Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Comentários/Sugestões para próximos eventos...


  • Por favor inicie sessão para responder
27 respostas a este tópico

#1 Knitter

Knitter

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 35 mensagens

Mensagem publicada 25 June 2011 - 18:25

... ou uma análise muito pessoal ao evento de hoje.Este tipo de tópicos tem sempre o efeito indesejado de chatear alguém. Tendo em conta que é o primeiro tópico que crio no fórum certamente irá deixar mais do que uma pessoa chateada. Deixo assim, e desde já, a indicação que não pretendo de forma alguma menosprezar o trabalho desenvolvido para o criação do evento de hoje, realizado na ESTG Leiria e no qual tive o prazer de ser parte do público assistente.Não sei se têm por hábito fazer uma pós-avaliação da forma como os eventos decorrem mas aqui fica a minha avaliação do evento de hoje que tinha o título de "Evento de programação Android em Leiria".Começando pelo título, o evento teve muito pouco de programação, como programador que pretende iniciar-se na arte de criar para Android acabei por sair a saber o mesmo e houve pouco lugar a discussão sobre programação. Sendo um evento sobre programação não esperava encontrar nele introduções básicas a coisas que qualquer programador deveria saber, de qualquer forma esta será uma falha nas minhas expectativas :)As horas! Para quem se levantou cedo (afinal isto é um Sábado e podia ter ficado na cama a dormitar :)), ter um evento marcado para as 10 a começar às 10:30, passadas, não é muito agradável. Realçando que não sei como decorreram quaisquer outros eventos, mas seria algo a tentar melhorar. Pelo menos avisar os participantes de que surgiram problemas técnicos que atrasam o início. Sempre daria para se tomar um café e aproveitar para conhecer mais sobre o pessoal do androidPT.Quem são então os organizadores? Falando do pessoal do androidPT não houve uma apresentação dos ditos, o que teria sido bastante interessante para quem só agora aqui chegou.A primeira apresentação foi má. E "má" é o termo politicamente correcto. Notou-se uma verdadeira falta de experiência ou prática na apresentação. Espero que o orador participe no fórum para que a minha opinião possa passar para ele.Ler dos diapositivos não é apresentar, ler também os participantes conseguem fazer. Olhar constantemente para a projecção não ajuda, e falar para dentro faz com que até os que estão nas duas primeiras filas tenham dificuldade em ouvir. Estes são pormenores a melhor em futuras apresentações.A melhor é também a preparação e o conteúdo. Coisas como dizer que "git foi criado para partilhar o kernel" ou copiar uma API key carácter a carácter é capaz de fazer perder alguns ouvintes. Não, o GIT não foi criado para "partilhar o kernel" mas sim para fazer a gestão de código fonte do kernel já que é um gestor de código. E o Windows tem copy+paste, até para a janela de MinGW que estava a ser usada. Porque raio copiaste comandos enormes e API keys à mão?E qual foi a cena de apresentar a criação de uma conta no github? Ainda por cima dando a ideia de que aquela era a única forma de usar git! Revê alguns dos conceitos que te estão a falhar. Ah!, introduzir conceitos básicos não é passar os diapositivos onde estes estão escritos, é explicar o que eles significam.Se a coisa corria menos bem, ter erros numa apresentação onde se falava de tradução (o termo deveria ser internacionalização, mas isso são outros quinhentos) estraga completamente a credibilidade. Erros ortográficos são coisas chatas, usem o acordo ou rejeitem o acordo ortográfico mas não escrevam com erros.No fim, o tempo da primeira apresentação foi demais para o conteúdo e isso afectou as seguintes. A segunda apresentação pecou bastante por não se terem sido abordados com maior profundidade os temas. Voto positivo para o orador que largou o portátil e tentou fazer uma apresentação para o público, só é pena o telemóvel que estava a usar não ter colaborado. Gostaria de ter ouvido mais sobre o tema da segunda apresentação, especialmente a parte das frameworks.A parte de OpenGL foi outra onde não se falou do que estava indicado. Falar de OpenGL, na minha expectativa, é diferente de falar de uma implementação específica de um motor de física criado de propósito para uma aplicação apenas. Novamente, aquém das expectativas.A sessão de debugging em Android foi passada a olhar para o projector... Contaria pelos dedos de uma mão o número de vezes que olhou para o lado direito da sala (onde eu estava) e foi por isso algo complicado de seguir. Literalmente a falar para a parede. Se o desktop manager não estava configurado para mostrar também no portátil podias ter usado outro portátil ou configurado o desktop manager correctamente, ou é coisa que isso não faz?E por favor, vê com se diz "daemon" (http://translate.goo...m/#en|pt|daemon, debaixo da caixa de texto o link para ouvir no original). Não quero corrigir o inglês de ninguém mas parecia que te estavas a referir a algum tipo novo de pokémon APN' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=APN']APN Portugal, até pode ser uma boa aplicação mas não percebi bem o objectivo. Quer dizer, percebi depois de ter ido ver com cuidado o que fazia (obrigado já agora pelo download gratuito) mas na introdução da apresentação não. Ter a ideia o público conhece uma aplicação específica, por muito popular que seja, não ajuda :D. E novamente não houve qualquer menção a práticas de programação. Ler do telemóvel é capaz de ser pior que ler do portátil. Qual é a ideia de ler?! O público está à vossa frente! Falem para ele!Finalmente o desenvolvimento de ROMs! Ok, bem melhor. Os primeiro 5 minutos com as mãos nos bolsos a saltitar de um lado para o outro deram uma ligeira dor de cabeça já que era complicado focar o orador com tamanha imprevisão de movimentos mas lá acalmou e apresentou algo para o público... foi talvez o único que falou mais para o público que para a parede onde estavam a ser projectados os diapositivos.Mesmo assim faltou estrutura e foi complicado seguir a apresentação entre ficheiros a serem abertos e fechados, navegação em pastas e tudo o mais que era feito no portátil. Piadas com piada moderada e uma apresentação mais próxima do público.No fundo todas as sessões pareceram sofrer do mesmo mal que é a pouca preparação dos oradores. Não digo falta de conhecimentos mas sim de treino na apresentação já que cometeram todos os erros de principiante.Coisas a não fazer no futuro:- Não saber bem (muito bem) do que se está a apresentar. Não podemos saber tudo mas se a nossa apresentação tem 10 diapositivos, o que está nesses diapositivos tem de ser dominado.- Falar para o público e não olhar para a projecção.- Falar alto e em bom tom, ainda não é comum o pessoal saber ler lábios :D- Atenção às cores. Os projectores não têm as mesmas cores que um portátil e o vermelho fantástico de uma apresentação pode tornar-se o rosa manhoso difícil de ler.- O LibreOffice e OpenOffice.org têm um modo fantástico para o orador em que mostra o diapositivo no projecto mas no portátil mostra o diapositivo actual, o seguinte e as notas em tamanho bom para ler. É óptimo para guardar as piadas, a informação extra que não coube no diapositivo, e tudo o que o público não precisa de ver mas que ajuda. Além disso apresenta um relógio com as horas e a duração da apresentação até ao momento.- Uma apresentação não é uma sessão de leitura. Todos os participantes conseguem ler dos diapositivos, o orador deve acrescentar informação e dar contexto aos tópicos.- Atenção aos tiques. Um orador com tiques evidentes (sempre a mexer, sem saber onde ter as mãos, com evidentes erros de dicção, especialmente em inglês) vai fazer com que a plateia disperse rapidamente e ninguém vai prestar atenção ao que está a ser dito. Se não acham pensem nos professores que tinham e que tinham tiques.Eu sei o quão difícil é fazer apresentações, e todos cometemos erros, quer seja a primeira ou a centésima vez. Estes comentários são opinião de quem esteve presente no evento e que gostaria de ver este tipo de actividades continuar e ter ainda mais sucesso.E falando nisso, para quando mais? E pessoal aqui de Leiria interessado? Há por aí alguém?Cumprimentos,Knitter

