Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Topico Do Lixo (E De Salvar Aparelhos De Acabarem No Lixo)


  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
48 respostas a este tópico

#1 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 15 June 2012 - 12:56

Seguindo a linhagem de outros tópicos por mim lançados, desta vez deixo aqui um tópico dedicado a todos aqueles que salvam aparelhos , moveis e objectos de acabarem no lixo.

Desde sempre que fomos educados para meter o lixo no lixo, sendo esse o caminho mais correcto

Imagem colocada

Imagem colocada

Mesmo agora com os ecopontos, nada acaba no caixotes, mas esse é o inicio de uma grande viagem, e os sitos de chegada são quase sempre os mesmos

Basta pesquisar sobre a lixeira de Jardim Gramacho , no rio de Janeiro (Ao que farece foiu encerrada a algumas semanas da conferência sobre o ambiente Rio+2)

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Editado por civismo, 15 June 2012 - 12:57.

  • vytman, lega_lize, ntmartins e 34 outros gostam disto

#2 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 15 June 2012 - 12:59

Em Portugal o cenário é parecido... basta ver as montanhas de lixo ao lado do incenerador da lipor. É só por dizer que estão mais arrumadinha e escondidas debaixo de umas lonas.

Moral da historia: O mais importante é reduzir o lixo que produzimos.

E os residuos electronicos / electricos também, o chamado e-waste.

Africa (ghana) , india e china são frequentemente os destinos do e-waste ocidental:

Imagem colocada

Imagem colocada









#3 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 15 June 2012 - 12:59


E mais :






#4 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 15 June 2012 - 12:59

E por ultimo:






Imagem colocada

Imagem colocada

#5 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 15 June 2012 - 13:00

Passada a introdução, no meu dia a dia deparo-me com muitas situações em que um pinguinho de solda faz a diferença entre o "isso é lixo " e o "ainda vai funcionar mais uns anos" .

Espero que este tópico seja motivador para todos os reparadores e salvadores de tralha :)
De todo o tipo, electronica, mecanica, obras, moveis, tecidos, etc

Convido-vos a partilharem fotos e historias das vossas "salvações"

Acabei entretanto de savar mais um ecran de 17" LCD do ponto electrão ! ... um pequeno condensador de 1000uF pode facilmente fazer a diferença entre funcionar mais uns anos VS ir para o lixo

O problema deste é que o led (o verde, que indica que está aceso) piscava rapidamente e não chegava a ligar. Normalmente isto indicia problemas na fonte de alimentação ou nos inversores.
Este foi fácil, era apenas um condensador inchado na fonte de alimentação.

CUIDADO: Dentro dos ecrans há tensões elevadas e tensões MUITO elevadas , sobretudo na zona das bobinas (inversores) e nas saidas para as lampadas.
CUIDADO: MEsmo após desligado da corrente, os condensadores grandes podem continuar carregados (300V DC e mais) . Efectuar a descarga com uma lampada ou com uma resistencia

É incrivel a quantidade de equipamentos que vão para o lixo , quando muitas vezes o problema resolve-se com um pingo de solda.

Comportamo-nos como uma sociedade rica , mas não o somos, e talvez por isso Portugal esteja como está

E que tal meter a rapaziada dos cursos profissionais a arranjar mais coisas , por exemplo em parceria com o Ponto electrão ?


O condensador substituido é o que tem a cabeça pintada de preto
Imagem colocada

Vista geral do ecran aberto :
Imagem colocada

Esta vivo !
Imagem colocada



Por ultimo, um documentário interessante

obsolescência programada !
  • myself11 e lemmon gosta disto

#6 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 15 June 2012 - 20:23

Entretanto hoje à tarde ainda estive a "entreter-me" um bocadinho com um HP DV4 que não ligava.

Meti-lhe uma bateria minha igual, e ainda arrancou, por isso deu para perceber que o problema estava na entrada de alimentação

Ainda tive a esperança que fosse o cabo, mas não, os 3 pinos estavam a chegar a board. E até acendia uma luzinha na frente do portatil, mas não carregava, pois não estava a puxar corrente da minha fonte de bancada.

