Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Desbloquear pelo IMEI perde garantia?


  • Por favor inicie sessão para responder
28 respostas a este tópico

#1 simon

simon

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens

Mensagem publicada 27 July 2011 - 17:13

Boas,gostaria de saber se desbloquear o telemóvel através do código para o Imei comprado ou adquirido naqueles sites espetaculares, se o telemóvel perde a garantia da operadora.cumprimentos,simon

#2 TvM

TvM

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1919 mensagens

Mensagem publicada 27 July 2011 - 18:27

Depende do modelo.Normalmente nunca implicam por isso pois não tem como saber se vinha ou não livre de fábrica....Mas cada caso é um caso ;)

#3 DUSK

DUSK

    Membro

  • Banidos
  • PipPip
  • 154 mensagens

Mensagem publicada 27 July 2011 - 20:36

Boasgostaria de saber se desbloquear o telemóvel através do código para o Imei comprado ou adquirido naqueles sites espetaculares, se o telemóvel perde a garantia da operadora.cumprimentos,simon

NOP , não perde garantia.... isso é tudo bolex...

#4 simon

simon

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens

Mensagem publicada 29 July 2011 - 09:35

Seria um SGS (optimus) e um LG optimus black P970 (vodafone)Mas nesse caso se não perde ainda bem :) thanks

#5 Adamort

Adamort

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens

Mensagem publicada 05 August 2011 - 21:00

Estava há algum tempo a tentar esclarecer esta dúvida, mas fiquei algo baralhado com o que ouvi.Comprei recentemente um Huawei Ideos X5 pela TMN, no entanto eu estou numa rede da concorrência. Quando referi que estava a ponderar desbloquear a uma funcionária da bluestore esta disse-me "Se conhecer algum site que desbloqueia, fica mais barato que por aqui", mas quando perguntei se se perdia a garantia esta disse "Acho que não.". O problema está que já ouvi várias versões, uns dizem que sim outros que não. Dado que o desbloqueio é feito por um código de desbloqueio, obtido pelo IMEI...não vejo a lógica de perder a garantia. No meu caso (tendo em conta a marca e operadora), perderei a garantia? É que para mim (e penso que para qualquer pessoa) a garantia é-me muito importante.Obrigado,Abraço

#6 Carvalheira

Carvalheira

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1031 mensagens
  • LocalizaçãoLeiria
  • Galaxy Ace GT-S5839i

Mensagem publicada 05 August 2011 - 22:22

"Antigamente", quando se comprava um telemovel bloqueado à operadora, se o desbloquea-se, a operadora poderia negar a garantia.Isto porque sabiam de ante mão, que esse aparelho não tinha sido vendido desbloqueado e que se o fizera, fora por outros meios. Aí acusavam o "mau uso" do telemovel com software ilicito.Agora que são "obrigados" a desbloquear os equipamentos, eles não tem forma de saber se já foi vendido assim, ou se mais tarde recorreu ao desbloqueio atraves da mesma.Resposta, não perde a garantia.Ja passei por essa situação, telemovel foi para a garantia e veio impecavel! :dry:
Imagem colocada Born to be Android User! Imagem colocada

#7 Adamort

Adamort

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens

Mensagem publicada 05 August 2011 - 22:43

"Antigamente" quando se comprava um telemovel bloqueado à operadora, se o desbloquea-se, a operadora poderia negar a garantia.Isto porque sabiam de ante mão, que esse aparelho não tinha sido vendido desbloqueado e que se o fizera, fora por outros meios. Aí acusavam o "mau uso" do telemovel com software ilicito.Agora que são "obrigados" a desbloquear os equipamentos, eles não tem forma de saber se já foi vendido assim, ou se mais tarde recorreu ao desbloqueio atraves da mesma.Resposta, não perde a garantia.Ja passei por essa situação, telemovel foi para a garantia e veio impecavel! :dry:

Muito obrigado Carvalehira pela resposta!Eu só não percebi bem uma coisa. A TMN não tem no meu processo de cliente se o meu telemóvel foi desbloqueado? É que visto que quando há uma avaria, temos que levar à loja da TMN, pensei que eles fossem a comprovar no processo se eu desbloqueei pela operadora e, caso vissem que não, "recusar-me" a garantia.Abraço