#2 Xixa

Xixa

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:06

Boas, eu gostei do evento de hoje, acho que deveriam fazer mais eventos como hoje ou até mesmo umas jornadas durante um fim de semana sabendo que poderá ser complicados para alguns.Podes ter razão nalgumas coisas, só vou falar em relação a apresentação, na minha opinião deveriam "criar" um template para todos e não um ter um template, outro ter outro template, mas não é fácil para quem está a apresentar e como tu dizes Knitter "todos cometemos erros".Para o 1º evento o titulo não vou o apropriado, mas penso que a organização androidPT é que decide isso.Só espero como referi anteriormente que façam mais eventos como hoje para saber mais sobre android , e já espero o próximo.Eu sou da Marinha Grande e espero que realizam mais no o IPL ou até mesmo onde estudo IPT (Instituto Politécnico de Tomar) que iriam ser bem recebidos.CumprimentosXixa

#3 rubemlrm

rubemlrm

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 940 mensagens
  • LocalizaçãoLeiria

Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:09

@Xixa essa ideia do template é porreira é uma coisa a trabalhar nisso :) thanks for the tip.Relativamente ao titulo penso que não está assim tão mal.Visto que como iriamos envolver muitas áreas não fazia sentido dizer só programação para android.Isto no meu ver claro está.Eventos para a zona esperamos realizar muitos mais =) e com o vosso apoio com certeza que vamos ter .

