Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Prazo Legal De Reparação Em Garantia E Para Entrega De Orçamento- Reclamação Pixmania

reclamação htc pixmania

  • Por favor inicie sessão para responder
16 respostas a este tópico

#1 zide

zide

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Nokia Lumia 800; HTC Desire S

Mensagem publicada 23 June 2012 - 01:28

Boa noite,

No dia 21 de Maio, dirigi-me à Pixmania em Lisboa para entregar um telemóvel HTC Desire S para reparação, dentro da garantia. O artigo estava com 5 falhas de hardware e nenhuma delas foi causada devido a mau uso.

Os 30 dias previstos por lei passaram e hoje, já no 32º dia, fui lá para saber o que se passava e para pedir o reembolso. Acontece que fui informado de que o telemóvel não seria abrangido pela garantia porque, supostamente, eu teria instalado software/firmware não-oficial, e assim teria invalidado a garantia. Disseram-me também que me ligariam em breve a informar do orçamento.

Eu reclamei no livro porque:

- Nunca foi instalado qualquer software não-oficial no telemóvel.
- Deixaram passar os 30 dias sem me darem qualquer justificação.

A minha dúvida é relativamente a estes 30 dias, que se aplicam a reparações dentro da garantia. O funcionário, lá, disse que a partir do momento em que é detetada a perda da garantia, esse prazo deixa de existir. No entanto reclamei porque creio que isso não seja assim e que, uma vez que o artigo foi inicialmente entregue ao abrigo da garantia, eles seriam obrigados a fazerem-me o comunicado dentro do prazo. Assim até parece que deixaram passar o prazo e, como justificação, inventaram essa história do software não-oficial.

Estou confuso e segunda-feira ligarei para o serviço de apoio ao cliente da Pixmania, mas entretanto gostaria de saber o que acham desta situação.

Muito obrigado.

Cumprimentos,

Rafael Rijo

#2 Hugo Tender

Hugo Tender

    Mestre de Android

  • Administradores
  • 3492 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal
  • Motorola Nexus 6 - Midnight Blue - 32GB - 5.1 e Samsung Galaxy Tab S 8.4 (T700) - 16GB - 4.4.2

Mensagem publicada 23 June 2012 - 19:48

Boas.
Este tipo de situações são bastante desagradáveis!
Eles têm 30 dias para te dizerem algo.
Se passaram 30 dias têm que te dar um novo.
Aconselho a mandares, por carta, uma reclamação para a Sonae. Deves descrever toda a situação, referenciando os dias que em que tudo ocorreu, desde a detecção do problema, às idas à loja, etc.
De certo que a Sonae tomará medidas favoráveis para o teu lado.

Morada:

Provedor Sonae
Apartado 1011,
4471-909 Maia Portugal
Tel: 22 956 1784
Fax: 22 016 4662

Cumps, Tender
  • joaoalves e Psy_cool gosta disto

Motorola Nexus 6 - Midnight Blue - 32GB - 5.1 Lollipop

Samsung Galaxy Tab S 8.4 (T700) - 16GB - 4.4.2

Antes de iniciares a tua atividade no androidPT, lê as regras com atenção: REGRAS

Chat Gmail do fórum, para ajuda e dúvidas: [email protected]

8AycV.gif


#3 zide

zide

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Nokia Lumia 800; HTC Desire S

Mensagem publicada 25 June 2012 - 12:48

Obrigado pela reposta.
Sonae? Porquê Sonae?
Esta foi a resposta da pixmania ao meu mail:

"Lamentamos informar que artigo referente à sua encomenda CCL1216559699 não poderá ser arranjado pela garantia.

Recordamos que, em geral, as garantias dos fabricantes não cobrem:

- a substituição dos consumíveis (baterias, lâmpadas, fusíveis, desgaste das cabeças de leitura ou de gravação…);
- a utilização anormal ou não conforme dos produtos;
- os danos causados pela intervenção de um reparador não autorizado pelo fabricante;
- os danos resultantes de uma causa externa ao aparelho (por exemplo, um acidente, choque interno ou externo, flutuação da corrente, oxidação, presença de areia…).

Assim, recomendamos a consulta do manual de utilização fornecido com os produtos e as condições exactas das garantias do fabricante.

De qualquer forma, a Pixmania não se responsabiliza pela não aplicação da garantia por parte do fabricante pelas razões anteriormente descritas.

