Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Permitir escrita de dados das aplicações no SD Externo


  • Por favor inicie sessão para responder
5 respostas a este tópico

#1 Rui Luís

Rui Luís

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3890 mensagens

Mensagem publicada 06 August 2014 - 08:18

Bom dia.

 

Há já algum tempo, que aplicações instaladas nas ROM Stock não permitem seleccionar o SD Externo para guardar dados.

 

A aplicação da câmara nativa da Samsung não tem esta limitação, mas tem o Titanium Backup  por exemplo.

 

Para podermos ultrapassar esta limitação podemos fazer o seguinte:

 

- Requisitos -

 

      1. Ter root no equipamento.

          Caso pretendam ter root nos vossos equipamentos, tenham em atenção que esse procedimento pode alterar o KNOX e resultar na perda da garantia.

 

      2. Instalar uma aplicação como por exemplo esta https://play.google....ngs.android.pop , ou equivalente.

 

- Procedimento -

 

      1. Com a aplicação escolhida por vós no ponto 2 dos Requisitos, navegar até  /etc/permissions/  e editar o ficheiro platform.xml.

          Ir até à secção name="android.permission.WRITE_EXTERNAL_STORAGE" > e acrescentar uma linha com a seguinte informação:

 

          <group gid="media_rw" />

 

Exemplo após a alteração:

 

name="android.permission.WRITE_EXTERNAL_STORAGE" >
        <group gid="sdcard_r" />
        <group gid="sdcard_rw" />
        <group gid="media_rw" />
 
Gravar e reiniciar o equipamento.
 
       2. Caso pretendam fazer a alteração copiando o ficheiro platform.xml para o vosso PC/Portátil, ter em atenção que após o copiarem para /etc/permissions/ ,
           têm que alterar as permissões do mesmo.
 
Dou como exemplo a alteração a fazer utilizando a aplicação do ponto 2 dos Requisitos:
 
2014-08-06 07.46.53.png
 
Gravar e reiniciar o equipamento.
 

 

- Alternativa -

 

Com root no equipamento, instalar https://play.google....ma.wanam.xposed, e em "Advanced"  activar "SDCard RW permission".

Reiniciar o equipamento.

 

 

Editado por RoyLoy, 06 August 2014 - 09:37.

  • Nuno Ribeiro, qix, denis05 e 2 outros gostam disto

#2 Jonymule

Jonymule

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 15 mensagens

Mensagem publicada 18 November 2014 - 01:10

Caro RoyLoy, tenho tido o mesmo problema para gravar quaiquer coisa no cartão externo.

Tenho a ROM 4.4.2 Stock c/ root, e instalei o ES Explorer.

 

No entanto depois de editar o ficheiro platform.xml não consigo gravar o mesmo, e apresenta um erro: "Ocorreu um erro ao tentar guardar o ficheiro. O ficheiro não será guardado.".

 

Ao mesmo tempo que tenho esta duvida da gravação do ficheiro, tenho outra que tem a ver com a mudança de permissões de ficheiros e pastas... podes dizer-me como é que isso se faz?

 

Cumprimentos

Paulo



#3 Rui Luís

Rui Luís

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3890 mensagens

Mensagem publicada 18 November 2014 - 06:19

Caro RoyLoy, tenho tido o mesmo problema para gravar quaiquer coisa no cartão externo.

Tenho a ROM 4.4.2 Stock c/ root, e instalei o ES Explorer.

 

No entanto depois de editar o ficheiro platform.xml não consigo gravar o mesmo, e apresenta um erro: "Ocorreu um erro ao tentar guardar o ficheiro. O ficheiro não será guardado.".

 

Ao mesmo tempo que tenho esta duvida da gravação do ficheiro, tenho outra que tem a ver com a mudança de permissões de ficheiros e pastas... podes dizer-me como é que isso se faz?

 

Cumprimentos

Paulo

 

Bom dia.

 

Penso que o teu problema tem a ver com o facto de na aplicação ""Es File Explorer, não teres ido às configurações e activado o modo root.

Verifica por favor.



#4 Jonymule

Jonymule

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 15 mensagens

Mensagem publicada 18 November 2014 - 08:36

Bom dia.

Penso que o teu problema tem a ver com o facto de na aplicação ""Es File Explorer, não teres ido às configurações e activado o modo root.
Verifica por favor.

RoyLoy, é mesmo isso... já consigo mudar as permissões dos ficheiros e, aparentemente já consigo gravar ficheiros para o cartão.... no entanto ainda não tenho tudo a 100% pois o meu editor de mp3 (itag) continua a não conseguir gravar para o SD (será que tenho de mudar as permissões de escrita para todo o cartão SD??)...
Obridago RoyLoy


Editado por RoyLoy, 18 November 2014 - 08:45.
Remover duplicação

  • Rui Luís gosta disto

#5 Rui Luís

Rui Luís

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3890 mensagens

Mensagem publicada 18 November 2014 - 08:48

RoyLoy, é mesmo isso... já consigo mudar as permissões dos ficheiros e, aparentemente já consigo gravar ficheiros para o cartão.... no entanto ainda não tenho tudo a 100% pois o meu editor de mp3 (itag) continua a não conseguir gravar para o SD (será que tenho de mudar as permissões de escrita para todo o cartão SD??)...
Obridago RoyLoy

 

Já reiniciaste o equipamento?



#6 denis05

denis05

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 97 mensagens

Mensagem publicada 15 December 2014 - 09:38

Obrigado pelo Tutorial, ajudou-me imenso...

 

Tinha o Problema de o Titanium Backup, não fazer os Backups para o cartão SD e graças as tuas dicas já esta tudo a funcionar.

 

obrigado

 

 

 

P.S: se poderes copiar este topico para a secção do galaxy S4 de certeza que vai ajudar muita gente.

 

eu como sou user do S4 já tinha dado um vista de olhos e não tinha encontrado nada, mas a minha namorada comprou o Note3 e andava á procura de como fazer Root e acabei por encontrar este topico.

 

Abraço


Editado por denis05, 15 December 2014 - 09:42.

  • Rui Luís gosta disto