Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Journaling ON/OFF


  • Por favor inicie sessão para responder
28 respostas a este tópico

#1 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 21 December 2011 - 23:48

O que é o Journal.ON.OFF.zip?- O Journal.ON.OFF.zip é um ficheiro que desabilita o journaling nos filesystems do vosso telefone.Quais os filesystems do telefone que têm journaling?Em RFS todos têm journaling. Depois de converter os filesystem com a aplicação ext4 do Chainfire, os filesystems ficam com a seguinte configuração: /system - sem journaling /data - com journaling /dbdata - com journaling /cache - com journaling O filesystem /system não tem journaling depois de convertido para ext4 porque como é um filesystem em modo read-only, faz sentido que assim seja.Na minha opinião outro filesystem que não justifica journaling é o /cache pela natureza da sua função, onde a os dados são temporários.Quais as desvantagens de não ter journaling nos filesystems?- A principal desvantagem de não ter journaling nos filesystems é a perda de dados, porque o filesystem fica sem o mecanismo do journaling para recuperar o mesmo em caso de falha.Quais as possíveis vantagens de não ter journaling nos filesystems?- Maior rapidez na escrita de informação, e menor consumo de energia.Quem deve usar o Journal.ON.OFF.zip?- Ninguém.Quem nem sequer deve pensar usar o Journal.ON.OFF.zip?- Quem usa OC e UV.Como desabilitar o journaling nos filesystems?- Para além do referido ficheiro, o Journal.ON.OFF.zip, é necessário que existam os seguintes ficheiros em /sdcard/Journal: * CACHENJ * DATANJ * DBDATANJA ausência dos referidos ficheiros faz com que os filesystems fiquem com journaling, o que também serve para reverter o processo de remoção de journaling.Depois é só aplicar o ficheiro Journal.ON.OFF.zip na CWM recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery.Quem desejar experimentar, por sua conta e risco, não se esqueça de efectuar em primeiro lugar um backup da informação. Deixem feedback sobre o aumento da performance e/ou aumento da autonomia.Link:- Journal.ON.OFF.zipEDIT: De momento estou a usar todos os filesystems sem journaling.
  • AustAdmilk, Rebdert, Kelorance e 4 outros gostam disto

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#2 AloneAndSad

AloneAndSad

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 258 mensagens

Mensagem publicada 22 December 2011 - 01:12

Cheguei a este ponto e fiquei... confuso...!!????!?!?!?!??!?!?!

....Quem deve usar o Journal.ON.OFF.zip?- Ninguém....EDIT: De momento estou a usar todos os filesystems sem journaling.


Nokia 1100 :-p

#3 jmlopes

jmlopes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 247 mensagens
  • LocalizaçãoBraga

Mensagem publicada 22 December 2011 - 09:42

Cheguei a este ponto e fiquei... confuso...!!????!?!?!?!??!?!?!

....Quem deve usar o Journal.ON.OFF.zip?- Ninguém....EDIT: De momento estou a usar todos os filesystems sem journaling.

:)Eu também fiquei algo confuso...

#4 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 22 December 2011 - 10:17

Bom dia,Em boa consciência não posso recomendar desabilitar o journaling, porque cada telefone é um telefone e cada utilizador é um utilizador.Desabilitar o journaling na /cache não traz desvantagens porque a informação é temporária, logo o risco de perda de informação útil é quase nulo. Na /cache desabilitar o journaling tem o benefício de recuperar 4MB de espaço que pode ser muito útil para a instalação de aplicações maiores via Market.Num telefone estável, onde não existem interrupções abrutas do funcionamento, ie, crashes ou falhas de energia, desabilitar o journaling pode constituir um risco mínimo A inexistência de journaling poupa um grande número de escritas nas memórias e que por sua vez poupa energia e aumenta a resposta do telefone. No entanto a decisão cabe a cada utilzador.Um abraço.