Quando a garantia do fabricante não for aplicável, a reparação fica sujeita a um orçamento estabelecido pelo fabricante, neste caso de 156.94€."

Nem se referem aos 30 dias e descartam logo a responsabilidade de me acusarem de ter instalado software não-oficial.
Agora não sei muito bem o que fazer... Vou esperar pela resposta da DECO e ver o que acham...

#4 Hugo Tender

Hugo Tender

    Mestre de Android

  • Administradores
  • 3492 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal
  • Motorola Nexus 6 - Midnight Blue - 32GB - 5.1 e Samsung Galaxy Tab S 8.4 (T700) - 16GB - 4.4.2

Mensagem publicada 28 June 2012 - 10:23

Boas.
Pois vi agora, a Sonae não abrange a pixmania... :S
Se calhar reclamar através da DECO... Que acham?
Cumps, Tender

Motorola Nexus 6 - Midnight Blue - 32GB - 5.1 Lollipop

Samsung Galaxy Tab S 8.4 (T700) - 16GB - 4.4.2

Antes de iniciares a tua atividade no androidPT, lê as regras com atenção: REGRAS

Chat Gmail do fórum, para ajuda e dúvidas: [email protected]

8AycV.gif


#5 lemmon

lemmon

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 666 mensagens
  • LocalizaçãoTokyo 3
  • HTC Hero G2, Sony Xperia U

Mensagem publicada 28 June 2012 - 10:46

2 questoes:
1) tens dois anos de garantia.
2) escrever no livro vermelho aka livro de reclamações. têm 7 dias ou 5 para dar uma resposta sobre o seguimento da coisa. se nao receberes nada vais tu ao organismo q regula as actividades economicas e entregas a queixa lá. há muitas empresas que não enviam as reclamaçoes como deviam, para a autoridade competente. nao lhes interessa naturalmente.
alias eles foram claros quando dizem:
- os danos causados pela intervenção de um reparador não autorizado pelo fabricante;
- os danos resultantes de uma causa externa ao aparelho (por exemplo, um acidente, choque interno ou externo, flutuação da corrente, oxidação, presença de areia…).
coisa que não ocorreu em momento nenhum. se estiver dentro da garantia, e se não houver reparação, são obrigados a dar-te um novo ou equivalente. ponto.
lembrome ha uns anos, qu a optimus andava com a cena das humidades nas placas, lembram-se? e humidades, nem sinal delas. parece-me ser um caso semelhante.
kudos

Main Phone: Sony Xperia S White 32GB | Stock Jelly Bean 4.1.2 | 6.2.B.0.200 Unlocked BL | CWM Recovery by DooMLoRD
Second Phone: HTC Hero G2 running Hero CronosGinger X 2.3.5


#6 jmagano

jmagano

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 304 mensagens
  • LocalizaçãoMonte Abraão, Queluz
  • SonyEricsson Xperia ARC S

Mensagem publicada 28 June 2012 - 11:43

Exige que te esclareçam sobre o motivo da avaria não ser abrangida pela garantia. Depois se não concordares explica porquê e tenta falar com alguém responsável da loja, se colocarem entraves ... livro de reclamações !
Não sendo o problema resolvido na loja procura saber os contactos da empresa (não os da loja) e escreve para eles a explicar a situação.
A Deco é certamente a ajuda ideal mas ouvi dizer que estão sobrecarregados e que por isso estão a prestar um mau serviço ...
Imagem colocada

#7 zide

zide

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Nokia Lumia 800; HTC Desire S

Mensagem publicada 29 June 2012 - 13:21

Esta história já me começa mesmo a meter nojo.

[Ainda estou à espera da resposta da DECO, Direção Geral do Consumidor e da ASAE.]

Agora dizem-me que se não quiser pagar o orçamento de 156€, sou obrigado a pagar 30€ para que me devolvam o equipamento sem qualquer intervenção.

Acham esta mer*a normal?

#8 lemmon

lemmon

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 666 mensagens
  • LocalizaçãoTokyo 3
  • HTC Hero G2, Sony Xperia U

Mensagem publicada 29 June 2012 - 13:57

nao tens que devolver absolutamente nada estando dentro da garantia e não se verificando nenhum uso abusivo que colida com as condiçoes de garantia.