Após alguns testes e mais algumas medições com o meu velhinho multimetro analógico, dei por um chip SMS Mos Fet de 8 pinos da Alpha-Omega - AO4433 .
Não tinha aqui nenhum, mas saquei um equivalente de outra board morta , neste caso foi um AO4407.
A maior parte do tempo foi curiosamente a de arranjar um chip equivalente.

Troquei-os, e voilá, fez-se o chocapic :D

Esta correu bem, no total devo ter demorado hora e meia até ao momento (falta montar de volta o portatil). Mas as vezes são horas e horas e horas perdidas sem resultados.
É mesmo assim, umas correm bem, outras nem por isso :P


Motherbord dadora do Chip (neste caso era de um fujitsu)
Imagem colocada

O chip avariado e o que está bom
Imagem colocada

O problema / dificuldade é sempre a de encontrar a agulha no palheiro
Imagem colocada

Mais um salvo do ponto electrão :P
Imagem colocada

Imagem colocada
  • lemmon e varguesm gosta disto

#7 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 24 June 2012 - 10:52

Ontem numa pausa fiz uma experiencia, no velho radio que uso na obra da minha casa: Meti uma resistencia em serie com a saida do MP3 (telemovel) e a cabeça do deck de cassetes.
Conclusão: ficou sempre uma porcaria, e experimentei com umas 5 ou 6 combinações, inclusive com valores em serie.
A medida que aumentava a resistencia, diminuia a distorção , mas perdia nitidez. Aquilo as tantas ja nao distorcia, mas parecia um altifalante daqueles de corneta das feiras.

Como este radio é sucata, e fiz isto mais numa de curiosidade laboratorial, pequei numa resistencia de 2.2Kohm, e comecei a procurar pontos para injectar o sinal.
E voila, encontrei um sitio espectacular, em que o canal esquerdo e o directo estao ali mm à mao de semear, e o som ficou inacreditavel !!!

Para não vir ruido do lado do pre amplificador das cassetes, soldei os fios que iam para a cabeça tudo à massa.
O ideal teria sido anular essa etapa, mas como nao queria demorar mais de 10 minutos com isto, nem tirei a placa, soldei mesmo por cima nos componentes.

Conclusão: Não tem ruido de fundo, excepto um clique de estatica que se ouve no silencio entre musicas (porque não cortei o sinal que vem do pre amplificador da cabeça da TAPE)

Tinha duvidas se era o mesmo usar o pre amplificador ou não, mas realmente injectar o sinal so depois do pre (sem resistencias) faz toda a diferença!
Talvez com um condensador ceramico tivesse ficado melhor do que com resistencias...

A qualidade de som e nitidez é soberba! Nem parece que é este chaço que esta a tocar! Se metesse um pano à frente, muita gente pensaria estar a ouvir uma docking station de IPOD daquelas todas maricas de 400€ ou mais.

Qualquer dia vou fazer o mesmo a um autoradio velho da sony de cassetes que tenho ali parado, para meter na minha carrinha peugeot partner.

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada
  • hmartinho, anaritacruzsousa, lemmon e 2 outros gostam disto

#8 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 25 June 2012 - 09:43

Acho espectacular a tua ideia de partilhares aqui as tuas aventuras e acima de tudo os teus conhecimentos.
Parabéns pela iniciativa e obrigado.
  • Duarte777 gosta disto
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#9 bazuka

bazuka

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 360 mensagens

Mensagem publicada 25 June 2012 - 13:09

Para soldares e desoldares os chips, usas um ferro normal, ou tens uma estação de ar quente, ou lá como raio se chama?

#10 crudeassassin

crudeassassin

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1077 mensagens
  • LocalizaçãoCascais - Lisboa
  • Htc Magic - Sony Xperia Tablet S

Mensagem publicada 25 June 2012 - 16:10

muito bom este topico
Imagem colocada

#11 hmartinho

hmartinho

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3626 mensagens

Mensagem publicada 26 June 2012 - 09:30

/offtopic [ainda mais]
@bazuka
"Estação de ar quente" também conhecida como Verão :P
-----------------------------------------------------------------
Nothing fails like success.

