Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Escola


  • Por favor inicie sessão para responder
36 respostas a este tópico

#1 gilfmc

gilfmc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens

Mensagem publicada 18 September 2010 - 22:39

O Escola (conhecido como School no CPA) é uma aplicação que lhe permite organizar melhor o seu dia-a-dia escolar.Abaixo seguem-se duas imagens da aplicação incluindo alguns atalhos.Imagem colocada O Escola está mais adaptado ao sistema escolar nacional do 2º ciclo ao secundário (ou talvez até à universidade), contudo o Escola suporta o idioma Inglês e permite alterar certas definições como o formato das notas.Esta foi a primeira aplicação Android que fiz portanto houve um pequeno problema: O processador é desligado quando o ecrã se desliga. Como não sabia, programei a pensar o contrário inutilizando as funções de silenciar o telemóvel e avisar a proximidade de eventos. A próxima versão já terá este problema, entre outros, resolvidos.Sugestões, critícas e relatos de bugs são bem-vindos.

#2 blackmx

blackmx

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 231 mensagens

Mensagem publicada 18 September 2010 - 23:16

Ora aqui está uma app que captou a minha atenção.Parabéns pela ideia da aplicação. Já me tinham pedido uma app dessas e eu não fui capaz de perceber o valor da ideia.No entanto acho que tens que repensar a organização da interface.Parabéns, terás uns votos meus.

#3 gilfmc

gilfmc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens

Mensagem publicada 18 September 2010 - 23:35

Obrigado :)Tens alguma ideia para a interface?

#4 jmventura

jmventura

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 92 mensagens

Mensagem publicada 19 September 2010 - 14:58

Gostaria de testar esta apk, mas n sei onde a encontrar para fazer o dl.Thanks

#5 gilfmc

gilfmc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens

Mensagem publicada 19 September 2010 - 15:17

O apk estava aqui: http://concurso.andr...t.com/tmp/6.apk (é o endereço do QR Code) mas agora já não dá (o ficheiro já não está lá)...Experimente fazer o download através do Aptoide, as instruções estão aqui: http://www.androidpt...oidpt&Itemid=10

#6 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 19 September 2010 - 15:43

jmventura escreveu:

Gostaria de testar esta apk, mas n sei onde a encontrar para fazer o dl.Thanks

Tens de te registar e fazer download via o site do concurso, depois votar na aplicação.Convém ler toda a informação que disponibilizamos sobre o concurso.

#7 jmventura

jmventura

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 92 mensagens

Mensagem publicada 19 September 2010 - 15:44

Obrigado pela ajuda, já consegui pelo aptoide.

#8 Adilio

Adilio

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 31 mensagens

Mensagem publicada 19 September 2010 - 22:52

Funciona no HTC Magic 1.5 (Cupcake)A aplicação parece bastante completa, e é com certeza uma ferramenta útil para estudantes. Do ponto de vista de programação destaco a utilização de várias activities, menus e as várias views e serviços disponíveis... boa utilização da plataforma. Ser compatível com 1.5 é também uma mais valia.Sugestões:Melhorias a nível de usabilidade... demasiada informação ao mesmo tempo no ecran principal. Pessoalmente considero que deveria ter apenas "atalhos" para as várias opções... talvez alguma informação de eventos, mas pelo menos a lista de "charts" merecia aparecer numa actividade à parte ;)O icon da mochila parece-me bonito, mas além de ocupar tanto espaço desnecessariamente, podia perfeitamente ser (des)promovido a background :)

#9 TomS

TomS

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 110 mensagens

Mensagem publicada 20 September 2010 - 18:18

Boa aplicação! Parece cobrir todos os pontos essenciais para manter assuntos relacionados com a escola organizados num só sitio.As funcionalidades de alertas e de silenciar o telemóvel em horário de aulas também me agradaram bastante! ;)Mas uma das primeiras coisas que notei foi não conseguir alterar o esquema de 3 períodos para um esquema de 2 semestres... Talvez numa próxima versão?Quanto a problemas, a aplicação fecha com NullPointerException quando carrego no botão "Adicionar" frente a "Grupos" no ecrã "Adicionar Trabalho". Se quiseres disponibilizo-me a enviar o log, caso te ajude.De resto não tenho nada a apontar, parabéns pela aplicação! ;)

