Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Guiatv CoolthingsPT


  • Por favor inicie sessão para responder
17 respostas a este tópico

#1 drjunior

drjunior

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2010 - 09:29

O GuiaTv coolthingsPT é uma aplicação que lhe permite melhorar a sua experiência com a TV.Esta aplicação traz a programação de vários canais televisivos até si de um modo simples e eficaz apresentando-a de uma forma intuitiva.O GuiaTv coolthingsPT disponibiliza a programação dos canais existentes nos pacotes da MEO e ZON.Funcionalidades principais:- GuiaTV- Zapping- Destaques- Modo Offline- Pesquisa de canais e programas- Lembretes- Mudança de canais para utilizadores MEO- Partilha de informação de programas para comunidadesA equipa coolthingsPT espera que gostem desta aplicação e que seja bastante útil no vosso dia-a-dia.Podem aproveitar esta thread para dar feedback sobre a experiência de utilização do GuiaTV, assim como sugerir novas funcionalidades, etc..

#2 Kap75

Kap75

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 123 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2010 - 11:51

Eu não encontro a app no market.

#3 sismeiro

sismeiro

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3369 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2010 - 12:12

Kap75 escreveu:

Eu não encontro a app no market.

Esta aplicação faz parte do Concurso de Programação androidPT e até estar terminado o concurso é necessário usar a aplicação Aptoide para instalar. Ver as instruções em: http://l.androidpt.com/votacao

#4 Kap75

Kap75

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 123 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2010 - 12:31

OK, obrigado pela info. Já instalei e parece-me uma app muito util e bem feita. Apenas não entendo como funcionam os "lembretes". é um processo que corre em background? Estive a ver no calendário e não foi criada uma nova entrada. Sendo um processo em background, não ocupa muita memória? Caso se faça um restart ao telefone o processo corre automáticamente?

#5 RealDeal

RealDeal

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 108 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2010 - 14:42

ADORO!!!!Sobretudo a opcao dos lembretes e poder definir quando estes ficam activos =).Tinha sugestoes... Mas apos explorar melhor o programa verifiquei que estava tudo resolvidissimo =)És o meu favorito!

#6 Dottore

Dottore

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 30 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2010 - 17:12

Pelas apps testadas a concurso, este é sem duvida um must, muito bem feita e com um design muito bem feito.Até ao momento é a melhor app para guia de tv...

#7 TomS

TomS

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 110 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2010 - 22:08

Espectáculo! :cheer:Pelo que consegui experimentar até agora, a aplicação faz o que diz fazer, e faz bastante bem!Só não consegui testar ainda a função de mudar o canal na meobox, mas espero vir a ter oportunidade! :)

#8 Adilio

Adilio

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 31 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 01:35

Não consegui instalar num HTC Magic 1.5 (Cupcake), experimentei no emulador 2.2 (Froyo)Além do design coerente, destaco a quantidade de informação fornecida pela aplicação assim como a integração com os webservices, e o modo offline. O menu de ajuda também está muito bem conseguido.Sugestões:Melhorias a nível de usabilidade e aproveitamento de espaço no ecran (ex: o título, tabs e lista de canais, limitam o espaço disponível para a lista de programas).Pessoalmente considero que existem demasiadas opções ao mesmo tempo no ecra, talvez fosse interessante separar as funcionalidades por casos de uso em ecras diferentes.O "collapse" é prático na óptica do programador, mas para o utilizador implica 3 passos (expandir, scroll, colapsar) na maior parte dos casos, o que se pode tornar "annoying" ao final de algum tempo de utilização.Dica: na opção de mudar de canal da MEO, considerar que nem todas as boxes estão configuradas com o mesmo IP, pelo que essa opção pode não funcionar mesmo para quem tenha o serviço MEO :)

#9 fatm

fatm

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 347 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 15:38

tentei sacar a apliacacao para o boston 1.6 e diz-me que da erro ao conectar com o server alguem sabe como conseguir?

#10 PJFonseca

PJFonseca

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2562 mensagens
  • OnePlus 2

Mensagem publicada 17 September 2010 - 16:00

fatm escreveu:

tentei sacar a apliacacao para o boston 1.6 e diz-me que da erro ao conectar com o server alguem sabe como conseguir?

Via aptoide ou pelo QRCode no site? Se for via aptoide, é só fazer update no mesmo, deve resolver.

#11 drjunior

drjunior

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 17:39

Kap75 escreveu:

OK, obrigado pela info. Já instalei e parece-me uma app muito util e bem feita. Apenas não entendo como funcionam os "lembretes". é um processo que corre em background? Estive a ver no calendário e não foi criada uma nova entrada. Sendo um processo em background, não ocupa muita memória? Caso se faça um restart ao telefone o processo corre automáticamente?

