Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Avaliações das Apps


  • Por favor inicie sessão para responder
33 respostas a este tópico

#1 androidPT

androidPT

    Administrator

  • ROOT
  • 5374 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal

Mensagem publicada 17 September 2010 - 07:35

Viva,Para que haja mais justiça na avaliação das aplicações, não se limitem a avaliar aquelas que são mais apelativas para vocês. Se possível testem-nas todas pois só assim a avaliação será mais equilibrada.Um exemplo, uma aplicação com poucos votos mas em que a média da avaliação seja superior facilmente se pode destacar, o que até pode nem estar a ser justo para com as outras que foram avaliadas mais vezes.Estamos atentos e a vigiar esta situação pelo que se houver necessidade podemos pedir à comunidade para realizar avaliação a certas aplicações mas de preferência testem todas.A Equipa androidPT

Segue-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Google +


#2 gSpot

gSpot

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 43 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 07:53

Acho que esse "problema" se pode resolver com uma fórmula de cálculo da avaliacao que tenha em conta o número de votos.Até porque esse problema nao afecta apenas aplicacoes com muitos votos vs. poucos votos! Por exemplo uma aplicacao que tenha 50 votos e média 4 deveria ficar classificada sempre abaixo de uma aplicacao que tenha 100 votos de média igualmente 4.Do mesmo modo uma aplicacao que tenha 10 votos de média 4,5 nao deveria ficar à frente da aplicacao que tem 100 votos de média 4.Just my 2 cents.É uma questao de agora encontrar o peso do numero de votos para o cálculo da avaliacao final.Cumprimentos,gSpot(corrigida)

#3 androidPT

androidPT

    Administrator

  • ROOT
  • 5374 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal

Mensagem publicada 17 September 2010 - 08:01

gSpot escreveu:

Por exemplo uma aplicacao que tenha 50 votos e média 4 deveria ficar classificada sempre abaixo de uma aplicacao que tenha 50 votos de média igualmente 4.

Alguma coisa aqui falhou pois não se percebe bem qual a diferença.

Do mesmo modo uma aplicacao que tenha 10 votos de média 4,5 nao deveria ficar à frente da aplicacao que tem 100 votos de média 4.

A questão aqui é que o número de avaliações não contam como votos, não é esse o objectivo. Tem é que existir um valor mínimo de votos entre todas para que estatisticamente o valor final seja válido independentemente do número de votos de cada uma. Trata-se de representatividade dos valores obtidos para o universo de votantes.

Segue-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Google +


#4 gSpot

gSpot

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 43 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 08:57

Falhou, sim. Ver de novo.

Tem é que existir um valor mínimo de votos entre todas para que estatisticamente o valor final seja válido independentemente do número de votos de cada uma. Trata-se de representatividade dos valores obtidos para o universo de votantes.

No caso de nao haver uma amostra significativa de votacao numa dada aplicacao, o que acontece, entao?Imagina o exemplo:App 1 : 2 pessoas classificaram : media de classificacao : 4App 2 : 10 pessoas classificaram : media de classificacao : 3,8App 3 : 50 pessoas classificaram : media de classificacao : 3,8Se a classificacao final for pura e simplesmente o peso da media da classificacao da aplicacao, a App 1 seria a vencedora - embora apenas com 2 votos.Se calhar estou a ver o problema de outra maneira, daí a diferenca de perspectivas na abordagem ao mesmo.Cumprimentos,gSpot

#5 tiago.cardoso

tiago.cardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 09:29

Eu so mais a favor de todos tentarem votar no máximos de aplicações por duas razões:- o meu objectivo e possivelmente de muita gente é ter feedback (infelizmente os prémios não são muito aliciante :)) pois se calhar a maioria das aplicações ainda estão em desenvolvimento, a minha está;- ao haver peso para o numero de votações, entra outro factor em jogo: a relevância da votação e que pode fazer com que uma app melhor tenha tenha menos pessoas a votar (por alguma razão) perca para uma app pior mas que temos mais votações (mais baixas em média, mas em maior quantidade). Ou seja, uma aplicação simples de correr e de perceber (normalmente os jogos) terá sempre mais votos do que uma aplicação complexa (por exemplo a das aulas).É só uma opinião, mas penso que o concurso era bastante positivo se houvesse o máximo de feedback de todos.Se houver alguma app que anormalmente poucos votos, os administradores deviam alertar, para as pessoas tentarem votar nela.

