Saltar para conteúdo


Foto
* * * * * 1 votos

Tutorial Root Vodafone Smart 4 Mini

vodafone smart 4 mini vodafone 785 alcatel v785 tct v785

  • Por favor inicie sessão para responder
80 respostas a este tópico

#1 euricomiguel

euricomiguel

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 196 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Vodafone Smart 6 Ultra , Vodafone Smart 6 Prime , Sony Xperia U , Minix Neo X6

Mensagem publicada 29 June 2014 - 18:10

Devido a este telefone ser muito recente , ainda não existe muita informação como fazer root inclusive no XDA .e existe também a confusão da quantidade de smarts que a vodafone comercializa com nomes quase iguais.

Fazer root e este terminal e muito facil e com ele podem remover aquelas aplicaçoes que nao usam .

Vamos por partes :

 

1- activar a depuraçao USB

          Carregam em Definições , de seguida em Sobre o Telefone e em seguida clicam 7 vezes em Versao do Android . Vai aparecer um novo menu nas definições a dizer Desenvolvimento ,clicam nele e activam a Depuração Usb .

 

2- Ligam o telefone ao computador e esperam que ele instale os drivers (no meu caso que tenho windows 8.1 ele instalou automaticamente ) .

 

3- Fazer o download do ficheiro em anexo Ficheiro anexado  RootGenius_en.rar   4.56MB   6354 descarregamentos

 

4- extrai-lo e executa-lo

 

5- Clicar em Root esperar um pouco e já esta .

 

 

 

Vao ficar com um novo app chamado Kinguser que também da para desinstalar algumas aplicações .

 

Se quiserem desinstalar aplicações de sistema instalem o System App Remover da Jumobile que esta na Play Store .

 

Quando tiver testado em condições faço um tutorial para instalar o CWM Recovery que também já tenho a funcionar .

 

So nos resta esperar que comecem a aparecer Roms .

Qualquer duvida apitem .

 

Ja consegui compilar um CWM Touch Recovery para este modelo e se ouver interessados eu posto aqui .

 

Ja tem tutorial cwm recovery no post 21


Editado por euricomiguel, 09 July 2014 - 10:41.

  • Davidosky99, Rui Luís, brunojosefilipe e 3 outros gostam disto

#2 Duarteman

Duarteman

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 76 mensagens

Mensagem publicada 07 July 2014 - 01:14

Boas euricomiguel,

Obrigado pelo tutorial, não tenho este telemóvel mas este tutorial vai ser útil para muita gente.

Reparei que estás dentro do assunto, pelo que queria perguntar-te se achas que alguma vez poderá sair alguma ROM Cyanogenmod para este terminal. Sinto-me bastante tentado a comprar este telemóvel (ou o irmão mais velho Smart 4) só que tenho algum receio que ele não tenha muitos updates.

#3 Davidosky99

Davidosky99

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1244 mensagens

Mensagem publicada 07 July 2014 - 16:20

http://goo.gl/x9JXKQ

Mais rápido e melhor

aprovado


pds também explicar como se flasha a cwm?

se forneceres a cwm, eu faço uma rom! :D


Editado por Davidosky99, 07 July 2014 - 16:16.


#4 euricomiguel

euricomiguel

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 196 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Vodafone Smart 6 Ultra , Vodafone Smart 6 Prime , Sony Xperia U , Minix Neo X6

Mensagem publicada 07 July 2014 - 17:44

Agora estou a trabalhar .mais logo a noite já posto aqui
Convém teres um full backup

#5 Davidosky99

Davidosky99

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1244 mensagens

Mensagem publicada 07 July 2014 - 18:51

como haverei de ter o backup se nao tenho cwm?

(O TLM ESTÁ ROOTEADO)



#6 euricomiguel

euricomiguel

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 196 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Vodafone Smart 6 Ultra , Vodafone Smart 6 Prime , Sony Xperia U , Minix Neo X6

Mensagem publicada 08 July 2014 - 00:31

Boas . Antes demais vou responder ao colega Duarteman acerca de possíveis actualizações para este terminal (Vodafone Smart 4 mini) .

A minha resposta é nim .Vamos por partes , duvido que o operador faça actualizações a este telefone pela razão de eles raramente as fazerem ,por o telefone já ter uma versão de Android relativamente recente e por este modelo só ter 512 megas de RAM .

Apesar disso e felizmente este telefone e bastante rápido para as especificações e vem com um chipset da mediatek (mt6572) o que significa que de certeza que vão aparecer roms (eu próprio vou tentar portar uma ) .

Em resposta ao colega Davidosky99 é óbvio que dá para fazer um backup sem cwm . já vistes se a instalar o cwm em que estas a alterar a partição boot e recovery a coisa dá para o torto e ficas com um pisa papeis (claro que ha sempre maneira mas mais vale prevenir  ...)