#10 gilfmc

gilfmc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens

Mensagem publicada 20 September 2010 - 18:28

Obrigado pelos comentários e pelas sugestões.Eu não diria que há "demasiada informação" no ecrã principal, eu diria que há "toda a informação necessária" no ecrã principal. Em cima o estudante pode ver se tem tempo livre e que disciplinas deve estudar mais nessa altura. Em baixo vê facilmente tudo o que tem hoje e no próximo dia de escola (por exemplo, o Escola não mostra o Sábado se não há nada no Sábado). O objectivo é o utlizador abrir o Escola e em poucos segundos saber o que precisa e fechar outra vez sem ter que andar a navegar por menus.O ícone da mochila está lá com o objectivo de "preencher" o ecrã enquanto o Escola carrega os eventos.Na próxima versão vou ver se melhoro a parte dos gráficos. (entre outras coisas, claro)

#11 gilfmc

gilfmc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens

Mensagem publicada 20 September 2010 - 18:39

Obrigado pelo comentário e pelo aviso do problema.A próxima versão já deverá suportar semestres também.Testei o Escola no meu Android 1.6 e no emulador com Android 2.2 e funcionou mas já és a segunda pessoa a ter este problema... Agradecia que me enviasses o log.

#12 TomS

TomS

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 110 mensagens

Mensagem publicada 20 September 2010 - 18:48

gilfmc escreveu:

Obrigado pelo comentário e pelo aviso do problema.A próxima versão já deverá suportar semestres também.Testei o Escola no meu Android 1.6 e no emulador com Android 2.2 e funcionou mas já és a segunda pessoa a ter este problema... Agradecia que me enviasses o log.

Enviei-te o log por PM. ;)

#13 fcalcada

fcalcada

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 30 mensagens

Mensagem publicada 13 October 2010 - 18:45

Estou ANSIOSAMENTE à espera da versão para ensino superior...para quando!? Abraços e parabéns pelo trabalho.FC

#14 gilfmc

gilfmc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens

Mensagem publicada 13 October 2010 - 19:17

Se me poderes explicar como funciona o ensino superior talvez possa já tratar disso para a próxima versão.

#15 fcalcada

fcalcada

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 30 mensagens

Mensagem publicada 18 October 2010 - 13:54

Olá. Tive pena que não pudesses estar presente na entrega de prémios do CPA, porque acho que não fui o único com esta "necessidade". Mas assim de repente o que (eu acho) que falta é: - manipulação de calendários, permitindo mudar de 3 períodos para 2 semestres. - lista de disciplinas com outros campos: contactos professor, gabinete e horário de dúvidas - trabalhos de grupo: criação do grupo integrado com os contactos do telefone, e por exemplo, criar directamente um SMS ou mail dali para os membros do grupo.E já agora alguns bug que encontrei: BUG1 - as estrelas na criação de disciplinas não se vêem bem no meu SGS BUG2 - crash a tentar adicionar membros de um trabalho de grupo.Por agora é só. se tiveres alguma dúvida ou precisares de input, é só dizer.Abraço e parabéns.FC

#16 gilfmc

gilfmc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens

Mensagem publicada 18 October 2010 - 14:44

Tive pena que não pudesses estar presente na entrega de prémios do CPA porque acho que não fui o único com esta "necessidade".

Moro muito longe de Lisboa e portanto não teria tempo para ir e voltar numa Sexta.

Mas assim de repente o que (eu acho) que falta é: - manipulação de calendários permitindo mudar de 3 períodos para 2 semestres.

Já estou a tratar disso para a próxima versão

- lista de disciplinas com outros campos: contactos professor gabinete e horário de dúvidas

A próxima versão já terá isso talvez.

- trabalhos de grupo: criação do grupo integrado com os contactos do telefone e por exemplo, criar directamente um SMS ou mail dali para os membros do grupo.

O Escola ja fazia isso à excepção de enviar emails, mas o tal crash no SGS não te deixa experimentar isso.

E já agora alguns bug que encontrei: BUG1 - as estrelas na criação de disciplinas não se vêem bem no meu SGS

Não é o único SGS com esse problema e parece-me que o problema não dá para corrigir (a não ser que eu próprio "faça" as estrelas). Outra pessoa com um SGS chegou a ver as estrelas direito sem ter mudado nada no Escola.

BUG2 - crash a tentar adicionar membros de um trabalho de grupo.

O bug já está a ser tratado, agora já não "crasha" mas não encontra número de telefone nenhum.Obrigado pelo comentário e, se quiseres, posso-te enviar a versão mais recente (ainda em desenvolvimento).

