Saltar para conteúdo


Foto
* * * * * 2 votos

[TUTORIALS] [TOOLS] [Recovery] [init.d] "Coisinhas bouas" para o E5 FHD...e não só...

init.d tools logo bootanimation imei framework tema lollipop style

  • Por favor inicie sessão para responder
159 respostas a este tópico

#1 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 19 September 2014 - 21:36

Olá!
 
Eu já tinha começado a modificar a stock ROM do meu velhinho bq Aquaris 3.5 e a ter umas ideias para criar aqui uma thread de modo a explicar à malta toda como proceder de modo a modificar a sua stock ROM sem ter de flashar uma ROM completamente nova. É ir mexendo na stock ROM e ir modificando, aos poucos, até ficar como gostamos.
 
Nunca o fiz...mas faço agora. Irei atualizando esta thread ao longo dos tempos, pelo que, fiquem atentos.

 

 

* Ativar o suporte init.d na stock ROM *
 

Spoiler

 

 

* Recuperação do(s) IMEI  *
 
Spoiler

 

* Aumento da Cobertura 3G  *

 

Spoiler

 

* Melhoramento do Audio  *

 

Spoiler

 

* Alterar o logo inicial do telefone (logo.bin e/ou boot_logo)  *

 

Spoiler
 

* Alterar as animações de arranque e de encerramento  *

 

Spoiler
 

* Correções da framewrok no FHD  *

 

Spoiler
 

* Mais opções de ligação USB  *

 

Spoiler
 

* Teclado Android L e Android Lollipop *
 

Spoiler
 

* Material Design | Lollipop  *

 

Spoiler
 
* TWRP Recovery  *
 
Spoiler

 

 

KERNEL SOURCE CODE para o Aquaris E5 FHD  -> AQUI

 

 

NOTA: A maior parte das operações aqui descritas precisam de uma custom recovery ou de root (ou ambos). AQUI e também AQUI encontrarão mais informações acerca deste assunto.

 

 
Cumps!

 

 

Eu não poderei ser responsabilizado caso o seu telefone fique danificado ao tentar efectuar estas operações. Apesar de duvidar (e muito) que algo desse género aconteça (especialmente se tiver seguido todas as minhas instruções "à risca"), que fique bem claro que está a efectuar estas operações porque assim o entende e, não, porque lhe estou a dizer para o fazer.


Editado por ElTifo, 14 January 2016 - 23:32.

  • CoolZeroFCP, Qashqool, cd23 e 1 outro gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#2 DroidSync Team

DroidSync Team

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 22 mensagens
  • BQ Aquaris E4,5 Galaxy S4 HTC One

Mensagem publicada 20 September 2014 - 13:22

Boas ElTifo

 

Desculpa por este post mas existe uma forma bem mais facil de ter suporte de init.d 

 

Depois de terem o smartphone rooteado , instalam o busybox 

 

depois baixam isto https://www.androidf...125694133305845

 

Instalam o script manager do Google play 

 

depois e so abrir o term-init.sh com o script manager e com a imagem do root ativada e o script vai instalar o init.d de forma bem mais facil  :D



#3 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 20 September 2014 - 13:50

Sim, é verdade, existem várias maneiras de dar suporte init.d aos Android.

 

Contudo, está é, de longe, a minha favorita. Comigo, nunca falhou em qualquer dos dispositivos que testei. Para além do mais, a maior parte das apps, scripts e zips para flashar pela recovery, o que fazem é o que descrevo nos passos 2, 3 e 4 de forma automatica e sequencial. A forma como expliquei é simplesmente o processo manual de fazer a coisa.

 

Seja como for, com o boot.img que modfiquei, não só temos o kernel com suporte init.d como, também, temos o kernel com root. Ou seja, ligas o telefone ao PC e consegues desde logo correr adb e adb shell como root (mesmo sem fazer root ao telefone).

 

Cumps!