#12 lemmon

lemmon

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 666 mensagens
  • LocalizaçãoTokyo 3
  • HTC Hero G2, Sony Xperia U

Mensagem publicada 28 June 2012 - 10:30

Entretanto hoje à tarde ainda estive a "entreter-me" um bocadinho com um HP DV4 que não ligava.

Meti-lhe uma bateria minha igual, e ainda arrancou, por isso deu para perceber que o problema estava na entrada de alimentação

Ainda tive a esperança que fosse o cabo, mas não, os 3 pinos estavam a chegar a board. E até acendia uma luzinha na frente do portatil, mas não carregava, pois não estava a puxar corrente da minha fonte de bancada.

Após alguns testes e mais algumas medições com o meu velhinho multimetro analógico, dei por um chip SMS Mos Fet de 8 pinos da Alpha-Omega - AO4433 .
Não tinha aqui nenhum, mas saquei um equivalente de outra board morta , neste caso foi um AO4407.
A maior parte do tempo foi curiosamente a de arranjar um chip equivalente.

Troquei-os, e voilá, fez-se o chocapic :D

Esta correu bem, no total devo ter demorado hora e meia até ao momento (falta montar de volta o portatil). Mas as vezes são horas e horas e horas perdidas sem resultados.
É mesmo assim, umas correm bem, outras nem por isso :P


Motherbord dadora do Chip (neste caso era de um fujitsu)
Imagem colocada

O chip avariado e o que está bom
Imagem colocada

O problema / dificuldade é sempre a de encontrar a agulha no palheiro
Imagem colocada

Mais um salvo do ponto electrão :P
Imagem colocada

Imagem colocada

moço muito bom bom. tenho um velhinho core2duo portatil da fujitsu. assim que ligo o bixo, ele á imagem perfeita durante uns minutinhos. assim que presumo eu aquece mais, a image fica tipo tabuleiro de xadrez. será gráfica nas lonas (chip amd), ou outra coisa qualquer de resolução facil como esta?
kudos

Main Phone: Sony Xperia S White 32GB | Stock Jelly Bean 4.1.2 | 6.2.B.0.200 Unlocked BL | CWM Recovery by DooMLoRD
Second Phone: HTC Hero G2 running Hero CronosGinger X 2.3.5


#13 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 02 July 2012 - 14:42

moço muito bom bom. tenho um velhinho core2duo portatil da fujitsu. assim que ligo o bixo, ele á imagem perfeita durante uns minutinhos. assim que presumo eu aquece mais, a image fica tipo tabuleiro de xadrez. será gráfica nas lonas (chip amd), ou outra coisa qualquer de resolução facil como esta?
kudos


99% de certeza que é a grafica.
Um core2Duo é um belo processador .. pode merecer o arranjo.
Vai sempre para um reballing (mudar a solda) e não para um reflow (aquecer o chip)

#14 lemmon

lemmon

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 666 mensagens
  • LocalizaçãoTokyo 3
  • HTC Hero G2, Sony Xperia U

Mensagem publicada 02 July 2012 - 14:53

99% de certeza que é a grafica.
Um core2Duo é um belo processador .. pode merecer o arranjo.
Vai sempre para um reballing (mudar a solda) e não para um reflow (aquecer o chip)

:) obrigado pela resposta.
mas entertanto lembrei-me desta de fazer-lhe isto: http://zachariasblog.../project-amilo/
mordeume o bixinho mais geek que há em mim! :D

anyways e nota à ADMIN: não seria mau fazer um espaço no forum, muito alem desta thread para este tipo de projectos e recuperações ;)
vou postar na zona correcta. :)
kudos

Main Phone: Sony Xperia S White 32GB | Stock Jelly Bean 4.1.2 | 6.2.B.0.200 Unlocked BL | CWM Recovery by DooMLoRD
Second Phone: HTC Hero G2 running Hero CronosGinger X 2.3.5


#15 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 02 July 2012 - 15:40

:) obrigado pela resposta.
mas entertanto lembrei-me desta de fazer-lhe isto: http://zachariasblog.../project-amilo/
mordeume o bixinho mais geek que há em mim! :D

anyways e nota à ADMIN: não seria mau fazer um espaço no forum, muito alem desta thread para este tipo de projectos e recuperações ;)
vou postar na zona correcta. :)
kudos


Ah, vais fazer do portatil um servidor linux, é isso ?