#6 androidPT

androidPT

    Administrator

  • ROOT
  • 5374 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal

Mensagem publicada 17 September 2010 - 09:43

gSpot escreveu:

Imagina o exemplo:App 1 : 2 pessoas classificaram : media de classificacao : 4App 2 : 10 pessoas classificaram : media de classificacao : 3,8App 3 : 50 pessoas classificaram : media de classificacao : 3,8Se a classificacao final for pura e simplesmente o peso da media da classificacao da aplicacao, a App 1 seria a vencedora - embora apenas com 2 votos.

Percebe-se perfeitamente o exemplo. Por isso é que precisamos de garantir um numero minimo de votos que seja significativo e realmente expresse a avaliação. E desta forma:App 1: 200 pessoas classificaram : media de classificacao : 4App 2: 400 pessoas classificaram : media de classificacao : 3,8App 3: 450 pessoas classificaram : media de classificacao : 3,8O facto de haver 200 pessoas a votar já garante que a avaliação é boa, o facto de haver mais nas outras não afecta a média da avaliação.

Se calhar estou a ver o problema de outra maneira, daí a diferenca de perspectivas na abordagem ao mesmo.

Estas a ver um aspecto que não podemos descurar mas estás a contar que uma app tem mesmo muitos poucos votos e nesse caso esses votos contam muito, tanto para dar mais valor como no caso de dar menos.

Segue-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Google +


#7 androidPT

androidPT

    Administrator

  • ROOT
  • 5374 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal

Mensagem publicada 17 September 2010 - 09:46

tiago.cardoso escreveu:

Se houver alguma app que anormalmente poucos votos, os administradores deviam alertar, para as pessoas tentarem votar nela.

Estamos atentos e prevemos desde o início essa possível situação. Não vai ser por este aspecto que vamos ter problemas de avaliação das aplicações.A comunidade aqui tem um papel importante e contamos com a sua ajuda caso seja necessário para fazer as avaliações necessárias.

Segue-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Google +


#8 rgomes

rgomes

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 352 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 10:38

Gostava de poder avaliar todas as apps, mas há pelo menos 2 apps que não posso testar, como a zapping, em que não tenho meo, como tal e´ me impossível avalia-la, assim como a SmsbusSip, pois não moro em Lisboa nem no Porto.

#9 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 17 September 2010 - 10:40

rgomes escreveu:

Gostava de poder avaliar todas as apps, mas há pelo menos 2 apps que não posso testar, como a zapping, em que não tenho meo, como tal e´ me impossível avalia-la, assim como a SmsbusSip, pois não moro em Lisboa nem no Porto.

Pronto, votas em 22 :) O objectivo é mesmo esse, votar no máximo que se conseguir, só assim teremos a real expressão da comunidade.

#10 Adilio

Adilio

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 31 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 12:44

rgomes escreveu:

Gostava de poder avaliar todas as apps, mas há pelo menos 2 apps que não posso testar, como a zapping, em que não tenho meo, como tal e´ me impossível avalia-la, assim como a SmsbusSip, pois não moro em Lisboa nem no Porto.

PJFonseca escreveu:

Pronto, votas em 22 O objectivo é mesmo esse, votar no máximo que se conseguir, só assim teremos a real expressão da comunidade.

A idéia não é avaliar todas as aplicações, independentemente da compatibilidade e requisitos?Senão desta forma não faria sentido avaliar grande parte das aplicações porque não consigo instalar no meu HTC Magic 1.5 (uma vez que a maior parte dos programadores não se preocupou em suportar o máximo de versões possíveis do Android).Existem pontos na avaliação como a originalidade, usabilidade, utilidade da aplicação, que se podem avaliar mesmo que não tenha utilidade directa para cada utilizador individualmente.Claro que fica ao critério de cada "avaliador" escolher o método que ache mais adequado, pessoalmente já tinha colocado esta dúvida antes, e dei-me ao trabalho de instalar as aplicações no emulador, e decidi avaliar todas as aplicações independentemente se me são úteis para mim ou não.