  • DavidGiga gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#4 DroidSync Team

DroidSync Team

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 22 mensagens
  • BQ Aquaris E4,5 Galaxy S4 HTC One

Mensagem publicada 20 September 2014 - 14:01

A nossa equipa estava a criar um settings novo para o BQ Aquaris E4.5 e de certa forma descobrimos isto na stock...

 

https://imageshack.com/i/pbS2uQIQp

 

parece que de certa forma a stock usa recursos da OmniRom


Editado por DroidSync Team, 20 September 2014 - 14:03.


#5 NunRibeiro

NunRibeiro

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • bq aquaris e5 fhd

Mensagem publicada 21 September 2014 - 13:13

Isso é reversível? Afeta o recovery mod? Queria tentar ao máximo não mexer no stock recovery mod.



#6 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 21 September 2014 - 13:42

El tifo, isso lixa as OTA, não?

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#7 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 21 September 2014 - 13:44

Como assim "afetar o stock recovery mod"!? A recovery stock é uma nhanha...tirando wipe não faz mais nada.

 

Hmmm... estou em crer que os teus conceitos na matéria estão um pouco trocados...

 

Boot -> É a partição de arranque do telefone. Nesta partição encontra-se a boot.img, ou seja, a imagem que dá origem ao arranque do telefone. Sem boot, o telefone não arranca. 

 

Recovery -> É uma outra partição do nosso telefone. Por norma é um ambiente de recuperação onde podemos efectuar algumas operações. A maioria dos telefones traz de origem uma recovery básica. Por isso é que se instala uma CWM Recovery (ou uma baseada nessa)...para podermos fazer backup e recuperação de dados; formatar o cartão SD; particionar o cartão SD; instalar custom ROMs; flashar apps via ficheiro zip, etc.

 

ROM -> É o sistema operativo do telefone. A ROM está para os telefones Android, (mais ou menos) tal como o "Windows" (ou outro s.o.) está para os PC's. Por norma, as stock ROMs (stock <=> de orgiem) não têm root, ao passo que as custom ROMs (custom <=> modificadas) já têm.

 

ROOT -> "Dar root" (ou "fazer root") não é mais do que instalar o binário su no telefone. Este binário permite efectuar operações que necessitam de permissões de "administração". Por norma, para além do binário, também se fica com uma app instalada (SuperSU, SuperUser, etc.). O binário su não se instala pela Google Play Store quando fazemos o download de qualquer app SuperUser, por isso, apenas é possível instalar o binário su através de outros métodos (já lá vamos...).

 

 

Bom, posto isto, e respondendo à tua pergunta, só iria afetar a recovery se flashasses a boot.img na partição da recovery. Mas mesmo que fizesses isso podias sempre corrigir pela ferramenta de flash, pelo que, estás sempre safo.

 

Se é reversível? Claro meu amigo.  :cool: 

 

É só fazer tudo ao contrário e flashar a boot.img original. Ou isso, ou hard-reset...

 

 

@Qashqool:

 

Boa pergunta. Sinceramente não sei.

 

Mas mesmo que afetasse, podemos sempre meter a boot.img original antes do update pela OTA.

 

Eu, de momento, não consigo testar pois enquanto não conseguir resolver o problema do SN do telefone, não consigo fazer updates via OTA.

 

Mas, qualquer um pode testar isso e reportar aqui.

 

 

Cumps!


  • DavidGiga gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#8 NunRibeiro

NunRibeiro

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • bq aquaris e5 fhd

Mensagem publicada 21 September 2014 - 15:14

Como assim "afetar o stock recovery mod"!? A recovery stock é uma nhanha...tirando wipe não faz mais nada.

 

Hmmm... estou em crer que os teus conceitos na matéria estão um pouco trocados...

 

Boot -> É a partição de arranque do telefone. Nesta partição encontra-se a boot.img, ou seja, a imagem que dá origem ao arranque do telefone. Sem boot, o telefone não arranca. 

