Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Htc Magic: Mudar De Rom Para Totós


  • Por favor inicie sessão para responder
311 respostas a este tópico

#1 Dai_Kaio

Dai_Kaio

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 90 mensagens

Mensagem publicada 07 May 2011 - 19:34

Peço desde já que os utilizadores mais experientes verifiquem a veracidade e que corrijam alguma informação errada num comentário abaixo para evitar qualquer margem para erros na execução deste tutorial. Penso que o aumento de quantidade de questões sobre como mudar de ROM vindo do 1.5 justifica haver um tutorial pormenorizado para essa problemática.
Este tutorial destina-se às pessoas que nunca mudaram de ROM e/ou que tenham receio de o fazer. O que foi feito aqui não foi mais que um apanhado da informação que já existe pelo fórum.
Apesar de este tutorial ter resultado comigo e, por ventura, com outros utilizadores, fica à sua responsabilidade segui-lo.
Não me responsabilizo por qualquer dano à integridade dos seus equipamentos no decorrer dos processos abaixo indicados.
No caso de existirem dúvidas nalgum passo consulte os links abaixo indicados:
- Wiki HTC Magic AndroidPT

Atenção: Este tutorial reserva-se somente para o HTC Magic da versão 32A.

Requisitos:

- HTC Magic com a bateria preferencialmente cheia
- HTC Sync
- RUU Sapphire HTC Europe 3.05.401.1
- AndroidSDK / Custom Recoveries / Radio /SPL (ZIP da cortesia de Magic)
- Cartão SD suplente (se o HTC Magic ter sido comprado pela Vodafone)

Procedimento:

Passo 1 - Instalem o HTC Sync e verifiquem que o mesmo detecta o vosso aparelho.

Passo 1a) - Se o vosso telemóvel foi comprado pela Vodafone, terão que criar um “goldcard” para fazer bypass à verificação de assinatura do RUU. Coloquem o vosso cartão SD suplente no telemóvel.
Para tal utilizar-se-á a aplicação “gold card tool.exe”. Executem-na com permissões de administrador.
Com o vosso HTC Magic ligado ao PC, pressionem “Get CID”.
Posteriormente, carreguem em “Open revskills.de Free HTC Gold Card Generator”. Façam download do ficheiro que vos é disponibilizado (goldcard.img).
Façam “Load GoldCard.img” e, em seguida, “Patch MMC”.
Deverá aparecer uma janela com uma mensagem semelhante a “Success E:\ is now a Gold Card”.
O vosso dispositivo está pronto para receber o RUU.

Passo 2 – Corram o “RUU_Sapphire_HTC_Europe_3.05.401.1.exe”. Durante o processo não removam o cabo nem desliguem nem o telemóvel nem o RUU, pois poderá originar “brick” no telemóvel.
No final, o telemóvel deverá ligar sozinho. Depois de ligar, podem desligá-lo para verificar que se encontram na versão correcta. Para isso entrem no modo “fastboot” através da combinação de teclas “Back” + “Power”.
Deverá aparecer a seguinte informação:

SAPPHIRE PVT 32A SHIP S-ON HHBOOT-1.76.0008 (SAPP10000)CPLD-12RADIO-6.35.08.29

Carreguem na tecla “Menu” para desligar o aparelho.

Passo 2a)Se o vosso telemóvel for Vodafone, troquem aqui de cartão SD para o principal.

Passo 3 – Liguem o vosso telemóvel e sigam para “Definições -> Aplicações -> Desenvolvimento” e activem o “Depuramento USB”. Entrem no vosso cartão SD e coloquem o ficheiro “recoveryRA-hero-v1.6.2.img” e o ficheiro “update-hboot-1.76.2007-signed.zip” na raiz do mesmo. Para maior comodidade, renomeiem o ficheiro. zip para "update.zip".

Passo 4 - Abram a linha de comandos do Windows (escrever “cmd” no menu de Iniciar no Windows Vista ou 7/na opção “Executar” no Windows XP). Nessa consola sigam até à pasta “tools” do androidsdk (Se não souberem utilizar a Linha de Comandos poderão aprender aqui).
Simplificando, para navegar desde a pasta "C:/User" até a "C:/User/Desktop/androidsdk/tools" terão que fazer:

cd Desktop
cd androidsdk
cd tools

Escrevam na consola:
adb devices
Verifiquem então que aparece um código seguido da palavra “device”.