Main Phone: Sony Xperia S White 32GB | Stock Jelly Bean 4.1.2 | 6.2.B.0.200 Unlocked BL | CWM Recovery by DooMLoRD
Second Phone: HTC Hero G2 running Hero CronosGinger X 2.3.5


#9 zide

zide

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Nokia Lumia 800; HTC Desire S

Mensagem publicada 29 June 2012 - 14:22

Pois, a questão é que ainda não me devolveram o equipamento e se eu o quiser voltar a ver tenho de pagar os 30€. Que cambada de anormais. Este sistema capitalista e burocrático em que estamos inseridos é uma podridão.

#10 lemmon

lemmon

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 666 mensagens
  • LocalizaçãoTokyo 3
  • HTC Hero G2, Sony Xperia U

Mensagem publicada 29 June 2012 - 16:52

também podes sempre se azedar, chegar á loja deles com meia duzia de manos armados com paralelos, e rebentar com aquilo. olha é isso: quando lá fores, levas uma tropa fixe. se ele se espigar, os mitras acertam-lhe o passo.
ah, e já agora, acho que ainda não o fizeste: passa ali na zona das apresentaçoes. ;)

Editado por lemmon, 29 June 2012 - 16:53.

  • Duarte777 gosta disto

Main Phone: Sony Xperia S White 32GB | Stock Jelly Bean 4.1.2 | 6.2.B.0.200 Unlocked BL | CWM Recovery by DooMLoRD
Second Phone: HTC Hero G2 running Hero CronosGinger X 2.3.5


#11 jrosa

jrosa

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 121 mensagens

Mensagem publicada 16 July 2012 - 22:45

Boas, não sei como está o ponto da situação, mas vou deixar algumas dicas.
Relativamente à garantia, deves consultar a legislação presente neste link nomeadamente Lei n.º 24/96 e o Decreto-Lei n.º 67/2003. Seja para esta ou futuras situações, devemos sempre recorrer a carta registada invocando a legislação e até neste caso, indicando que a situação resultou em prejuízos materiais e pessoais. Relativamente à resposta por email que a pix te deu, é uma mão cheia de nada. Para já, pelo facto de ser um email e depois de não argumentar o motivo da não reparação, onde está o relatório realizado por um técnico?
Mais, não te aconselho a retirar o equipamento da loja e nunca, pagar por um serviço que não solicitaste (30€). Se não te entregassem o equipamento, só tinhas uma solução, chamar a policia. O equipamento é teu e não fizeste qualquer contrato de reparação.
Diz depois como ficou, e faz sempre por escrito e aponta e cita sempre o nome com quem falas.

#12 zide

zide

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Nokia Lumia 800; HTC Desire S

Mensagem publicada 16 July 2012 - 23:49

Olá.
Obrigado pela resposta.
Neste momento ainda estou à espera do relatório técnico que exigi. Já lá vão 20 dias desde que pedi a primeira vez e 7 desde que os relembrei que tinha pedido. A resposta deles é sempre "vamos comunicar que deseja receber o relatório técnico ao departamento resposável e entraremos em contacto consigo assim que o tivermos".

Entrei em contacto com a Direção Geral do Consumidor, e, apesar de agradecer a resposta, também não foi mais do que um amontoado de decretos de lei que eu já tinha consultado. No entanto deram-me um link para consultar o estado da reclamação ( https://rtic.consumi...pt/rtic/publico ) e até hoje, a informação que recebo é que a reclamação ainda não foi rececionada.
Vou amanhã ou depois enviar uma cópia do triplicado que ficou comigo para a ASAE, com aviso de receção e registo.

Estou também no Facebook a fazer barulho, se puderem, façam like ou share. Quanta mais pressão nestes gajos, melhor.

http://www.facebook...._t=feed_comment

#13 jrosa

jrosa

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 121 mensagens

Mensagem publicada 17 July 2012 - 00:21

Pelo que vi...a pixmania não quer assumir o sucedido, só tens como solução agir judicialmente, primeiro pelos organismos ASAE e companhia e depois através de um processo em tribunal.
Antes de chegares a esse extremo adverte que irás tomar as devidas medidas, nomeadamente via judicial.
P.S. Eu na tua situação, já não aceitava o telemóvel de volta.
  • lemmon gosta disto

#14 lemmon

lemmon

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 666 mensagens
  • LocalizaçãoTokyo 3
  • HTC Hero G2, Sony Xperia U