Amanhã e devido a motivos profissionais posto aqui os programas e o tutorial para instalar o cwm .

Qualquer coisa apitem que eu tento responder na brevidade possivel .



#7 Duarteman

Duarteman

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 76 mensagens

Mensagem publicada 08 July 2014 - 02:04

Boas mais uma vez Eurico. Obrigado pela opinião. Aproveito para te perguntar se achas que vale a pena dar 20€ extra e em vez do Mini comprar o Smart 4 (sem ser mini). Isto porque ambos me parecem bastante parecidos (muda o chipset e o Android já é 4.4).

Estou um bocado receoso que este telemóvel não tenha grande comunidade nem grandes ROMs, neste momento tenho um Smart 2 e é uma m*rda neste ponto porque os Drivers não estão disponíveis (ou seja não muita margem de manobra para fazer ROMs) e eu não queria de todo comprar um terminal que tivesse o mesmo problema.

http://goo.gl/x9JXKQ
Mais rápido e melhor
aprovado

pds também explicar como se flasha a cwm?
se forneceres a cwm, eu faço uma rom! :D

Davidosky99 és capaz de explicar porque é que o método que indicaste é, como dizes, "melhor e mais rápido " do que o que o Eurico postou? Estive a ver os dois e os passos e são semelhantes.

#8 Davidosky99

Davidosky99

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1244 mensagens

Mensagem publicada 08 July 2014 - 09:23

porque o meu metodo e com pc, e se faz em 15 segundos. também não instala bloatware



#9 brunojosefilipe

brunojosefilipe

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 12 mensagens
  • Vodafone smart 4 mini

Mensagem publicada 08 July 2014 - 13:01

Boas Miguel tenho um vodafone smart mini 4 e fiz o root certinho como esta no teu post perfeito :) agr gostava saber duas coisas:preciso instalar o supersu tendo o kinguser? Gostava que depois deixasse o post da recovery ainda n sei para que serve
Cwm recovery gostava que me calasses mais sobre isso se possi el partilha o posto obrigado ;)

#10 euricomiguel

euricomiguel

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 196 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Vodafone Smart 6 Ultra , Vodafone Smart 6 Prime , Sony Xperia U , Minix Neo X6

Mensagem publicada 08 July 2014 - 13:44

O kinguser faz exactamente o mesmo que o supersu com mais algumas funções .confesso que gosto mais do supersu mas tens de desinstalar primeiro o kinguser .como já tens root e fácil . aconselho instalares o system APP remover pela playstore

#11 brunojosefilipe

brunojosefilipe

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 12 mensagens
  • Vodafone smart 4 mini

Mensagem publicada 08 July 2014 - 14:07

obrigado vou tentar desinstalar o kinguser com o programa referido nao havera mesmo problema?? e terei que ter o supersu logo instalado ou posso instalar depois?



#12 brunojosefilipe

brunojosefilipe

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 12 mensagens
  • Vodafone smart 4 mini

Mensagem publicada 08 July 2014 - 14:32

miguel valeu pela dica mas tive de instalar o kinguser de novo o supersu diz  que tenho de instalar a recovery e nao  pergunta para as permissoes alguma coisa que fiz mal?? ...mas se possivel fazeres o post da cwm recovery eu estou interessado em saber e talvez fazer no meu smart visto que ainda nao sei bem o que se trata ;)



#13 brunojosefilipe

brunojosefilipe

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 12 mensagens
  • Vodafone smart 4 mini

Mensagem publicada 08 July 2014 - 15:59

ja fiz root com o mesmo procceso num tablet NTECH ALEXIS  16Gb deu na perfeiçao agora como ja tinha referido nas mensg anteriores vou ficar a espera do post da cwm recovery estou curioso ;) ja agora refere no post para que serve ..obrigado 



#14 euricomiguel

euricomiguel

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 196 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Vodafone Smart 6 Ultra , Vodafone Smart 6 Prime , Sony Xperia U , Minix Neo X6

Mensagem publicada 08 July 2014 - 16:42

O supersu de certeza que não disse que tinhas de instalar o recovery , ele disse foi que tinhas de instalar os binários e poderias fazê lo pelo método normal ou por recovery .faz pelo normal . e instala-o depois
De desinstalares o kinguser
Em relação ao tut do cem têm de ter paciência que só posso em casa


O supersu de certeza que não disse que tinhas de instalar o recovery , ele disse foi que tinhas de instalar os binários e poderias fazê lo pelo método normal ou por recovery .faz pelo normal . e instala-o depois
De desinstalares o kinguser
Em relação ao tut do cwm têm de ter paciência que só posso em casa


Entretanto deixem-me esclarecer alguns pormenores :
Em primeiro lugar este modelo (tal como outros da Vodafone são fabricados pela Alcatel (que mudou de nome e agora se chama TCL ) que e famosa por não dar nenhum tipo de apoio como e comum nas marcas chinesas .