#16 lemmon

lemmon

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 666 mensagens
  • LocalizaçãoTokyo 3
  • HTC Hero G2, Sony Xperia U

Mensagem publicada 02 July 2012 - 15:54

Ah, vais fazer do portatil um servidor linux, é isso ?

ou server ou máquina dedicada. primeiro quero ir fazendo upgrade devagar. mas desconfio que se montar o monitor fulhd e drive bluray, me afiambro ao bixo para maquina de uso regular. :money_mouth:

Main Phone: Sony Xperia S White 32GB | Stock Jelly Bean 4.1.2 | 6.2.B.0.200 Unlocked BL | CWM Recovery by DooMLoRD
Second Phone: HTC Hero G2 running Hero CronosGinger X 2.3.5


#17 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 02 July 2012 - 16:05

:) obrigado pela resposta.
mas entertanto lembrei-me desta de fazer-lhe isto: http://zachariasblog.../project-amilo/
mordeume o bixinho mais geek que há em mim! :D

anyways e nota à ADMIN: não seria mau fazer um espaço no forum, muito alem desta thread para este tipo de projectos e recuperações ;)
vou postar na zona correcta. :)
kudos


A ideia não é má, mas existe pouca informação no fórum sobre este assunto que justifique criar uma secçao nova.
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#18 lemmon

lemmon

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 666 mensagens
  • LocalizaçãoTokyo 3
  • HTC Hero G2, Sony Xperia U

Mensagem publicada 02 July 2012 - 16:15

A ideia não é má, mas existe pouca informação no fórum sobre este assunto que justifique criar uma secçao nova.

ya, mas a ideia era contrariar essa pouca info existente ^^
btw: é pertinente então eu nesta postar o meu projecto e respectivos desenvolvimentos?
kudos

Editado por lemmon, 02 July 2012 - 16:15.

Main Phone: Sony Xperia S White 32GB | Stock Jelly Bean 4.1.2 | 6.2.B.0.200 Unlocked BL | CWM Recovery by DooMLoRD
Second Phone: HTC Hero G2 running Hero CronosGinger X 2.3.5


#19 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 02 July 2012 - 16:49

Se estiver de acordo com o tópico não vejo problema.


Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#20 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 02 July 2012 - 18:03

ya, mas a ideia era contrariar essa pouca info existente ^^
btw: é pertinente então eu nesta postar o meu projecto e respectivos desenvolvimentos?
kudos


Pode não ser.

Ha portateis que fazem artefactos na imagem, e ficam com o problema estavel .

Ha outros em que o problema vai desenvolvendo, e podem nem arrancar, ou mandar crashes.

Outros nem deixam instalar o sistema operativo quando a grafica esta com artefactos.

Ou seja, se precisas de fiabilidade é capaz de ser ma ideia

Se tás mais numa de experiencias, então força :)

#21 lemmon

lemmon

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 666 mensagens
  • LocalizaçãoTokyo 3
  • HTC Hero G2, Sony Xperia U

Mensagem publicada 02 July 2012 - 19:09

Pode não ser.

Ha portateis que fazem artefactos na imagem, e ficam com o problema estavel .

Ha outros em que o problema vai desenvolvendo, e podem nem arrancar, ou mandar crashes.

Outros nem deixam instalar o sistema operativo quando a grafica esta com artefactos.

Ou seja, se precisas de fiabilidade é capaz de ser ma ideia

Se tás mais numa de experiencias, então força :)

má ideia o qu, camarada? não entendi xD
kudos

Main Phone: Sony Xperia S White 32GB | Stock Jelly Bean 4.1.2 | 6.2.B.0.200 Unlocked BL | CWM Recovery by DooMLoRD
Second Phone: HTC Hero G2 running Hero CronosGinger X 2.3.5


#22 civismo

civismo

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 215 mensagens

Mensagem publicada 03 July 2012 - 09:12

estava a dizer que é má opção aproveitares esse portátil com problemas na gráfica para tarefas que exijam fiabilidade, como é o caso de um servidor

#23 RJSC

RJSC

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 mensagens

Mensagem publicada 12 September 2012 - 13:17

Acabei entretanto de savar mais um ecran de 17" LCD do ponto electrão !