#17 LBento

LBento

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 45 mensagens

Mensagem publicada 24 October 2010 - 20:51

Como estudante universitario e utilizador deste tipo de aplicacoes tenho alguns conselhos, apenas do meu ponto de vista.Um atalho para poder ter apenas o horario era bom, pois esse e o maior motivo pelo qual uso estas aplicacoes. (Ex Schedule).Ter uma pequena vibracao antes de cada aula tambem ajudava pois muitas universidades/escolas ja nao usam campainha.Silenciar o telemovel durante as aulas marcadas no horario (Deixava de usar o Locale).E por fim como estudante de Gestao.Acho que direccionares mais a universidade era bom. Nem que seja no nome.Pois o uso de smartphones e maior nas universidades e os estudantes do secundario teram menos problema em usar a aplicacao hackada. Em termos internacionais a direccao para College tambem me parece melhor.Talvez mesmo a mesma aplicacao com pequenas diferencas incluindo o nome.Isto e so a minha opiniao, de quem e meramente utilizador e o mais que programou foram cabulas na texas.

#18 fcalcada

fcalcada

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 30 mensagens

Mensagem publicada 25 October 2010 - 05:41

Obrigado pelo comentário e se quiseres, posso-te enviar a versão mais recente (ainda em desenvolvimento).

Obrigado, se quiseres manda por mail ou PM, ou então diz-me onde posso ir busca-la.Abraço,FC

#19 gilfmc

gilfmc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens

Mensagem publicada 25 October 2010 - 09:46

Obrigado pelo teu comentário.Eu estou no 12º ano, ainda não sei muito bem como é a universidade, é por isso que o Escola não está bem adaptado para universidades. Apesar disso, eu quero que a próxima versão já "suporte" universidades e já estou a tratar disso. Outra razão pela qual não pude fazer muito é que fiquei a saber do concurso mais ou menos 2 semanas depois de ter começado.Relativamente a silenciar o telemóvel, o Escola já faz isso mas eu não sabia (foi a primeira aplicação Android que fiz) que o processador era desligado quando o ecrã era desligado o que faz com que o telemóvel seja silenciado apenas se o ecrã estiver ligado. Tratar deste erro está na lista do que falta fazer para a próxima versão e então aproveito para adicioanr uma opção para vibrar quando uma aula começar.Se o telemóvel não estiver em Português aparece "School" em vez de "Escola". Eu nunca tive jeito para nomes, daí o nome ser uma simples palavra, mas quem tiver sugestões pode dizer.Quando te referes a mostrar o horário estás a falar em mostrar as aulas e testes/trabalhos para hoje e amanhã ou estás a falar de mostrar apenas as aulas por dia?Se puderes, explica como funciona a universidade (sim, já sei que são semestres em vez de períodos) para então poder melhorar o Escola.

#20 fcalcada

fcalcada

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 30 mensagens

Mensagem publicada 25 October 2010 - 11:10

Se calhar é melhor fazermos assim:Quais é que são as tuas dúvidas sobre o funcionamento da universidades?! Existem noções comuns entre liceu e universidade: turma, horário, disciplinas(que na faculdade se chamam cadeiras) As notas são sempre de 0 a 20 valores, e existem diversos métodos de avaliação, sendo o mais normal a realização de um exame (com 2 épocas) no final do semestre. Existem formas de avaliação contínua que podem englobar testes, trabalhos ou qualquer combinação dos dois... O calendário tipico (mas que varia entre universidades)1º semestre - setembrro a dezembroExames 1ºS: entre janeiro 2º semestre - fevereiro a maioExames 2ºS - junhoas férias de natal, carnaval e páscoa são normalmente nas mm datas, mas basicamente é isto... As aulas das cadeiras são do tipo teoricas, prácticas, teórico-practicas e/ou de laboratório (dependendo do curso) e cada cadeira pode ter mais do que um professor, ou seja tens 1 para a teóricas e outro(s) nas prácticas.Já agora, tendo em conta que estás a acabar o liceu, e óbviamente estas a começar a progredir na programação, tens alguma faculdade já em mente!? (só por curiosidade)Abraços,FC

#21 gilfmc

gilfmc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens

Mensagem publicada 25 October 2010 - 14:35

Talvez uma forma de perceber melhor o que mudar seria perguntando-te o seguinte: Ao abrires o Escola, o que é suposto veres? (No caso do ensino secundário/básico é suposto poder se ver os eventos (testes e trabalhos) mais próximos.) Que funções são essenciais para um aluno de uma universidade?Portanto, os testes chamam-se exames e são feitos "fora" dos semestres, certo?Estou a pensar ir para o ISEP ou para a FCUP.

