Saltar para conteúdo


Foto
* * * * * 1 votos

Reconstruir a /efs e o seu conteúdo para recuperar o IMEI


  • Por favor inicie sessão para responder
203 respostas a este tópico

#1 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 10 November 2010 - 17:42

Boas tardes,Como tem acontecido a vários utilizadores e a mim próprio, deixo aqui este tutorial, para quando situações como a perda do conteúdo da directoria /efs inesperadamente acontecem.

Reconstruir a /efs e o seu conteúdo para recuperar o IMEI

Espero que este tutorial vos seja útil. Queiram deixar o vosso feedback em caso de alguma sugestão ou incorrecção.Um abraço.
  • BettyDiody, AustAdmilk, Rebdert e 5 outros gostam disto

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#2 B00gieman

B00gieman

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 94 mensagens

Mensagem publicada 10 November 2010 - 19:24

Parece-me uma excelente iniciativa.Não sei se vais colocar a forma de efectuar o backup da pasta /efs, mesmo antes de continuares com o manual. Apesar da informação já existir no forum, penso que seria uma mais valia incluíres no manual logo de início.Muito obrigado pelo esforço e dedicação.Aguardo o "terminus" do mesmo.

#3 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 10 November 2010 - 20:06

Parece-me uma excelente iniciativa.Não sei se vais colocar a forma de efectuar o backup da pasta /efs mesmo antes de continuares com o manual. Apesar da informação já existir no forum, penso que seria uma mais valia incluíres no manual logo de início.Muito obrigado pelo esforço e dedicação.Aguardo o "terminus" do mesmo.

Boa sugestão, passou-me por completo. Logo que possa vou actualizar.Obrigado,Um abraço.

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#4 n1znpt

n1znpt

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 98 mensagens

Mensagem publicada 11 November 2010 - 10:56

Mais uma vez o grande on.one a dar um enorme contributo para comunidade. http://www.androidpt...tyle_emoticons/AndroidSmall/emo_im_happy.png

#5 pelikano

pelikano

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 151 mensagens

Mensagem publicada 14 November 2010 - 23:59

on.one, o procedimento descrito só se pode aplicar caso tenhamos backup de .nv_data.bak e .nv_data.bak.md5, certo?Acho que já fui. Tenho um backup destes ficheiros mas suponho que já tenha sido feido depois do imei se ter alterado (só hoje me apercebi disso...).Alguma dica?Obrigado

#6 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 15 November 2010 - 09:25

on.one o procedimento descrito só se pode aplicar caso tenhamos backup de .nv_data.bak e .nv_data.bak.md5, certo?Acho que já fui. Tenho um backup destes ficheiros mas suponho que já tenha sido feido depois do imei se ter alterado (só hoje me apercebi disso...).Alguma dica?Obrigado

Bom dia,Para um melhor diagnostico e para não diminuir as hipóteses de sucesso na recuperação do IMEI, aconselhava-te a não tentares nenhum procedimento, ate que analisar bem o ponto de situação.Assim precisava que me dissesses se o teu IMEI simplesmente não aparece ou se tem um IMEI que não corresponde ao do teu equipamento. Se pudesses dizer-me qual o conteúdo da /efs ( ls -a -l ) também ajudava.Aguardo pela informação e até lá tem calma, pois sem calma nada se faz.Um abraço.

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#7 pelikano

pelikano

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 151 mensagens

Mensagem publicada 15 November 2010 - 11:02

Bom dia On,100% às tuas ordens!Pelo que já pesquisei o meu problema até é relativamente comum... Até poderia dizer qual o IMEI que aparece pois é o mesmo de mais uma carrada de pessoal cujo IMEI foi alterado... Portanto o IMEI aparece mas não corresponde ao correcto.Conteúdo da/efs:Directoria: .android : testandroid1.bin; testandroid2.bin, testandroid3.binDirectoria:.imei :bt.txt; mps_code.datFicheiros: .imei; .nv2.bak; .nv2.bak.md5; .nv_data.bak.md5; .nv_state; nv_data.bin; nv_data.bin.md5Penso que não ajudará mas logo qdo comprei o telemovel fiz backup da ROM com todos os settings e aplicações.Apesar do IMEI alterado, está tudo a funcionar em pleno (acho eu).AbcP.S. . Offtopic – a tua ROM está a bombar à grande aqui.

#8 vf2097

vf2097

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 33 mensagens
  • S4

Mensagem publicada 15 November 2010 - 11:17

Muito bom Tutorial e assino o offtopic do Pelikano a tua Rom como já tínhamos falado do GTALK está de facto muito boa :)

#9 pelikano

pelikano

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 151 mensagens

Mensagem publicada 15 November 2010 - 21:29

A minha situação foi resolvida com a inquantificavel ajuda do one!É um craque este senhor!!! ;)Não tenho palavras para agradecer!!!

#10 B00gieman

B00gieman

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 94 mensagens

Mensagem publicada 16 November 2010 - 17:34

on.one,Permite-me abusar do teu conhecimento, mas tenho dúvidas que de certeza são por ti consideradas noob, mas peço-te paciência.1ª Duvida: Ok tenho o backup integral da pasta /efs, realizada pela forma que descreveste. Se alguma coisa correr mal coloco esses ficheiros na memória do telefone e executo os diversos comandos dentro das directorias que referes, é assim?Os comandos funcionam como reactivação dos serviços, é isso?ou não tem nada a ver. Se alguma coisa correr mal basta-me executar os comandos que referes alterando os dados nos locais indicados? mas se assim for qual a razão do backup?Desculpa as perguntas mas queria mesmo perceber isto.Obrigado.

#11 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 16 November 2010 - 17:56

on.onePermite-me abusar do teu conhecimento, mas tenho dúvidas que de certeza são por ti consideradas noob, mas peço-te paciência.1ª Duvida: Ok tenho o backup integral da pasta /efs, realizada pela forma que descreveste. Se alguma coisa correr mal coloco esses ficheiros na memória do telefone e executo os diversos comandos dentro das directorias que referes, é assim?Os comandos funcionam como reactivação dos serviços, é isso?ou não tem nada a ver. Se alguma coisa correr mal basta-me executar os comandos que referes alterando os dados nos locais indicados? mas se assim for qual a razão do backup?Desculpa as perguntas mas queria mesmo perceber isto.Obrigado.

A pasta /efs é como a memória permanente do telefone. Se alguma coisa de errado acontecer basta que com calma, e mediante a estrutura conhecida da /efs reponhas os ficheiros corrompidos ou em falta.Exemplo:Imagina que ficas sem o ficheiro .imei com o ficheiro .nv_data.bak com owner diferente de radio e o nv_data.bin corrompido.Isto resulta que o equipamento fica sem saber o teu IMEI, o owner radio fica sem acesso ao .nv_data.bak para recriar o ficheiro nv_data.bin e o nv_data.bin está corrompido e assim não serve para nada.Com o backup e conhecendo a estrutura da /efs, podes criar o ficheiro em falta, ou seja, .imei, podes colocar o ownership correcto ao .nv_data.bak e podes substituir o ficheiro corrompido (nv_data.bin) pelo sua copia o ficheiro .nv_data.bak.Depois do reboot o telefne fica como novo.Espero ter elucidado as tuas duvidas.Um abraço.

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#12 B00gieman

B00gieman

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 94 mensagens

Mensagem publicada 16 November 2010 - 18:31

Sim eu isso estou a perceber.Desculpa insistir, mas há uma questão que continuo a não perceber.OK, a estrutura da /efs é conhecida.Eu tenho o backup gravado dos ficheiros ocultos e visiveis.Dos comandos que apresentas, e nomeadamente nestes 2: * .nv_data.bakcp /sdcard/.nv_data.bak /efs e * nv_data.bin.md5cp /sdcard/nv_data.bin.md5 /efsé que vais ao /sdcard buscar as cópias previamente geradas. certo? as mesmas estão em tar pelo que devemos antes de mais coloca-las descompactadas em /sdcard, certo?no que respeita ao resto dos comandos apenas os temos que dar no terminal, dado que não precisamos do que está nas cópias de backup, dado que como tu muito bem disseste:

Os ficheiros que não se conseguem recriar e é preciso ter backup são: .nv_data.bak e .nv_data.bak.md5. Os ficheiros nv_data.bin, nv_data.bin.md5 e .nv_state são criados a cada boot, sendo o ficheiro nv_data.bin e recriado a partir do ficheiro .nv_data.bak

é assim?

#13 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 16 November 2010 - 18:40

Sim eu isso estou a perceber.Desculpa insistir mas há uma questão que continuo a não perceber.OK, a estrutura da /efs é conhecida.Eu tenho o backup gravado dos ficheiros ocultos e visiveis.Dos comandos que apresentas, e nomeadamente nestes 2: * .nv_data.bak[b']cp /sdcard/.nv_data.bak /efs [/b]e * nv_data.bin.md5cp /sdcard/nv_data.bin.md5 /efsé que vais ao /sdcard buscar as cópias previamente geradas. certo? as mesmas estão em tar pelo que devemos antes de mais coloca-las descompactadas em /sdcard, certo?no que respeita ao resto dos comandos apenas os temos que dar no terminal, dado que não precisamos do que está nas cópias de backup, dado que como tu muito bem disseste:

Os ficheiros que não se conseguem recriar e é preciso ter backup são: .nv_data.bak e .nv_data.bak.md5. Os ficheiros nv_data.bin, nv_data.bin.md5 e .nv_state são criados a cada boot, sendo o ficheiro nv_data.bin e recriado a partir do ficheiro .nv_data.bak

é assim?

Isso mesmo. Nos dois comandos assume-se que os ficheiros já estão descompactados e estão no /sdcard.Nos restantes casos dá-se os comando no terminal para se criarem.Um abraço.

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#14 B00gieman

B00gieman

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 94 mensagens

Mensagem publicada 16 November 2010 - 18:49

OK. compreendido e entendido. Fez-se luz.Obrigado pelo ensinamento.

#15 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 16 November 2010 - 18:54

OK. compreendido e entendido. Fez-se luz.Obrigado pelo ensinamento.

Aqui não há ensinamentos. Somos uma comunidade e como tal há partilha.....Os tuas dúvidas podem ser as dúvidas de outros e assim, outros podem ver também as suas dúvidas esclarecidas.Obrigado pelo interesse.Um abraço.

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#16 EyEofHorus

EyEofHorus

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 469 mensagens
  • Samsung Galaxy S 4 (GT-I9505)

Mensagem publicada 18 November 2010 - 08:02

No meu caso, que não tenho backups de files nenhuns em bom estado, quais são as minhas hipóteses?Tu que já conheces o meu caso, o que dizes, on.one?Já segui tudo o que tinhas no link do primeiro post e como estou neste momento com a JPC, apenas usei o "chown 1001:1001" em vez do "chown radio.radio".cUMPs

#17 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 18 November 2010 - 12:44

No meu caso que não tenho backups de files nenhuns em bom estado, quais são as minhas hipóteses?Tu que já conheces o meu caso, o que dizes, on.one?Já segui tudo o que tinhas no link do primeiro post e como estou neste momento com a JPC, apenas usei o "chown 1001:1001" em vez do "chown radio.radio".cUMPs

Acabei de falar com uma pessoa que poderia ajudar.Mas referiu que sem os .nv_data.bak ou .nv_data.bak.md5 é complicado de momento.Fiquei com a percepção que de futuro pode haver maneira, até porque já há um sistema de protecção novo o que significa que pode haver já algum trabalho para recuperar os telefone no estado que se encontra o teu.De momento foi tudo o que consegui apurar.Qualquer novidade, eu dou noticias.Um abraço.

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#18 EyEofHorus

EyEofHorus

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 469 mensagens
  • Samsung Galaxy S 4 (GT-I9505)

Mensagem publicada 18 November 2010 - 15:35

E o que é que acontecerá se eu arranjar uma cópia dos seguintes files em bom estado de um telefone igual ao meu e colocá-los na minha pasta /efs?nv_data.binnv_data.bin.md5.nv_data.bak.nv_data.bak.md5.nv_stateEstranho que neste momento tenho mais dois files na pasta /efs. Não sei se é normal. São o nv2.bak e o nv2.bak.md5cUMPs

#19 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 18 November 2010 - 15:46

E o que é que acontecerá se eu arranjar uma cópia dos seguintes files em bom estado de um telefone igual ao meu e colocá-los na minha pasta /efs?nv_data.binnv_data.bin.md5.nv_data.bak.nv_data.bak.md5.nv_stateEstranho que neste momento tenho mais dois files na pasta /efs. Não sei se é normal. São o nv2.bak e o nv2.bak.md5cUMPs

Não sei o resultado, só tentando se saberá. De qualquer das maneira só precisavas do .nv_data.bak e .nv_data.bak.md5.Um abraço.

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#20 EyEofHorus

EyEofHorus

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 469 mensagens
  • Samsung Galaxy S 4 (GT-I9505)

Mensagem publicada 22 November 2010 - 07:59

Pois, mas parece que ninguém se mostra disposto a "emprestar-me" uma cópia destes files...Será que não anda aí nenhuma alma caridosa que o faça?cUMPs

#21 Dreadsoul

Dreadsoul

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 19 mensagens

Mensagem publicada 25 November 2010 - 02:49

oi. tem algum mal em ter o imei alterado no galaxy s? apareceu me um imei estranho a pouco e tenho receio que possa acontecer algo mau..

#22 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 25 November 2010 - 09:55

oi. tem algum mal em ter o imei alterado no galaxy s? apareceu me um imei estranho a pouco e tenho receio que possa acontecer algo mau..

Não é mau, é muito mau!Pode-se fazer algo se tiveres algum tipo de backup.Um abraço.

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#23 EyEofHorus

EyEofHorus

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 469 mensagens
  • Samsung Galaxy S 4 (GT-I9505)

Mensagem publicada 25 November 2010 - 10:14

oi. tem algum mal em ter o imei alterado no galaxy s? apareceu me um imei estranho a pouco e tenho receio que possa acontecer algo mau..

Bem vindo ao clube...Eu também tenho o meu na mesma m3rd4 e não tenho backups e não consigo voltar atrás...

#24 Dreadsoul

Dreadsoul

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 19 mensagens

Mensagem publicada 25 November 2010 - 13:48

Eu tnh 2ficheiros d backup. Nv data bin e nv data bar.cono faço agora para recuperar o imei?

#25 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 25 November 2010 - 15:36

Eu tnh 2ficheiros d backup. Nv data bin e nv data bar.cono faço agora para recuperar o imei?

Mas onde tens os ficheiros, no pc ou na pasta /efs no telefone.BTW, qual é o teu IMEI alterado?Envia PM se quiseres.Um abraço.

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.