazer aquilo que promete nas eleições , um Politico A seria aquele que talvez venha a fazer o que promete, e por ai adiante


credit-rating-agencies.gif

Monólogo ou não é sempre uma boa distração ler. E mais, esta ideia é de ouro. Em vez de termos uma democracia de coutadas passaríamos a ter uma democracia de ratings... ao estilo dos mercados financeiros :)

 


  • civismo gosta disto

#19 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 21 October 2013 - 13:46

Tenho neste momento uma banda larga 3G Vodafone Best net Light.
É baratinha e pelo preço nao se pode pedir mais. Ainda para mais tenho um cartão DUO partilhado com a minha namorada, o que significa que podemos utilizar este contrato de internet em duas pens (alternadamente, o que nao constitui grande problema pois raramente precisamos de usar ao mesmo tempo)

o Unico problema é a lentidão dos 128K após ultrapassar o limite de trafego de 1GB Mensal (o que acontece cada vez mais frequentemente)

Used_Cell_Phones.jpg

Tenho algumas duvisas / questões , talvez me possam ajudar:


>Não preciso de 4G , mas o facto de os tarifarios de 4G terem trafego ilimitado (ou 15GB), torna-os mais aliciantes. Se subescrever um tarifario (e o respectivo  cartao sim) de 4G, posso aplica-lo nas minhas pens de 3G, correcto ?

>No seguimento da questao anterior, as pens de 3 e 4g diferem apenas na velocidade, ou mesmo em 3G as pens 4G funcionam melhor ?

>Tambem ainda nao percebi se as redes 3G e 4G coexistem, ou seja, será que ha zonas em que ha boa cobertura 4G e má cobertura 3G, ou nas zonas em que há boa cobertura 4G tambem haverá sempre boa cobertura 3G ?

É que nao queria estar a investir em pens 4G, ate porque a velocidade do 3G chega-me e sobeja.

4g-technology.jpg

>Ja perguntei à vodafone e pelos vistos não têm ainda cartão DUO para 4G, ... haverá alguma forma de contornar isto , ou alguem sabe se haverá previsao de virem a ter?

Até simpatizo com a vodafone, e equaciono manter-me neste operador, MAS a TMN (meo) está a tentar-me: http://meo.pt/aderir.../internet-movel

Sobretudo nesta parte:  Utilização simultânea em 2 equipamentos (opcional)     €5,00 / mês

Mas lá está, nao me apetecia estar a mudar de pens de 3G para 4G, ou a partir a cabeça a desbloquea-las.


>Mas ha mais um argumento que poderia favorecer a TMN/MEO : Ando muitas vezes de comboio , e a cobertura da internet Vodafone é lastimavel durante grande parte do tempo entre o entroncamento e Coimbra.
Está certo que esta é uma zona com baixa densidade populacional e alguns tuneis e montes na zona de Fatima,
Será que se passa o mesmo com os outros operadores em termos de cobertura, ou será uma deficiencia da vodafone em si ?



>Por ultimo: Sabem se a TMN (e as outras operadoras ) andam a aplicar o limite de 15GB no trafego ilimitado ?
(politica de utilizacao responsavel)
http://imgs.sapo.pt/...netMovel_v2.pdf

4g-corporativo.jpeg
 



#20 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 18 November 2013 - 13:35

Porque é que será que em alguns routers draytek , a ficha de alimentacao DC fica com uma especie de bolor branco à volta ao fim de alguns anos ?

Toda a electronica à volta está como nova, e apenas o plastico da ficha fica assim.

Já é o segundo que apanho neste estado.

h1ny.jpg

vjhc.jpg

rcb2.jpg
 



#21 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 07 December 2013 - 23:41

Ja gora tenho mais duvidas, desta feita sobre o fim do suporte do XP , e a microsoft ate tem uma serie de sites sobre o assunto, por ex :

http://www.microsoft...etiring-xp.aspx

http://www.microsoft...fimsuporte.aspx

COmpreendo que não poderiam dar suporte eternamente a um sistema com tantos anos. E assim aproveitam para promover windows mais recentes, neste caso o 8.1

A minha questão é :

Após abril de 2014 , quando eu acabar de instalar de raiz um pc com o XP home ou PRO, e tentar fazer actualizações, o que irá acontecer ?

Neste momento (e de ha uns meses a esta parte),  demora uma eterninadade : Um XP acabado de instalar com o SP3 e IE8 instalado manualmente, demora para ai 1 a 2 horas só para elaborar a lista dos uptades a instalar. E depois mais umas 2 horas a instalar.
E depois de reiniciar ha-de encontrar mais updades-dos-updates e demorar mais um bocado.

Seja como for, demora, mas faz os updates.

A minha questão é se continuará a fazer updates após este final de suporte em Abril de 2014 , ou se nessa altura ao tentar efecturar updates de windows acabados de instalar de raiz, se dará algum erro e não permitira instalar todos os updates que existem actualmente .

Entretanto esta ja tudo a esfregar as maos para vender mais uns pc´s

xp.jpg

windowsXP.png

image001_1.png

fim-suporte-xp-office-2003.jpg
 



#22 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 18 December 2013 - 11:41

Vou oferecer um GPS a alguem nos proximos dias.

A ideia é gastar no maximo 150€ . Dentro deste orçamento recomendam algum em especial ?

Sei que alguns têm actualizações pagas posteriormente. Tenciono fugir disso, por isso haverá algum mais recomendado para não ter que pagar as referidas actualizações posteriores ?

Vale a pena ter um GPS dedicado, certo? Pois ainda não é a mesma coisa comprar um tablet e usa-lo como GPS, pois não ?

Obrigado



#23 Davidosky99

Davidosky99

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1244 mensagens

Mensagem publicada 18 December 2013 - 11:59

-


Editado por Davidosky99, 22 August 2020 - 15:10.


#24 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 14 January 2014 - 15:06

Boas!

Estou a pensar subescrever o pacote Meo M4O , o dos 79€ , isto para o meu local de trabalho.

O pacote inclui net fibra 100mbps ; Tel fixo ; TV e 2 Cartoes Telemovel

Acontece que aqui no trabalho não vou ter TV.

A minha questão é: Uma vez que a net é de 10 Mbps de upload,  será posso ter uma box deste pacote M4O em casa, isto através através da VPN de um router draytek (vigor 2830 por ex)

Ou seja, em casa bastaria ter uma ligação simples, por ex ADSL de 20€ só para apanhar a net e ligar-me à VPN



#25 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 21 January 2014 - 16:58

O final do suporte do windows XP em ABril de 2014 , significará que quando houverem problemas de activação do sistema operativo , já não se poderá ligar para a linha de apoio e activações da microsoft ?

E as actualizações, será que vai conseguir fazer todas as actualizações que faz até ao momento ?