Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Tutorial] Mudar Product Code


  • Por favor inicie sessão para responder
97 respostas a este tópico

#1 mundano

mundano

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 714 mensagens

Mensagem publicada 24 September 2010 - 13:29

Toda esta informação está no fórum, mas está demasiado fragmentada e espalhada por demasiados tópicos e algumas partes da informação necessária para levar o processo até ao fim são links que remetem para o XDA pelo que acho que seja interessante sistematizar tudo num só tópico para consulta fácil.Problema:A instalação de algumas ROM's que aparecem na Internet alteram o product code de forma indesejada. Pode também acontecer que tenham comprado o telefone de uma região diferente da que pretendem ter.. Por exemplo, o meu telefone tinha o product code da TMN, mas como eu não gosto muito de Sapos, queria que ele tivesse o product code dos telefones desbloqueados vendidos em Portugal, para que ele passasse a actualizar pelo Kies para ROM's sem personalização automaticamente.Pode também acontecer, quem comprou pela Internet ter um telefone Ingles, ou Alemão, e querer por o product code e o sales code Portugues para que o telefone passe a assumir a lingua e as configurações (hora, APN' class='bbc_url' title='External link' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=APN']APN's, etc) portuguesas quando for actualizado. Solução: 1º Repor/alterar o product code no telefone.(2º Forçar o Kies a instalar a ultima ROM oficial para o product code escolhido.)1º Repor/alterar o product code no telefone.Há várias formas de repor o product code num telefone em que ficaram um product code tipo KOR, algumas mais simples e talvez até mais seguras que esta. Mas eu vou simplesmente descrever a forma que permite fazer tudo e que se adapta a mais situações... Antes de começar recomendo que façam um backup dos ficheiros que vamos alterar, para isso a maneira mais simples é simplesmente usar a aplicação SGS Toolbox: http://dl.dropbox.co...olbox_0.3.1.apk e usar a opção "Check product code".Caso façam alguma coisa mal na edição do ficheiro nv_data.bin podem acabar com IMEI falso e o telefone deixa de ligar as redes de telemóvel. Com um backup não há nenhum problema é só restaurar, se não tiverem backup não existe nenhum método conhecido de restaurar o IMEI. Fica o aviso.Requisitos:- Telefone com root' class='bbc_url' title='External link' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root, existem inúmeros tópicos e guias sobre como fazer root' class='bbc_url' title='External link' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root para a versão 2.1 e 2.2, pelo que aqui cada um terá que se safar.- Terminal Emulator instalado: http://www.appbrain....al.androidtermO primeiro passo é copiar o nv_data.bin para a memoria do telefone. Para isso é abrir o Terminal Emulator e dar os seguintes comandos:
sucp /efs/nv_data.bin /sdcard/
Podem desligar o terminal emulador e agora devem abrir o ficheiro que está na memoria do telefone no PC, eu por ser a forma mais simples ligo directamente o telefone no modo mass storage e edito mesmo a partir da memoria do telefone, mas façam como preferirem, o importante é que consigam no PC abrir o ficheiro com o NOTEPAD (Bloco de Notas).Depois de aberto o ficheiro, o que demora algum tempo no notepad, carreguem no F3 e procurem por GT-I9000HKD. Deverá aparecer uma linha tipo esta:ÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿMP 0.800 ÿKOR GT-I9000HKDKORAquilo que vamos editar são apenas as letras a vermelho, e nada mais.Em vez de KOR, vamos colocar:TPH - Para ROMs portuguesas sem personalizações.TMN - Para ROMs da TMNXEU - Para ROM's do Reino Unido, sem personalizações. Podem ser úteis a alguém porque normalmente é no UK que saem primeiro as actualizações oficiais.Assim a referida linha deverá ficar:ÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿMP 0.800 ÿTPH GT-I9000HKDTPHouÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿMP 0.800 ÿTMN GT-I9000HKDTMNou ÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿMP 0.800 ÿXEU GT-I9000HKDXEUDepois de alterados não devem editar mais nada, devem simplesmente fechar o notepad guardando as alterações. Se copiaram o ficheiro para o PC devem voltar a copia-lo para a memoria do telefone, se fizeram como eu, já têm a versão alterada no telefone e é só desligar o telefone do cabo USB e seguir.Abrir o terminal emulador e dar os seguintes comandos:
sucp /sdcard/nv_data.bin /efs/nv_data.binrm /efs/nv_data.bin.md5reboot
O telefone vai reiniciar e poderão verificar com o SGS Toolbox se o código já está alterado. Exemplo:Posted ImagePode acontecer que o SIM não seja aceite após esta alteração. Quando isso acontece o telefone fica bloqueado ao arrancar e não permite o desbloqueio do ecrã. Será necessário, desliga-lo, retirar o cartão SIM, arrancar novamente e dar os seguintes comandos no Terminal Emulator:
subusybox chown 1001:1001 /efs/nv_data.binreboot
Se após o 2º comando der uma mensagem de erro a dizer que não existe um user/group 1001:1001, usem alternativamente estes comandos:
subusybox chown radio:radio /efs/nv_data.binreboot
E pronto... É só voltar a meter o SIM e o telefone está a funcionar e com o product code escolhido por vocês. Caso adicionalmente queiram que o Kies comece a aceita-lo para actualizações automáticas para o product code escolhido, devem igualmente seguir este tutorial para forçar o Kies a instalar uma ROM oficial, adequada ao vosso product code: http://www.androidpt...tid=74&id=71050
  • AustAdmilk, Rebdert, Franwab e 3 outros gostam disto