#4 MetalWeirdo

MetalWeirdo

    era uma vez um pato

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 495 mensagens

Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:17

Penso que para primeiro evento do género, correu muito bem ^^Acho que este post serve para os oradores melhorarem a sua prestação, penso que o Knitter apenas nos quer mostrar o que não fazer nas próximas vezes, vamos melhorando ao longo do tempo...Esta foi a minha 1ª vez a falar sobre este tema a uma audiência, sei que podia ter aprofundado mais o assunto, mas ficar'para uma outra oportunidade :) Agradeço as críticas :D

#5 Xixa

Xixa

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:22

Eu não me queria referir ao titulo mas na minha opinião penso se tiver um seguimento de eventos que só a organização androidPT é que sabe penso que o ideal seria "Iniciação ao Mundo Android" ou algo do género. O evento foi mais uma explicação geral ou o que existe no mundo android.Espero que a organização não pense que isto é uma critica porque não o é, só quero é que no próximos eventos sejam melhores e melhores.Cumprimentos Xixa

#6 Knitter

Knitter

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 35 mensagens

Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:30

rubemlrm, tanta hostilidade. Não é necessário :). É sempre com o feedback que evoluímos e é com o intuito de evoluir que dei o meu feedback.Sei perfeitamente que se atrasaram por problemas com o equipamento, mas isso não invalida que tivessem avisado quem estava na sala. Não estou a dizer que a culpa do atraso tenha sido vossa, apenas que teria sido melhor, nem que seja por cortesia, terem dito que se iriam atrasar e que problemas estavam a ter. Não era preciso mais.A questão do título é que está escrito "programação". Não está desenvolvimento, nem introdução nem qualquer outra coisa. Está explicitamente indicado como um evento de programação. Mas isso é um "não problema". foi uma questão de expectativas :D.E sei perfeitamente o que custa estar desse lado, como disse noutro tópico, faço disso parte da minha profissão e apresentações sejam nas formações que dou seja nas palestras/workshops onde participei são coisas que custam sempre, especialmente quando o público é desconhecido, como era o caso.Quanto a serem "postas de pescada só para ser do contra", posso garantir-te que não são. São comentários e sugestões de quem se preocupa e quer ver este tipo de acções serem repetidas e melhoradas. Acho que não compreendeste o objectivo do meu texto e viste nele apenas ataques à tua apresentação mas garanto que está bastante longe da verdade. Não só não pretendo denegrir ou atacar qualquer apresentação, como não tenho qualquer intenção em ser "do contra". Se assim fosse teria tido bem mais onde pegar e não teria colocado qualquer texto aqui.Não, o objectivo é, como indicado no início, comentar e sugerir melhorias para que estes eventos se possam tornar eventos de referência e que possam ser, novamente, bem sucedidas. Lamento que tenhas levado tão a peito o texto mas espero que possas reler com mais cuidado e ver nele o que pretendi, e no caso de reveres nele alguma falha que consideres verdadeira a possas corrigir, se nele não vires uma falha da tua então nada de mal vem ao mundo por isso.Cumprimentos,KnitterP.S.: Este sistema de fórum não tem um meio de citação?

#7 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:34

rubemlrm tanta hostilidade. Não é necessário :). É sempre com o feedback que evoluímos e é com o intuito de evoluir que dei o meu feedback.Sei perfeitamente que se atrasaram por problemas com o equipamento, mas isso não invalida que tivessem avisado quem estava na sala. Não estou a dizer que a culpa do atraso tenha sido vossa, apenas que teria sido melhor, nem que seja por cortesia, terem dito que se iriam atrasar e que problemas estavam a ter. Não era preciso mais.A questão do título é que está escrito "programação". Não está desenvolvimento, nem introdução nem qualquer outra coisa. Está explicitamente indicado como um evento de programação. Mas isso é um "não problema". foi uma questão de expectativas :D.E sei perfeitamente o que custa estar desse lado, como disse noutro tópico, faço disso parte da minha profissão e apresentações sejam nas formações que dou seja nas palestras/workshops onde participei são coisas que custam sempre, especialmente quando o público é desconhecido, como era o caso.Quanto a serem "postas de pescada só para ser do contra", posso garantir-te que não são. São comentários e sugestões de quem se preocupa e quer ver este tipo de acções serem repetidas e melhoradas. Acho que não compreendeste o objectivo do meu texto e viste nele apenas ataques à tua apresentação mas garanto que está bastante longe da verdade. Não só não pretendo denegrir ou atacar qualquer apresentação, como não tenho qualquer intenção em ser "do contra". Se assim fosse teria tido bem mais onde pegar e não teria colocado qualquer texto aqui.Não, o objectivo é, como indicado no início, comentar e sugerir melhorias para que estes eventos se possam tornar eventos de referência e que possam ser, novamente, bem sucedidas. Lamento que tenhas levado tão a peito o texto mas espero que possas reler com mais cuidado e ver nele o que pretendi, e no caso de reveres nele alguma falha que consideres verdadeira a possas corrigir, se nele não vires uma falha da tua então nada de mal vem ao mundo por isso.Cumprimentos,KnitterP.S.: Este sistema de fórum não tem um meio de citação?

Assim? :D :D

#8 Knitter

Knitter

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 35 mensagens

Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:34

Já agora, críticas são coisas boas. Servem para conhecer a opinião que outros têm de nós e do que fazemos, podemos não concordar com todas as críticas ou simplesmente não concordar com a forma como são feitas, mas não há que pedir desculpa por criticar ou dizer que uma opinião não é uma crítica (@Xixa). A evolução só se faz sabendo o que está parece estar mal.Novamente, se depois de lerem o que escrevi não acharem que houve qualquer problema com o evento ou que não estou correcto nas críticas que apresentei óptimo. Se virem no que escrevi algum ponto com que concordem então força para alterar.Estou tão disponível a criticar como a por as mãos à obra e a ajudar e trabalhar para melhorar.@PJFonseca, essa opção só está disponível antes de se começar a responder... ou há opção para citar durante a resposta? Não encontrei mas é bem possível que me tenha passado completamente ao lado.

#9 Xixa

Xixa

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:48

Tens razão no que dizes e todos os utilizadores deveriam ajudar no que é possível.Para citar ta uma opção (botão) ao lado de "resposta rápida" e "responder"

#10 rubemlrm

rubemlrm

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 940 mensagens
  • LocalizaçãoLeiria

Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:52

@Knitter repara bem numa coisa e vais entender o que me levou a responder daquela maneira.Tu limitaste-te a criticar negativamente a palestra praticamente toda .E isso tira-me bastante do sério, visto que está muito trabalho envolvido na palestra.Tal como referi todos aprendemos e a critica a minha apresentação não passou disso mesmo um critica , que se fosse feita de outra maneira tinha sido bem melhor tanto a minha como a dos outros.Não é hostilidade é defender o trabalho de quem esteve lá a apresentar.Não quero cá guerras nem e-dramas, apenas isso.E não vou alongar mais isto.

#11 WebBit

WebBit

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 309 mensagens

Mensagem publicada 25 June 2011 - 19:52

Boas,Em relação ao evento, vou dar para já os meus parabéns porque penso que não foi fácil preparar apresentações, fazer diapositivos, levantar cedo num sábado :whistle: ! Fui para lá com umas noções já "fundamentadas" e digo que saí de lá em muitos aspectos a pensar que eu sei 1/10 daquilo que há para saber neste mundo. ;)Em relação à prestação das apresentações não vou comentar, para mim estiveram bem e penso que temos de ter em conta o facto de ter sido a primeira vez para alguns dos oradores em apresentações ao público. Eu compreendo tal como sei que provavelmente não iria fazer melhor! Eu gostei e percebi! :) Antes de "ir", vou voltar a dar os parabéns pela organização e pela vossa disponibilidade em ter vindo a Leiria falar do Android! :)BTW, o Fábio "cozinheiro" é um SENHOR! :D cumps

#12 rubemlrm

rubemlrm

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 940 mensagens
  • LocalizaçãoLeiria

Mensagem publicada 25 June 2011 - 20:12

Próxima palestra vou tentar que seja sobre rom development :) mas não prometo nada.Mas é um tema bastante interessante e que tem muita potencialidade a nivel de palestra.

#13 Brankman

Brankman

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 25 June 2011 - 20:12

Este tipo de comentários irrita-me. O evento era livre e tinha bem discriminados os tópicos.1º- Nunca foi dito que ias ter aula de programação. Para isso vais ao youtube que tem lições passo-a-passo.(como se fosses muito burro)2º- se reclamas com as horas então reclama com o publico que nao sabe chegar a horas e nao sei se reparas-te mas o evento era público e não apenas para ti.3º- cada um dos elementos que falou apresentou-se e se têm pouca experiência é porque provavelmente foi a 1ª vez que fizeram isto. Ninguém nasce ensinado.4ª- se na parte de debugging não estavas a acompanhar falasses, pois havia liberdade para isso.5ª- uns tao parados de mais outros nao se ficam quietos, vê se te decides. Querias o gajo a voar???EM SUMA: tens de ter atenção e ouvir o que dizem porque foi dito lá logo de inicio que todos os palestrantes eram jovens a estudar e com pouca experiência de apresentação, além de que estão em época de exames (que caso não saibas não é um passeio pelo parque).Por isso pensa e analisa antes de fazeres figura de urso.Eu gostei, lógicamente que não foi perfeito mas na vida nada o é.Que venham mais eventos destes.CumpsBrankman

#14 famont

famont

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 52 mensagens

Mensagem publicada 25 June 2011 - 20:18

@rubemlrm a criação de rom's é um tema que dá para ocupar bem um dia inteiro. Investe nisso que vale a pena!@Brankman APOIADO!!!@Knitter é só para te lembrar que a porta esteve sempre aberta, se foi assim tão mau porque não saíste???PS: Os oradores chegaram antes das 10h tal como eu, a assistência e que tardou em aparecer e daí ter-se atrasado um pouco para ver se o auditório se compunha!

#15 Knitter

Knitter

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 35 mensagens

Mensagem publicada 25 June 2011 - 20:38

@Knitter é só para te lembrar que a porta esteve sempre aberta se foi assim tão mau porque não saíste???

Porque não foi mau. Nunca disse que o evento foi mau, apenas que alguns pontos podiam ser corrigidos.Quanto a ficarem chateados e saírem do sério, não há muito que eu possa fazer quanto a isso. E mais uma vez digo que não estou a criticar só para mandar abaixo, como já disse diversas vezes.O evento foi bastante bom, gostei de ter estado e por isso mantive a minha presença até ao fim. Agora tenho duas opções: sou um "yes man", e venho para o fórum dizer que o evento foi espectacular, muito bom continuem. E toda a gente gosta do que digo, ninguém se chateia mas o próximo será apenas ligeiramente melhor. Ou então em vez de dar louvores pelo trabalho (são merecidos, nunca disse que não) comento alguns pontos onde, na minha opinião, é preciso trabalhar para que o próximo seja mais que ligeiramente melhor.É pena que não alonguem mais nas respostas e que não trabalhem em conjunto comigo para uma discussão séria do que apresentei. A intenção é, e sempre, trabalhar para melhor, tópicos de parabéns certamente serão criados e se não forem da minha parte já indiquei que gostei do evento e que o queria ver repetido. Se não tivesse gostado 1) não tinha sequer prestado atenção e tinha saído 2) não tinha tido qualquer interesse em colocar aqui qualquer comentário 3) não tinha de passar por mau da fita e ficar já com uma má fama dentro de uma comunidade onde ainda agora cheguei.Sendo que optei por dar a cara por uma opinião, por mais que vos custe ouvir e sabendo desde já que iria ter de, também eu, ler mensagens que certamente me iriam aborrecer, acho que deixo bem claro que gostei do evento e que me preocupo com a existência de mais deste género e cada vez melhores.

#16 Brankman

Brankman

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 25 June 2011 - 20:49

Fui eu que fui mais agressivo com o teu post, não por criticares mas por seres demasiado picuinhas."o orador andava aos saltinhos e era difícil focar o olhar". Por favor isso é irrelevante, aquilo não era a defesa de uma tese de doutoramento.De resto algumas das tuas criticas têm sentido mas não há necessidade de ser chato.Mas é na paz :) todos temos liberdade de expressão.CumpsBrankman

#17 famont

famont

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 52 mensagens

Mensagem publicada 25 June 2011 - 20:53

"A primeira apresentação foi má. E "má" é o termo politicamente correcto"apesar de não te referires directamente ao evento num todo, são palavras TUAS, não fui eu que inventei!Mas como estamos num país livre (para alguns) tens o direito de ter a tua opinião ainda que esta seja "estupidamente" picuinhas, com diz o Brankman.

#18 Knitter

Knitter

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 35 mensagens

Mensagem publicada 25 June 2011 - 21:05

Por favor isso é irrelevante aquilo não era a defesa de uma tese de doutoramento.

Sim, pode bem ser considerado irrelevante, mas lá está, por isso é que coloquei o tópico e existe a possibilidade de discutir o que escrevi, sendo discussão a parte mais importante ;)Mas entra na categoria dos tiques dos apresentadores. O meu ponto não vai para o orador em questão, apenas serve como indicação do que um tique pode fazer. É algo que se trabalha, raramente é algo nato, eu sei que tive de trabalhar bastante os meus e ainda hoje tenho quem passe a apresentação a apanhar os tiques em vez de ouvir :). Este é o ponto que queria mencionar, estes tiques afastam a plateia da apresentação.E sim, escrevi que considero a primeira apresentação má, mas não o evento todo. Nunca iria considerar um evento mau só porque um dos intervenientes esteve mais nervoso ou nunca tinha feito uma apresentação do género e se atrapalhou, bolas para a próxima melhora.

#19 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 25 June 2011 - 22:48

Começo por felicitar o Rubem pelo trabalho na organização do evento assim como à ESTG que disponibilizou as instalações e tão bem nos recebeu. Tenho estado afastado das lides do androidPT mas não podia deixar de estar presente neste evento na minha cidade natal.Em relação ao evento, como já foi dito nem tudo correu mas não foi por isso que deixou de ser uma boa experiência. Se calhar muitos estavam à espera de um evento diferente ou dos temas apresentados de outra forma mas o conteúdo era público e creio que ninguém foi enganado quanto a isto.Penso que as ideias deixadas aqui têm de ser tomadas de uma forma aberta e só podem ajudar a melhorar futuros eventos que aconteçam.Um grande agradecimento aos oradores que sem eles não tinha sido possível organizar qualquer evento. Todos se deslocaram às suas expensas e por interesse na causa Android o que é de enaltecer. Obrigado a todos pelo convívio e por um dia bem passado.

#20 qix

qix

    Making the World better for my little kid

  • Moderadores
  • 728 mensagens
  • LocalizaçãoAntiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto

Mensagem publicada 26 June 2011 - 00:17

Boa noite,Estou a ler estes comentários, sobre o evento que ocorreu hoje em Leiria, e do qual eu não pude fazer parte por motivos pessoais, mas gostava de deixar um agradecimento e parabenizar (a título pessoal) a todos os quais puderam ir participar no evento, e colaborar, pois como foi dito anteriormente, e portuguêsmente falando cada um foi às suas custas. Gostava ainda de lembrar que os intervenientes não vivem disto, nem têm qualquer tipo de remuneração, não podendo ser como tal considerados oradores/formadores credenciados e que fazem disto profissão, e de que alguns como foi dito foi a primeira vez que o fizeram. Agradece-se as críticas de quem esteve presente, e que diz que nem tudo foi mau, senão tinha-se ido embora, mas só vi comentários negativos e derrotistas de quem faz disso (oratórias/formações) seu modo de vida. Será que não seria possível escrever o que achou bem? (Fica a dúvida no ar).Abraços.

#21 Knitter

Knitter

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 35 mensagens

Mensagem publicada 26 June 2011 - 11:06

Boa noiteGostava ainda de lembrar que os intervenientes não vivem disto, nem têm qualquer tipo de remuneração, não podendo ser como tal considerados oradores/formadores credenciados e que fazem disto profissão, e de que alguns como foi dito foi a primeira vez que o fizeram. Agradece-se as críticas de quem esteve presente, e que diz que nem tudo foi mau, senão tinha-se ido embora, mas só vi comentários negativos e derrotistas de quem faz disso (oratórias/formações) seu modo de vida.

Ah, o bom do português que em qualquer contradição que lê vê "derrotismo", "negativismo" e demais ataques ao trabalho feito. Podem continuar com todos os ataques pessoais, podem consideram-me o ingrato que teve direito a um evento gratuito e só se vem queixar, podem fazer de mim o utilizador que mandas as "postas de pescada" sem saber do que fala e que só quer "deitar abaixo" o evento. Existe até a possibilidade de ser esse o objectivo do meu texto, eu até posso ganhar algo com isso. Claro que também existe a possibilidade de nada do que eu escrevi ser derrotista, ataque, ou qualquer outro termo negativo que se lembrei. Sei lá, eu posso estar a ser utópico mas vejo críticas como possibilidades de crescer... seja, já expliquei e reexpliquei os objectivos, se não querem ler assim não leiam, mas agora sim numa atitude derrotista acho lamentável que só se tenham preocupado em atacar a minha pessoa e intervenção em vez de trabalharem no sentido de analisar o que escrevi.Quantos avaliaram os pontos que apresentei e os pesaram? Tão simples como "neste não concordo porque...", "naqueloutro poderás ter razão", enfim...

Será que não seria possível escrever o que achou bem? (Fica a dúvida no ar).Abraços.

Claro que é possível. Achei bem a organização dos temas' date=' foi uma linha bem conseguida que apresentava uma visão geral do sistema, desde o que é o Android até à modificações mais avançadas.Para mim, que pouco conhecimento tenho do sistema e que apenas experimentei uns "hello worlds" foi uma sessão bastante elucidativa, e permitiu-me saber mais e ganhar vontade para aprofundar com mais cuidado a plataforma. Além disso deu também uma muito boa introdução em conceitos mais avançados, quer de utilização como é o caso das ROMs em que fiquei a perceber melhor, não só o desenvolvimento, mas também forma como a ROM usada afecta o equipamento.A apresentação das ferramentas e técnicas de debugging foi bastante boa e, para quem estava interessado em programar para Android, focou o que era importante e útil para iniciar. Neste ponto entra também a apresentação sobre jogos e sobre a parte de criação do motor de física onde surgiram dicas bastante úteis. Esta foi particularmente útil para me lembrar que não devo usar POO em tudo [img']http://www.androidpt.com/public/style_emoticons/AndroidSmall/emo_im_laughing.png[/img].Tirando as distracções já indicadas os oradores conseguiram cativar a audiência e manter o evento acessível respondendo às questões colocadas. Isto é algo que nem sempre acontece.O mimo da aplicação gratuita foi agradável http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_happy.png, apesar de ter instalado apenas para experimentar já que não é uma aplicação que, no meu caso, seja muito usada.No global, o evento esteve a par outros eventos do género, tendo sido agradável a presença. Se considerarmos que foi o primeiro evento e que nenhum dos oradores tinha experiência, como disseram, então só posso dar uma nota bastante positiva a todo o esforço e ao resultado conseguido.Como pode ter sido esquecimento, o link para a apresentação de threading e debugging no artigo sobre o evento está em falta. Agora estou mesmo a ver até este ponto ser considerado um ataque a quem escreveu o artigo... é preciso reforçar que não é? (Sim é ironia.)

#22 Brankman

Brankman

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 26 June 2011 - 11:22

Resumindo se em vez de fazeres aquele post inicial a ser picuinhas, tivesses feito um mix do 1ª post com este, ninguém te criticava (apesar de te contradizeres em alguns pontos, mas pronto).No entanto, este tópico não foi criado para te atacar por isso da minha parte fico por aqui.Cumps

#23 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 26 June 2011 - 14:07

Como pode ter sido esquecimento o link para a apresentação de threading e debugging no artigo sobre o evento está em falta.

Não foi esquecimento, já foi pedido ao autor mas estamos em fim-de-semana. Quando for oportuno será colocado.

#24 FernandoMiguel

FernandoMiguel

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 9430 mensagens

Mensagem publicada 27 June 2011 - 14:27

No fundo todas as sessões pareceram sofrer do mesmo mal que é a pouca preparação dos oradores. Não digo falta de conhecimentos mas sim de treino na apresentação já que cometeram todos os erros de principiante.[...]Eu sei o quão difícil é fazer apresentações e todos cometemos erros, quer seja a primeira ou a centésima vez. Estes comentários são opinião de quem esteve presente no evento e que gostaria de ver este tipo de actividades continuar e ter ainda mais sucesso.

ja faço apresentaçoes e formaçoes ha uns bons aninhos, cheguei a considerar tirar o CAP, e tive a sorte de poder aprender a corrigir alguns do erros mais comuns graças às dicas de um amigo.No entanto, volta e meia lá ha uma apresentaçao q n sai tao bem, em q dou por mim a ler os slides pq n me preparei q xegue..Ninguem nas ensinado, e aprendemos com os nossos erros, com repetiçao e com dicas... mas ha formas e formas de fazer chegar essas dicas, e obviamente a confiança q temos em quem as nos dá vai influenciar a resistencia q temos em as receber.Sem ter assistido ao evento, lendo as tuas criticas, consigo claramente identificar os varios pontos q podem ser melhorados. No entanto a forma (ainda q aparentemente cordial) com q as apresentas, sendo criticas (e n eram todas) destrutivas, acabam por enfrentar uma discussão acessa e defensiva por parte de quem gostava de ver o seu trabalho recompensado.

#25 firetrap

firetrap

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 665 mensagens

Mensagem publicada 27 June 2011 - 14:41

[quote name="Knitter" post=187063][quote name='"qix" post=186989]Boa noiteGostava ainda de lembrar que os intervenientes não vivem disto' date=' nem têm qualquer tipo de remuneração, não podendo ser como tal considerados oradores/formadores credenciados e que fazem disto profissão, e de que alguns como foi dito foi a primeira vez que o fizeram. Agradece-se as críticas de quem esteve presente, e que diz que nem tudo foi mau, senão tinha-se ido embora, mas só vi comentários negativos e derrotistas de quem faz disso (oratórias/formações) seu modo de vida.[/quote']Ah, o bom do português que em qualquer contradição que lê vê "derrotismo", "negativismo" e demais ataques ao trabalho feito. Podem continuar com todos os ataques pessoais, podem consideram-me o ingrato que teve direito a um evento gratuito e só se vem queixar, podem fazer de mim o utilizador que mandas as "postas de pescada" sem saber do que fala e que só quer "deitar abaixo" o evento. Existe até a possibilidade de ser esse o objectivo do meu texto, eu até posso ganhar algo com isso. Claro que também existe a possibilidade de nada do que eu escrevi ser derrotista, ataque, ou qualquer outro termo negativo que se lembrei. Sei lá, eu posso estar a ser utópico mas vejo críticas como possibilidades de crescer... seja, já expliquei e reexpliquei os objectivos, se não querem ler assim não leiam, mas agora sim numa atitude derrotista acho lamentável que só se tenham preocupado em atacar a minha pessoa e intervenção em vez de trabalharem no sentido de analisar o que escrevi.Quantos avaliaram os pontos que apresentei e os pesaram? Tão simples como "neste não concordo porque...", "naqueloutro poderás ter razão", enfim...[quote name="qix" post=186989]Será que não seria possível escrever o que achou bem? (Fica a dúvida no ar).Abraços.[/quote]Claro que é possível. Achei bem a organização dos temas foi uma linha bem conseguida que apresentava uma visão geral do sistema, desde o que é o Android até à modificações mais avançadas.Para mim, que pouco conhecimento tenho do sistema e que apenas experimentei uns "hello worlds" foi uma sessão bastante elucidativa, e permitiu-me saber mais e ganhar vontade para aprofundar com mais cuidado a plataforma. Além disso deu também uma muito boa introdução em conceitos mais avançados, quer de utilização como é o caso das ROMs em que fiquei a perceber melhor, não só o desenvolvimento, mas também forma como a ROM usada afecta o equipamento.A apresentação das ferramentas e técnicas de debugging foi bastante boa e, para quem estava interessado em programar para Android, focou o que era importante e útil para iniciar. Neste ponto entra também a apresentação sobre jogos e sobre a parte de criação do motor de física onde surgiram dicas bastante úteis. Esta foi particularmente útil para me lembrar que não devo usar POO em tudo :(.Tirando as distracções já indicadas os oradores conseguiram cativar a audiência e manter o evento acessível respondendo às questões colocadas. Isto é algo que nem sempre acontece.O mimo da aplicação gratuita foi agradável :), apesar de ter instalado apenas para experimentar já que não é uma aplicação que, no meu caso, seja muito usada.No global, o evento esteve a par outros eventos do género, tendo sido agradável a presença. Se considerarmos que foi o primeiro evento e que nenhum dos oradores tinha experiência, como disseram, então só posso dar uma nota bastante positiva a todo o esforço e ao resultado conseguido.Como pode ter sido esquecimento, o link para a apresentação de threading e debugging no artigo sobre o evento está em falta. Agora estou mesmo a ver até este ponto ser considerado um ataque a quem escreveu o artigo... é preciso reforçar que não é? (Sim é ironia.)[/quote]Vamos por partes, estou de acordo com alguns aspectos que evidencias-te, as maos nos bolsos foi muito mau da minha parte, nao é a primeira apresentaçao que faço, mas foi a primeira que fiz sem preparar o que quer que fosse, e isto pois como expliquei no inicio da mesma nao tive tempo para preparar nada pois se tivesse tempo as coisas seriam de outro modo abordaria aspectos mais tecnicos e teria concerteza os slides prontos, mas como volto a evidenciar e nao como forma de me proteger tinha chegado dos estados unidos na 2ª feira, e tive 3 exames entretanto incluido no proprio dia, para nao falar que estava ali de directa, portanto considero como "normal" algum nervosismo da minha parte, mas sem duvida que existe muita coisa a corrigir, e a imagem de eu maos nos bolsos vai me traumatizar durante uns tempos.PS: POO nao te serve pra quase nada :( avança já pra P.A que essa sim é cadeirao :(