Mensagem publicada 17 July 2012 - 00:25

Pelo que vi...a pixmania não quer assumir o sucedido, só tens como solução agir judicialmente, primeiro pelos organismos ASAE e companhia e depois através de um processo em tribunal.
Antes de chegares a esse extremo adverte que irás tomar as devidas medidas, nomeadamente via judicial.
P.S. Eu na tua situação, já não aceitava o telemóvel de volta.

nem mais. envias para carta regstada pipi, para a morada do representante deles em PT. ou melhor, nem mandas tu, pede a um advogado que envie em teu nome, a dizer que queres solução rapida sob pena de acçao juducial. borram-se logo.
kudos
  • jrosa gosta disto

Main Phone: Sony Xperia S White 32GB | Stock Jelly Bean 4.1.2 | 6.2.B.0.200 Unlocked BL | CWM Recovery by DooMLoRD
Second Phone: HTC Hero G2 running Hero CronosGinger X 2.3.5


#15 HMNR

HMNR

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 17 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2012 - 16:31

Boa noite,

No dia 21 de Maio, dirigi-me à Pixmania em Lisboa para entregar um telemóvel HTC Desire S para reparação, dentro da garantia. O artigo estava com 5 falhas de hardware e nenhuma delas foi causada devido a mau uso.

Os 30 dias previstos por lei passaram e hoje, já no 32º dia, fui lá para saber o que se passava e para pedir o reembolso. Acontece que fui informado de que o telemóvel não seria abrangido pela garantia porque, supostamente, eu teria instalado software/firmware não-oficial, e assim teria invalidado a garantia. Disseram-me também que me ligariam em breve a informar do orçamento.

Eu reclamei no livro porque:

- Nunca foi instalado qualquer software não-oficial no telemóvel.
- Deixaram passar os 30 dias sem me darem qualquer justificação.

A minha dúvida é relativamente a estes 30 dias, que se aplicam a reparações dentro da garantia. O funcionário, lá, disse que a partir do momento em que é detetada a perda da garantia, esse prazo deixa de existir. No entanto reclamei porque creio que isso não seja assim e que, uma vez que o artigo foi inicialmente entregue ao abrigo da garantia, eles seriam obrigados a fazerem-me o comunicado dentro do prazo. Assim até parece que deixaram passar o prazo e, como justificação, inventaram essa história do software não-oficial.

Estou confuso e segunda-feira ligarei para o serviço de apoio ao cliente da Pixmania, mas entretanto gostaria de saber o que acham desta situação.

Muito obrigado.

Cumprimentos,

Rafael Rijo


Boas o teu problema já está resolvido???

É que hoje a HTC disse que a garantia não reparava o Desire HD por a ROM não ser a original, mas nunca a alterei e o telemovel foi comprado novo

#16 zide

zide

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • Nokia Lumia 800; HTC Desire S

Mensagem publicada 26 October 2012 - 16:49

Boas,

Sim, o problema ficou resolvido:

Paguei os 30€ para recuperar o telemóvel sem intervenção técnica. Quando o recebi ele não ligava, não passava do ecrã branco que diz "HTC". Como deves calcular, nem acreditava no que me estava a acontecer... Contactei a Pixmania em relação ao facto de me terem devolvido o telefone avariado (quando inicialmente o tinha enviado a funcionar na perfeição), e fui tratado com o menosprezo habitual, onde me disseram para enviar uma reclamação por escrito ao reparador e que não havia mais nada que pudessem fazer.

E foi assim que terminei a troca de contactos com a Pixmania. É escusado. É uma empresa de merd* onde não voltarei a fazer compras. E escusado foram também as reclamações à ASAE e DGC porque nem resposta obtive.

O caso ficou arrumado porque lá me safei e consegui reparar o telemóvel, reflashando o ICS oficial da HTC no telemóvel. Já despachei o telemóvel entretanto, nem o podia ver...

Pois é, em relação ao teu problema, não sei o que te dizer, ainda mais se o compraste novo. Falaste diretamente com o reparador? Explica-lhes bem a situação... Certifica-te também que está S-ON (acede ao menu, ligando o telemóvel pressionando "volume down + power".)

Cumps

#17 TvM

TvM

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1919 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2012 - 16:59

Quando é assim tratas diretamente com o fabricante, neste caso enviavas para a teleservice no Porto que é a representante oficial. Sempre que tive problemas com a HTC foram sempre muito prestáveis...

Quanto à pixmania já começo a ouvir muitas reclamações nos últimos tempos, isto tudo porque eles passaram a usar fornecedores diferentes e descartam tudo que é problemas para eles...