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#5 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 mensagens
  • hammerhead

Mensagem publicada 22 December 2011 - 11:26

Penso que já tinha visto este termo na thread do Galaxian... Na altura deu direito a alguns desentendimentos entre os users, precisamente pelo facto de poder não ser bom para todos.Acho que, tendo OC e UV, vou deixar-me estar no meu canto. :(
Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#6 Kintas

Kintas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 54 mensagens

Mensagem publicada 23 December 2011 - 00:52

Pelo que consegui entender do ficheiro "Journal.ON.OFF.zip", apenas são feitas as alterações se for detectado que o fileSystem é Ext4. No 1º Post disseste que os FileSystems em RFS têm todos journaling. Mas é possivel desactivar? Ou esta opção só esta disponivel para Ext4?

#7 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 23 December 2011 - 09:46

Pelo que consegui entender do ficheiro "Journal.ON.OFF.zip" apenas são feitas as alterações se for detectado que o fileSystem é Ext4. No 1º Post disseste que os FileSystems em RFS têm todos journaling. Mas é possivel desactivar? Ou esta opção só esta disponivel para Ext4?

Bom dia,A desactivação do journaling é apenas para sistemas de ficheiros em ext4.Um abraço.
  • Kintas gosta disto

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#8 Kintas

Kintas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 54 mensagens

Mensagem publicada 24 December 2011 - 15:43

Boa Tarde One,Como é que temos a certeza que ficamos com o Journaling desactivado?

#9 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 mensagens
  • hammerhead

Mensagem publicada 24 December 2011 - 17:40

Boa Tarde OneComo é que temos a certeza que ficamos com o Journaling desactivado?

Suponho que basta teres os seguintes ficheiros no sdcard/Journal ... Não?

Como desabilitar o journaling nos filesystems?- Para além do referido ficheiro o [b']Journal.ON.OFF.zip[/b], é necessário que existam os seguintes ficheiros em /sdcard/Journal: * CACHENJ * DATANJ * DBDATANJA ausência dos referidos ficheiros faz com que os filesystems fiquem com journaling, o que também serve para reverter o processo de remoção de journaling.Depois é só aplicar o ficheiro Journal.ON.OFF.zip na CWM recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery.


Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#10 Kintas

Kintas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 54 mensagens

Mensagem publicada 24 December 2011 - 18:18

Penso que não Dark_Sorcerer. Pelo que entendi do Post do One, temos que criar ou remover os ficheiros para desabilitar ou activar o Journaling.

Como desabilitar o journaling nos filesystems? - Para além do referido ficheiro o Journal.ON.OFF.zip, é necessário que existam os seguintes ficheiros em /sdcard/Journal: * CACHENJ * DATANJ * DBDATANJ A ausência dos referidos ficheiros faz com que os filesystems fiquem com journaling, o que também serve para reverter o processo de remoção de journaling.Depois é só aplicar o ficheiro [b']Journal.ON.OFF.zip[/b] na CWM recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery.

Mesmo assim, estive a dar uma vista de olhos ao Script e penso que existe um erro nas indicações do One, já lhe enviei um PM para ele validar.A ser verdade o que entendi, fiz uns scripts para usar no SGS Tools, que faz a criação/remoção destes ficheiro. Já passei esses Scripts ao One e terei todo o gosto em partilhar com o resto da comunidade, quando tiver as minhas duvidas esclarecidas.Não vale a pena estar a partilhar algo que pode estar errado :laugh:

#11 Kintas

Kintas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 54 mensagens

Mensagem publicada 24 December 2011 - 19:00

Boas Pessoal,Já descobri como é que se consegue verificar se temos o Journal Activo ou não.Aqui fica a receita: 1 - Fazer download do ficheiro tune2fs (http://www.wuala.com...s/Android/Apps/)2 - Passar este ficheiro para o directorio /data do telemovel. ( E como é que faço isso? )2.1 - adb' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=ADB']adb root2.2 - adb' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=ADB']adb push tune2fs /data/3 - adb' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=ADB']adb shell (Para entrar na linha de comando do telemovel)4 - mount | grep ext4 (Para saber qual o caminha para cada um dos fileSystems)Quando executarem este comando devem obter algo deste genero:/dev/block/stl9 on /system type ext4 (ro,noatime,nodiratime,barrier=1,data=ordered,noauto_da_alloc)/dev/block/mmcblk0p2 on /data type ext4 (rw,nosuid,nodev,noatime,nodiratime,barrier=1,data=ordered,noauto_da_alloc)/dev/block/stl10 on /dbdata type ext4 (rw,nosuid,nodev,noatime,nodiratime,barrier=0,nodelalloc,data=ordered,noauto_da_alloc)/dev/block/stl11 on /cache type ext4 (rw,nosuid,nodev,noatime,nodiratime,barrier=1,data=writeback,noauto_da_alloc)O que esta a Bold é a informação importante.5 - Para obter a informação se o nosso fileSystem esta com o Journaling activo ou não, temos que usar o tune2fs da seguinte maneira:/data/tune2fs -l FileSystem | grep featuresonde FileSystem é a informação a Bold no ponto 4.Usando este comando para o fileSystem Cache:/data/tune2fs -l /dev/block/stl11| grep featuresVamos obter uma linha semelhante a esta:Filesystem features: dir_index filetype extent flex_bg sparse_super uninit_bg dir_nlink extra_isizeSe esta linha tiver o texto has_journal, significa que o Journaling esta desactivado.No meu caso o fileSystem Cache não tem Journaling.Se executar o mesmo comando para o FileSystem Data:/data/tune2fs -l /dev/block/mmcblk0p2 | grep featurese o resultado, no meu caso é:Filesystem features: has_journal dir_index filetype needs_recovery extent flex_bg sparse_super uninit_bg dir_nlink extra_isizePortanto, para o fileSystem Data tenho o Journaling activo.Espero que esta informação seja util ;)Qualquer duvida, avisem
  • on.one gosta disto

#12 kosta2121

kosta2121

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 645 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • HTC M8

Mensagem publicada 27 December 2011 - 15:48

Boa tarde.Já há feedback em relação a esta opção? Estou com o journaling desactivado no sgs2 mas até agora ainda não posso dar feedback concreto. Mas para activar no sgs1 basta aplicar o ficheiro Journal.ON.OFF.zip? É que não percebi bem o guia de instalação, peço desculpa. No sgs2 é mais fácil pq o kernel tem essa opção.Obrigado desde já.

#13 Kintas

Kintas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 54 mensagens

Mensagem publicada 27 December 2011 - 20:15

Boas kosta2121,Ainda não tive nenhuma resposta do ONE, contudo, como consegui desactivar o Journaling na minha partição de Cache vou assumir que o que fiz foi o correcto.Para aplicares isto ao SGS 1, tem que criar, tal como o ONE disse no Post dele, os seguinte ficheiros: * CACHENJ * DATANJ * DBDATANJAgora, em vez de os criares na Pasta que o One refere, deves criar na pasta /sdcard/OnePT/Journal. A existencia destes ficheiros faz com que a partição correspondente fique sem Journaling.Por isso, só necessitas de criar os ficheiros referentes as partições onde queres desactivar o Journaling. Após a criares os ficheiros basta aplicares o Journal.ON.OFF.zip pela CWM.

#14 lucianojob

lucianojob

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 586 mensagens

Mensagem publicada 27 December 2011 - 21:29

Boas kosta2121Ainda não tive nenhuma resposta do ONE, contudo, como consegui desactivar o Journaling na minha partição de Cache vou assumir que o que fiz foi o correcto.Para aplicares isto ao SGS 1, tem que criar, tal como o ONE disse no Post dele, os seguinte ficheiros: * CACHENJ * DATANJ * DBDATANJAgora, em vez de os criares na Pasta que o One refere, deves criar na pasta /sdcard/OnePT/Journal. A existencia destes ficheiros faz com que a partição correspondente fique sem Journaling.Por isso, só necessitas de criar os ficheiros referentes as partições onde queres desactivar o Journaling. Após a criares os ficheiros basta aplicares o Journal.ON.OFF.zip pela CWM.

Na minha pasta não existem esses ficheiros, como é que os criamos?