#11 androidPT

androidPT

    Administrator

  • ROOT
  • 5374 mensagens
  • LocalizaçãoPortugal

Mensagem publicada 17 September 2010 - 13:04

Adilio escreveu:

A idéia não é avaliar todas as aplicações, independentemente da compatibilidade e requisitos?

Correcto.

Senão desta forma não faria sentido avaliar grande parte das aplicações porque não consigo instalar no meu HTC Magic 1.5 (uma vez que a maior parte dos programadores não se preocupou em suportar o máximo de versões possíveis do Android).

Temos que ter em atenção que alguns dos programadores têm pouca experiência ou não tiveram tempo ou faltou-lhes os terminais para testar o comportamento das várias versões de Android. Tudo isto faz parte do Concurso, inclusive as aplicações não funcionarem em todo o lado.

Existem pontos na avaliação como a originalidade, usabilidade, utilidade da aplicação, que se podem avaliar mesmo que não tenha utilidade directa para cada utilizador individualmente.

Correcto e é com esse tipo de avaliação que contamos. Os avaliadores não podem só considerar as aplicações que gostam ou são mais úteis para si. Se tiverem oportunidade, testem todas elas.

(...)dei-me ao trabalho de instalar as aplicações no emulador, e decidi avaliar todas as aplicações independentemente se me são úteis para mim ou não.

E isto é um esforço que só beneficia o Concurso e o resultado das avaliações. No entanto, temos muita gente a votar que não sabe ou não se sente à vontade para usar o emulador pelo que temos um painel diversificado de utilizadores a avaliar, desde o que tem mais conhecimentos da plataforma e de programação, assim como os utilizadores mais casuais.Um utilizador que se deu ao trabalho de avaliar 22 aplicações e deixar 2 de parte não pode ser censurado por isso, já fez um bom esforço de avaliação. Alguém irá com certeza fazer a avaliação às outras 2 que faltam.

Segue-nos nas redes sociais: Twitter, Facebook, Google +


#12 Adilio

Adilio

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 31 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 13:33

androidpt escreveu:

Correcto e é com esse tipo de avaliação que contamos. Os avaliadores não podem só considerar as aplicações que gostam ou são mais úteis para si. Se tiverem oportunidade, testem todas elas.

Correcto.

(...) No entanto, temos muita gente a votar que não sabe ou não se sente à vontade para usar o emulador (...)

Neste caso específico, e em relação à aplicação Zapping não é necessário instalar no emulador (é compatível com 1.5 e superiores).A falta de avaliação está relacionado com ser útil ou não para o utilizador individualmente.

Um utilizador que se deu ao trabalho de avaliar 22 aplicações e deixar 2 de parte não pode ser censurado por isso, já fez um bom esforço de avaliação.

Exacto, fica ao critério de cada utilizador o método de avaliação.Nota: Não tenciono de forma alguma gerar polémica em torno desta questão, só estou a expressar a minha modesta opinião. Acima de tudo acho interessante o envolvimento e participação da comunidade, independentemente de quem faz ou não as avaliações e os critérios que utiliza. E nesse aspecto a comunidade, programadores e/ou utilizadores casuais, já beneficiaram com a iniciativa do concurso :)

#13 rgomes

rgomes

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 352 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 14:08

Óbvio que se devam avaliar todas as aplicações, mesmo aquelas que não nos sejam úteis. O exemplo que dei, a app Zapping falei nela não pelo facto de não me ser útil, mas sim pela impossibilidade de a testar na sua totalidade.

#14 tiago.cardoso

tiago.cardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 14:13

rgomes escreveu:

Óbvio que se devam avaliar todas as aplicações, mesmo aquelas que não nos sejam úteis. O exemplo que dei, a app Zapping falei nela não pelo facto de não me ser útil, mas sim pela impossibilidade de a testar na sua totalidade.

