Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[TUT] Descomprimir system.mbn de ROMs oficiais LG


  • Por favor inicie sessão para responder
33 respostas a este tópico

#1 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 25 November 2010 - 16:25

ATENÇÃO:NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUAISQUER DANOS QUE CAUSEM AO TELEMÓVEL.FAÇAM EXPERIÊNCIAS POR VOSSA CONTA E RISCO.---PRÉ-REQUISITOSa)Java JDKFazer o download e instalarb)Software_ROMs_LG.zipmd5 f2e1b88758a5a1419e7b82e751f28d1fDescomprimir os ficheiros dentro deste zipc)CygwinAo instalar, escolher as opções todas por default, mas adicionar os pacotes gcc, gdb, make que se encontram em DevelCopiar para a pasta c:\cygwin\home\NOME\ a pasta unyaffsmbn-linuxExecutar o Cygwin, e correr os comandos:

cd unyaffsmbn-linuxgcc unyaffsmbn.c -o unyaffsexit

INSTRUÇÕESDownload de uma ROM oficial2ºCopiar o ficheiro *.kdz para a pasta do LG UtilsExecutar KP500-Utils-EN.exe, escolher a opção I, escrever o nome completo do ficheiro *.kdz3ºCom o 7-zip ou similar, descomprimir o ficheiro *.cab gerado no ponto anterior4ºCopiar o ficheiro *.dz para a pasta do DZDecryptorAbrir uma shell (Iniciar -> executar -> cmd.exe)Navegar até à pasta do DZDecryptorExecutar na shell:

DZDecrypt.exe NOME_DO_FICHEIRO.dz TEMP

5ºCopiar o ficheiro system.mbn da pasta TEMP para a pasta c:\cygwin\home\NOME\unyaffsmbn-linuxExecutar o Cygwin, e depois os seguintes comandos:

cd unyaffsmbn-linux./unyaffs.exe system.mbn

Concluído!Têm agora o conteúdo da partição system à disposição, para quaisquer modificações que queiram fazer!---Fontes para a elaboração do tutorial:LG UtilsDZDecryptorunyaffsmbn
  • AustAdmilk, Rebdert, Kelorance e 1 outro gosta disto

#2 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 25 November 2010 - 16:30

*** reservado ***

#3 noein

noein

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 406 mensagens

Mensagem publicada 25 November 2010 - 17:01

+karma.já vou brincar com isto.

#4 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 25 November 2010 - 17:12

Gracias ;)Mas ando com umas dúvidas ao tempo:1º Pelas ROMs todas que tirei da net, na pasta apps só tem os *.apk. Nestas também tem os .odex (tanto em apps como em framework).Vi algures que se tem que fazer um género de merge entre o apk e o odex correnspondente. Agradecem-se dicas.2º A criação do ficheiro update-script e sign, para se poder flashar a ROM.Isto devagar vai lá. Já agora, aqui vai um link para quem quiser fazer (muita) leitura:http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=633246EDIT:Num instante resolvi a parte do sign às ROMs. Dentro de minutos crio um novo tópico com isso.Mesmo assim, ainda falta a parte dos apk e odex, e o update-script.

#5 noein

noein

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 406 mensagens

Mensagem publicada 25 November 2010 - 18:13

1º Pelas ROMs todas que tirei da net na pasta apps só tem os *.apk. Nestas também tem os .odex (tanto em apps como em framework).Vi algures que se tem que fazer um género de merge entre o apk e o odex correnspondente. Agradecem-se dicas.2º A criação do ficheiro update-script e sign, para se poder flashar a ROM.Mesmo assim, ainda falta a parte dos apk e odex, e o update-script.

É preciso fazer deodex e quanto ao update-script, quando este não é fornecido, é possível utilizar um script para o "deduzir", regra geral sai bem. Também lhes dou com um zipalign' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Zipalign']zipalign em cima, meto um busybox' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox, root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root e activo JIT por default. Quanto ao sign é fácil, apesar de usar um método diferente do teu.Vou tentar fazer isto tudo para breve mas não sei se dá. Faculdade...

