Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Upgrade de firmware oficial da Samsung (via Odin)


  • Por favor inicie sessão para responder
66 respostas a este tópico

#1 manny

manny

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 203 mensagens

Mensagem publicada 21 September 2009 - 23:25

Achas que ainda não há ROMs suficientes costumizadas para o teu Galaxy? Sempre podes tentar o upgrade de firmware oficial da Samsung, lá se corrigem uns bugs, criam-se outros, optimiza-se a performance de umas coisas e rouba-se performance a outras, mas em geral espera-se que o balanço seja positivo.O tutorial que se segue é basicamente mais uma tradução/adaptação do hdblog.it Thread original em italianoÉ bastante simples inferir os passos mesmo sem pescar nada de italiano, porém decidi traduzir/adaptar apenas o segundo método: Update através do Odin, visto que foi o que usei e posso então atestar que funciona.

------------------------------

Alerta: Isto é um procedimento simples e rápido, porém recomendo cautela, pois já vi quem tivesse tornado o seu Galaxy num tijolo a tentar segui-lo.

------------------------------

GUIA DE UPGRADE de FIRMWARE via Odin Multi Downloader v3.95É NECESSÁRIO: * WINDOWS XP (eu usei um XP a correr dentro de uma VirtualBox) * ODIN * FIRMWARE (currentemente I7500XXIH8) * DRIVER (Swallowtail_v4440_WHQL_Certified) * PC Suite instalado.PROCEDIMENTO: * Sacar o Odin and Driver * Sacar o upgrade de firmware (neste caso o I7500XXIH8) * Instalar o New PC Studio (ou a partir do cd ou aqui . (usei este último)). * Instalar os drivers adicionais Swallowtail_v4440_WHQL_Certified (para isso ou instalar directamente, ou ligar o Galaxy via USB e indicar o caminho para os drivers quando o XP pedir para instalar novos drivers) * Executar o Odin e seleccionar as opções como mostra o screenshot na Thread original em italiano . * Ligar o Galaxy em modo de DOWNLOAD (premir "Volume baixo" + "OK" + "ON/OFF") * Premir "Start" e esperar que termine (obviamente o galaxy tem de estar ligado via usb)Notas: Se usares uma VirtualBox tem em conta que terás de ter o suporte para USB activo, e também durante o procedimento de upgrade, o telemóvel sofrerá um reboot, ao fim do qual terás de re-montar o galaxy na maquina virtual, ou ter um filtro automatico para tal. Não esquecer também de no Galaxy activar previamente USB Debugging (Definições > Aplicações > Desenvolvimento > Depuração de USB)Recomendações: É aconselhavel ter o anti-virus e firewall desligada durante o upgrade.Finalização: É aconselhavel fazer um factory' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Factory_reset']factory reset (Definições > Armazenamento de Dados > Repor definições)P.S. - Caso algum dos links morram avisem que eu substituo (Será contudo facil obter os ficheiros a partir da thread original)

#2 manny

manny

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 203 mensagens

Mensagem publicada 21 September 2009 - 23:32

Várias pessoas reportaram melhorias (e algumas piorias) que este upgrade trouxe, eu que sou bronco não reparei em nada de muito diferente, talvez apenas uma coisa, a bateria parece render um pouco mais agora. Tenho andado o dia todo com 3G ligado (à noite comuto para WiFi) e tem-se aguentado pelo menos 24h ... mas depois varia, mas lá está fazer benchmarking a automonia de baterias, é manhoso... :PEdit: Ah é verdade obviamente perdi o root que tinha feito antes, e algo inesperado (certamente devido à minha ignorancia sobre o assunto) a minha imagem de recovery em modo fastboot também se evaporou, mas é uma questão de refazer o processo, ainda não o fiz porém, porque já há rumores que existe um upgrade oficial de firmware novo da samsung quase a sair.

#3 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 22 September 2009 - 00:17

Para quem não sabe que versão tem, basta ir ao Marcador e digitar *#*#4986*2650468#*#* e lá está a informação.

#4 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 22 September 2009 - 00:20

PJFonseca escreveu:

Para quem não sabe que versão tem, basta ir ao Marcador e digitar *#*#4986*2650468#*#* e lá está a informação.