#8 Carvalheira

Carvalheira

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1031 mensagens
  • LocalizaçãoLeiria
  • Galaxy Ace GT-S5839i

Mensagem publicada 06 August 2011 - 17:21

Muito obrigado Carvalehira pela resposta!Eu só não percebi bem uma coisa. A TMN não tem no meu processo de cliente se o meu telemóvel foi desbloqueado? É que visto que quando há uma avaria temos que levar à loja da TMN, pensei que eles fossem a comprovar no processo se eu desbloqueei pela operadora e, caso vissem que não, "recusar-me" a garantia.Abraço

Uma vez que o desbloqueio agora é "obrigatório", não te podem por qualquer entrave! Mas para ficares mais descansado, vai mesmo a loja e pergunta. Não podem levar a mal por isso, uma vez que estas a ser cauteloso no que diz respeito a preservar a garantia do equipamento! :)
Imagem colocada Born to be Android User! Imagem colocada

#9 Adamort

Adamort

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens

Mensagem publicada 06 August 2011 - 22:02

Uma vez que o desbloqueio agora é "obrigatório" não te podem por qualquer entrave! Mas para ficares mais descansado, vai mesmo a loja e pergunta. Não podem levar a mal por isso, uma vez que estas a ser cauteloso no que diz respeito a preservar a garantia do equipamento! :)

Eu perguntei a vários funcionários de bluestores, mas as respostas foram sempre algo... inconclusivas. Alguns funcionários disseram-me "Eu acho que não interfere o desbloqueio com a garantia...seja feito cá ou fora.", enquanto outros já começaram com a conversa de "Se quer desbloquear e manter a garantia então terá que ser numa loja da TMN.".Daí eu estar a perguntar se eles metem no teu processo de cliente a dizer que desbloqueaste. Se não, então tudo bem, não há forma de provarem que não desbloqueei pela operadora. Mas se fica registado, eles tem provas de que eu desbloqueei sem ser pela operadora, perdendo a garantia, não?Abraço

#10 mmarkues

mmarkues

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 110 mensagens

Mensagem publicada 07 August 2011 - 10:59

na campanha que a Optimus fez em Dezembro, quando me desbloquearam o ZTE deram um comprovativo de desbloqueio efectuado por eles.não sei ao certo se isto é condição necessária quando se envia para a garantia ou se dá para dizer que não sabes do documento, agora parece-me que eles vão sempre saber se te desbloquearam o telefone ou não (assumindo que te cobram $ vai sempre existir uma factura a comprovar).por outro lado não sei se confirmar se o telefone está bloqueado é um dos procedimentos que fazem quando é accionada garantia

#11 andretahhir

andretahhir

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 34 mensagens

Mensagem publicada 07 August 2011 - 12:23

É assim, desbloquear na operadora implica sempre um comprovativo, tal como o mmarkues disse, sempre. Se eles quiserem "atrofiar" contigo, fazem-no e com justificação. Por exemplo, eu tive um conhecido que desbloqueou num site desses, após alguns dias teve um problema no telemóvel, foi lá e eles verificaram com um cartão de outra operadora. Mas eu acho que é mesmo em casos extremos, e como também era um X5, que é um telemóvel que está a sofrer muitas trocas. E se procurares pelo forum há um caso igual.

#12 Adamort

Adamort

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens

Mensagem publicada 07 August 2011 - 12:42

É assim desbloquear na operadora implica sempre um comprovativo, tal como o mmarkues disse, sempre. Se eles quiserem "atrofiar" contigo, fazem-no e com justificação. Por exemplo, eu tive um conhecido que desbloqueou num site desses, após alguns dias teve um problema no telemóvel, foi lá e eles verificaram com um cartão de outra operadora. Mas eu acho que é mesmo em casos extremos, e como também era um X5, que é um telemóvel que está a sofrer muitas trocas. E se procurares pelo forum há um caso igual.

É assim, para trocas directas dentro dos 14 dias, eu ainda percebo que eles possam criar confusão, sobretudo sendo o modelo que é. Embora comigo, na loja em questão não olharam mais de 2 minutos para o telemóvel antes de o trocarem (tinha uma ovelha negra e fui lá trocar).Mas actualmente o meu telemóvel está bom, não me calhou uma ovelha negra e de resto não encontrei problema nenhum. Ou seja, se se passar alguma coisa, possivelmente vai para a garantia e não para a troca directa, penso eu.A dúvida é se podem atrofiar comigo na ida para a garantia e se têm argumentos para tal. No papel da garantia que vinha juntamente com o telemóvel, apenas referem que há uma perda desta, ao alterar o software. Ora, a dúvida reside se desbloquear é considerado como alteração de software. Antigamente era...mas actualmente, pelo IMEI não vejo a lógica disso...até porque desbloquear na TMN ou fora desta o método é exactamente igual.Abraço

#13 gervas69

gervas69

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 152 mensagens
  • LocalizaçãoSão João da Madeira
  • wiko darknight

Mensagem publicada 07 August 2011 - 15:30

penso que não terás problema, uma vez que a garantia é sobre o equipamento e só tens de apresentar a factura de compra, de resto as reparações são feitas por empresas externas ás operadoras. até porque qualquer app que metas no equipamento já está a comprometer o software do mesmo e não faz sentido dizerem-te que perdes a garantia se alterares o software, é apenas uma questão de interpretação.Claro está que não vás meter uma rom e deixar de funcionar o gps vais lá meter o equipamento na garantia, e mesmo assim....

#14 Carvalheira

Carvalheira

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1031 mensagens
  • LocalizaçãoLeiria
  • Galaxy Ace GT-S5839i

Mensagem publicada 07 August 2011 - 20:30

Antes o desbloqueio na "candonga" era feito com softwares manhoso e atraves da ligação do cabo de dados.Atraves do IMEI é completamente diferente.O meu Bostos foi desbloqueado na optimus, ou melhor, em minha casa! O que eles fizeram foi enviar-me uma sms com o codigo de desbloqueio, que eu teria que introduzir após o pin.Resultado, impecavel.O meu anterior foi da mesma forma.E como disse, coloquei-o na garantia, sem obstaculos, sem perguntas, nada.Arranjaram me o telemovel e pronto.Hoje já não serve de desculpa o telefone desbloqueado ou não. :)
Imagem colocada Born to be Android User! Imagem colocada

#15 JMFC

JMFC

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 mensagens

Mensagem publicada 07 August 2011 - 22:09

Boas, sou novo nestas andanças e estou para adquirir um X5 e estou a pensar em usar um x-sim, e queria saber se alguem já usou um destes despositivos neste terminal ou noutro aparelho, e principalmente se o recomendam.

#16 farinha82

farinha82

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 65 mensagens

Mensagem publicada 08 August 2011 - 14:53

O melhor será enviar um e-mail para a TMN a perguntar. Assim ficas com uma prova escrita caso eles digam que não existe qualquer problema em desbloquear o telemovel e depois digam o contrário,

#17 Adamort

Adamort

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens

Mensagem publicada 09 August 2011 - 11:39

Em primeiro lugar, obrigado a todos que responderam :)Hoje fui a outra loja da TMN, falei com um funcionário e tive uma resposta "espectacular".Disse que queria desbloquear o telemóvel e que gostaria de saber se posso desbloquear sem ser pela TMN. Ficou especado a olhar para mim. "Perco a garantia?" "Ah...*olha em redor* perde, perde. Compromete logo."Pressionei mais um bocado, dizendo que a forma de desbloquear seria igual à da TMN, a única diferença é que o código não é a TMN que o dá. Mas ele, lá muito nervoso, continuo na dele.Não querendo estar-me a armar em detective, mas o gajo teve todos os tiques de quem estava a mentir...só faltava limpar o suor da testa.Embora me cheire a mentira descarada, o meu medo é que não sei até que ponto tem o "poder" para me negar a garantia. Eu nunca tive de mandar nenhum telemóvel para a garantia, mas também só comprei telemóvel para ser usado apenas como isso. Com este smartphone, o caso muda de figura.Abraço

#18 Adamort

Adamort

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens

Mensagem publicada 09 August 2011 - 19:11

Voltei à carga hoje à tarde. Fui a umas três bluestores e até a lojas da vodafone e todas me disseram o mesmo: desbloquear sem ser pela operadora, perde a garantia. A garantia é dada pela marca, sim...mas necessita-se da operadora para entrar em contacto com ela.O máximo que consegui sacar foi que é uma questão de sorte. Quase sempre eles verificam se o telemóvel é desbloqueado e verificam no processo se o desbloqueaste lá...se não, não enviam para a garantia. No entanto, pode calhar um empregado que caga para essa questão e envia....mas lá está, é raro.Não sei se alguém sabe de mais alguma coisa, mas isto foi o máximo que consegui apurar.Abraço

#19 Carvalheira

Carvalheira

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1031 mensagens
  • LocalizaçãoLeiria
  • Galaxy Ace GT-S5839i

Mensagem publicada 09 August 2011 - 19:26

Portanto, mesmo entre eles não há consenso.... Boa...É como te digo, eu devo ter apanhado o "tipo porreiro"...Mas a explicação que obtive foi essa...Olha o melhor, é enviares email para a tua operadora e questionares, como disse o farinha82!Em vez de rezares ao anjos falas com deus.... :evil: É o melhor! ;) Cumps.
Imagem colocada Born to be Android User! Imagem colocada

#20 Adamort

Adamort

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 14 mensagens

Mensagem publicada 10 August 2011 - 11:44

Ontem lá mandei o e-mail a explicar a situação e esta foi a resposta que obtive:"No seguimento do seu contacto, informamos que no caso por si exemplificado, o desbloqueio terá que ser prestado pela tmn.Poderá na nossa página on-line, acedendo no seguinte link:http://www.tmn.pt/portal/site/loja/menuitem.1ed531b0dc8102f2d0a8be30851056a0/?vgnextoid=aa78a62289c90310VgnVCM1000005401650aRCRD&vgnextchannel=acf3ef0e22fe2210VgnVCM1000005401650aRCRDSimular o desbloqueio do equipamento, obtendo desta forma o valor a pagar pelo equipamento desbloqueado."Como esperava disseram que teria que ser desbloqueado pela TMN para não perder a garantia. Sinceramente, tendo em conta a informação prestada pela TMN, não sei quanto poder é que eles tem para tirar a garantia só por desbloquear sem ser na própria operadora...mas esta foi a resposta por escrito que tenho.Já agora, uma pergunta a todos, quem já desbloqueou o seu telemóvel (de preferência smartphones), o IMEI do seu produto ficou modificado depois do desbloqueio? Um conhecido meu disse que era com isso que eles pegavam, ou seja, verificavam o IMEI mesmo do equipamento e como não batia com o do processo, negariam a garantia.Abraço

#21 TvM

TvM

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1919 mensagens

Mensagem publicada 10 August 2011 - 14:15

Desbloqueio por código não mexe em nada do software.Isso de mudar o imei são desbloqueios em que mudas parte da rom e por algum motivo "esmaga" o original.

#22 Carvalheira

Carvalheira

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1031 mensagens
  • LocalizaçãoLeiria
  • Galaxy Ace GT-S5839i

Mensagem publicada 11 August 2011 - 09:09

o meu IMEI permaneceu inalterado. :)
Imagem colocada Born to be Android User! Imagem colocada

#23 DUSK

DUSK

    Membro

  • Banidos
  • PipPip
  • 154 mensagens

Mensagem publicada 22 August 2011 - 17:10

Fica mais uma no AR, a marca não pode recusar garantia visto que só a podem recusar se houver intervenção mecânica ou mau uso. As redes querem é facturar....

#24 Sobotta

Sobotta

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 8 mensagens

Mensagem publicada 29 August 2011 - 00:13

há alguma forma de voltar a "bloquear à rede" o telemovel no caso de se ter que enviar para garantia?agrada-me muito mais desbloquear pelo IMEI que com esses cartoes xsim

#25 IGAN

IGAN

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 1 mensagens

Mensagem publicada 16 October 2011 - 09:36

Boa tarde pessoal.Eu tenho uma questãoComo adquiro o meu pin de desbloqueio?Tenho um boston e quero utilizar a rede tmncumps.