#22 AntonioH

AntonioH

    Geek de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPip
  • 729 mensagens

Mensagem publicada 25 October 2010 - 22:09

Na Universidade, o que importa é as festas!! Qual as festas com a cerveja mais barata, qual as festas com mais universitárias!!O roteiro para as Queimas / Semanas Académicas (isto agora com GPS integrado e rotas de transporte público então é um mimo!!) :PPor outro lado, quais os regentes a visitar, se deve ser visita regular semanal ou pelo contrário, é daqueles que não gosta muito de ser importunado.. Quais os locais (nocturnos claro está) que deve-se frequentar, em que dias e em que janela horária..Agora mais a sério, os estudos devem ser levados a sério, mas custa-me ver cada vez mais universitários, fazerem da Universidade um simples prolongamento do secundário! Efectivamente são os melhores anos da vida, devem ser bem aproveitados! Deve ser uma fase de desenvolvimento/crescimento, uma fase de entrada na vida adulta, civil, mais politica ou mais cultural (ou as duas) mas definitivamente uma fase bem aproveitada!É "giro" ver aqueles que se arrastam 10, 20 anos pelas universidades, mas isso não é vida, pelo menos para a maioria das pessoas. Os tempos são difíceis, e estudos superiores sempre ajudaram (nem que seja para emigrar!)É verdade que há muitos empregos que são negados a licenciados, mas convenhamos, são na sua grande maioria empregos-treta! Em bons lugares, é muito mais provável chegarem lá com todos os conhecimentos necessários, e ser-vos recusado o acesso por falta do canudo!O limbo então é do pior! Ficar a meio-caminho, é garantido ir ouvir demasiadas vezes "tem demasiadas habilitações para o cargo" e "tem todas as capacidades, mas não tem canudo"...De resto, se vos saiu o Euromilhões, ou tem pais ricos, o melhor é mesmo seguir a famosa "Quero ficar sempre estudante..." (e eu que nunca fui muito apreciador de tunas..." LOL :)Boa sorte e muito sucesso com a aplicação :)

#23 fcalcada

fcalcada

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 30 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2010 - 10:08

OK, off-topics á parte, vamos ao que interessa:[quote name="gilfmc" post=80251]Talvez uma forma de perceber melhor o que mudar seria perguntando-te o seguinte: Ao abrires o Escola o que é suposto veres? (No caso do ensino secundário/básico é suposto poder se ver os eventos (testes e trabalhos) mais próximos.) [/quote]Exactamente, na faculdade isso é igual.. datas de entrega de trabalhos mais próximas (programando o tempo a partir do qual elas aparecem, estilo 1 ou 2 semanas antes), testes, aulas especiais, etc. [quote name="gilfmc" post=80251]Que funções são essenciais para um aluno de uma universidade? [/quote]Para mim o mais importante seria ter um sítio único onde eu pudesse meter o meu horário, as infos das cadeiras, datas de exames/testes e trabalhos. E que tudo isso fosse integrado com o calendário (para os avisos) e os contactos (notificações) DO que pude ver, e peço desculpa por não ter tido mais tempo ainda para "esmiuçar" a tua app, ela está bem estruturada, só que para ser adaptada á universidade, provavelmente precisará de mais trabalho.... Vou-te mandar umas sugestões e dicas mais completas, por mail, assim que tiver mais algum tempo disponível ok!? [quote name='"gilfmc" post=80251']Portanto' date=' os testes chamam-se exames e são feitos "fora" dos semestres, certo?[/quote']Não é bem...podes ter os dois. O conceito de avaliação no secundário é o de Avaliação Contínua,ou seja, tu vais fazendo testes ao longo do ano, certo?! e depois tens os exames nacionais e tal... Na faculdade é mais ou menos a mm coisa, ´so que é-te dada a possibilidade de em vez de fazeres os testes intercalares, poderes passar àquela cadeira apenas fazendo UM exame no final do semestre. dou-te um exemplo...o meu :D :tenho uma cadeira que se chama Fundamentos de Bases de Dados.A avaliação (outra das informação relevantes para se pôr nos detalhes das cadeiras) consiste em 2 mini-testes valendo 30% da nota final cada um + 1 trabalho que vale 40%. Mas se eu quiser, posso simplesmente chegar ao final do semestre, sem ter feito os testes ou o trabalho, vou a exame e se tiver + de 10 valores, a cadeira está feita. certo!? Espero ter ajudado.FC

#24 bizard

bizard

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 10 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2010 - 19:18

Acho que deveria ser adicionado uma forma de por exemplo virar o ecrã e aparecer o horario

#25 gilfmc

gilfmc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 37 mensagens

Mensagem publicada 26 October 2010 - 19:37

Para o AntonioH:Obrigado pelo teu comentário e por contares o que irei ver no próximo ano (se passar).Relativamente às festas, isso seria uma boa sugestão para a Google, poderiam criar uma nova camada no Google Maps com as festas :D