Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Antevisão/Análise] Sony Ericsson X10i


  • Por favor inicie sessão para responder
20 respostas a este tópico

#1 Coimbra

Coimbra

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 52 mensagens

Mensagem publicada 20 March 2010 - 23:26

O Sony Ericsson X10 foi um telemóvel que me chamou a atenção (e provavelmente a muitos outros) quando foi anunciado. Infelizmente a demora foi tanta e o número de terminais lançados considerável, que o X10 foi sendo esquecido. Nos últimos meses apareceram mais novidades mas que deixavam sempre a ideia que o super telemóvel antes anunciado era agora um telemóvel já ultrapassado em muitos aspectos.O sistema operativo lançado com o X10 seria o "antigo" Android 1.6 e não os mais recentes 2.0, 2.0.1 ou 2.1, o que nos iria privar de várias novas funcionalidades como multi-touch e um bluetooth melhorado. A personalização do SO também já não seria uma novidade uma vez que a HTC já lançou o Sence e a Motorola o Motoblur. Nem mesmo a integração com redes sociais e a capacidade de guardar todos os nossos dados on-line é novidade uma vez que já várias plataformas o fazem (Vodafone 360, Android superior a 2.0, etc).Por estes motivos quando recebi o telefone a excitação não foi tão grande como seria no ano passado nem a expectativa...Antes de continuar convém frisar que o telefone provavelmente ainda não está com a versão final e que é provável que alguns aspectos possam vir a ser melhorados. Tenho vários termos de comparação (HTC Magic, Samsung H1, iPhone, SE Satio e outros) mas infelizmente nenhum outro Android de nova geração. Em relação a estes vou-me basear em análises que li e com ROMs que testei (no Magic).HARDWAREFisicamente este telefone é o mais bonito que conheci. Tem um ar adulto e elegante ao contrario do que acho dos outros Androids que já vi (maioritariamente HTCs). É um telefone grande mas não demasiado e é facilmente utilizável com apenas uma mão. Para além do visor de 4' tem um jack de 3,5mm no centro da parte superior acompanhado por um botão de Power e uma entrada mini-USB tapada com uma tampa. Do lado direito do telefone existem as teclas de volume (e zoom) e também o botão da câmera com dois cliques (para focar e para disparar). Por baixo do écran existem três teclas pela seguinte ordem da esquerda para a direito: menu, home e retroceder. A parte de trás do X10 contém a câmera e o flash. Tem apenas um coluna (com bom som) situada no lado esquerdo.O écran é bom mas não fantástico. O seu tamanho só trás vantagens (e a sua excelente resolução - 480x854) pois melhora a experiência de navegação no browser, nos menus e a visualizar vídeos. O que me faz não o considerar excelente é o facto de este ser TFT e não AMOLED como o Nexus One o e H1. A nível de cor e brilho faz uma grande diferença.Não vou explorar muito mais a nível de hardware pois esses já são dados conhecidos. Vou apenas referir que o X10 já vem com um microSD de 8GB uma vez que este tem uma memória interna de apenas 100MB (mais ou menos).SOFTWAREPassando agora é parte de software, que é sem duvida o ponto mais importante hoje em dia, posso começar por referir que fiquei agradavelmente surpreendido.A primeira configuração é idêntica é dos outros terminais Android variando apenas nalguns aspectos. É nos permitido fazer login na conta GMail, nas redes sociais twitter e facebook, na da Sony Ericsson e do Picasa e escolher com quais fazer a sincronização. É tambem possivel configurar APNs e Wifi. Já nestes menús podemos reparar nas alterações visuais de UI que a SE fez predominantemente em tons de azul. O teclado virtual também é diferente.O teclado tem as teclas bem distribuidas e tem os sinais de pontuação acessiveis sem ter de mudar de página. Infelizmente não tem TX9 em Português mas pode ser por não ser versão final. O grande problema que detectei é que quando clicamos entre duas letras o teclado vibra mas não escreve nada o que faz com que no fim do texto detectemos que faltam letras. A solução encontrada foi com o teclado disponivel no market Smart Keyboard Pro que tem TX9 em Português e em que raramente se falha uma letra.Seguidamente é nos apresentado o HomeScreen que mais uma vez é identico ao Android normal mudando apenas na cor azul, no menu deslizante e nos novos widgets da SE como o TImeScape.Aqui tudo funciona bem e com rapidez vista noutros dispositivos Android. O que difere deste para os outros é que nos é dada a possibilidade de ter outra aplicação como home - a aplicação TimeScape.TIMESCAPEEste tanto pode ser uma aplicação normal ou o substituto do Home. A aplicação em si é muito boa e com excelentes funcionalidades pecando apenas no facto de sofrer de alguma lentidão quando aberta (que no caso de estar como Home significa que sempre que voltam ao ecran inicial ou carregam na tecla Home irão ver a tal lentidão).Neste aplicação temos todas as funcionalidades de telefone e rede sociais mistaradas e organizadas por ordem cronologica. Podemos escolher o que é mostrado e vai desde chamadas, mensagens, facebook, twitter, mail, fotos. musica ouvidas, etc tendo ainda a opção de filtar por tipo. Cada evento é mostrado num genero de cartao que mostra o contacto, inicio de mansagem e foto. Os cartões estao como que empilhados e é possivel fazer scroll para ver os mais antigos. Para mudar o filtro basta andar para o lado. Quando clicamos num cartão este aumenta de modo que podemos ler e/ou ver melhor as informações, podemos tira-lo do TimeScape, clicar novamente para abrir na aplicação correspondente (mensagens, chamadas, facebook, etc) ou clicar no simbolo de infinito. Este simbolo abre um menu onde nos é mostrado todas as informações que tenhamos que estejam relacionadas com o que escolhemos.Caso o TimeScape seja o nosso Home, podemos escolher quatro aplicações para estarem sempre visiveis e podemos então deslizar a barra inferior para aparecer o menu todo (como nos Androids normais). A desvantagem do TimeScape é que sempre que abrimos o menu o telefone tem de carregar as imagens das aplicações que origina alguma lentidão. Isto não acontece caso o Home seja o normal do Android.No topo do ecran esta a nossa ultima mensagem colocada no Facebook ou twitter. Caso cliquemos aí podemos actualizar o nosso estado em qualquer uma das redes sociais (ou nas duas ao mesmo tempo).MEDIASCAPEA outra aplicação chave do X10 é o MediaScape. Neste temos três separadores principais: Musica, Videos e Fotos. Em cada uma delas o menu principal é constituido por categorias em que aparece as miniaturas das fotos, videos ou fotos. Sempre que abrimos a aplicação ou mudamos de separador estas miniaturas tem uns efeitos visuais em que rodopiam no ecran e voltam ao sitio correcto. Quando mudamos de separador, enquando as miniaturas rodopiam estas mudam com as novas. Isto é, ao mudar da musica para os videos as miniaturas das imagens dos albuns mudam para a miniatura de videos para então voltarem ao local correcto já no separador video. Explicar é complicado mas vendo o video fica bastante claro.A categorias nas fotos são: Visualizadas recentementes, tiradas recentemente, favoritos, Facebook e Picasa (sendo estes ultimso os albuns que temos guardados neste serviços).Nos videos é idêntico mas em vez de facebook e picasa temos os mais visualizados e uma lista de videos aleatórios.Para a musica em vez de Facebook e Picasa temos as faixas mais vendidas e as recomendadas da loja online PlayNow da SE.Em cada um dos separadores temos um botão "Mais" que nos leva a um menu normal onde podemos escolher as fotos por albuns ou as tiradas pela camera, escolher musicas por albuns, artistas, genero etc tal como nos filmes.CONCLUSÕESTudo o resto de telefone é Android. Sem tirar nem por. Se o telefone em sim não vos encantou nem as mudanças e adições de software referidas acima, então se já não gostavam dos outros Androids não vão gostar deste.Nos videos demonstrados pela SE vemos que na passagem de separadores no MediaScape e na abertura de aplicações a partir de TimeScape não existe tempo de espera nem ecrans pretos normais entre passagens de programas. Infelizmente na versão que tenho existe tempo de espera (apesar de muito curto) e ecrans pretos (que é normal nos outros telefones). Espero que seja corrigido entretanto pois para mim é algo que dá bastante valor ao UI e coloca o telefone num patamar superior aos outros.Fiquei agradavelmente surpreendido com o telefone e só não o considero o melhor telefone com que já andei por não tem Android 2.0. Caso não demore muito a sair é bem possivel que o super telemovel descrito ha uns meses atras seja mesmo realidade!É uma excelente compra? Não!É uma boa compra? Sim!Pode vir a ser uma excelente compra? Sem dúvida!

#2 Coimbra

Coimbra

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 52 mensagens

Mensagem publicada 20 March 2010 - 23:29

Video sobre o TimeScape:http://www.youtube.com/watch?v=3tIz0ejCQUkVideo sobre o MediaScape:http://www.youtube.com/watch?v=iiZ2DBN6zCM

#3 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 21 March 2010 - 08:13

Excelente artigo, muito boa contribuição para o forum do androidPT. :)Venha mais informação quando tiveres. Talvez uns exemplos de fotos ou videos para atestar a qualidade "it's a Sony" do equipamento.Nota da moderação: foi adicionado um novo tópico ao forum dedicado ao X10.

#4 gandalf027

gandalf027

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 167 mensagens

Mensagem publicada 21 March 2010 - 13:32

Obrigado pela antevisao.Umas perguntas pois estou para substituir o nexus por este.Nao sei se ja tiveste ou exprimentaste um nexus,que tal e a qualidade e volume de som doa ringtones? O do nexus e mto fraquinho.A qualidade de construcao parece.me suberba, confirmas?E por ultimo podemos usar o x10 sem o gui da se como um android normal?Obrigado mais uma vez.

#5 Coimbra

Coimbra

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 52 mensagens

Mensagem publicada 21 March 2010 - 14:24

Ainda não experimentei o Nexus mas posso dizer que o som do X10 é bom. Para além de boa qualidade também é bem audivel.Sim, a qualidade de construção (pelo menos do meu) é muito boa!E sim, podes utilizar o X10 sem o Gui da SE ficando um Android Normal (penso que digo isto na análise).

#6 gandalf027

gandalf027

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 167 mensagens

Mensagem publicada 21 March 2010 - 16:52

So queria mesmo confirmar :)Sempre fui fan da SE e da sua qualidade de contruçao.ainda tenho de ponderar bem, pois o que irei perder de maior relevancia do Nexus para o SE, são os updates regulares e o ecran OLED.

#7 mglraimundo

mglraimundo

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 952 mensagens

Mensagem publicada 21 March 2010 - 21:30

Mas qual é o tamanho total da memória interna afinal? Os 100 MB são livres ou totais?Parece-me um pouco um tiro no pé para futuros updates e para a instalação de aplicações...

#8 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 21 March 2010 - 21:33

firedrops escreveu:

Os 100 MB são livres ou totais?Parece-me um pouco um tiro no pé para futuros updates e para a instalação de aplicações...

Apps2SD FTW :pppate o Nexus ja tem lololol

640k is always be enough



#9 Coimbra

Coimbra

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 52 mensagens

Mensagem publicada 21 March 2010 - 21:36

Afinal disse mal. Tem 1GB de memoria interna!

#10 gandalf027

gandalf027

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 167 mensagens

Mensagem publicada 21 March 2010 - 22:13

Mas será toda utilizavel para apps e games por exemplo?E o meu receio é o suporte que ele vai ter third party ou seja XDa como tenho no Nexus que é uma coisa imbativel.

#11 Coimbra

Coimbra

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 52 mensagens

Mensagem publicada 22 March 2010 - 07:06

Isso tudo depende do número de vendas. Se vender bem, alguem irá fazer root e a partir daí aparece tudo.

#12 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 22 March 2010 - 19:25

Uma vez que temos tópico não posso deixar de colocar aqui o review feito pelo site Engadget. Deixo aqui a conclusão mas indico que deve ser lido o artigo todo:

[...]Even in 2010, high-powered Android devices are still surprisingly difficult to come by. You can basically count the models seriously worth considering on a single hand, and the X10 certainly joins that elite team on the wings of its gigahertz-class Snapdragon core and gorgeous 854 x 480 display that clocks in at a whopping four inches -- a size that bests every other Google-powered phone on the market today (though it certainly won't hold that title for long).Thing is, it's not just about the hardware; when it comes to Android, unless you buy a so-called "Google Experience" device, it's never going to be about the hardware alone. Any company that tries to aggressively skin a mobile platform is going to have issues -- possibly major ones -- on its first iteration. That's a pretty unavoidable reality of engineering, and it's a growing pain that both Blur and Sense have gone through (in fact, you could argue that Blur's still in the thick of that fight). The X10's input problems alone would unfortunately be enough to turn us away from the phone within a few days' use -- we just write way too much email and way too many text messages to deal with a situation like that -- but it feels like these guys are just a few minor tweaks away from a great custom platform that pairs rather beautifully with a phone that easily goes toe-to-toe with the Nexus One.But ultimately, would we actually take this over a Nexus? Give us a few bug fixes, Sony Ericsson -- and a hard date for an Eclair upgrade -- and you might just have a deal on your hands.

Fonte: http://www.engadget....ria-x10-review/

#13 lokypedro

lokypedro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 145 mensagens

Mensagem publicada 28 May 2010 - 21:24

estive com um branquinho na mão e posso dizer que é um super telemovel, para mim a melhor escolha e ainda tem o preço por 425 na optimus ou vodafone ( ecran de 4 ) a primeira vista pareçe grande mas com um na mão voçes bom achar perfeito... muito bom mesmo o que me intrigou foi mesmo o facto de estar com android 1.6 o que é estranho para os dias que correm apesar de estar confirmado a saida de 2.1 ou 2.2 para o fim do ano, outra coisa que me convençe é o facto de ter uma super camara de filmar e fotografar o que para mim faz a diferença para melhor dos htc desire e google nexus ... dou 5 estrelas e é um bom regresso da sony a patamares altos :) :) ;)OBS: já não precissamos de ter um iphone para ter toda a qualidade que a bem da justiça ele tem , estes novos super smartphones não são nadinha em nada inferiores ao iphone muito pelo contrario, pelo menos até a saida do no iphone 4G

#14 ronnie10

ronnie10

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 466 mensagens

Mensagem publicada 29 May 2010 - 15:05

eu gosto mais do preto :cheer: ..mas falta ainda a atualizaçao pra o 2.1 ou 2.2 e falta sobretudo o root..espero q xegue o mais rapido possivel..

#15 Semenkhare

Semenkhare

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 29 mensagens

Mensagem publicada 02 June 2010 - 21:06

Por acaso também curti o preto, quando experimentei o X10... tanto que o comprei! :)Está a ser uma excelente experiência e aprecio sobremaneira a qualidade da câmara (tanto em fotografia como em gravação de vídeo). Superior à experiência que tinha tido com o N97, que já de si tinha uma qualidade muito boa. Venha a actualização para o 2.1 ou 2.2, qualidade de gravação HD e o X10 será o meu telemóvel de eleição por bastante tempo. B)

#16 lokypedro

lokypedro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 145 mensagens

Mensagem publicada 03 June 2010 - 17:39

também ja comprei um desbloqueado mas de cor Preta ( muito bonito )recomendo de longe este smartphone só falta mesmo as actualizações para 2.1 e 2.2 e arranjar uma bolsa para ele...Boas Noticias da sony:According to a latest report, Sony Ericsson is keeping its plans for Android 2.2, also known as Froyo, under wraps for now. The company will be implementing later versions of Android in its products, but at this stage it is early to disclose information about individual products, Sony adds.Mattias Holm, product public relations manager at Sony Ericsson, said via e-mail, “At this stage it is premature to disclose information about individual products.” The company has launched three Android-based phones: the Xperia X10, X10 Mini and X10 Mini Pro. The Xperia X10 has gone on sale in most parts of the world, and the two Mini models are about to hit the market. They will all use versions 1.6 of Android until the fourth quarter when an upgrade to version 2.1 will arrive, the company said May 5.Besides, Sony Ericsson has also added its own flavour to the Android user interface. Sony Ericsson’s UX platform includes Timescape and Mediascape, applications that keep track of and organize messages such as Twitter posts, Facebook updates and text messages, as well as phone calls and multimedia. The UX platform will also be upgraded during the fourth quarter, according to Sony Ericsson.The adding up of the UX platform means it takes longer to upgrade to the newest version of Android, but Sony Ericsson believes that applications such as Timescape and Mediascape is what consumers want as opposed to just specs or vanilla features, according to Holm.For the strategy to succeed, Sony Ericsson will have to upgrade the UX platform at the same frequency that Google upgrades the Android OS, according to Ben Wood, analyst at CCS Insight. That will be a challenge, and maybe it would be better for smartphone vendors with limited resources, like Sony Ericsson and Motorola, to move closer to the standard version of Android, he said.Android version 2.2 comes with improved performance, built-in support for Flash and cloud-to-device messaging, which let users move a browsing session from a PC to a smartphone. RESUMO:o que diz em cima é que vai receber de imediato a actualização para 2.1 e depois 2.2 Froyo e vão sempre actualizar a firmware conforme as actualizações de goggle.A Sony Ericsson anunciou ao mundo que o Sony Ericsson Xperia X10 terá um upgrade de plataforma no final deste ano e isso trará muitas novidades.Haverá upgrade para Android OS versão 2.1 passará a conseguir gravação de vídeo em HD, poderá efectuar uma ligação Wireless via DLNA e haverá algumas melhorias no Timescape e Mediascape.São boas noticias para quem pensar comprar o novo Xperia X10, o telemóvel da Sony Ericsson vai ser como o vinho do porto, vai ficando melhor com o passar do tempo.

#17 lokypedro

lokypedro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 145 mensagens

Mensagem publicada 03 June 2010 - 17:48

já agora para quem quer testar as capacidades do novo x10i pode sempre testar os jogos Gameloft e confirmar que são até mais rapidos do que nas versões iphone mas agora com uma tela de 4*o custos dos jogos originais são media 3 euros mas valem cada euro que custa ( os piratiados dão algumas dores de cabeça para instalar devido ao sony x10 ainda vir com o 1.6 )facil de comprar é só ir a www.gameloft.com seleçionar a opção games para supersmartphones e tem 10 mais recentes carregar comprar , escolher o metodo de pagamento dar o numero de telemovel e ira receber uma sms com um link, depois carregar nesse link e instalar o jogo que contém apenas 1 mega e tal e instala na memória do telefone, quando entrar no jogo vai dizer que vai descarregar o resto do jogo por norma mais 80 megas ou 300 megas mas o porreiro é que instala essa parte do cartão de memória, ocupando assim a nossa "pouca memoria" do telefone ( menos de 2 megas sempre )bem espero ter ajudado :laugh:

#18 D3Mi

D3Mi

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 61 mensagens

Mensagem publicada 03 June 2010 - 19:55

diga-me só uma coisa... alguem aqui comprou este equipamento pela vodafone? vêm com este acessório? : http://www.thesearet...ny_ericsson.png

#19 lokypedro

lokypedro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 145 mensagens

Mensagem publicada 03 June 2010 - 20:49

diga-me só uma coisa... alguem aqui comprou este equipamento pela vodafone? vêm com este acessório? : www.thesearethedroids.com/wp-content/upl...00_sony_ericsson.png

Comprei livre e não trás esse acessorio mas sem com aqueles mais tradicionais , mas realmente na altura ouvi que vinha com sem fios

#20 D3Mi

D3Mi

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 61 mensagens

Mensagem publicada 03 June 2010 - 21:26

é pena se não vem incluido porque era basicamente o que me estava a prender ao terminal. Obrigado pela informação

#21 lokypedro

lokypedro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 145 mensagens

Mensagem publicada 04 June 2010 - 19:05

mas recomendo-te bastante , podes sempre comprar a parte na sony ericsson na secção acessorios