#2 bloodrider

bloodrider

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 270 mensagens

Mensagem publicada 24 September 2010 - 23:57

Boa iniciativa! Esta informação em tuga vai dar jeito a muita gente no futuro.Já agora, para quem tiver acabado de flashar e não se importar de ficar com o o sale code e o product code TMN, pode seguir este método que é um pouco mais simples. Só tem o inconveniente de fazer reset :PEste método resolve o problema do CSC para qualquer ROM (ficando em português, com todas as configurações da TMN mas sem os sapos :)) e o problema do product code.

#3 mundano

mundano

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 714 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2010 - 08:29

Não tenho duvida que tanto para restaurar sales e product code, como para instalar ROM's oficiais existem metodos mais simples...Mas como não existia de forma sistematizada informação sobre como alterar manualmente o Product Code, nem sobre como "forçar" o Kies a reconhecer um telefone diferente, pus tudo ai direitinho.Provavelmente até devia ter posto tudo em 2 topicos distintos, já que no fundo são dois tutoriais... MAs agora tá assim, fica assim...EDIT: ou melhor.. Acho que vou dividir para tornar as coisas mais logicas e organizadas. O trabalho até já está feito...

#4 Soares

Soares

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 41 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2010 - 11:03

Boas,Primeiro acho um boa iniciativa e o tutorial esta mt bom.So tenho uma duvida/problema, no terminal emulator quando tento usar o comando cp, ele nao reconhece e nao executa qualquer operação.Alguma ideia??Obrigado e cumps..

#5 mundano

mundano

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 714 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2010 - 11:13

Soares escreveu:

Boas,Primeiro acho um boa iniciativa e o tutorial esta mt bom.So tenho uma duvida/problema, no terminal emulator quando tento usar o comando cp, ele nao reconhece e nao executa qualquer operação.Alguma ideia??Obrigado e cumps..

Estás com previlégios de root' class='bbc_url' title='External link' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root?Quando fazes: su , pela primeira vez deve aparecer uma caixa a pedir privilégios de root' class='bbc_url' title='External link' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root, tens que aceitar e idealmente colocar o Terminal Emulator na "white list".

#6 Soares

Soares

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 41 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2010 - 11:20

sim estou com privilegias de root.ja descobri o problema, tinha que usar o prefixo " busybox" antes do comando cp.Agora tenho outra duvida :pfiz este tut, e ele nao reconhece o sim, mas quando uso no TE o comando "chown 1001:1001 /efs/nv_data.bin"ele da erro e diz user 1001:1001 not found.

#7 mundano

mundano

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 714 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2010 - 11:33

Tenta usar também o prefixo busybox, caso não funciona, terás que fazer com o adb:No adb dá estes comandos:- adb shell- su- busybox chown 1001:1001 /efs/nv_data.bin- rebootDependendo do root que tens e da forma como o busybox está instalado as vezes é preciso usar o busybox, outras não. Ainda não percebi muito bem o que causa essa inconsistência.