#15 Kintas

Kintas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 54 mensagens

Mensagem publicada 27 December 2011 - 22:45

Boas,Tens varias maneiras de fazer a criação desses ficheiros.Se quiseres uma maneira geek, usa o adb ou mesmo um terminal instalado no teu aparelho.Se quiseres uma forma mais normal e facil, usa um Explorador qualquer (eu uso o ES Explorer).Os ficheiros não têm qualquer conteudo, alias, esses ficheiros apenas sevem para o Script do ONE verificar se queres activar/desactivar o Journaling.Não te esqueças que, a existencia de ficheiros significa desactivar o Journaling.

#16 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 27 December 2011 - 23:18

Boas kosta2121Ainda não tive nenhuma resposta do ONE, contudo, como consegui desactivar o Journaling na minha partição de Cache vou assumir que o que fiz foi o correcto.Para aplicares isto ao SGS 1, tem que criar, tal como o ONE disse no Post dele, os seguinte ficheiros: * CACHENJ * DATANJ * DBDATANJAgora, em vez de os criares na Pasta que o One refere, deves criar na pasta /sdcard/OnePT/Journal. A existencia destes ficheiros faz com que a partição correspondente fique sem Journaling.Por isso, só necessitas de criar os ficheiros referentes as partições onde queres desactivar o Journaling. Após a criares os ficheiros basta aplicares o Journal.ON.OFF.zip pela CWM.

Boa noite Kintas,Os procedimentos que efectuaste são correctos e a observação que fizeste à localização dos ficheiros é absolutamente correcta.Obrigado pelos scripts que criaste para o SGSTools. São muito úteis para criar as flags necessárias.Um forte abraço.EDIT: Algum feedback sobre desabilitar do journaling?

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#17 Kintas

Kintas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 54 mensagens

Mensagem publicada 28 December 2011 - 10:24

Tal como prometido, e após o ONE ter validado as minhas duvidas, aqui ficam os scripts para usar no SGS Tools.http://www.wuala.com...as/Android/One/

#18 lucianojob

lucianojob

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 586 mensagens

Mensagem publicada 28 December 2011 - 11:06

Tal como prometido e após o ONE ter validado as minhas duvidas, aqui ficam os scripts para usar no SGS Tools.[url']http://www.wuala.com/Kintas/Android/One/[/url]

Qual é o procedimento, agora que existem esses scripts? Fazemos o download e copiamos para que pasta?Aplicamos via sgs tools? E quais é que aplicamos?Quando é q instalamos o ficheiro disponibilizado pelo ONE no 1.º post?Obrigado

#19 Kintas

Kintas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 54 mensagens

Mensagem publicada 28 December 2011 - 11:33

Estes scripts apenas evitam ter que se criar os ficheiros à mão.Assim sendo, o procedimento deverá ser:1º - Fazer Download dos Script e coloca-los na pasta /sdcard/sgstools/2º - Entrar no SGS Tools e correr os Scripts que queremos3º - Entrar na CWM e aplicar o Zip do ONENo Link disponibilizado existem 8 Scripts: Script's para Partição Cache - Journal_Off_Cache.Para_Script_ONE.PT.q.txt - Elimina a Flag CACHENJ, isto é, prepara o Sistema para Desctivar o Journaling apenas na partição Cache. - Journal_On_Cache.Para_Script_ONE.PT.q.txt - Cria a Flag CACHENJ, isto é, prepara o Sistema para Activar o Journaling apenas na partição Cache. Script's para Partição Data - Journal_Off_Data.Para_Script_ONE.PT.q.txt - Elimina a Flag DATANJ, isto é, prepara o Sistema para Desctivar o Journaling apenas na partição Data. - Journal_On_Data.Para_Script_ONE.PT.q.txt - Cria a Flag DATANJ, isto é, prepara o Sistema para Activar o Journaling apenas na partição Data. Script's para Partição DBData - Journal_Off_DbData.Para_Script_ONE.PT.q.txt - Elimina a Flag DBDATANJ, isto é, prepara o Sistema para Desctivar o Journaling apenas na partição DBData. - Journal_On_DbData.Para_Script_ONE.PT.q.txt - Cria a Flag DBDATANJ, isto é, prepara o Sistema para Activar o Journaling apenas na partição DBData. Script's para Todas Partição - Journal_Off.Para_Script_ONE.PT.q.txt - Elimina todas as Flag's, isto é, prepara o Sistema para Desctivar o Journaling em todas as Partições. - Journal_On.Para_Script_ONE.PT.q.txt - Cria todas as Flag's, isto é, prepara o Sistema para Activar o Journaling em todas as Partições.
  • on.one e parrekito gosta disto

