Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[GUIA] - Como Reparticionar a Memoria


  • Por favor inicie sessão para responder
29 respostas a este tópico

#1 pmcs86

pmcs86

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 172 mensagens

Mensagem publicada 18 October 2011 - 03:46

Boas Sei que isto já está no link do Ultimate GUIDE mas como está a encaminhar para outro site e nao está bem explicado a meu ver decidi fazer este topico para ajudar quem pretender reparticionar a sua memoria e retirar memoria do SD Interno para a disponibilizar para as aplicações sendo esse um dos grandes problemas do android mas que com o nosso telemovel nao se coloca uma vez que o mesmo tem de facto muito espaço. Espero que vos ajude. Existem pela internet alguns relatos de pessoas que tiveram problemas a voltar á partição de origem no entanto só necessitam de o fazer caso necessitem de enviar o tel para a garantia visto que não é necessario efectuar este procedimento sempre que flasharem uma nova ROM uma vez que o mesmo é assumido sempreComprovado que ao voltar para a partição de origem tem mandar o telemovel para reparação visto nao haver qq solução e o telemovel ficar mesmo avariado uma vez que a placa interna fica queimada... No meu caso a TMN ainda trocou o telemovel já que ele nao iniciava mesmo mas se calhar eles já toparam isto e podem nao voltar a trocar equipamentos com estes sintomas... Fica o aviso...Não me responsabilizo por qualquer dano que o vosso telemóvel possa sofrer durante este processo. Cada passo e instrução por vocês seguida é de vossa inteira responsabilidade.Links Para Download dos Ficheiros NecessariosPara reverter e voltar a memoria de origem600Mb para DADOS + 2GB De SD Interno: http://www.mediafire...x72e6p4hvo3adhjPara particionar a memoria para1.2G para DADOS + 1.46G de SD INTERNO: http://www.mediafire...dyz4uqz5a30cypyPara Customizar a Memoria a Vosso Gosto: http://www.mediafire...m1nqg1y4gp5szp5Só para quem pretender valores diferentes do que os que o ficheiro inicial temComo Customizar a Memoria: 1: Fazer Download dos Ficheiros de Particionar a Memoria e Costumizção da Memoria2: Abrir o Ficheiro que fizeram o Download que vai ter o nome: custpartition_en.zip3: Abrir o Ficheiro com o nome: custpartition.batVai abrir esta janela: [attachment=4858]Customize1.png[/attachment]Onde diz Type Size vao colocar o valor em MB que querem que a vossa memoria de dados tenhaCarregam em ENTER e aparecerá a seguinte [attachment=4859]Customize2.png[/attachment]Com esta operação foi criado para a pasta onde tem o custpartition_en.zip o seguinte ficheiro: [attachment=4860]Customize3.png[/attachment]4: Abrir o ficheiro partition.zip e em seguida extrair para uma pasta á vossa escolha5: Colar o ficheiro partition dentro da pasta extraida e voltar a zipar a pasta com o winrar ou outro programa6: Colocar o ficheiro zipado na Raiz do SD CARD EXTERNOTodos os dados que estiverem no SD interno deve ser feito Back UP uma vez que o mesmo será formatado durante o reparticionamento da memoria. Apos o procedimento anterior faremos o seguinte: 1. Desativar APP2SD, DATA2EXT, SWAP. (Se tiver)2. Entrar no ClockworkMod' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Cwm']ClockworkMod sem fazer wipes e ir a Install zip from SD CARD e selecionar o ficheiro partition.zip3. Depois de instalado ir á opção ADVANCED e selecionar REBOOT RECOVERY4. Apos entrar de novo na recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery voltam a flashar o mesmo ficheiro sem wipes 5. Apos a instalação fazer REBOOT SYSTEM NOWE está feito. Todos os dados que estavam na memoria interna do telefone foram mantidos e a memoria estará maior tal e qual voces pretendiam.Espero ter ajudado e qq duvida perguntemFONTE: http://android.modac...artitions-size/
  • Some Dude, DroidBoy, kapa e 3 outros gostam disto

#2 WhiT3Kr0w

WhiT3Kr0w

    Master

  • Administradores
  • 3316 mensagens
  • LocalizaçãoUK
  • Nexus 5, Nexus 10, S2

Mensagem publicada 18 October 2011 - 08:57

Obrigado pelo share. Já agora, os links que meteste não estão corretos.
Chat/ajuda do fórum: http://l.androidpt.com/chat
Usem a pesquisa por favor. Não insiram perguntas que já foram respondidas inúmeras vezes.
Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda e não criem posts desnecessários.


Carpe diem quam minimum credula postero.

#3 pmcs86

pmcs86

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 172 mensagens

Mensagem publicada 18 October 2011 - 12:49

Obrigado pelo share. Já agora os links que meteste não estão corretos.