 

Recovery -> É uma outra partição do nosso telefone. Por norma é um ambiente de recuperação onde podemos efectuar algumas operações. A maioria dos telefones traz de origem uma recovery básica. Por isso é que se instala uma CWM Recovery (ou uma baseada nessa)...para podermos fazer backup e recuperação de dados; formatar o cartão SD; particionar o cartão SD; instalar custom ROMs; flashar apps via ficheiro zip, etc.

 

ROM -> É o sistema operativo do telefone. A ROM está para os telefones Android, (mais ou menos) tal como o "Windows" (ou outro s.o.) está para os PC's. Por norma, as stock ROMs (stock <=> de orgiem) não têm root, ao passo que as custom ROMs (custom <=> modificadas) já têm.

 

ROOT -> "Dar root" (ou "fazer root") não é mais do que instalar o binário su no telefone. Este binário permite efectuar operações que necessitam de permissões de "administração". Por norma, para além do binário, também se fica com uma app instalada (SuperSU, SuperUser, etc.). O binário su não se instala pela Google Play Store quando fazemos o download de qualquer app SuperUser, por isso, apenas é possível instalar o binário su através de outros métodos (já lá vamos...).

 

 

Bom, posto isto, e respondendo à tua pergunta, só iria afetar a recovery se flashasses a boot.img na partição da recovery. Mas mesmo que fizesses isso podias sempre corrigir pela ferramenta de flash, pelo que, estás sempre safo.

 

Se é reversível? Claro meu amigo.  :cool: 

 

É só fazer tudo ao contrário e flashar a boot.img original. Ou isso, ou hard-reset...


Podem estar trocados sim ahah. Eu tenho o telemóvel rooteado mas não queria nada que não fosse irreversível por motivos de garantia. Eu sei que fazer root tira a garantia mas é fácil reverter.
Agora, meter a recovery de stock eu já não sei fazer pus uma vez no galaxy ace e não consegui tirar. 
Hard reset coloca a recovery de stock?



#9 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 21 September 2014 - 15:24

Hard reset coloca a recovery de stock?

 

Sim, claro.

 

Mas, a ferramenta de Hard-Reset também tem o modo Download que devemos escolher, ao invés do modo Firmware Upgrade, que nos permite flashar o ficheiro *.img ou *.bin que queiramos.

 

Ou seja, é possível flashar só a recovery ou só o boot.img ou outro qualquer.

 

Dá uma vista de olhos AQUI para mais informações acerca do flash da recovery. A ferramenta da MTK já é mais atual do que a que verás nesse post mas a ideia e o procedimento é igual.

 

Cumps!


  • manda gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#10 DroidSync Team

DroidSync Team

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 22 mensagens
  • BQ Aquaris E4,5 Galaxy S4 HTC One

Mensagem publicada 21 September 2014 - 15:27

NunRibeiro se pretendes ter o stock recovery com root faz um hard reset usando o firmware mais recente do teu bq mas desmarca todas as outras opções e deixa apenas o recovery marcado



#11 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 22 September 2014 - 08:41

Se te ajudar o tutorial do A5 HD, fica aqui.

Atenção que este tutorial é para meter uma rom alternativa sem root, se tiveres root, é bem mais facil, colocas a recovery.img no cartão sd externo e usas o mobileuncle para a flashar com a opção recovey update ( é o que fazemos para meter o OTA quando temos uma recovery alternativa, e temos quase sempre LOLOLO)


  • manda gosta disto

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#12 manda

manda

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 135 mensagens
  • LocalizaçãoVila Nova Cerveira
  • BQ Aquaris 5

Mensagem publicada 24 September 2014 - 21:22

Se te ajudar o tutorial do A5 HD, fica aqui.
Atenção que este tutorial é para meter uma rom alternativa sem root, se tiveres root, é bem mais facil, colocas a recovery.img no cartão sd externo e usas o mobileuncle para a flashar com a opção recovey update ( é o que fazemos para meter o OTA quando temos uma recovery alternativa, e temos quase sempre LOLOLO)

O método do Mobileuncle não é fiável, não funciona com todas as recoverys, mas o método da ferramenta de HardReset, que é simples de fazer, não falha. E para ter actualizações por OTA numa ROM com root é necessário repor stock rom.