#15 euricomiguel

euricomiguel

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 196 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Vodafone Smart 6 Ultra , Vodafone Smart 6 Prime , Sony Xperia U , Minix Neo X6

Mensagem publicada 08 July 2014 - 17:01

Felizmente estes terminais.vêem com chipset da mediatek que disponibilizam algumas ferramentas (não inteiramente compatíveis com a Alcatel ) como por exemplo o mktools e o sp flash tool.


Editado por euricomiguel, 08 July 2014 - 20:02.


#16 euricomiguel

euricomiguel

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 196 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Vodafone Smart 6 Ultra , Vodafone Smart 6 Prime , Sony Xperia U , Minix Neo X6

Mensagem publicada 08 July 2014 - 17:38

Para não haver dúvidas o kinguser não é bloatware ,é apenas uma aplicação equivalente ao supersu .
Em resposta ao duarteman . o smart 4g sem duvida . tem um écran de 4 polegadas e meia 1 giga de RAM e internet 4g como diz o nome . no resto os problemas sao identicos .
Em relação ao teu smart ll existem drivers e ROMs se quiseres forneco-te alguns links

#17 brunojosefilipe

brunojosefilipe

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 12 mensagens
  • Vodafone smart 4 mini

Mensagem publicada 08 July 2014 - 18:13

mas mesmo instalando o supersu em modo normal ,cada vez que abro o supersu pede para instalar os binarios e os programas que funcionam com root deixaram de funcionar dai eu ter que usar o kinguser ::outra coisa o cmw recovery tem alguma coisa a ver com os binarios????  obrigado ;)



#18 euricomiguel

euricomiguel

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 196 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Vodafone Smart 6 Ultra , Vodafone Smart 6 Prime , Sony Xperia U , Minix Neo X6

Mensagem publicada 08 July 2014 - 20:06

entao mantem o kinguser que eu depois explico outro metodo .

o cwm nao tem nada a ver com esse caso .



#19 Duarteman

Duarteman

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 76 mensagens

Mensagem publicada 08 July 2014 - 22:29

Para não haver dúvidas o kinguser não é bloatware ,é apenas uma aplicação equivalente ao supersu .
Em resposta ao duarteman . o smart 4g sem duvida . tem um écran de 4 polegadas e meia 1 giga de RAM e internet 4g como diz o nome . no resto os problemas sao identicos .
Em relação ao teu smart ll existem drivers e ROMs se quiseres forneco-te alguns links

Creio que te enganaste na RAM, tem apenas 512MB mas acho que vou para o Smart 4 na mesma. Obrigado mas eu já conheço bem o que por aí anda para o Smart 2, o (conjunto de) problema(s) é que ainda não há nenhuma ROM feita que esteja completamente sem bugs e apenas existem ROMs com o Android 2.3.7 (versões seguintes nem vê-las).



#20 brunojosefilipe

brunojosefilipe

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 12 mensagens
  • Vodafone smart 4 mini

Mensagem publicada 08 July 2014 - 22:34

euricomiguel sempre me podes fornecer os links  de drivers e ROMs para o vodafone smart 4 mini? 



#21 euricomiguel

euricomiguel

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 196 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • Vodafone Smart 6 Ultra , Vodafone Smart 6 Prime , Sony Xperia U , Minix Neo X6

Mensagem publicada 09 July 2014 - 00:48

Bem , entao como prometido aqui vai .

 

Tutorial CWM Recovery

 

Antes demais convém referir duas coisas .

1 - Não me responsabilizo por possíveis bricks nos vossos terminais .Posso tentar ajudar nalgumas duvidas e dentro dos meus conhecimentos e tempo (que é muito escasso ) mas o vosso melhor amigo é o google (e claro perceberem inglês minimamente ).

2 - Se não sabem o que é o cwm recovery (vejam aqui http://forum.xda-dev...orkMod_Recovery ) não tentem neste terminal .Não estou a falar disto por sobranceria , este terminal para além de de não ter nenhuma rom oficial disponível os programas usados são genéricos do chipset  logo não específicos  para este terminal .