Ainda vais tendo sorte por aí! Aqui por Aveiro, já estão todos sob vigilância de seguranças ou câmaras, e no do centro comercial glicínias estão coladas dezenas de cartazes a dizer "Proibido retirar equipamentos".
Já por duas vezes vieram os seguranças ter comigo, obrigaram-me a deixar as coisas lá a ainda me avisaram que ia com sorte por não fazerem queixa à polícia!

É o que dá termos entregue a gestão dos resíduos a entidades privadas que visam o lucro como a Amb3E a a sociedade Ponto Verde!
Até no caso das embalagens, antes da sociedade ponto verde, pagavam-se as garrafas aos consumidores que as entregavam, permitindo assim recuperar algum dinheiro e dando um incentivo. Agora, temos que colocar as garrafas de borla no Ponto Verdes e os senhores ficam com todo o lucro proveniente da venda de vidro que foi comprado com o dinheiro de quem colocou lá as garrafas gratuitamente.
No Brasil, até as latas de alumínio são pagas a quem a entregue, o que faz com que o Brasil esteja no topo da tabela mundial de taxa de reciclagem de embalagens de alumínio, sem ter que gastar dinheiro em campanhas publicitárias, e permitindo ter as ruas limpas, pois as latas que os turistas deitam para o chão, os desempregados apanham para depois receber o dinheiro da entrega.

Depois de ser abordado a primeira vez por um segurança, escrevi para a Amb3E, e recebi a seguinte resposta:

Mail:

Para: Amb3E Geral
Assunto: Retirar Equipamentos do Ponto Electrão para reutilização de componentes

Sou aluno do Curso de Engenharia Electrónica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro. Tenho por hábito retirar componentes de electrodomésticos velhos que têm como destino o lixo para usar em projectos de electrónica, encaminhado os restantes componentes para mim inúteis para os Pontos Electrão. Uma das ultimas vezes estava a retirar um equipamento para reutilizar componentes num projecto de robótica quando fui abordado por um segurança a dizer que não podia retirar equipamentos do Ponto Electrão. Tanto quanto sei, não é ilegal retirar objectos dos contentores de lixo, mas queria ter uma opinião definitiva por parte da amb3e, entidade gestora dos Pontos Electrão. Sendo a amb3e financiada pelos comerciantes e produtores de equipamento electrónico, não advirá risco de falência pelo facto de alguém reutilizar componente, isto para não falar que do ponto de vista ambiental reutilizar é muito melhor que reciclar. A título de exemplo eu reutilizo motores eléctricos dos equipamentos e deposito o restante dos mesmos equipamentos no Ponto Electrão. Tanto quanto sei estes equipamentos serão "fundidos" para material em bruto e não reutilizados, não advindo daí prejuízo pelo facto de alguém reutilizar componentes em vez de lhes dar como destino a reciclagem destrutiva. Desejo saber a vossa posição oficial sobre este assunto e fundamentação legal no caso de não ser permitido reutilizar equipamentos provenientes de contentores de lixo/reciclagem. Com os melhores cumprimentos


Resposta:

Caro Senhor

Compreendo a sua necessidade em aproveitar vários componentes eléctricos e electrónicos para as suas experiências ou outras necessidades que eventualmente tenha. No entanto, não pode, de todo, retirar componentes de REEE (resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos) nem dos Pontos Electrão (PE). O DL 230/2004 de 10/12 é claro. Os REEE devem ser encaminhados inteiros para reciclagem com todos os seus componentes. O DL 178/2006 refere que só operadores licenciados podem manusear resíduos. Por outro lado, a responsabilidade da gestão do REEE, a partir do momento em que é colocado no PE, é da Amb3E. Logo, qualquer acto de subtracção de um resíduo dentro destes PE são considerados como usurpação em propriedade alheia. Sendo a maior parte destes resíduos considerados como perigosos, o seu manuseamento e desmantelamento só pode ser efectuado por operadores licenciados.
Espero assim tê-lo esclarecido.