Gomes, eu até percebo o que o adilio está a falar. Não podes verificar se a app funciona mesmo, ou seja, não podes ver de facto se muda os canais (por acaso muda).Mas podes avaliar-la. Ou seja, podes ver se achas q é util (se funcionasse), se o interface está bom, o design, etc.. Ou seja, eu tb vou avaliar aplicaçoes como a do leva-me a casa.. mas nao tou a pensar beber até cair para o lado (ou pelo menos usar a app nessa situação) :)abraço

#15 rgomes

rgomes

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 352 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 14:18

Boas. Nao sei como funciona a app, ainda nao a instalei, mas vou faze-lo para ver se a consigo avaliar. Mas, imagina que tens um ecrã inicial onde te pede o endereço ip da meo box, ou algo assim e so depois de este ser valido e que podes avançar para outros ecrãs. Neste caso seria impossível avalia-la onde so posso ver um ecrã inicial.Mas como já disse, vou instala-la e tentar dar a minha avaliação.

#16 Adilio

Adilio

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 31 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 14:30

@rgomesCompreendo perfeitamente, também tem sido algo frustrante testar aplicações de forma parcial no emulador.O mais interessante, e como autor da aplicação Zapping, é que também não tenho serviço MEO... a aplicação foi desenvolvida totalmente sem ser testada por mim (ainda!), mas o feedback tem sido positivo :)@tiago.cardosoHmmmm... estava a pensar em aproveitar o fim-de-semana para procurar vinhos com a app avingo, jantar uns Petiscos, usar a SmsbusSip para sair, a Get Me Home para alguém me ir buscar, e depois a Zapping na casa dum amigo qualquer com MEO... e ainda tentar passar o primeiro nível do DroidBalance para tentar ficar sóbrio :D

#17 rgomes

rgomes

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 352 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 14:34

Adilio escreveu:

Hmmmm... estava a pensar em aproveitar o fim-de-semana para procurar vinhos com a app avingo, jantar uns Petiscos, usar a SmsbusSip para sair, a Get Me Home para alguém me ir buscar, e depois a Zapping na casa dum amigo qualquer com MEO... e ainda tentar passar o primeiro nível do DroidBalance para tentar ficar sóbrio :D

LOLTiveste mt bem :)

#18 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 14:34

Adilio escreveu:

Hmmmm... estava a pensar em aproveitar o fim-de-semana para procurar vinhos com a app avingo, jantar uns Petiscos, usar a SmsbusSip para sair, a Get Me Home para alguém me ir buscar, e depois a Zapping na casa dum amigo qualquer com MEO... e ainda tentar passar o primeiro nível do DroidBalance para tentar ficar sóbrio :D

Muito bom! :) Quer dizer então que com o CPA já conseguimos reunir um conjunto de aplicações e ter um "canivete suiço" para várias situações do dia-a-dia. :P

#19 tiago.cardoso

tiago.cardoso

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 13 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 14:38

sismeiro escreveu:

Adilio escreveu:

Hmmmm... estava a pensar em aproveitar o fim-de-semana para procurar vinhos com a app avingo, jantar uns Petiscos, usar a SmsbusSip para sair, a Get Me Home para alguém me ir buscar, e depois a Zapping na casa dum amigo qualquer com MEO... e ainda tentar passar o primeiro nível do DroidBalance para tentar ficar sóbrio :D

Muito bom! :) Quer dizer então que com o CPA já conseguimos reunir um conjunto de aplicações e ter um "canivete suiço" para várias situações do dia-a-dia. :P

Espero que não seja do dia-a-dia, senão o rapaz dura pouco tempo ;D

#20 Adilio

Adilio

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 31 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 14:40

rgomes escreveu:

(...) Mas, imagina que tens um ecrã inicial onde te pede o endereço ip da meo box, ou algo assim e so depois de este ser valido e que podes avançar para outros ecrãs (...)