BQ Aquaris 5  JB 4.2.1 (Stock/Root/CWM)


#13 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 25 September 2014 - 16:46

Coisinhas "bouas" adicionadas à OP.

 

Cumps!


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#14 Di0g0

Di0g0

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 116 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2014 - 17:47

Parabens @ElTifo, excelente topico, muito bom trabalho! ;)


  • ElTifo gosta disto

#15 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 25 September 2014 - 21:54

Adicionada mais uma coisinha "boua" à OP.

 

@Di0g0

 

Obrigado amigo.


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#16 euricomiguel

euricomiguel

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 196 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Vodafone Smart 6 Ultra , Vodafone Smart 6 Prime , Sony Xperia U , Minix Neo X6

Mensagem publicada 25 September 2014 - 22:11

Bom tut tanks

Vodafone Smart 4 mini

#17 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 26 September 2014 - 11:14

Obrigado.
 
Adicionei um link para download do logo.bin modificado por mim no final da secção "Alterar o logo inicial do telefone (logo.bin e/ou boot_logo)".

 

Caso tenham um E5 FHD, não tenham tempo para seguir o tutorial e gostem do meu logo.bin, estão à vontade para o utilizar.

 

 

Cumps!


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#18 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 29 September 2014 - 10:05

O que me intriga mesmo...é um tipo de Odivelas falar à "puorto" LOL  :O


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#19 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 29 September 2014 - 10:22

Sou portista...

 

Pronto, agora é que já fui...né?


  • DavidGiga gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#20 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 30 September 2014 - 12:03

* Alterar as animações de arranque e de encerramento  *

 

Spoiler

Editado por ElTifo, 14 January 2016 - 17:22.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#21 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 30 September 2014 - 17:11

Sou portista...

 

Pronto, agora é que já fui...né?

 

 O que só prova que ninguém é perfeito  ;)


Editado por Qashqool, 30 September 2014 - 17:12.

  • ElTifo gosta disto

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#22 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 02 October 2014 - 17:11

Mais uma coisinha "boua" adicionada à OP.

 

Correção a nível da framework do E5 FHD.

 

Se quiserem saber como se faz para outros modelos, vejam AQUI.

 

Cumps!


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#23 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 02 October 2014 - 22:50

Desculpem o double post...

 

O link para download da framework (só para o FHD) já se encontra disponível na OP.

 

Aproveito para vos deixar umas imagens das mudanças que estava a referir.

 

Spoiler

 

Cumps!


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#24 VitorMSA

VitorMSA

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 698 mensagens
  • LocalizaçãoMêda - Guarda
  • OnePlus One, Sony Ericsson Live Walkman, bq Curie 2 QC

Mensagem publicada 25 October 2014 - 21:59

Para que quiser experimentar o excelente teclado SwiftKey deixo aqui o mesmo modificado onde existem vários temas disponíveis entre eles várias variações do Android lollipop.

DOWNLOAD: https://www.androidf...747613655049490

Podem saber mais aqui: http://forum.xda-dev...d.php?t=1016053

Enviado do meu bq Curie 2 Quad Core através de Tapatalk

Editado por VitorMSA, 25 October 2014 - 22:01.


#25 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 19 November 2014 - 17:55

* Mais opções de ligação USB  *

 

Spoiler
 
Cumps!

Editado por ElTifo, 21 November 2014 - 20:46.

  • VitorMSA gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!






Também marcado com uma ou mais destas tags: init.d, tools, logo, bootanimation, imei, framework, tema, lollipop style