Ou seja, tudo o que foi posto lá dentro passa a ser propriedade deles, apesar de ter sido pago por quem o depositou!
Qualquer dia ainda somos detidos por tirar de lá alguma coisa e ajudar o ambiente, dando uma segunda vida a algo que teria com destino a trituração e fundição.
Toda a gente sabe que reciclar prejudica mais o ambiente que reparar e reutilizar, pois é preciso gastar energia a triturar e fundir os materiais para fazer novos.

E têm ainda o descaramento aqui:

No entanto, não pode, de todo, retirar componentes de REEE (resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos) nem dos Pontos Electrão (PE).

de dizer que não posso retirar componentes de eletrodomésticos em fim de vida mesmo antes de os colocar Ponto Eletrão (para os senhores não perderem nem um tostão de lucro realizado com material alheio).

Editado por RJSC, 12 September 2012 - 13:27.


#24 ruianast

ruianast

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 975 mensagens
  • Localizaçãoaveiro
  • Samsung Galaxy S III I930

Mensagem publicada 18 September 2012 - 13:57

boas

muito bom topico.
nao sei como nao dei com isto mais cedo.
muito boa ideia/iniciativa
obrigado :)

ruianast
  • civismo gosta disto

#25 lemmon

lemmon

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 666 mensagens
  • LocalizaçãoTokyo 3
  • HTC Hero G2, Sony Xperia U

Mensagem publicada 18 September 2012 - 19:41

Ainda vais tendo sorte por aí! Aqui por Aveiro, já estão todos sob vigilância de seguranças ou câmaras, e no do centro comercial glicínias estão coladas dezenas de cartazes a dizer "Proibido retirar equipamentos".
Já por duas vezes vieram os seguranças ter comigo, obrigaram-me a deixar as coisas lá a ainda me avisaram que ia com sorte por não fazerem queixa à polícia!

É o que dá termos entregue a gestão dos resíduos a entidades privadas que visam o lucro como a Amb3E a a sociedade Ponto Verde!
Até no caso das embalagens, antes da sociedade ponto verde, pagavam-se as garrafas aos consumidores que as entregavam, permitindo assim recuperar algum dinheiro e dando um incentivo. Agora, temos que colocar as garrafas de borla no Ponto Verdes e os senhores ficam com todo o lucro proveniente da venda de vidro que foi comprado com o dinheiro de quem colocou lá as garrafas gratuitamente.
No Brasil, até as latas de alumínio são pagas a quem a entregue, o que faz com que o Brasil esteja no topo da tabela mundial de taxa de reciclagem de embalagens de alumínio, sem ter que gastar dinheiro em campanhas publicitárias, e permitindo ter as ruas limpas, pois as latas que os turistas deitam para o chão, os desempregados apanham para depois receber o dinheiro da entrega.

Depois de ser abordado a primeira vez por um segurança, escrevi para a Amb3E, e recebi a seguinte resposta:

Mail:


Resposta:


Ou seja, tudo o que foi posto lá dentro passa a ser propriedade deles, apesar de ter sido pago por quem o depositou!
Qualquer dia ainda somos detidos por tirar de lá alguma coisa e ajudar o ambiente, dando uma segunda vida a algo que teria com destino a trituração e fundição.
Toda a gente sabe que reciclar prejudica mais o ambiente que reparar e reutilizar, pois é preciso gastar energia a triturar e fundir os materiais para fazer novos.

E têm ainda o descaramento aqui:

de dizer que não posso retirar componentes de eletrodomésticos em fim de vida mesmo antes de os colocar Ponto Eletrão (para os senhores não perderem nem um tostão de lucro realizado com material alheio).

é fazer a coisa á boa e velha maneira black-block ou intifada: cara tapada e roupa descaracterizada. isto ta entregue á bixarada. e quem paga esses seguranças e a video-vigilancia?
kudos
  • fabiopinto gosta disto

Main Phone: Sony Xperia S White 32GB | Stock Jelly Bean 4.1.2 | 6.2.B.0.200 Unlocked BL | CWM Recovery by DooMLoRD
Second Phone: HTC Hero G2 running Hero CronosGinger X 2.3.5