 

Vão precisar :

 

Ter root e depuração usb activada 

 

Drivers - https://mega.co.nz/#...k8dctybfbPZI0fQ

 

Programa -  https://mega.co.nz/#...vSK9l_lYZDsu4Nw

 

1 - Instalar os drivers (eu estou a usar o windows 8.1 32 por isso não devem ter grandes problemas com outros so

2- descomprimir o programa (pode ser para o desktop)

3 - executar o programa (MTKdroidTools.exe)

4 - ligar o telefone ao computador, vão aparecer os dados do telemóvel no phone information e o quadrado no canto inferior esquerdo vai estar amarelo .

5 - clickar em root e irá aparecer uma janela em que clickam em sim .tomem atenção ao ecrã do telemovel e aceitem o que aparecer (autorizações de acesso).se não aparecer nada não se preocupem .

5 - esperem um pouco e o quadrado no canto inferior esquerdo vai aparecer verde (se nao aparecer ao fim de 2 min tirem e metam o cabo usb no telefone rapidamente se não deverão repetir o procedimento)

6 - clickem no tab root,backup,recovery e em seguida em backup

7- ir beber um café que vai demorar um bocado e vai dar erro perto do fim mas não desesperem .quando perguntar se querem comprimir clickem em não .vão a pasta do programa onde estará uma pasta a dizer backups e copiem-na para um local seguro (esse será um backup importante que apesar de não estar completamente funcional dá para safar muitas situações . e atenção é copiar e não mover )

8 - a frente do botão onde diz Recovery and Boot seleccionem To Use Boot From Phone

9 -  clickem em Recovery and Boot e digam que sim a tudo 

10 - o telefone irá reeniciar já em cwm façam reboot system now (as teclas de volume anda para cima e para baixo e a tecla do power selecciona) e volto a referir se não souberem para o que isto serve não instalem.

Pronto já podem desfrutar do vosso cwm recovery versão 5.5.0.4 (para aceder desliguem o telefone pressionem a tecla volume mais e em seguida power ou então instalem o rom manager que tem um atalho para reeniciar em cwm) .para quem estiver familiarizado com os utilitários XPOSED sabe o que ha-de fazer.

 

Atenção que as possíveis duvidas que possa haver ;eu estou disponível para responder mas com muito pouco tempo da minha parte por isso tenham paciência.

 

amanhã para os mais corajosos eu posto aqui a minha versão touch do cwm portada por mim .

 

 


já agora peço aos administradores para criarem um sub forum para este terminal pois está-me a parecer que vão haver muitos no mercado .eu ajudarei no que for possivel .


  • Rui Luís e Edilass7 gosta disto

#22 Rui Luís

Rui Luís

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3890 mensagens

Mensagem publicada 09 July 2014 - 08:37

 

já agora peço aos administradores para criarem um sub forum para este terminal pois está-me a parecer que vão haver muitos no mercado .eu ajudarei no que for possivel .

 

Bom dia amigo,

 

Parabéns pelo teu post.

 

Quanto ao teu pedido acerca da abertura de um sub-forum, podes endereçar o teu pedido de forma mais eficaz por aqui:

 

http://www.androidpt...php?/contactus/

 

Obterás certamente uma resposta.

 

Abraço.



#23 brunojosefilipe

brunojosefilipe

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 12 mensagens
  • Vodafone smart 4 mini

Mensagem publicada 21 July 2014 - 12:03

boas euricomiguel os links de download nao estao disponiveis se puderes melhorar agradecia ;) os downloads  das drives e o programa ;) 



#24 Luis Batista

Luis Batista

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 17 mensagens
  • Samsung Galaxy S7 Exynos (SM-G930F)

Mensagem publicada 23 August 2014 - 13:14

Boas

 

Antes de mais quero agradecer ao user euricomiguel pela partilha, que me permitiu rootear o tablet Denver TAQ 80062 do meu filho.

Já tinha tentado de outras formas e nunca consegui...

O Vodafone 785 não consegui por esta forma, no final diz que não detecta o tlm...

Consegui da forma indicada pelo Davidosky99 - http://www.androidpt...lquer-aparelho/

 

Obrigado aos dois...

 

Precisava de uma ajuda...

 

Quer o Vodafone 785 e o Denver TAQ 80062 são android 4.2.2.

 

No tlm em Definições/Armazenamento tenho a opção de escolher armazenamento do telefone ou cartão sd mas no tablet não aparece essa opção.

O que posso fazer para que apareça?

 

 

 

Cumps.


Editado por Luis Batista, 23 August 2014 - 13:23.


#25 vprar

vprar

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 9 mensagens
  • staraddict

Mensagem publicada 06 September 2014 - 08:11

Muito bom tutorial! funcionou perfeitamente! Obrigadao!

 

Agora esperando pelas Roms yeee!

 

Alguém sabe quando existirá?

 

cumps







Também marcado com uma ou mais destas tags: vodafone smart 4 mini, vodafone 785, alcatel v785, tct v785