Se não tiveres o Wi-Fi ligado, ou depois do timeout do processo "Ligar à MEO box", podes carregar em "Cancelar" e testar a aplicação mesmo sem ligação.Nota: Não querendo a poluir este tópico, quaisquer dúvidas ou questões específicas, podem escrever no tópico da aplicação :)

#21 drjunior

drjunior

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 17:06

rgomes escreveu:

Gostava de poder avaliar todas as apps, mas há pelo menos 2 apps que não posso testar, como a zapping, em que não tenho meo, como tal e´ me impossível avalia-la, assim como a SmsbusSip, pois não moro em Lisboa nem no Porto.

Não há problemas se não quizeres testar o SmsbusSip @rgomes. Até porque irias entrar em despesas. Esse widget vai ser disponibilizado no market apenas com o intuíto de oferecer uma experiência melhor às pessoas que andam de autocarro no Porto e em Lisboa. Por isso se as pessoas não são do Porto ou Lisboa, não posso implementar um sistema de transportes em todas as cidades e vilas do país :) Portanto, não se preocupem se não poderem votar no smsbussip widget. Agradeço o feedback dos utilizadores que pretenderem usar a app e a participação desta app neste concurso serve apenas para dar a conhecer o widget a mais pessoas, pois não estava nem estou a pensar ganhar o concurso com esta app.Be happy!

#22 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 23 September 2010 - 21:25

Como estamos de avaliações? Não deixem para o fim do prazo.Seria bom que avaliassem as seguintes aplicações que estão a ser um pouco negligenciadas:Send2AndroidMole6Get Me HomeSMS Window ConfigurationsSmsbusSip WidgetReleases³Páginas AmarelasGeoRondasUtilDroidGeonudgeZappingA malta agradesse. :(

#23 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 27 September 2010 - 13:50

Estamos na recta final para a avaliação das aplicações. Têm até às 23:59 do dia 30 de Setembro para as fazer e assim ajudar a encontrar a aplicação vencedora e as outras premiadas do primeiro Concurso de Programação androidPT.Contamos com a comunidade paraa fazer do Concurso um sucesso. Toca a avaliar!

#24 blackmx

blackmx

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 231 mensagens

Mensagem publicada 28 September 2010 - 17:13

sismeiro escreveu:

Como estamos de avaliações? Não deixem para o fim do prazo.Seria bom que avaliassem as seguintes aplicações que estão a ser um pouco negligenciadas:Send2AndroidMole6Get Me HomeSMS Window ConfigurationsSmsbusSip WidgetReleases³Páginas AmarelasGeoRondasUtilDroidGeonudgeZappingA malta agradesse. :O

Não entendi...Adiciona lá o Petiscos a essa lista. Qualquer apelo ao voto por parte de administradores deverá ser geral! Caso contrário, estás a criar um anti-voto nas não referidas.

#25 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 28 September 2010 - 19:20

blackmx escreveu:

Não entendi...Adiciona lá o Petiscos a essa lista. Qualquer apelo ao voto por parte de administradores deverá ser geral! Caso contrário, estás a criar um anti-voto nas não referidas.

Passo a explicar mais uma vez. O apelo não é ao voto mas sim à avaliação das aplicações uma vez que o número de avaliações não conta para nada na classificação final.Nós não conseguimos forçar nem garantir que toda a gente avalia todas as aplicações, ou porque não querem, ou porque deu erro, ou porque nem lhes interesa.Sendo assim apelamos à avaliação das aplicações, o que torna o resultado mais justo para todos. O objectivo é que exista um número mínimo de avaliações entre todas as aplicações para que o resultado tenha representatividade estatística.Mas para que não haja problema coloco aqui a lista de aplicações em avaliação por ordem alfabética:avingoBeginGameBuildNavCombustíveis PTDroidBalanceEuro MilhõesGeonudgeGeoRondasGet Me HomeGuiaTV coolthingsPTMole6MorphPetiscosPáginas AmarelasRansom NotesReleases³SchoolSend2AndroidSMS Window ConfigurationsSmsbusSip WidgetSuper BarcelosUppsUtilDroidZapping