Bolas! Não ha uma abreviação qualquer para o comando? ;)

#5 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 22 September 2009 - 01:13

Talvez com o AnyCut ;)

#6 manny

manny

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 203 mensagens

Mensagem publicada 22 September 2009 - 01:49

Definições > Acerca do telefone > Versão da banda de basee pode-se ver também a versão, fazendo só as festinhas no ecrã ;)

#7 Jox

Jox

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 751 mensagens

Mensagem publicada 24 September 2009 - 20:40

Bolas! Bem que gostava de actualizar o firmware (gosto das coisas sempre actualizadas :D) mas o este procedimento é trabalhoso :P Além disso, nem sequer tenho o XP (by the way: ja tenho uma licença do W7 :D ).Se calhar vou esperar pelo lançamento oficial do firmware :whistle:EDIT: a minha versão é a I7500XXIG8

#8 manny

manny

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 203 mensagens

Mensagem publicada 24 September 2009 - 20:44

o XP é o recomendado, e foi o que usei, não quer dizer que não funcione com outros, simplesmente não te posso garantir que dê ou se tens mais trabalho. Podes sempre usar o procedimento via NPS (post do PJFonseca).O presente na current thread é para quem tem problemas com upgrade via NPS, ou simplesmente acha o NPS muito macaco e prefere usar algo mais dedicado ao proposito de upgrade de firmware!

#9 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 24 September 2009 - 21:29

JPFonseca ?? Quem é esse gajo ?

#10 manny

manny

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 203 mensagens

Mensagem publicada 24 September 2009 - 22:18

LOL, peço desculpa. Inicialmente até tinha escrito PJFonseca, mas de repente deu-me um *click* e pensei: "PJ"??? Policia Judiciária?? não pode ser, senão já me tinha apercebido... e pronto passei da policia para o vinho, mas sem muitas certezas (e como ainda estava no trabalho não fui confirmar)Vou já editar :D

#11 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 24 September 2009 - 22:21

Sem stress! Paz e amor.... muito de preferência!

#12 fbeca

fbeca

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 06 October 2009 - 14:29

Ja tentei fazer o update com o NPS (ver outro topico) e não consigo. tenho o galaxy da tmn e veio com:PDA: I7500XXIG9Phone: I7500XXIG9CSC: I7500TMNIG5acho q vou ter mesmo que tentar pelo Odin. Sabem como mantenho o CSC da tmn ao fazer o update com o Odin para o XXIH8?

#13 sumol_laranja

sumol_laranja

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 42 mensagens

Mensagem publicada 20 October 2009 - 00:20

Companheiros,O google já me ajudou a encontrar alguns locais para fazer o download da versão I7500XXII5. A minha pergunta é: como saber se o que vou instalar é "de confiança"? Alguém me pode indicar onde posso fazer um download seguro, i.e., que tenham experimentado?E há alguma forma de fazer um backup do software que tenho actualmente, para reverter caso haja algum problema?Obrigado

#14 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 20 October 2009 - 00:25

O Nandroid Backup é sempre uma boa de ser feito.O que procuras está aqui.

#15 sumol_laranja

sumol_laranja

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 42 mensagens

Mensagem publicada 20 October 2009 - 02:23

Obrigado! Espero não fazer asneira...Pelo que tive a pesquisar, o nandroid backup parece-me demasiado complicado ;)

#16 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 20 October 2009 - 02:28

Complicado?? Basta arrancares em recovery e escolheres o nandroid backup, pressionares home para confirmar, esperar uns segundos e está feito.Achas isto complicado? NOT!

#17 sumol_laranja

sumol_laranja

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 42 mensagens

Mensagem publicada 20 October 2009 - 13:42

Pois é, parece que fiz asneira!É mesmo mais complicado do que parecia. Ou dito de outra maneira, é complicado quando não se sabe bem o que se está a fazer.Depois de arrancar em modo recovery, estava a procura da opção para o nandroid backup e lá carreguei na tecla do menu. Resultado: factory reset sem mensagem para confirmar que o queria mesmo fazer :blush: Para referência futura: qual é a tecla, ou combinação de teclas para aceder ao nandroid backup?E já agora, alguém fez o backup do software original da TMN?Mas sobre o upgrade de firmware, resolvida a questão dos drivers após algumas horas às voltas com a instalação/desisntalação do NPS e dos drivers (originais e Swallowtail), consegui fazer sem problemas via Odin :)O que para mim ficou bem claro, é que andar a brincar com as funcionalidades avançadas destes equipamentos não está bem ao alcance de qualquer um...Obrigado pelo tutorial e pelas outras dicas que me deram!