#20 lucianojob

lucianojob

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 586 mensagens

Mensagem publicada 28 December 2011 - 11:35

Estes scripts apenas evitam ter que se criar os ficheiros à mão.Assim sendo o procedimento deverá ser:1º - Fazer Download dos Script e coloca-los na pasta /sdcard/sgstools/2º - Entrar no SGS Tools e correr os Scripts que queremos3º - Entrar na CWM e aplicar o Zip do ONENo Link disponibilizado existem 8 Scripts: [b']Script's para Partição Cache[/b] - Journal_Off_Cache.Para_Script_ONE.PT.q.txt - Elimina a Flag CACHENJ, isto é, prepara o Sistema para Desctivar o Journaling apenas na partição Cache. - Journal_On_Cache.Para_Script_ONE.PT.q.txt - Cria a Flag CACHENJ, isto é, prepara o Sistema para Activar o Journaling apenas na partição Cache. Script's para Partição Data - Journal_Off_Data.Para_Script_ONE.PT.q.txt - Elimina a Flag DATANJ, isto é, prepara o Sistema para Desctivar o Journaling apenas na partição Data. - Journal_On_Data.Para_Script_ONE.PT.q.txt - Cria a Flag DATANJ, isto é, prepara o Sistema para Activar o Journaling apenas na partição Data. Script's para Partição DBData - Journal_Off_DbData.Para_Script_ONE.PT.q.txt - Elimina a Flag DBDATANJ, isto é, prepara o Sistema para Desctivar o Journaling apenas na partição DBData. - Journal_On_DbData.Para_Script_ONE.PT.q.txt - Cria a Flag DBDATANJ, isto é, prepara o Sistema para Activar o Journaling apenas na partição DBData. Script's para Todas Partição - Journal_Off.Para_Script_ONE.PT.q.txt - Elimina todas as Flag's, isto é, prepara o Sistema para Desctivar o Journaling em todas as Partições. - Journal_On.Para_Script_ONE.PT.q.txt - Cria todas as Flag's, isto é, prepara o Sistema para Activar o Journaling em todas as Partições.

Ok. Muito oBRIGADOa ideia é desactivar tudo (OFF), certo?

#21 Kintas

Kintas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 54 mensagens

Mensagem publicada 28 December 2011 - 11:38

Lucianojob,Isso é uma opção de cada 1. O desactivar o Journaling tem vantagens e desvantagens, tal como o ONE referiu.No meu caso, apenas desactivei o Journaling da partição Cache, já o ONE desactivou em todas as partições.
  • lucianojob gosta disto

#22 lucianojob

lucianojob

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 586 mensagens

Mensagem publicada 28 December 2011 - 12:08

LucianojobIsso é uma opção de cada 1. O desactivar o Journaling tem vantagens e desvantagens, tal como o ONE referiu.No meu caso, apenas desactivei o Journaling da partição Cache, já o ONE desactivou em todas as partições.

Ok. Já percebi.Vou fazer off a todos tal como o ONE.Se alguma coisa correr mal, existe hipótese de voltar atrás?

#23 Kintas

Kintas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 54 mensagens

Mensagem publicada 28 December 2011 - 12:14

Claro, basta corres o Script "...ON..." para voltar a activar o Journaling.
  • lucianojob gosta disto

#24 parrekito

parrekito

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 204 mensagens
  • LocalizaçãoPorto, Portugal
  • Samsung Galaxy SIII

Mensagem publicada 28 December 2011 - 17:59

Boa tardeJá activei os scripts, todos off! Agora vamos la ver como o SGS se vai portar... mais tarde deixo feed-back.

#25 ivocooper

ivocooper

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 89 mensagens

Mensagem publicada 28 December 2011 - 20:24

Já activei os scripts todos off! Agora vamos la ver como o SGS se vai portar... mais tarde deixo feed-back.

"Same here..."Vamos lá ver como se porta agora... :laugh: