Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Tutorial] - Criação / Alteração de Themes


  • Por favor inicie sessão para responder
30 respostas a este tópico

#1 ncosta

ncosta

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1812 mensagens
  • Samsung Galaxy S II GT-i9100

Mensagem publicada 31 May 2011 - 19:27

Viva,Aqui fica então um pequeno tutorial para que possam criar ou modificar themes para que fiquem ao vosso gosto.Para começar vou exemplificar como podem alterar o icone de bateria. Uma vez que o tutorial é genérico e não específico do theme, decidi colocá-lo num tópico à parte. Já agora se alguém quiser colaborar, força ;)NotasAntes de começar façam sempre um backup de cada ficheiro que modificarem para que tenham sempre uma "salvação".Tenham em atenção que este procedimento pode ser feito apenas em qualquer rom deodexed' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Deodexed']deodexed.Por onde começar?O primeiro passo deverá ser a identificação do ficheiro onde estão as resources que pretendem alterar. Como fazê-lo? Bem, existem várias opções:- Pesquisar no google (ex: "edit contact default image").- Procurar um theme em que esse item seja alterado para tentar despistar quais os ficheiros modificados.- Perguntar a quem saiba.Como alterar o icone de bateria?O video que fiz de exemplo segue o pedido do carapauzinho, de fornecer uma versão do theme ginger com os icones da versão da rom on.one 6.6.0. Para outros casos, podem usar o site http://uot.dakra.lt/ para obter resources para vários casos (bateria, notitifcações, etc).Para o caso dos icones de bateria, estes estão no ficheiro framework-res.apk, na seguinte pasta:res/drawable-hdpi-v4/As resources (são imagens com a extensão *.png) têm os seguintes nomes:stat_sys_battery_0.pngstat_sys_battery_1.png... até ...stat_sys_battery_unknown.pngSendo assim, o procedimento que utilizei foi o seguinte:
  1. Obtive o ficheiro XWJVB_Framework_Restore.3.2.zip que fiz de backup da instalação do meu theme para essa versão da rom (porque terá os ficheiros de bateria pretendidos neste caso)
  2. Obtive uma cópia da ultima versão do theme para a rom que tenho instalada (ex: XWJVH_Ginger.V3.4.WhiteSettings.SEMI.zip)
  3. Abri o ficheiro XWJVB_Framework_Restore.3.2.zip, naveguei até "system/framework/", abri o ficheiro "framework-res.apk" com winrar, 7zip, etc. e localizei os ficheiros indicados acima
  4. Guardei-os numa pasta (novos_icones)
  5. Fiz uma cópia do ficheiro do theme XWJVH_Ginger.V3.4.WhiteSettings.SEMI.zip
  6. Naveguei novamente até "system/framework/", abri o ficheiro "framework-res.apk" e arrastei todos os ficheiros lá para dentro
  7. Fechamos tudo e pronto, temos uma cópia do theme com novos icones.
Que tal? Parece-vos simples? :)Aqui fica o video do procedimento descrito.http://www.youtube.com/watch?v=44sN2ICQbTMOnde obter outros icones de bateria?Neste exemplo o icone pedido estava numa outra versão da rom, portanto bastou obter o ficheiro framework-res.apk dessa mesma rom. Entretanto podem obter resources de outras formas:- UOT Kitchen - Foi aqui que originalmente gerei os icones do theme Ginger com border branca- XDA Theme Directory - Aqui têm uma listagem de themes disponíveis no xda. Atenção que fica sempre bem pedir ao autor se podem utilizar as resources. - Editando manualmente no photoshop / outros - foi assim que coloquei a border cinza no último icone de bateria do theme Ginger.- Qualquer outra rom, stock rom, etc que contenha as resources que pretentem.Já agora ficam aqui os icones brancos que eram pretendidos, se tiverem "preguiça" de sacá-los da rom:http://www.mediafire.com/?48x63hz0zlon0saO mesmo procedimento pode ser utilizado para os "Green Settings" / "White Settings", bastando para isso localizar as respectivas resources.Em breve deixo-vos uma lista da localização das resources mais modificadas (icones wifi, rede, gps, janela de notificações, etc).Abraço,Como alterar os icones de notificação?A localização dos icones da barra de notificações (wifi, dados, rede, etc.) é a seguinte:Ficheiro a editar: system/app/SystemUI.apkPasta de destino: res/drawable-hdpi-v41 - Substituir as resources existentes pelas que estão compactadas no ficheiro zipDeixo-vos aqui 3 tipos de icones de notificação, caso estejam interessados nem que seja em experimentar alterá-los (atenção estes ficheiros zip não são para instalar via CWM, são apenas as resources comprimidas):Icones Verdes (os mesmos do theme ginger):[attachment=3094]icones_verdes.png[/attachment]Icones Brancos - Versão 1[attachment=3095]icones_brancos-1.png[/attachment]Icones Brancos - Versão 2[attachment=3096]icones_brancos-2.png[/attachment]Já agora esta é a minha status bar actual:[attachment=3099]my-status-bar.png[/attachment]
  • Speedy Cash, AustAdmilk, Rebdert e 3 outros gostam disto
Imagem colocada

#2 ncosta

ncosta

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1812 mensagens
  • Samsung Galaxy S II GT-i9100

Mensagem publicada 31 May 2011 - 19:28

APKTOOLo APKTool é uma aplicação que tem como finalidade descompilar / compilar apk's. E agora vocês perguntam para que serve isso, se basta abri-los com o winrar e modificar o que se quer? Resposta: Errado - isso apenas serve para resources, imagens. Para editar xml e assim modificar cores, textos, etc precisamos de descompilar o apk, fazer as modificações e compilar novamente.Material Necessário:apktool.zip - Nota: esta é a versão 1.3.1. Existem versões mais recentes mas já vi posts no xda sobre erros com essas mesmas versões portanto esta é certo que funciona.notepad++ - Não será realmente necessário mas é uma boa ajuda na edição de xml.Vamos então meter mãos à massa. O primeiro passo será, obviamente extrair o zip para uma pasta à vossa vontade (ex: C:\apktool ). De seguida copiar o ficheiro a editar para essa mesma pasta (ex: C:\apktool ).Agora que temos tudo pronto, vamos aceder pela linha de comandos a essa mesma pasta (ex: C:\apktool ).DESCOMPILARO comando usado para descompilar (decompile) é a seguinte:[code type=ini]apktool.bat d ficheiro.apk pasta_destino[/code]exemplo: [code type=ini]apktool.bat d framework-res.apk framework-pra-editar[/code]COMPILARO comando usado para compilar (build) é a seguinte:[code type=ini]apktool.bat b pasta_destino ficheiro.apk[/code]exemplo: [code type=ini]apktool.bat b framework-pra-editar framework-res.apk[/code]DependênciasAo descompilar poderão obter um erro parecido a "Could not decode attr value...". Isto poderá significar que o apk que estão a tentar descompilar tem dependências. Um exemplo é o SystemUI.apk que depende do nosso já conhecido framework-res.apk. Nestes casos é preciso copiar o ficheiro do qual o nosso depende para a pasta (ex: C:\apktool ) e correr o seguinte comando (nota: substituir framework-res.apk pelo ficheiro apropriado):[code type=ini]apktool.bat if framework-res.apk[/code]Para descobrir qual a dependência - se esta não for indicada no erro - nada melhor que pesquisar no google (ex: apktool SystemUI dependencies error).Editar - Exemplo práticoComo exemplo vou-vos mostrar como alterar o texto secundário dos settings de azul para branco. Neste caso o ficheiro a editar é o framework-res.apk
  1. Copiar o ficheiro framework-res.apk para a nossa pasta (ex: C:\apktool )
  2. correr o comando: apktool.bat d framework-res.apk framework-pra-editar
  3. Abrir a pasta "framework-pra-editar" e navegamos até "res/color". Neste caso o ficheiro a editar será o "zzz_tw_secondary_text_sub.xml". Abrimo-lo com o notepad++ ou outro editor de texto.
  4. Reparem no que está assinalado na imagem em anexo ao post. Corresponde ao código hexadecimal da cor azul (ignorar os ff iniciais que estão sempre presentes). Assim sendo basta modificar de "#ff81bee1" para "#ffffffff", ou outra cor caso pretendam.
  5. Após terem feito todas as alterações, bastará ir à linha de comandos e correr o comando utilizado para compilar novamente o ficheiro. Poderão obter alguns warnings, mas não será nada de grave.
Este foi um exemplo simples mas como é óbvio isto permite alterações mais complexas e abre-vos inúmeras possibilidades, basta para isso que localizem o que pretendem alterar, o que às vezes pode não ser fácil. Em breve coloco mais alguns exemplos. Deixo-vos alguns links de referência onde obtive várias dicas sobre quais os ficheiros a editar para cada caso específico. Tenham em atenção que algumas alteraçoes podem variar em função da versão (froyo / gingerbread).http://forum.xda-developers.com/showthread.php?p=9664604#post9664604http://forum.xda-developers.com/showthread.php?p=9066440#post9066440http://android.modaco.com/content/zte-blade-themes-and-design-customisation/328510/guide-theme-editing-and-related-things/Espero que tenha sido claro e que vos ajude a criar o "bichinho" da personalização do telemóvel, se tiverem alguma dúvida em que possa ser útil disponham.
  • adok gosta disto
Imagem colocada

#3 Night-Wolf

Night-Wolf

    Mestre de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2772 mensagens

Mensagem publicada 31 May 2011 - 20:24

Excelente iniciativa amigo ncosta, estás de parabéns. Quem sabe se através deste tutorial apareçam novos modders e themers (na altura foi assim que eu comecei). Também será um excelente tópico para o pessoal colocar as suas questões e dúvidas sobre alterar outros ícones e imagens.Abraço.

#4 carapauzinho

carapauzinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 121 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S3 GT-I9300

Mensagem publicada 31 May 2011 - 20:32

Concordo com o wolf, fiquei cheio de vontade de começar a alterar as coisas para deixar tudo como mais gosto!Claramente, este é um ponto de partida para novas aventuras... :lol: Obrigado ncosta!
Smartphone: Samsung Galaxy S3 GT-I9300 | ROM: Slim Bean 2.6 | Kernel:Semaphore JB 2.2.0s

#5 meiji

meiji

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 17 mensagens

Mensagem publicada 01 June 2011 - 09:04

Viva, Onde consigo obter os icons originais (stock) conforme a imagem:Imagem colocada

#6 ncosta

ncosta

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1812 mensagens
  • Samsung Galaxy S II GT-i9100

Mensagem publicada 01 June 2011 - 09:28

Viva Onde consigo obter os icons originais (stock) conforme a imagem:[img']http://img204.imageshack.us/img204/6862/stockstat.png[/img]

Viva,acrescentei uma nova secção no primeiro tópico: Onde obter outros icones de bateria?No caso do icone de bateria (stock) é fácil de encontrar no xda, já que é bastante comum:http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1058709http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1042935Abraço,
Imagem colocada

#7 VIC

VIC

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 217 mensagens

Mensagem publicada 01 June 2011 - 16:47

Bom tópico! Abriu-me o apetite... :)

Wiko Cink FiveROM: MIUI 4.8.1 fa1zali PT-PT por VIC Brical.net (4.8.8 em testes)

 

Tópico desta ROM no Androidpt - Tópicos no Brical.net (ver em Wiko)


#8 ncosta

ncosta

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1812 mensagens
  • Samsung Galaxy S II GT-i9100

Mensagem publicada 03 June 2011 - 22:10

Viva,Incluí uma nova entrada no primeiro tópico:Como alterar os icones de notificação?Estão disponíveis também alguns icones e screenshots de exemplo.Abraço,
Imagem colocada

#9 hucalop

hucalop

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 879 mensagens

Mensagem publicada 05 June 2011 - 11:42

Boa Tarde.Parabens quanto a este Topico, sem duvida vem atrair mais membros para contribuirem com mais themes, que é o meu caso, pois gostava de aprender.No entanto fiquei com duvidas,sem duvida aprendi a alterar icons, mas como se chama o programa para criar themes/alterar textos de mensagens,entre outros.Obrigado e uma vez mais parabens.

#10 ncosta

ncosta

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1812 mensagens
  • Samsung Galaxy S II GT-i9100

Mensagem publicada 05 June 2011 - 13:01

Boa Tarde.Parabens quanto a este Topico sem duvida vem atrair mais membros para contribuirem com mais themes, que é o meu caso, pois gostava de aprender.No entanto fiquei com duvidas,sem duvida aprendi a alterar icons, mas como se chama o programa para criar themes/alterar textos de mensagens,entre outros.Obrigado e uma vez mais parabens.

Viva,Para descompilar apks e editar textos, cores, etc. podemos usar o apktool (que eu prefiro) ou o apkedit, mas sobre isso darei algumas indicações nos próximos dias.Abraço
Imagem colocada

#11 hucalop

hucalop

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 879 mensagens

Mensagem publicada 05 June 2011 - 14:16

[quote name="ncosta" post=177726][quote name='"hucalop" post=177703]Boa Tarde.Parabens quanto a este Topico sem duvida vem atrair mais membros para contribuirem com mais themes' date=' que é o meu caso, pois gostava de aprender.No entanto fiquei com duvidas,sem duvida aprendi a alterar icons, mas como se chama o programa para criar themes/alterar textos de mensagens,entre outros.Obrigado e uma vez mais parabens.[/quote']Viva,Para descompilar apks e editar textos, cores, etc. podemos usar o apktool (que eu prefiro) ou o apkedit, mas sobre isso darei algumas indicações nos próximos dias.Abraço[/quote]Optimo espero as tuas instrucões e obrigado por partilhares.EDIT:Estas aplicações são para instalar em PC?Abraco

#12 carapauzinho

carapauzinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 121 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S3 GT-I9300

Mensagem publicada 05 June 2011 - 20:29

Já agora uma dúvida, para retirar o relógio da statusbar, como poderei fazer? É apenas apagar/retirar algum ficheiro?Abraço
Smartphone: Samsung Galaxy S3 GT-I9300 | ROM: Slim Bean 2.6 | Kernel:Semaphore JB 2.2.0s

#13 ncosta

ncosta

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1812 mensagens
  • Samsung Galaxy S II GT-i9100

Mensagem publicada 05 June 2011 - 20:40

Já agora uma dúvida para retirar o relógio da statusbar, como poderei fazer? É apenas apagar/retirar algum ficheiro?Abraço

Viva,Nunca o fiz, mas tenho aqui 2 métodos para esconder o relógio da statusbar, mas já entram o campo do decompile e afins, portanto vamos deixar isso para breve http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_winking.png
Imagem colocada

#14 wizard1970

wizard1970

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 405 mensagens

Mensagem publicada 06 June 2011 - 07:29

Não sou adepto de temas apesar de mudar os icones na própria ROM, aqui fica as minhas alterações, muda-se exactamente como num tema:

#15 hucalop

hucalop

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 879 mensagens

Mensagem publicada 13 June 2011 - 17:12

[quote name="ncosta" post=177726][quote name='"hucalop" post=177703]Boa Tarde.Parabens quanto a este Topico sem duvida vem atrair mais membros para contribuirem com mais themes' date=' que é o meu caso, pois gostava de aprender.No entanto fiquei com duvidas,sem duvida aprendi a alterar icons, mas como se chama o programa para criar themes/alterar textos de mensagens,entre outros.Obrigado e uma vez mais parabens.[/quote']Viva,Para descompilar apks e editar textos, cores, etc. podemos usar o apktool (que eu prefiro) ou o apkedit, mas sobre isso darei algumas indicações nos próximos dias.Abraço[/quote]Boas!Amigo quando tiveres tempo...não te esquecas do pessoal, como descompliar APK e editar textos das mesmas :( Abraço

#16 ncosta

ncosta

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1812 mensagens
  • Samsung Galaxy S II GT-i9100

Mensagem publicada 14 June 2011 - 07:43

Viva,Não está esquecido, mas o tempo não tem sido muito para estes lados. Queria ver se hoje ou amanhã á noite tratava disso.Já agora alguém deu uso às dicas colocadas aqui? Podem colocar screenshots, já agora gostava de ver o que andam a "inventar" :(
Imagem colocada

#17 carapauzinho

carapauzinho

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 121 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S3 GT-I9300

Mensagem publicada 14 June 2011 - 11:38

Viva!Eu ainda só fiz pequenas alterações como mudar o ícone da bateria e a cor do mesmo. Assim que tiver mais tempo queria alterar mais uma coisita ou outra e depois coloco aqui um screenshot. :D Abraço
Smartphone: Samsung Galaxy S3 GT-I9300 | ROM: Slim Bean 2.6 | Kernel:Semaphore JB 2.2.0s

#18 hucalop

hucalop

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 879 mensagens

Mensagem publicada 14 June 2011 - 12:26

VivaNão está esquecido, mas o tempo não tem sido muito para estes lados. Queria ver se hoje ou amanhã á noite tratava disso.Já agora alguém deu uso às dicas colocadas aqui? Podem colocar screenshots, já agora gostava de ver o que andam a "inventar" :D

Boas!Antes demais obrigado pela tua vontade e alguma disponibilidade.Eu ainda não alterei nenhum icon,pois tb pretendia saber alterar os textos das aplicações ex:"Complete o Puzzle", e coisas do genero.Mais não sei fazer...lol :D

#19 ncosta

ncosta

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1812 mensagens
  • Samsung Galaxy S II GT-i9100

Mensagem publicada 14 June 2011 - 19:51

Viva,Coloquei no segundo post um mini tutorial sobre como descompilar / editar / compilar ficheiros apk.Abraço,
Imagem colocada

#20 zznh

zznh

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 201 mensagens
  • Galaxy Nexus, Nexus 7 3G, Nexus 5

Mensagem publicada 24 June 2011 - 23:01

Viva,Aqui alguém utiliza o APK Manager?É que estou a fazer as minhas próprias alterações e ao compilar estou a obter uns erros, que fazem com que não o programa não carregue as minhas alterações e simplesmente tudo o que alterei não fica na apk finalSe alguém puder ajudar diga que eu explico melhor o problema.Aguardo resposta,Obrigado

#21 ncosta

ncosta

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1812 mensagens
  • Samsung Galaxy S II GT-i9100

Mensagem publicada 25 June 2011 - 10:23

VivaAqui alguém utiliza o APK Manager?É que estou a fazer as minhas próprias alterações e ao compilar estou a obter uns erros, que fazem com que não o programa não carregue as minhas alterações e simplesmente tudo o que alterei não fica na apk finalSe alguém puder ajudar diga que eu explico melhor o problema.Aguardo resposta,Obrigado

Viva,Não costumo usar, mas podes dar mais detalhes sobre o erro?
Imagem colocada

#22 zznh

zznh

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 201 mensagens
  • Galaxy Nexus, Nexus 7 3G, Nexus 5

Mensagem publicada 25 June 2011 - 13:25

VivaNão costumo usar, mas podes dar mais detalhes sobre o erro?

Então utilizas o apktool?O problema está em compilar e o Apk Manager utiliza o apktool para o fazer.Alguma vez tives-te algum problema com o apktool no framework-res?Obrigado

#23 ncosta

ncosta

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1812 mensagens
  • Samsung Galaxy S II GT-i9100

Mensagem publicada 25 June 2011 - 13:38

[quote name="zznh" post=186758][quote name='"ncosta" post=186697]VivaNão costumo usar' date=' mas podes dar mais detalhes sobre o erro?[/quote']Então utilizas o apktool?O problema está em compilar e o Apk Manager utiliza o apktool para o fazer.Alguma vez tives-te algum problema com o apktool no framework-res?Obrigado[/quote]Há relatos que com algumas versões do apktool podes ter problemas em compilar, daí eu ter colocado no post a versão que eu uso (juntamente com o procedimento que normalmente faço). Experimenta a versão que disponibilizei e já agora qual o erro que obténs.
Imagem colocada

#24 zznh

zznh

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 201 mensagens
  • Galaxy Nexus, Nexus 7 3G, Nexus 5

Mensagem publicada 25 June 2011 - 18:11

Há relatos que com algumas versões do apktool podes ter problemas em compilar daí eu ter colocado no post a versão que eu uso (juntamente com o procedimento que normalmente faço). Experimenta a versão que disponibilizei e já agora qual o erro que obtens.

Parece que o problema era do meu framework-res, mas só consegui com o apktool mesmo.Obrigado

#25 coutinhosousa16

coutinhosousa16

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 04 September 2011 - 21:04

oi, amigos onde posso arranjar shutdown novos para o meu sgs