Links Corrigidos

#4 DroidBoy

DroidBoy

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 510 mensagens

Mensagem publicada 18 October 2011 - 16:09

Boas Sei que isto já está no link do Ultimate GUIDE mas como está a encaminhar para outro site e nao está bem explicado a meu ver decidi fazer este topico para ajudar quem pretender reparticionar a sua memoria e retirar memoria do SD Interno para a disponibilizar para as aplicações sendo esse um dos grandes problemas do android mas que com o nosso telemovel nao se coloca uma vez que o mesmo tem de facto muito espaço. Espero que vos ajude. Não me responsabilizo por qualquer dano que o vosso telemóvel possa sofrer durante este processo. Cada passo e instrução por vocês seguida é de vossa inteira responsabilidade.Links Para Download dos Ficheiros NecessariosPara reverter e voltar a memoria de origem600Mb para DADOS + 2GB De SD Interno: http://www.mediafire...x72e6p4hvo3adhjPara particionar a memoria para1.2G para DADOS + 1.46G de SD INTERNO: http://www.mediafire...dyz4uqz5a30cypyPara Customizar a Memoria a Vosso Gosto: http://www.mediafire...m1nqg1y4gp5szp5Só para quem pretender valores diferentes do que os que o ficheiro inicial temComo Customizar a Memoria: 1: Fazer Download dos Ficheiros de Particionar a Memoria e Costumizção da Memoria2: Abrir o Ficheiro que fizeram o Download que vai ter o nome: custpartition_en.zip3: Abrir o Ficheiro com o nome: custpartition.batVai abrir esta janela: [attachment=4858]Customize1.png[/attachment]Onde diz Type Size vao colocar o valor em MB que querem que a vossa memoria de dados tenhaCarregam em ENTER e aparecerá a seguinte [attachment=4859]Customize2.png[/attachment]Com esta operação foi criado para a pasta onde tem o custpartition_en.zip o seguinte ficheiro: [attachment=4860]Customize3.png[/attachment]4: Abrir o ficheiro partition.zip e em seguida extrair para uma pasta á vossa escolha5: Colar o ficheiro partition dentro da pasta extraida e voltar a zipar a pasta com o winrar ou outro programa6: Colocar o ficheiro zipado na Raiz do SD CARD EXTERNOTodos os dados que estiverem no SD interno deve ser feito Back UP uma vez que o mesmo será formatado durante o reparticionamento da memoria. Apos o procedimento anterior faremos o seguinte: 1. Desativar APP2SD DATA2EXT, SWAP. (Se tiver)2. Entrar no ClockworkMod' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Cwm']ClockworkMod sem fazer wipes e ir a Install zip from SD CARD e selecionar o ficheiro partition.zip3. Depois de instalado ir á opção ADVANCED e selecionar REBOOT RECOVERY4. Apos entrar de novo na recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery voltam a flashar o mesmo ficheiro sem wipes 5. Apos a instalação fazer REBOOT SYSTEM NOWE está feito. Todos os dados que estavam na memoria interna do telefone foram mantidos e a memoria estará maior tal e qual voces pretendiam.Espero ter ajudado e qq duvida perguntem[b']FONTE: [/b] http://android.modac...artitions-size/

Grande tópico, faltava um assim em português!Já agora, devias dizer que há muitas pessoas que tiveram problemas em voltar às partições originais.
  • pmcs86 e brunopintoslb gosta disto

#5 pmcs86

pmcs86

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 172 mensagens

Mensagem publicada 18 October 2011 - 19:45

Lol obrigado pela dica... Essa parte nao sabia mas já actualizei o topico

#6 Some Dude

Some Dude

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens
  • LocalizaçãoCoimbra
  • Nexus 5x Stock 8.1

Mensagem publicada 18 October 2011 - 20:46

Obrigado pela explicação. Só fiquei com dúvida neste ponto. Como devo fazer isto?

Apos o procedimento anterior faremos o seguinte: 1. Desativar APP2SD DATA2EXT, SWAP. (Se tiver)


Put yourself at stick!

#7 pmcs86

pmcs86

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 172 mensagens

Mensagem publicada 18 October 2011 - 21:50

[quote name="Some Dude" post=238130]Obrigado pela explicação. Só fiquei com dúvida neste ponto. Como devo fazer isto?[quote name='"pmcs86" post=237817]Apos o procedimento anterior faremos o seguinte: 1. Desativar APP2SD DATA2EXT' date=' SWAP. (Se tiver)[/quote'][/quote]Eu quando fiz desistalei mesmo a aplicação para nao haver erros mas nao sei se há mais alguma forma mais eficaz...EDIT: Ao desligares o telemovel ela fica desactiva por defeito por isso nao tens que te preocupar... Para testar fiz um novo reparticionamento para ficar com mais memoria eheh...
  • Some Dude gosta disto