#6 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 25 November 2010 - 18:37

deodex:Ainda ando "às aranhas". Pelo que entendi, tenho que fazer isso aos ficheiros todos em system/app e /framework, para ter uma ROM que funcione. Certo?update-script:Ando a ver os de outras ROMs, e a tentar deduzir como criar um de raíz.Se souberes de algo que automatize o processo apita.sign das ROMs:Meti um post reservado nesse tópico. Se quiseres depois manda instruções alternativas que adiciona-se lá.

#7 noein

noein

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 406 mensagens

Mensagem publicada 26 November 2010 - 13:43

Usa uma kitchen para isso tudo.

#8 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 26 November 2010 - 15:57

Gracias :) Saquei uma kitchen e andei a ler os scripts e a testar funcionalidades.Só falta mesmo um telemóvel para experimentar umas ROMs custom... Estou pronto para os flashes!

#9 brqueiros

brqueiros

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1919 mensagens
  • LocalizaçãoBraga
  • Asus Zenfone 2 551ML, Huawei P8 Lite (2016), Asus Zenfone 3 ZC520TL

Mensagem publicada 28 November 2010 - 23:10

Por curiosidade ruigui, que kitchen usas-te?

Asus Zenfone 2 551ML (Z00A) ROM | LineageOS 14.1 (NIGHTLY 20171013) BOOTLOADER | Unlock RECOVERY | TWRP 3.0.3-M4-Z00A

Huawei P8 Lite (ALE-L21) ROM | Stock (ALE-L21C432B612) BOOTLOADER | Lock RECOVERY | Factory

Asus Zenfone 2 (ZC-520TL) ROM | Stock (WW_14.10.1708.58_20170814) BOOTLOADER | Lock RECOVERY | Factory


#10 noein

noein

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 406 mensagens

Mensagem publicada 28 November 2010 - 23:23

Para kitchen usem a dsixda.Faz root, zipalign, deodex, busybox, etc.Completa e fácil de instalar via cygwin.

#11 brqueiros

brqueiros

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1919 mensagens
  • LocalizaçãoBraga
  • Asus Zenfone 2 551ML, Huawei P8 Lite (2016), Asus Zenfone 3 ZC520TL

Mensagem publicada 28 November 2010 - 23:42

Para kitchen usem a dsixda.Faz root' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Root']root zipalign' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Zipalign']zipalign, deodex, busybox' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox, etc.Completa e fácil de instalar via cygwin.

Thanks pela info

Asus Zenfone 2 551ML (Z00A) ROM | LineageOS 14.1 (NIGHTLY 20171013) BOOTLOADER | Unlock RECOVERY | TWRP 3.0.3-M4-Z00A

Huawei P8 Lite (ALE-L21) ROM | Stock (ALE-L21C432B612) BOOTLOADER | Lock RECOVERY | Factory

Asus Zenfone 2 (ZC-520TL) ROM | Stock (WW_14.10.1708.58_20170814) BOOTLOADER | Lock RECOVERY | Factory


#12 noein

noein

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 406 mensagens

Mensagem publicada 28 November 2010 - 23:46

Se precisares de umas hints diz :)

#13 brqueiros

brqueiros

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1919 mensagens
  • LocalizaçãoBraga
  • Asus Zenfone 2 551ML, Huawei P8 Lite (2016), Asus Zenfone 3 ZC520TL

Mensagem publicada 29 November 2010 - 00:01

Quanto tiver mais tempo vou tentar "fazer" uma ROM para o meu GT540, depois se calhar vou precisar de uma ajudazita, mas ainda tenho muito para ler, mas desde já obrigado pela disponibilidade

Asus Zenfone 2 551ML (Z00A) ROM | LineageOS 14.1 (NIGHTLY 20171013) BOOTLOADER | Unlock RECOVERY | TWRP 3.0.3-M4-Z00A

Huawei P8 Lite (ALE-L21) ROM | Stock (ALE-L21C432B612) BOOTLOADER | Lock RECOVERY | Factory

Asus Zenfone 2 (ZC-520TL) ROM | Stock (WW_14.10.1708.58_20170814) BOOTLOADER | Lock RECOVERY | Factory


#14 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 29 November 2010 - 09:13

Por curiosidade ruigui que kitchen usas-te?

Usei a mesma que o noein disse, a do dsixda.Mas não estou mesmo a usar a kitchen. Estive só a ver os scripts todos, para aprender a fazer as coisas manualmente ;)Mesmo que só queiras fazer as coisas de forma automática e sem grandes preocupações/conhecimentos, essa é excelente.

#15 lone^wolf

lone^wolf

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 117 mensagens

Mensagem publicada 18 February 2011 - 16:08

Excelente guia/tutorial!+karmaEu que não pesco nada de linux SO.Android etc, descomprimi sem falhas o system.mbn da ROM unbranded_v10a oficial.Verdadade seja dita, se eu consegui, qualquer um consegue...

#16 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 18 February 2011 - 18:21

Isto depois de fazer a 1ª vez é sempre a andar ;)

#17 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 03 March 2011 - 00:19

Bem, já segui o tutorial. Está muito bom (refiz as instruções para um ficheiro de texto para estarem mesmo todas de seguida e não entre 2 tópicos).Já andei a brincar um pouco e agora cheguei à parte em que ainda não flashei a ROM porque estou com um 2.2.1 e isso requer mais trabalho adicional. Para já estive a mexer na V10A_00.kdz - adicionei-lhe a maior parte das opções, mas fiquei com algumas dúvidas para o fim: para que servem as opções 20 a 24 ?Por fim, queria fazer estas perguntas (antes de começar a mentalizar que vou mesmo tentar flashar isto):* o que a maior parte do pessoal faz é adicionar / remover aplicações certo? (isto para além de usar as opções do menu para colocar root, busybox, etc)* para adicionar uma aplicação basta colocar o ficheiro apk, e para remover apagar apks?* como é que fazem para ver as aplicações? ou seja, temos vários ficheiros apk, mas se não os virmos correr não dá para saber o que fazem...* é possível usar as ROMS que estão disponíveis para usar com recovery directamente na Kitchen? Reparei que existe a V10A_00.kdz e a pt_unbranded_v10a.zip que são a mesma ROM (excepto que a segunda já está 'rooted') - a vantagem é que na 2ª não tenho de fazer todo o processo de extração...

#18 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 03 March 2011 - 21:45

As ROMs que fiz upload para flashar pela recovery são exactamente as mesmas que as originais, apenas com root adicionado.Podes usa-las à vontade porque não têm mais nenhuma alteração.Antes de começares a adicionar/remover aplicações, convém fazeres o deodex 1º.E para saberes o que cada apk faz, é mesmo por tentativa e erro. Demorei uns 2 ou 3 dias para perceber o que se pode remover sem dar problemas com outras appsEDIT:basicamente é "inventar" com a ROM, flashar e ver como fica. Se não ficar ok, é fazer mais (ou menos) alterações, e flashar novamente.Procura aqui no forum pela ROM Light. É a minha ROM. Tem pouquissimas alterações, e dá para teres uma ideia das apps que podes remover com segurança. O que mais fiz foi remover apps que não uso, sem causar FCs com outras apps.Cuidado que há apps que dependem de outras, mas isso só a experiência te dirá quais são :)

#19 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 04 March 2011 - 15:12

Obrigado Rui.Eu sou um acérrimo defensor do Linux e um administrador de Unix há muitos anos e portanto isto é um pouco "o meu mundo" - no entanto tenho de ter cuidado com os "excessos de confiança" porque aqui não há consola para resolver bricks que possa fazer!! :)Entretanto já coloquei o KDZ para fazer downgrade de 2.2.1 para 2.2 - correu tudo bem, embora tenha precisado de fazer um hard-reset ao telefone pois após flashar a ROM ele ficava parado no boot. Fiz reset e ficou porreiro.Depois instalei o z4root e já tenho root, pelo que o Android está prontíssimo para brincar.Como sou utilizador de Linux, achei que não deveria ser dificil encontrar alguma aplicação que emulasse um Android, e não foi mesmo dificil: Android SDK and AVD Manager. Consegues ver os apk a "andar". Basicamente dá para ver se interessa ou não ter este ou aquele apk. Talvez dê inclusive para testar as dependências antes de flashar a nova ROM. Não sei se há algum tutorial para isto, mas se não houver, ainda a posso colocar no forum (embora seja apenas para quem tenha Linux).A duvida seguinte é se posso pegar directamente num dos *zip de ROMS da LG (o unbranded) e trabalhar directamente nele com a Kitchen. Nada me diz o contrário!Se apagar uma aplicação que esteja no init do telefone poderei ter erros, mas isso já é avançar para campos mais arriscados e editar ficheiros de startup.Para já vou perceber como se colocam as ROMS por método recovery pois ainda não experimentei.

#20 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 04 March 2011 - 21:50

Essas ROMs em zip podem (e devem ;)) ser usadas com a kitchen.Para adicionares/removeres as apps, é só adicionar/remover em /system/app.1º carregar a ROM na kitchen2º fazer o deodex3º sair da kitchen4º apagar/adicionar o que se quiserAté te digo que como eu faço. Edito tudo fora da kitchen (root, busybox, update-script, apps......), e só uso a kitchen para "compilar" a ROM. Sou preguiçoso neste último passo ;)Se estás habituado ao linux, vê os scripts que estão na kitchen. Foi assim que aprendi como fazer as coisas "à mão".O melhor conselho que te dou: instala a custom recovery, e não voltes a usar o kdz. Assim é fácil resolver erros. É que estas custom ROMs só reescrevem as partições /system e /boot. Podes confirmar no update-script o que vai ser formatado.Quanto aos apk em si, é só preciso ter um bocado de cuidado e paciência para testar.Por ex, se removeres o contactsprovider.apk vai dar barraca no contacts.apk.Mas chegas lá rápido. São poucos os apk que não fazem grande sentido.

#21 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 05 March 2011 - 01:35

Viva,A utilização do KDZ foi mesmo para fazer "downgrade" da 2.2.1 para a 2.2 - li atentamente todos os tópicos antes de fazer o que quer que fosse, mas como não havia mesmo alternativa, tive de me submeter ao risco maior de usar o método KDZ.Neste momento já tenho o recovery instalado (usei o 'terminal', que é mais directo) e agora sim, vou por mãos à obra e criar uma ROM (possivelmente vou usar a tua ROM Light).Entretanto há uma questão de fundo que tenho:* na Kitchen vi que podemos mover as aplicações para outra pasta na qual temos a possibilidade de instalar / desinstalar aplicações da ROM (pelo que percebi!) - isso parece ser muito interessante, basicamente porque na ROM original vem um Gmail que está desactualizado, um Facebook desactualizado, etc, etc... Estava a pensar flashar uma ROM já com as versões actualizadas, mas não encontrei um método directo de as arranjar (nem o AppBackupReinstall encontra os *.apk após fazer a actualização)* ou seja, no fundo queria ter o P500 com essas aplicações logo flashadas na ultima versão, e a pergunta é : se usarmos o método '13' da Kitchen 'Add /data/app functionality' podemos actualizar as versões desses programas directamente para a ROM? ou é mesmo preferível flashar a ROM já com as versões mais recentes (e como obter os *apk neste caso)?* outra pergunta: há forma de flashar logo com o LG Home mais actual? parece-me mais complicado, mas talvez olhando para os scripts e ficheiros de configuração seja mais fácil (não me quero atravesssar muito com isto mas a tentação é grande!)Exº das aplicações que estão logo desactualizadas:Android MarketGoogle SearchVoice SearchGoogle MailFacebookYoutubeTwitterLG HomeStreet ViewLG App AdvisorMaps

#22 ruigui

ruigui

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 199 mensagens

Mensagem publicada 05 March 2011 - 01:47

Se actualizares uma app que esteja em /system/app, o ficheiro apk actualizado vai ficar em /data/app.Podes sempre flashar uma ROM com as apps desactualizadas, actualiza-las, e depois fazer um backup dos apk correspondentes. A seguir substituis na ROM, e flashas outra vez, já com tudo actualizado.Dá trabalho, mas assim ficas com tudo direito e com os apk de confiança.Se tiveres as apps em /data/app e as actualizares, vão ser substituidas por versões mais recentes. Podes fazer backup dos apk à mesma, e usa-los na criação de ROMs em /system/app ou /data/app.Há apps da ROM original que não "trabalham" se estiverem em /data/app. Essas têm mesmo que ficar em /system/app. Tens que testar isso para ver o que podes ou não podes fazer.Essa funcionalidade da kitchen só te vai criar a pasta /data/app com um ficheiro vazio lá dentro (com o nome placeholder). Esse ficheiro só serve para garantir que ao flashares a ROM a pasta é criada. É que se estiver vazia, ao flashar pode não ser criada.Além disso, o update-script também vai ser actualizado ao adicionar isso na kitchen.Faz uma vez e vê o que é feito nos ficheiros. Depois de veres podes fazer manualmente, se te apetecer. É coisa simples.

#23 Kierrok

Kierrok

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 457 mensagens

Mensagem publicada 05 March 2011 - 17:01

...LG Home...LG App Advisor...

Onde é que viste versões novas disto? Já me apareceram em alguns markets como updates mas eram a versão 1.0 ou coisa parecida. As que tenho são v2.2.2.EDIT: As outras apps acho que até é melhor apagá-las da /system/app/ e instalá-las manualmente.

#24 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 05 March 2011 - 23:56

...LG Home...LG App Advisor...

Onde é que viste versões novas disto? Já me apareceram em alguns markets como updates mas eram a versão 1.0 ou coisa parecida. As que tenho são v2.2.2.EDIT: As outras apps acho que até é melhor apagá-las da /system/app/ e instalá-las manualmente.

Pois, tens razão em relação a isso. Eu tinha uma 2.2.1 (V10n) e tive de fazer downgrade para 2.2 (V10A) - aparece-me via AppDroid a versão 1.1.0 para o LG Home e a 1.5.59 para o LG App Advisor... pelos vistos estão desactualizados mas são as que aparecem para um V10A

#25 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 07 March 2011 - 01:35

Bem, agora perdi-me um pouco.Aqui estão os meus passos até agora:- flashei um KDZ para fazer downgrade de firmware para 2.2- apliquei root- apliquei a recovery flash- testei a aplicação de uma ROM com a recovery (a V10A)- experimentei tirar a aplicação Netlog e colocar mais opções na Kitchen (na V10A)O telefone está ok, e já vi que tirar aplicações que estão por defeito até é simples, mas fiquei com dúvidas no que tentei fazer a seguir:1. quero colocar a ROM com as aplicações mais recentes (Gmail, Facebook, etc)2. quero conseguir mover as aplicações que instalo para a ROM se for possivelPara a 1ª questão, fiz todos os updates para ter os apk actualizados - a minha ideia era (é) recriar a rom, usando os apk novos. Como o fazer?- copiando os apk usando o telemóvel, através da linha de comando ou outro utilitário?- fazendo um backup ao telefone, copiando esse backup para o pc e a partir daí gerar uma nova imagem? (reparei que o backup gera um ficheiro .img e não um .zip ou um .kdz ...Quando estamos a usar a kitchen há opções que me estão a deixar com dúvidas:7. Change wipe status of ROM (em principio não activo pois entendo que é para forçar um 'wipe' na instalação da ROM)12. Add task killer tweak for speed (activei mas não encontro isso em lado algum depois de arrancar o telefone)13. Add /data/app functionality (aqui fiquei MESMO com dúvidas: esta opção serve para que as aplicações aqui colocadas possam ser removidas, mas não deixam de ocupar na mesma a "Internal Storage" certo? qual a real vantagem? se ficassem na memória ROM parecia-me interessante... - ou será que estou a fazer algo errado? instalei um programa que foi automaticamente movido para /data/app... mas qual seria a localização normal? /system/app ? estou a ver que tenho de ler melhor sobre a utilização da memória do telefone pois a minha principal ideia era ter o máximo de aplicações fora da memória de "storage" - e isso leva-me à opção 16)16. Add Apps2SD (activei mas não percebo onde posso ver isso nos menus!! a ideia é mover as aplicações integralmente para o SD, certo? Mesmo aquelas que não têm essa opção... ou não é para isso que serve esta opção? No caso dos 2.2, já existe opção de mover algumas aplicações...22. Sign APK files - (???)Muitas duvidas, eu sei, mas como tenho ideias algo concretas sobre o que quero fazer no telefone, é normal que elas me surjam... :P