#18 manny

manny

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 203 mensagens

Mensagem publicada 20 October 2009 - 19:12

sumol_laranja escreveu:

Depois de arrancar em modo recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery, estava a procura da opção para o nandroid backup e lá carreguei na tecla do menu. Resultado: factory' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Factory_reset']factory reset sem mensagem para confirmar que o queria mesmo fazer :blush: Para referência futura: qual é a tecla, ou combinação de teclas para aceder ao nandroid backup?

Bem jovem, tens de ter mais atenção a ler as opções :P Mas se bem me recordo, eu costumo carregar na tecla OK do D-pad, e a recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery costuma pedir para eu confirmar carregando na tecla Home. Então assumindo que se está no menu da imagem de recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery (aceder a ele ligando o telemovel pressionando "Volume baixo" + "Atender" + "Rejeitar"), é só selecionar a opção pretendida no menu, neste caso "Nanodroid backup", e confirmar com possivelmente OK + Home ou apenas com Home, não tem nada que enganar :D O teu erro parece-me fruto de mera distracção

O que para mim ficou bem claro, é que andar a brincar com as funcionalidades avançadas destes equipamentos não está bem ao alcance de qualquer um...

Está ao alcance de qualquer pessoa disposta a aprender sobre o assunto. Eu não sei muito mas o que sei aprendi a ler sobre o assunto, e a experimentar, sendo que apenas comecei a experimentar após me sentir confortavel com uma base minima de conhecimento. :P

#19 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 20 October 2009 - 19:16

manny escreveu:

sumol_laranja escreveu:

O que para mim ficou bem claro, é que andar a brincar com as funcionalidades avançadas destes equipamentos não está bem ao alcance de qualquer um...

Está ao alcance de qualquer pessoa disposta a aprender sobre o assunto. Eu não sei muito mas o que sei aprendi a ler sobre o assunto, e a experimentar, sendo que apenas comecei a experimentar após me sentir confortavel com uma base minima de conhecimento. :P

Conselhos sábios... :P Um exemplo a seguir antes de nos metermos a mexer em coisas críticas como mudança de ROMs, SPLs ou firmware radio.

#20 sumol_laranja

sumol_laranja

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 42 mensagens

Mensagem publicada 20 October 2009 - 19:22

O que me aconteceu foi que quando estava no recovery, apenas tinha uma imagem no ecrã, tipo um triângulo. E fui carregando nas teclas a procura de um menu com opções...

#21 manny

manny

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 203 mensagens

Mensagem publicada 20 October 2009 - 19:46

Ah, essa imagem do triangulo quer dizer que ainda não tinhas flashado a imagem de recovery que te permite fazer o Nanodroid Backup e uma batelada mais de operações. Aconselho-te a leres o topico:http://androidpt.com/index.php?option=com_kunena&Itemid=3&func=view&catid=17&id=2759E seguires os links lá descritos, pois o que tu queres é instalar um sistema de recovery (que por acaso está cada vez mais facil). Eu devia actualizar o How to um pouco mas ainda não tive tempo/oportunidade. :sMas segue os links e encontrarás mais informação...

#22 sumol_laranja

sumol_laranja

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 42 mensagens

Mensagem publicada 20 October 2009 - 19:52

Obrigado!Já tinha passado por esse tópico, mas não me pareceu ter a informação que precisava... my mistake! :blush: Vou lê-lo melhor!

#23 Astinus

Astinus

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 40 mensagens

Mensagem publicada 21 October 2009 - 07:16

Por acaso alguém pode "plantar" um nandroid de Samsung Galaxy da TMN por aqui?

#24 chunga

chunga

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 325 mensagens

Mensagem publicada 21 October 2009 - 16:17

Imagem colocada

#25 sumol_laranja

sumol_laranja

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 42 mensagens

Mensagem publicada 21 October 2009 - 17:28

:lol: LOL :silly:(edit: haja alguém que tem pouca coisa para fazer...)