Em seguida escrevam:
adb shell
flash_image recovery /sdcard/recovery-RA-hero-v1.6.2.img
Tenham atenção à quantidade de espaços no comando anterior (dou ênfase ao espaço entre “ recovery" e “/”), pois a maior parte dos erros nesta fase devem-se a esse facto.
Deverá ser devolvido o seguinte texto: “usage: flash_image particion file.img”.
Podem desligar o vosso aparelho.

Passo 5 – Entrem na nova recovery através da combinação de teclas “Home” + “Power”.
Aqui devem fazer “Flash zip from sdcard” e seleccionem o “update.zip” que colocaram no cartão SD anteriormente.
Deixem o processo correr até ao fim. Interrompê-lo poderá levar a “brick” do aparelho. Em seguida façam “Reboot system now”.

Passo 6 – Com o telemóvel desligado, voltem a entrar no fastboot para verificar se têm esta informação no terminal:

SAPPHIRE PVT 32A ENG S-OFF HHBOOT-1.76.2007 (SAPP10000)CPLD-12RADIO-6.35.08.29

Se tal se verifica, o vosso telemóvel está pronto a receber uma ROM costumizada.
Existem 2 “tipos” de ROMs diferentes: as que usam a RADIO antiga (3.22) e as que usam a RADIO nova (6.35). Tenham atenção a isso ao escolher a ROM que querem instalar no vosso aparelho. Poderão mudar de RADIO a qualquer altura mas terão que mudar de SPL e de recovery correspondentemente à versão da RADIO.
Nunca misturar RADIOs e SPLs incompatíveis entre si. Isto poderá tornar o vosso telemóvel inutilizável.- As RADIOs 6.35.XX.XX suportam os SPLs 1.76.XXXX.- As RADIOs 3.22.XX.XX suportam os SPLs 1.33.XXXX.(Nota: X é qualquer algarismo de 0 a 9)
As seguintes ROMs utilizam a nova RADIO:
- Carz CM 7.1
- HTX MIUI
- CGX Magic 1.0.5
- FroyoDragon 2.2.1
- CronMod 1.0.6
As seguintes ROMs utilizam a antiga RADIO:
- CyanogenMod 6.1
- Ginger Yoshi 1.0


Glossário: Quando vos for pedido para “flashar” algo será para seleccionarem a opção “Flash zip from sdcard” na vossa recovery. Quando vos for pedido para fazer “nandroid backup” será para seleccionarem a opção “Backup/Restore” e em seguida “Nan Backup” na vossa recovery. Não necessitam de fazer backup na primeira instalação. Isto dever-se-á fazer quando se tem uma ROM já estável e personalizada.

Créditos: Os meus agradecimentos ao criador da wiki do AndroidPT por disponibilizar o tutorial original, ao MagicHTC pelo segundo tutorial passo-a-passo e ilustrado contido aqui e ao Unknown por não só me ter ajudado na primeira vez que segui este processo como também por manter as informações sobre as ROMs mais procuradas completamente actualizadas.

Editado por Dai_Kaio, 23 August 2012 - 23:09.

  • Magic, zipputzky, crudeassassin e 3 outros gostam disto

#2 WebBit

WebBit

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 309 mensagens

Mensagem publicada 07 May 2011 - 20:14

Boas,Este tutorial juntamente com o do MagicHTC vai ajudar muita gente! Muitos parabéns pelo trabalho feito! :)Cumps(Merecia Sticky) :whistle: cumps!

#3 Unknown

Unknown

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1459 mensagens

Mensagem publicada 07 May 2011 - 20:48

Muito bom tutorial. http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_happy.png O Tuto do MagicHTC é mais do que suficiente, mas tem o problema de estar "escondido" dentro de outro tópico e o pessoal mais novo aqui no fórum, ou que não se dá ao trabalho de procurar, raramente o encontra sem ajuda. Penso que este tutorial pode vir a ajudar muito boa gente. :)Parabéns e Karma. :P