#8 peidof

peidof

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens

Mensagem publicada 22 October 2011 - 13:13

pois eu sou um daqueles que teve problemas... fiz isso e ficou fixe mas depois quis por normal e agora so me detecta o "cartao" interno de 2g .. o cartao externo nao me detecta e se o tirar fora deixa de detectar o interno .. ora fdx

#9 pmcs86

pmcs86

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 172 mensagens

Mensagem publicada 23 October 2011 - 17:06

pois eu sou um daqueles que teve problemas... fiz isso e ficou fixe mas depois quis por normal e agora so me detecta o "cartao" interno de 2g .. o cartao externo nao me detecta e se o tirar fora deixa de detectar o interno .. ora fdx

Pois nao sei como te ajudar...

#10 pmcs86

pmcs86

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 172 mensagens

Mensagem publicada 23 October 2011 - 17:41

pois eu sou um daqueles que teve problemas... fiz isso e ficou fixe mas depois quis por normal e agora so me detecta o "cartao" interno de 2g .. o cartao externo nao me detecta e se o tirar fora deixa de detectar o interno .. ora fdx

Pois nao sei como te ajudar...

Mas volta a reparticionar a memoria a ver se resolve se nao resolver só mesmo enviandos para a garantia...

#11 brunopintoslb

brunopintoslb

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 3 mensagens

Mensagem publicada 01 December 2011 - 09:59

Grande Tópico, finalmente conseguir fazer isto :) obrigado

#12 kari0ca

kari0ca

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 150 mensagens

Mensagem publicada 01 December 2011 - 17:14

pois eu sou um daqueles que teve problemas... fiz isso e ficou fixe mas depois quis por normal e agora so me detecta o "cartao" interno de 2g .. o cartao externo nao me detecta e se o tirar fora deixa de detectar o interno .. ora fdx

Pois nao sei como te ajudar...

Mas volta a reparticionar a memoria a ver se resolve se nao resolver só mesmo enviandos para a garantia...

Alguem ja testou particionar de uma forma e depois voltar ao valor de origem?

#13 pmcs86

pmcs86

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 172 mensagens

Mensagem publicada 02 December 2011 - 01:09

pois eu sou um daqueles que teve problemas... fiz isso e ficou fixe mas depois quis por normal e agora so me detecta o "cartao" interno de 2g .. o cartao externo nao me detecta e se o tirar fora deixa de detectar o interno .. ora fdx

Pois nao sei como te ajudar...

Mas volta a reparticionar a memoria a ver se resolve se nao resolver só mesmo enviandos para a garantia...

Alguem ja testou particionar de uma forma e depois voltar ao valor de origem?

Eu testei isso mas o meu telemovel já estava com problemas e depois foi para a garantia visto ter queimado a placa interior... Agora nao sei se teve a ver com isso se foi alguma coisa mais grave...

#14 joao pestana

joao pestana

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 28 mensagens

Mensagem publicada 04 December 2011 - 06:36

Alguém sabe se posso instalar o 2.3 oficial com as partições alteradas? Ou tenho que voltar as partições com os tamanhos de origem? Não quero brikar o telemóvel...

#15 breakzord

breakzord

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 55 mensagens

Mensagem publicada 04 December 2011 - 17:02

a pessoa que faz os updates do CM7 ficou com o X5 dele estragado por causa disso. pelo menos foi o que um user disse, que foi ao meter a 2.3 oficial

#16 joao pestana

joao pestana

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 28 mensagens

Mensagem publicada 04 December 2011 - 17:04

Pelo que entendi o do Genokolar brickou porque ele tinha Multiboot... mas não tenho a certeza. Há aqui alguém que tenha instalado o 2.3 oficial com as partições alteradas??

#17 World

World

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 29 mensagens

Mensagem publicada 05 December 2011 - 14:11

Eu reparticionei o meu X5 com este zip há algum tempo e até à data não tive nenhum problema.Cumprimentos,Pedro Mateus

#18 joao pestana

joao pestana

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 28 mensagens

Mensagem publicada 05 December 2011 - 20:38

Pois nem eu. Desde que o comprei que o tenho reparticionado. Já experimentei montes de roms e sempre sem qualquer tipo de problema. A única coisa que me preocupa, e que queria ter a certeza é se posso instalar a Gingerbread Beta 1 oficial da Huwaei... O Genokolar bricou o telemovel dele por causa do multiboot, pelo menos foi o que entendi. Mas não haverá problema em instalar com estas partições... se açguém já experimentou que deixe feedback...

#19 helcap06

helcap06

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 172 mensagens

Mensagem publicada 05 December 2011 - 20:55

Pois nem eu. Desde que o comprei que o tenho reparticionado. Já experimentei montes de roms e sempre sem qualquer tipo de problema. A única coisa que me preocupa e que queria ter a certeza é se posso instalar a Gingerbread Beta 1 oficial da Huwaei... O Genokolar bricou o telemovel dele por causa do multiboot, pelo menos foi o que entendi. Mas não haverá problema em instalar com estas partições... se açguém já experimentou que deixe feedback...

eu também tenho a minha com partição mas se bem me lembro existia mais alguma coisa que servia para reverter e voltar para a memoria originalse estão com medo existe maneira de reverter e voltas as ficar com 600Mb/2Gb não é?eu ainda vou esperar mais uns dias pela outra versão visto esta ainda ser beta resolvi esperar e porque também não vou andar todos os dias a trocar de Romestou contente com a minha actualizei ainda não fez 15 dias ainda esta fresquinha, rola bem não tenho qualquer tipo de problemas ate a data por isso vou manter assimmais uns tempos ate estar cansado e ter a certeza que não corro riscos desnecessários cumprimentos

#20 pmcs86

pmcs86

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 172 mensagens

Mensagem publicada 07 December 2011 - 03:25

Pois nem eu. Desde que o comprei que o tenho reparticionado. Já experimentei montes de roms e sempre sem qualquer tipo de problema. A única coisa que me preocupa e que queria ter a certeza é se posso instalar a Gingerbread Beta 1 oficial da Huwaei... O Genokolar bricou o telemovel dele por causa do multiboot, pelo menos foi o que entendi. Mas não haverá problema em instalar com estas partições... se açguém já experimentou que deixe feedback...

Eu instalei a rom oficial e nao tive qq problema com a partição mas depois voltei á CM por opção mas respondendo a tua pergunta nao tive qq problema

#21 Joaocalas

Joaocalas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 67 mensagens

Mensagem publicada 24 December 2011 - 19:07

Boa tarde a todos, tentei reparticionar a memoria, do meu x5...quando fiz instalar a partir do sd correu tudo bem depois fiz o rebbot ao recovery para flashar a segunda vez e não consigo montar o sd (E:Can't mount /sdcard/)......depois disto tentei iniciar o telemóvel e ele fez entrou-me como se fosse ligado a primeira vez...e fica naquele ecrã com o bonequinho do android para carregar nele e iniciar mas não dá para fazer nada......alquem me pode ajudar?

#22 Joaocalas

Joaocalas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 67 mensagens

Mensagem publicada 25 December 2011 - 18:57

:unsure: ninguém me ajudou ate agora e acho que já fiz merda da grossa...agora o meu x5 inicia com ecrâ azul....não consigo entrar no SD interno nem no SD EXterno, apenas consigo entrar na memoria ( a mesma do ecrâ cor de rosa) concluindo alguem sabe a forma de resolver isto? ou vai pa garaantia uma vez que tem factura do dia 12-12-2011?

#23 VuDu

VuDu

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 209 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Samsung Galaxy Nexus

Mensagem publicada 26 December 2011 - 11:01

Que eu saiba a garantia não cobre "merda da grossa" feita pelos utilizadores. Podes é ter sorte de te trocarem na hora por ainda estar dentro dos 15 dias. No entanto, não estás safo de ir para arranjar e descobrirem qual foi a origem do problema.Em todo o caso, quem tem o telemóvel há menos de 15 dias e já o conseguiu "brikar" a aventurar-se modificar a tabela de partições, tem um futuro "promissor"! LoL Boa sorte!O pmcs86 não colocou este aviso em vão:

Não me responsabilizo por qualquer dano que o vosso telemóvel possa sofrer durante este processo. Cada passo e instrução por vocês seguida é de vossa inteira responsabilidade.

Ah e também foi explicito ao alertar que o X5 não precisa destas "maroscas" porque tem memória interna para dar e vender!

decidi fazer este topico para ajudar quem pretender reparticionar a sua memoria e retirar memoria do SD Interno para a disponibilizar para as aplicações sendo esse um dos grandes problemas do android mas que com o nosso telemovel nao se coloca uma vez que o mesmo tem de facto muito espaço.



#24 Joaocalas

Joaocalas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 67 mensagens

Mensagem publicada 26 December 2011 - 15:01

então não há nada a fazer? tem de ir para arranjar? :unsure: :(se eu tentar instalar uma stock rom será que dá ( não consigo aceder à recovery, mas posso colocar a rom no SD e experimentar)...

#25 VuDu

VuDu

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 209 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Samsung Galaxy Nexus

Mensagem publicada 26 December 2011 - 15:29

Dificilmente não conseguirás resolver isso... mas precisas de ler o que o pessoal aqui no fórum partilhou sobre os problemas que tiveram.Ficar à espera que "alguém te ajude" ou te dê a papinha feita, dificilmente resolverá.Pouco interessa onde "não consegues entrar"...neste caso o que é que já tentaste fazer (e não conseguiste ou falhou) para resolver isso?