Saltar para conteúdo


Foto

Dados móveis desligados... e a consumir!


  • Por favor inicie sessão para responder
72 respostas a este tópico

#1 pepper

pepper

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 70 mensagens

Mensagem publicada 14 May 2013 - 11:32

Olá,

 

Só recentemente reparei num problema que estou a ter com o meu S3 4G. Tenho andado com os dados móveis desligados há já alguns dias e este fim de semana fiquei sem saldo no telefone por gastos de dados móveis. No meu extrato tenho uma série de acessos diários aos dados, 4 a 5 por dia, alguns de madrugada, e com muito poucos dados transferidos de cada vez (<20 kB).

 

Os dados móveis estão desligados nas definições, já estive a rever as aplicações uma a uma para ver quais as que posso indicar para somente acederem via wifi, as atualizações de software ativas só para wifi, enfim...

 

A única explicação que vejo para isto é alguma aplicação se estar a sobrepor às definições e a forçar a ligação 3G. Mas mesmo o controlador de utilização de dados nativo do Android e o do Avast (antivírus que instalei) não registam qualquer volume de dados.

 

Também pensei se poderia ser o cartão SIM, mas já o coloquei noutro telefone durante vários dias, onde não aconteceu nada disto.

 

Se alguém me puder ajudar nisto, agradeço imenso! É que se com um plano de dados ativo isto não é preocupante, pelo baixo volume de dados transferido, quando estiver em roaming vai ser uma pipa de massa!

 

Muito obrigado. Abraços



#2 VicenteVeiga

VicenteVeiga

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 483 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 15 May 2013 - 00:12

Boas,

 

Podes sempre fazer o que sugeri aqui (post #18) para outro utilizador que também não tem tarifário com dados móveis e ainda assim pretende receber MMS.

 

Dessa forma podes ter os dados activados que não gasta saldo de certeza.

 

Encontrei entretanto no site da vodafone instruções de como fazer para configurar só MMS -> LINK (tem de se seleccionar a marca e o modelo primeiro)

 

Convém apagar as definições APN que lá estão e fazer um novo.


Editado por VicenteVeiga, 15 May 2013 - 00:13.

Samsung Galaxy S III LTE i9305
ROM: AMCHA ROM v3.0 Android 4.4.4 JellyBean


#3 pepper

pepper

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 70 mensagens

Mensagem publicada 15 May 2013 - 11:24

Obrigado. Pode ser que resolva, mas o meu problema não é com os MMS. Não recebi nem enviei nenhum nos últimos dias. O que aparentemente me resolveu o problema foi desligar os dados em segundo plano. Desliguei ontem e estou há quase 24h sem gastar dados.

 

De qualquer das formas é extremamente bizarro que com os dados móveis desligados ainda assim haja consumo e que este não seja detetado nos controladores de tráfego...

 

Abraços



#4 petervmaster

petervmaster

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1413 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • Samsung Galaxy Note II 4G - N7105

Mensagem publicada 15 May 2013 - 11:39

Obrigado. Pode ser que resolva, mas o meu problema não é com os MMS. Não recebi nem enviei nenhum nos últimos dias. O que aparentemente me resolveu o problema foi desligar os dados em segundo plano. Desliguei ontem e estou há quase 24h sem gastar dados.

 

De qualquer das formas é extremamente bizarro que com os dados móveis desligados ainda assim haja consumo e que este não seja detetado nos controladores de tráfego...

 

Abraços

 

Boas amigo, tive um problema parecido com o telefone da minha filha!

Ela como não leva o seu Android para a rua usa só a rede wifi cá de casa e de vez em quando ficava sem saldo.

Resolvi telefonar no meu caso para a vodafone e eles remotamente bloquearam o telefone para não consumir tráfego pela rede móvel.

Foi simples e eficaz, ela passou a ter net exclusivamente pelo wifi e pela rede móvel não dá nada, já testamos, recebe na mesma mms.

Não sei qual a tua rede mas os procedimentos devem ser parecidos. 

Abraço.


Sansung Galaxy Note II N7105


#5 pepper

pepper

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 70 mensagens

Mensagem publicada 15 May 2013 - 14:38

A questão é que eu não quero ficar com os dados móveis bloqueados na operadora, porque de vez em quando utilizo-os quando não tenho wifi. Mas gosto de andar com eles sempre desligados quando não preciso. Por outro lado estou em vias de aderir a um pacote de dados e esta situação deixará de ser preocupante, exceto quando estiver em roaming. Aí terei de me lembrar de desligar novamente os dados em segundo plano, dado que aparentemente não dá para desligar somente os dados em roaming, se tiver o mesmo problema dos dados em segundo plano se sobreporem aos dados móveis desligados.

 

Obrigado. Abraços



#6 pepper

pepper

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 70 mensagens

Mensagem publicada 15 May 2013 - 15:38

ok, os problemas afinal mantêm-se. nem desligando os dados em segundo plano acaba o consumo de dados...

 

agora desliguei a sincronização automática, a ver... daqui a pouco o telefone parece um nokia 3310, mas enfim...

 

o passo seguinte será mesmo pedir para desligarem os dados na TMN até que adira ao pacote de dados. mas ficarei sempre com receio da utilização dos dados em roaming


Editado por pepper, 15 May 2013 - 15:58.


#7 pepper

pepper

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 70 mensagens

Mensagem publicada 20 May 2013 - 09:08

só para atualizar, já apaguei o apn da TMN para aceder à internet e nem assim! continua o consumo de dados. já só me resta apagar tudo e procurar um rom de confiança, pois estou convencido que o problema estará no rom instalado...



#8 pedro.miguel.bs

pedro.miguel.bs

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 309 mensagens
  • GALXY NEXUS, ASUS MEMO SMART PAD 10, LG MAXIMO BLACK, GALAXY TAB 3 8.0

Mensagem publicada 20 May 2013 - 09:56

ja ponderaste se não e um erro da operadora?


Galaxy nexus V4.2.1 (JOP40D.I9250XWMA2) *** Lg Maximo Black V4.0.4 (P97030b-EUR-XX)

ASUS MeMO Pad Smart 10 V4.2.1 (JOP40D.WW_epad-10.6.2.15.4-20130419) ***Galaxy tab 3 8.0 V4.2.2 (JDQ39.T310XWUAMG3)

Anteriores - Lg Maximo One V2.3.3 (LG-P500-V20c) *** Bq Kepler V4.0.3


#9 pepper

pepper

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 70 mensagens

Mensagem publicada 20 May 2013 - 14:11

já coloquei o SIM noutro telefone e não consome nada, só neste... também pode ser algum APK que tenha sacado (instalei 4) e que tenha algum trojan ou algo parecido...



#10 pedro.miguel.bs

pedro.miguel.bs

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 309 mensagens
  • GALXY NEXUS, ASUS MEMO SMART PAD 10, LG MAXIMO BLACK, GALAXY TAB 3 8.0

Mensagem publicada 20 May 2013 - 16:03

Experimenta um factory reset


Galaxy nexus V4.2.1 (JOP40D.I9250XWMA2) *** Lg Maximo Black V4.0.4 (P97030b-EUR-XX)

ASUS MeMO Pad Smart 10 V4.2.1 (JOP40D.WW_epad-10.6.2.15.4-20130419) ***Galaxy tab 3 8.0 V4.2.2 (JDQ39.T310XWUAMG3)

Anteriores - Lg Maximo One V2.3.3 (LG-P500-V20c) *** Bq Kepler V4.0.3


#11 jogosmadmax

jogosmadmax

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1002 mensagens
  • Note 3 e Note 2

Mensagem publicada 20 May 2013 - 22:25

Boas , por acaso nao ativaste nada na conta samsung tipo roubo tlm ou algo parecido , pode ser dai vê nas definicoes de seguranca mesmo do avast tambem porque ele controla remotamente ,

Sent from my GT-N7100 using Tapatalk 2


NOTE 3


#12 jorge teixeira

jorge teixeira

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4863 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • HTC One / Google Nexus 7 2013

Mensagem publicada 20 May 2013 - 22:53

Com dados móveis desligadas não pode consumir rigorosamente nada, ou é algum bug desse firmware ao algo de estranho se passa.. Será que não foi outra cena que te limpou o saldo?

Sem apn consumir dados? É demasiado estranho.

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk HD

Editado por jorge teixeira, 20 May 2013 - 22:54.

Imagem colocada
HTC One Silver / Google Nexus 7 2013

#13 pepper

pepper

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 70 mensagens

Mensagem publicada 20 May 2013 - 23:02

já instalei outros controladores de tráfego (watchdog, apndroid) e nada apanhou este tráfego. programas anti-roubo só se fosse do avast, mas acho que nem ativei a funcionalidade do anti-roubo. entretanto já o desinstalei há alguns dias e continuam os consumos.

 

estou dividido entre o ROM instalado ou algum apk marado que instalei. estou a caminho de fazer um hard reset ao telefone para ter a certeza. amanhã vos direi mais alguma coisa.

 

obrigado pela ajuda. abraços



#14 Black Label

Black Label

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 772 mensagens

Mensagem publicada 20 May 2013 - 23:24

já instalei outros controladores de tráfego (watchdog, apndroid) e nada apanhou este tráfego. programas anti-roubo só se fosse do avast, mas acho que nem ativei a funcionalidade do anti-roubo. entretanto já o desinstalei há alguns dias e continuam os consumos.

estou dividido entre o ROM instalado ou algum apk marado que instalei. estou a caminho de fazer um hard reset ao telefone para ter a certeza. amanhã vos direi mais alguma coisa.

obrigado pela ajuda. abraços


Ja deixei pm para saberes o melhor a fazer, qual a rom a instalar.

Cumps

#15 pepper

pepper

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 70 mensagens

Mensagem publicada 21 May 2013 - 10:49

Novo rom instalado, factory reset e por enquanto sem consumo de dados. Mas a atualização do tráfego de consumos na área de cliente da PT demora, por isso só posso dizer que o problema ficou resolvido daqui por umas horas.

 

Obrigado a todos pela ajuda, em particular ao Black Label. Abraços


  • Black Label gosta disto

#16 Black Label

Black Label

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 772 mensagens

Mensagem publicada 21 May 2013 - 11:47

Novo rom instalado, factory reset e por enquanto sem consumo de dados. Mas a atualização do tráfego de consumos na área de cliente da PT demora, por isso só posso dizer que o problema ficou resolvido daqui por umas horas.

Obrigado a todos pela ajuda, em particular ao Black Label. Abraços


Ainda bem que ficas-te contente e tudo ficou 5 estrelas. :D

Abraço

#17 pepper

pepper

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 70 mensagens

Mensagem publicada 22 May 2013 - 09:28

e passadas umas horas os problemas mantêm-se!!! nem queria acreditar quando vi os consumos... portanto o problema não era do ROM, nem era de APK marados (agora não instalei nenhum), só pode ser do telefone... das duas uma, ou é defeito do telefone ou é algum processo interno da Samsung (o ROM instalado mantém uma série de aplicações nativas da Samsung) que comunica por esta via. mas se assim é porque não usa o Wifi, dado que ele está disponível quando ocorrem os consumos?!?! veem outras alternativas?

 

se houver alguma alma caridosa que possa fazer o teste no seu S3 4G, preferencialmente num adquirido recentemente (o meu foi comprado há mês e meio na VF e desbloqueado para uso na TMN)  de passar um dia com os dados desligados e verificar no final do dia seguinte na respetiva área de cliente se houve ou não consumo de dados durante o período em que os dados estiveram desligados, agradeço imenso.

 

mais uma vez refiro, não é pela quantidade de dados transferidos, que é irrisória e atualmente até já tenho plano de dados, é pela estranheza do processo, por temer que me possam estar a transferir informações privadas do meu telefone, nomeadamente passwords de acesso a serviços, e pelos potenciais gastos, caso isto também ocorra quando estiver a aceder por roaming. igualmente estranho é o facto de não encontrar relatos de casos semelhantes na net...

 

toda a ajuda é mais que bem-vinda. muito obrigado. abraços



#18 jorge teixeira

jorge teixeira

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4863 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • HTC One / Google Nexus 7 2013

Mensagem publicada 22 May 2013 - 09:42

Experimenta um firmware diferente e matas a dúvida do telefone, eu continuo a dizer que o problema esta na operadora, com apn apagados, dados desligados o telefone não pode consumir dados.


Imagem colocada
HTC One Silver / Google Nexus 7 2013

#19 pepper

pepper

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 70 mensagens

Mensagem publicada 22 May 2013 - 10:04

mas já coloquei este mesmo cartão noutro telefone e nada disto aconteceu, só acontece neste telefone. entretanto esta noite vou colocar um cartão de outra operadora no telefone para ver se há consumo de dados.

 

que firmware sugeres? antes tinha flashado o 4.1.1 VOD atualizado OTA para o 4.1.2. agora instalei o 4.1.2 NEE depois de um factory reset+wipe cache+data

 

obrigado. abraço


Editado por pepper, 22 May 2013 - 11:21.


#20 Black Label

Black Label

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 772 mensagens

Mensagem publicada 22 May 2013 - 12:07

mas já coloquei este mesmo cartão noutro telefone e nada disto aconteceu, só acontece neste telefone. entretanto esta noite vou colocar um cartão de outra operadora no telefone para ver se há consumo de dados.

que firmware sugeres? antes tinha flashado o 4.1.1 VOD atualizado OTA para o 4.1.2. agora instalei o 4.1.2 NEE depois de um factory reset+wipe cache+data

obrigado. abraço



Pepper o meu ta igualzinho ao teu e como disse 5 estrelas, do telefone nao pode ser. Apaga apns, e configura o telemovel para rede wifi, qualquer dados que queira so pode ser retirado por rede wifi, instala o mobile couter pro por exemplo e depois ve. Para mim é operadora mas...

Cumps

#21 pepper

pepper

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 70 mensagens

Mensagem publicada 22 May 2013 - 13:38

Já apaguei o APN da outra vez e continuou a consumir dados. Já instalei o Watchdog e o APNdroid e nenhum deles apanhou qualquer tráfego de dados móveis. Mas agora vou tentar este que indicas até ao final do dia.

 

Esta noite tiro as teimas e coloco um cartão VF para ver se lhe acontece a mesma coisa.

 

...Ainda se morasse no Entroncamento... :)



#22 pepper

pepper

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 70 mensagens

Mensagem publicada 23 May 2013 - 08:56

ainda não foi hoje que fiz o teste. esqueci-me de um microproblema... o cartão da VF que ia usar não era microSIM :) enfim... voltarei quando fizer o teste



#23 pepper

pepper

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 70 mensagens

Mensagem publicada 31 May 2013 - 09:25

não foi o teste que queria ter feito, mas foi o possível: 3h com um cartão da Vodafone e com os dados desativados e não ocorreram quaisquer consumos de dados, tal como sucede quando tenho o cartão da TMN inserido. aponta mesmo para problema do operador. já contactei a TMN, mas nunca ouviram falar de tal coisa, pedem-me que lá deixe o telefone para averiguarem. sinceramente acho que não adiantar de nada. também contactei a SOS Mobile que igualmente nunca ouviram falar de tal coisa...

 

que opções tenho? estou a pensar em instalar o ROM da TMN, muito a contragosto, só para tirar teimas de alguma incompatibilidade entre software e hardware, algum processo manhoso do telefone que a TMN reconheça como tráfego de dados do meu cartão. mais algumas sugestões?

 

obrigado. abraços



#24 jorge teixeira

jorge teixeira

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4863 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • HTC One / Google Nexus 7 2013

Mensagem publicada 31 May 2013 - 12:51

não foi o teste que queria ter feito, mas foi o possível: 3h com um cartão da Vodafone e com os dados desativados e não ocorreram quaisquer consumos de dados, tal como sucede quando tenho o cartão da TMN inserido. aponta mesmo para problema do operador. já contactei a TMN, mas nunca ouviram falar de tal coisa, pedem-me que lá deixe o telefone para averiguarem. sinceramente acho que não adiantar de nada. também contactei a SOS Mobile que igualmente nunca ouviram falar de tal coisa...

 

que opções tenho? estou a pensar em instalar o ROM da TMN, muito a contragosto, só para tirar teimas de alguma incompatibilidade entre software e hardware, algum processo manhoso do telefone que a TMN reconheça como tráfego de dados do meu cartão. mais algumas sugestões?

 

obrigado. abraços

 

 

Volto a dizer que é demasiado estranho para eu acreditar que o problema é do telefone, cá para mim o problema esta na operadora honestamente, já mudaste de rom umas poucas de vezes já fizeste tudo e mais alguma coisa e o problema mantém-se.


Imagem colocada
HTC One Silver / Google Nexus 7 2013

#25 pepper

pepper

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 70 mensagens

Mensagem publicada 31 May 2013 - 14:22

e que sugeres que faça? deixo o telefone na TMN? falei mesmo com um técnico da loja da Bela Vista em Lisboa e o tipo parecia ser muito fraquinho... se sim, coloco a rom deles para não levantarem problemas?

 

obrigado. abraço