#8 Soares

Soares

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 41 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2010 - 11:36

nem com o adb, e com o prefixo busybox...ja tinha testado...da sempre o mesmo erro, "No such user 1001:1001"

#9 mundano

mundano

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 714 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2010 - 12:39

Isso é estranho... Faz uma coisa.. No Terminal Emulator dá os seguintes comandos:sucd /etc/ls -lE cola aqui o resultado.

#10 Soares

Soares

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 41 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2010 - 12:57

o resultado e enorme...mas vou colocar aqui uma linha, as outras sao analogas.-rw-r--r-- root root 17123 2010-08-31 11:25 asound.conf

#11 mundano

mundano

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 714 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2010 - 13:03

Soares escreveu:

o resultado e enorme...mas vou colocar aqui uma linha, as outras sao analogas.-rw-r--r-- root' class='bbc_url' title='External link' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root root' class='bbc_url' title='External link' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root 17123 2010-08-31 11:25 asound.conf

Desculpa lá.. enganei-me no comando indicado.É:sucd /efs/ls -lMas já vi que o teu telefone está a user realnames e não UID, por isso é que não aceitou o comando que está no guia. Penso que isto se deve a diferenças nas versões do busybox' class='bbc_url' title='External link' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox instalado.. Enfim.. O busybox' class='bbc_url' title='External link' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox muda meio mundo de versão para versão.. É uma estupidez, mas pronto..Dá-me o resultado destes comandos que coloquei agora e já te digo como resolver a questão do SIM.

#12 costalat

costalat

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 197 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2010 - 13:04

Excelente trabalho mundano!Eu propunha-te a ao bloodrider e com a colaboração da administração fundirem os 2 tópicos. No meu entender seria mais produtivo e a informação ficaria mais concentrada.

#13 Soares

Soares

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 41 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2010 - 13:04

ja ta resolvido o problema...Não sei o que se passou, mas testei "chwon root.1001 /etc/nv_data.bin" e funcionou...

#14 DeepSpace

DeepSpace

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 266 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2010 - 13:06

Excelente era mesmo isto que o fórum estava a precisar para quem precisasse de instalar/mudar para o Froyo.:)

#15 mundano

mundano

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 714 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2010 - 13:07

Soares escreveu:

ja ta resolvido o problema...Não sei o que se passou, mas testei "chwon root' class='bbc_url' title='External link' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root.1001 /etc/nv_data.bin" e funcionou...

lá está.. o meu só funciona com UID's, o teu parece só aceitar real names. É uma estupidez esta instabilidade de versão para versão que se passa com a busybox' class='bbc_url' title='External link' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox.. Por estas e por outras é que o TitaniumBackup só funciona bem se usar sempre a mesma versão do busybox' class='bbc_url' title='External link' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox.. De qualquer forma, se puderes cola aqui o resultado dos comandos: sucd /efs/ls -l

#16 Soares

Soares

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 41 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2010 - 13:11

Mudei o product code para TPH, assim qd sair froyo pelo kies, ja meto a versão sem branding nenhum =)P.s: Apesar de ja ter colocado froyo e ter feito o downgrade para JM8 novamente, o meu product code nunca foi alterado...Output do comando ls -l na pasta /efs/(a versão do busybox' class='bbc_url' title='External link' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox que tenho é 1.17.1)
-rwx------ radio     radio    2097152 2010-09-25 14:34nv_data.bindrwxrwxrwx radio     radio            2010-07-22 07:33imei-rwx------ radio     radio         32 2010-09-25 14:34nv_data.bin.md5


#17 mundano

mundano

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 714 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2010 - 13:23

Sendo assim o codigo correcto para quem tiver o erro que tiveste, será este:
suchown radio:radio /efs/nv_data.binreboot


#18 stryyker

stryyker

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 220 mensagens
  • Localizaçãohttps://t.me/pump_upp
  • CharlesKAX

Mensagem publicada 26 September 2010 - 02:10

Ja avia um tutorial, mas tenho k agradecer pelo este belo tutorial, ta tudo explicando e direitinho.Amanhã talvez teste e mude o code dp deixo feedback. Peace

#19 B00gieman

B00gieman

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 94 mensagens

Mensagem publicada 26 September 2010 - 05:34

Olha deixa-me que te diga que tenho o telefone recentemente e não percebo muito de linux.Não obstante o teu manual está impecável e super simples.Obrigado pela sua disponibilização.

#20 kavsko

kavsko

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 67 mensagens

Mensagem publicada 26 September 2010 - 14:39

Viva.Segui o tutorial à risca e tudo correu como esperado.Muitos parabéns pelo belo trabalho!Abraço,--Kavsko

#21 Zurba

Zurba

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 33 mensagens

Mensagem publicada 26 September 2010 - 22:37

grande tutorial... :) fica bem

#22 Louro

Louro

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 161 mensagens

Mensagem publicada 27 September 2010 - 08:03

Será normal aparecerÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿMP 0.800 ÿKOR GT-I9000HKDTMNvou meter tudo em TPH.. ver o que acontece.. :)---------------------Depois de rebot o meu sgs não me deixa desbloquear.Passo com o dedo e nada acontece, volto a ligar e fica na mesma.parece que crasha.. A única hipótese é voltar a liga-lo e tirar o cartão da tmn..:|-----------------------------Não consegui fazer o ultimo comando, ate que lembrei de escrever busybox antes e já funciona tudo!:P

PC ligado? sempre a Lucrar! https://coingenerati...auth/new/226570

 

 


#23 B00gieman

B00gieman

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 94 mensagens

Mensagem publicada 27 September 2010 - 13:12

Louro escreveu:

Será normal aparecerÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿMP 0.800 ÿKOR GT-I9000HKDTMNvou meter tudo em TPH.. ver o que acontece.. :)---------------------Depois de rebot o meu sgs não me deixa desbloquear.Passo com o dedo e nada acontece, volto a ligar e fica na mesma.parece que crasha.. A única hipótese é voltar a liga-lo e tirar o cartão da tmn..:|-----------------------------Não consegui fazer o ultimo comando, ate que lembrei de escrever busybox' class='bbc_url' title='External link' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox antes e já funciona tudo!:P

Boas.Antes de ler o teu tópico segui o manual que como já disse está muito bem feiro.Como não sabia se devia tirar ou não o cartão, resolvi não o tirar.A minha linha também era igual à tua:ÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿMP 0.800 ÿKOR GT-I9000HKDTMNalterei e ficou:ÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿÿMP 0.800 ÿTPH GT-I9000HKDTPHcontinuei e fiz reboot.Quando o telefone iniciou o ecrá não respondia.Fiquei a soar e vim aqui para pedir ajuda mas reparei que te tinhas adiantado e portanto fiz o que referiste:Desliguei o terminal, tirei a bateria, tirei o cartão, voltei a meter a bateria (sem cartão) e iniciei o telefone.Ligou bem e o visor estava a responder.Claro que estava sem sinal do cartão... faltavam os últimos cómandos, e assim foi:
suchown 1001:1001 /efs/nv_data.binreboot
Não funcionou... alterei 1001:1001 para radio:radioTambém não funcionou...Tive que fazer:
subusybox chown 1001:1001 /efs/nv_data.binreboot
Iniciou, e já tenho rede de telefone e tenho o product code alterado.5 Estrelas.Penso que o manual devia ser alterado tendo em conta estes aspectos.

#24 injet8

injet8

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 211 mensagens

Mensagem publicada 27 September 2010 - 16:06

Deu-me o mesmo problema dos posters que me antecedem e foi resolvido da mesma maneira :) Obrigado pelo tutorial Mundano :P

#25 mundano

mundano

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 714 mensagens

Mensagem publicada 27 September 2010 - 16:18

B00gieman escreveu:

Penso que o manual devia ser alterado tendo em conta estes aspectos.

Vou alterar depois de jantar... O problema tal como referido anteriormente parece ter a ver com as versões do busybox' class='bbc_url' title='External link' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox, que de versão para versão fazem as coisas de forma diferente. O root' class='bbc_url' title='External link' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root que eu apliquei ao meu tem uma versão antiga do busybox' class='bbc_url' title='External link' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox, 1.15.qq coisa e dai que a voces vos esteja a dar resultados ligeiramente diferentes.Logo vou ver se actualizo a busybox' class='bbc_url' title='External link' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox do meu para a 1.17.1 que é a mais usada...