#4 Dai_Kaio

Dai_Kaio

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 90 mensagens

Mensagem publicada 07 May 2011 - 22:08

Muito obrigado pelo feedback.Adicionei alguns pormenores e salientei em BBCode algumas informações que o Unknown me chamou à atenção por mensagem privada.Para já não poderei ilustrar o tutorial, pois não tenho nenhum HTC Magic para seguir o tutorial. Se alguém o seguir e ter a paciência de tirar capturas de ecrã e fotografias do processo agradecia imenso. ;)Venham mais respostas que não queremos os nossos novatos encravados neste assunto que de difícil não tem nada. http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_happy.png

#5 JCruz

JCruz

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 10 mensagens

Mensagem publicada 08 May 2011 - 10:43

boas eu tenho um htc magic e n me importo de tirar as pics no entanto n consigo fazer o root pq quando corro o RUUeste n reconhece o telefone

#6 Dai_Kaio

Dai_Kaio

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 90 mensagens

Mensagem publicada 08 May 2011 - 14:23

Na primeira vez que tive um problema de reconhecimento com o HTC Sync ou com o RUU no Windows 7 desinstalei as drivers no Gestor de Dispositivos e todos os componentes do HTC Sync e reiniciei o PC.Em seguida desliguei a internet para que o Windows Update não as procurasse por si só e instalei o HTC Sync e liguei o telemóvel ao PC. A partir daí já detectou.Experimenta contigo que pode ser que resulte. :(

#7 JCruz

JCruz

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 10 mensagens

Mensagem publicada 08 May 2011 - 14:41

obrigado pela ajuda resolvi os probs de reconhecimento recorrendo a um netbook que tenho com xpAgr estou a decidir que rom devo instalar.

#8 Magic

Magic

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5995 mensagens

Mensagem publicada 08 May 2011 - 15:57

Nice... So uma indicação funciona com os SPL´s HBOOT-1.33.0014 HBOOT-1.76.0009, ambos testados por mim.... :(

OnePlus 6 powered by Android


#9 bmteles

bmteles

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 mensagens

Mensagem publicada 08 May 2011 - 19:07

Boas, quando quero entrar na nova recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery (home + power) surge-me o seguinte ecra: Imagem colocadaO que devo fazer para corrigir esta situação? Cumps...

#10 Magic

Magic

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5995 mensagens

Mensagem publicada 08 May 2011 - 20:07

essa é a recovery de stock, já tens o SPL 1.76.0008?se sim podes passar logo para o flash ao SPL 1.76.0007 S-OFF, basta renomear o ficheiro para update.zip e escolher aplly sdcard:update.zip

OnePlus 6 powered by Android


#11 n.fvasconcelos

n.fvasconcelos

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 11 May 2011 - 11:09

Boas url com o ficheiro ZIP nao esta a abrir será q podiam por uma nova localização ou então mandarem-me??Obrigado

#12 Unknown

Unknown

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1459 mensagens

Mensagem publicada 11 May 2011 - 13:06

Boas url com o ficheiro ZIP nao esta a abrir será q podiam por uma nova localização ou então mandarem-me??Obrigado

Boas,O link em causa está a funcionar comigo. Tenta de novo mais tarde e se o problema persistir avisa que coloco aqui outro mirror. :(

#13 n.fvasconcelos

n.fvasconcelos

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 11 May 2011 - 13:42

continua a nao dar, podias entao por um novo mirror sff

#14 Unknown

Unknown

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1459 mensagens

Mensagem publicada 11 May 2011 - 14:20

continua a nao dar podias entao por um novo mirror sff

O link do tutorial funcionou comigo, mas aqui vai o alternativo..http://dl.dropbox.com/u/7203482/Magic.rar

#15 n.fvasconcelos

n.fvasconcelos

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 11 May 2011 - 14:26

obrigado mas o outro cmg nao estava a dar, nao percebi pq!! mais uma vez obrigado.

#16 Unknown

Unknown

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1459 mensagens

Mensagem publicada 11 May 2011 - 15:02

obrigado mas o outro cmg nao estava a dar nao percebi pq!! mais uma vez obrigado.

De nada. :(

#17 n.fvasconcelos

n.fvasconcelos

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 11 May 2011 - 21:05

Boas estou a tentar a fazer root ao meu telomovel mas quando faço a combinaçao home+power este entra no ecra com o telemovel e um ponto de exclamação dentro de um sinal!!!no codigo a seguir ao adb shell é flash_image recovery/sdcard/ recovery-RA-hero-v1.6.2.img o recovery/sdcard e sem espaço pois se for com espaço diz q nao encontra!!!Podem-me ajudar sff???

#18 Dai_Kaio

Dai_Kaio

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 90 mensagens

Mensagem publicada 11 May 2011 - 21:45

Estás a entrar na recovery oficial da HTC porque estás a flashar mal:flash_image recovery /sdcard/ recovery-RA-hero-v1.6.2.imgNão te esqueças do espaço entre recovery e /.EDIT: Verifica se tens o ficheiro correcto com o nome correcto na raíz do cartão SD.

#19 Primax

Primax

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 125 mensagens

Mensagem publicada 19 May 2011 - 15:20

Dai_Kaio aconteceu-me ali o mesmo que o amigo nfvasconcelos...Eis o que aparece se escrever o que dizes, ah e no tutorial está errado pois colocas um ponto "." entre o "v" e a versão da img.Imagem colocadaNão coloquei o espaço para experimentar, obtive o usage da image, mas depois aparece aquela imagem com um triângulo e ponto de interrogação.

#20 Primax

Primax

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 125 mensagens

Mensagem publicada 19 May 2011 - 16:46

Resolvido, fiz o processo mas sem o tal espaço que mencionas. E resultou á segunda vez. Agora tenho problemas a instalar o CM7, não passo do superwipe, dá logo um erro. :P

#21 Unknown

Unknown

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1459 mensagens

Mensagem publicada 19 May 2011 - 18:29

Resolvido fiz o processo mas sem o tal espaço que mencionas. E resultou á segunda vez. Agora tenho problemas a instalar o CM7, não passo do superwipe, dá logo um erro. :P

Que erro te dá e em que circunstância? Ao correr o zip do superwipe? :D

#22 Primax

Primax

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 125 mensagens

Mensagem publicada 19 May 2011 - 18:39

Já corro CM7 :P obrigado, mas tens aí pequenos permenores que para um leigo na matéria como eu é fatal.Já agora como sugestão, coloca já uma recovery, que permita instalar as novas ROMS, por exemplo o CM7 tive de ir buscar a rom 1.7.0 julgo ser esta a versão.Obrigado pelo tuto.

#23 victorf

victorf

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 91 mensagens

Mensagem publicada 22 May 2011 - 15:55

Boa tarde.estou a a ter um problema parecido, so que o erro que aparece é "error opening /sdcard/ recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery-RA-hero-V.1.6.2.img: Permission denied" porque ele nega as permissoes?Obrigado|

Dai_Kaio aconteceu-me ali o mesmo que o amigo nfvasconcelos...Eis o que aparece se escrever o que dizes ah e no tutorial está errado pois colocas um ponto "." entre o "v" e a versão da img.Imagem colocadaNão coloquei o espaço para experimentar, obtive o usage da image, mas depois aparece aquela imagem com um triângulo e ponto de interrogação.



#24 Unknown

Unknown

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1459 mensagens

Mensagem publicada 22 May 2011 - 21:30

Boa tarde.estou a a ter um problema parecido so que o erro que aparece é "error opening /sdcard/ recovery' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Recovery']recovery-RA-hero-V.1.6.2.img: Permission denied" porque ele nega as permissoes?Obrigado|

Tinhas o cartão desmontado? Depois de se passar os ficheiros para o cartão de memória é necessário ejectar a partição no windows. ;)

#25 victorf

victorf

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 91 mensagens

Mensagem publicada 22 May 2011 - 22:26

Boas, Tenho experimentado de todo!...e não sei ainda qual é a parte que esta faltar. não consigo meter fazer root nem meter a root 2.3, n3m mesmo para totos chegou lá... mas sei que o que custa é começar... ;) alguma dica mais facil? já pesquisei todas. mas ele chega a parte que tenho de clicar em (blotão HOME+botao ligar) e aparece a imagem rectagular amarela e nao arranca mais =/so inicia apos de tirar a bateria mas nao quero fazer isso muitas vezes porque posso viciar a mesma!. =/alguma dicas sff? (acreditem que ja queimei as pestanas a leer e testar e nada acontece...)