Desde já, obrigado pelo feedback @kap75,Respondendo à tua pergunta, podes ver os lembretes que vais adicionando acedendo ao menu e selecionando lembretes que te permite ver os lembretes acualmente activos e também eliminar algum deles se pretenderes. Para saberes estas e outras coisas podes aceder à opção de ajuda que se pode ver na imagem que adiciono em baixo e que tem lá tudo aquilo que podes fazer com a aplicação.Imagem colocadaRelativamente à questão de funcionamento, dado ser uma questão pertinente para os utilizadores, vamos adicionar na ajuda uma explicação do funcionamento dos lembretes na aplicação.Basicamente o que é usado é o gestor de alarmes do android que permite às aplicações criarem alarmes que ao serem despoletados podem notificar a applicação. Depois cabe à aplicação fazer aquilo que bem entender depois de ser "chamada" pelo gestor de alarmes.Como a app ainda não está completamente terminada, ainda falta implementar básicamente 3 casos de uso: - Instanciar os lembretes definidos depois de o telefone fazer reboot;- Colocar na programação o icon da existência de um lembrete quando o programa tiver um.- Remover o lembrete automaticamente da lista de lembretes depois de um lembrete ocorrer.Portanto, respondendo à tua ultima pergunta, actualmente nesta versão se o telefone fizer reboot, os lembretes não irão ser despoletados.Na entanto esses casos de uso já estão no roadmap e entretanto irão ser concluídos :PNovas funcionalidades e sugestões são sempre bem vindas!

#12 drjunior

drjunior

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 18:31

Muito obrigado pelo feedback construtivo Adílio,Deixo abaixo as minhas respostas aos teus comentários que podem servir também de informação para a comunidade:Adilio escreveu:

Não consegui instalar num HTC Magic 1.5 (Cupcake), experimentei no emulador 2.2 (Froyo)

Sobre este assunto, inicialmente o nosso objectivo sempre foi dar possibilidade a toda a gente que possua um terminal android de instalar a aplicação. No entanto à medida que fomos adicionando funcionalidades à aplicação e as funcionalidades apenas eram suportadas ootb a partir da versão 1.6 da API, surgiu um trade-off. Ou cortávamos as funcionalidades para abrangir 1.5, ou adicionávamos as funcionalidades e cortávamos acesso a utilizadores com 1.5. A nossa decisão foi unânime depois de alguma discussão e de algum "estudo de mercado" feito pelos nossos amigos da google: http://developer.and...m-versions.html Como actualmente apenas 12% de utilizadores que possuem terminais android em todo o mundo têm a versão 1.5 da API do android e como não tinhamos tempo disponível para implementar reflexão nos métodos que não estavam disponíveis na versão 1.5, implementámos para a versão 1.6 da API abrangendo 88% dos utilizadores.Adilio escreveu:

Além do design coerente, destaco a quantidade de informação fornecida pela aplicação assim como a integração com os webservices, e o modo offline. O menu de ajuda também está muito bem conseguido.

Thanks :DAdilio escreveu:

Sugestões:Melhorias a nível de usabilidade e aproveitamento de espaço no ecran (ex: o título, tabs e lista de canais, limitam o espaço disponível para a lista de programas).Pessoalmente considero que existem demasiadas opções ao mesmo tempo no ecra, talvez fosse interessante separar as funcionalidades por casos de uso em ecras diferentes.

A justificação da opção tomada(colocar toda a informação na mesma tab)é a seguinte: Queriamos que o utilizador quando pretendesse ver a programação do canal para outro dia, ou quando quizesse ver a programação de outro canal, o conseguisse fazer sem precisar de mudar de ecran. É claro que para ecrans ldpi não é a melhor opção. Mas em dispositivos com ecrans >= 320x240, pelos testes de usabilidade que efectuamos, as pessoas não tinham problemas em aceder à funcionalidades. Também testámos a app numa tablet e posso adiantar que ficava um must! :PAdilio escreveu:

O "collapse" é prático na óptica do programador, mas para o utilizador implica 3 passos (expandir, scroll, colapsar) na maior parte dos casos, o que se pode tornar "annoying" ao final de algum tempo de utilização.

Foi precisamente testada a solução para esse problema "annoying" que acaba por ser uma solução ainda mais annoying que o problema original. Que passa pela particularidade de permitires que apenas esteja aberto um item. No entanto com esta solução entra-se em problemas de usabilidade porque quando fechas um item para abrires o outro, dependendo do espaço ocupado pelos dois itens respectivos, a lista anda para cima e para baixo e normalmente fica numa posição que não é a espectável para o utilizador. Por isso foi feito um "revert" para a solução anterior. Uma possível solução seria a visualização da informação em outra vista separada ou até mostrar num dialog. Como a informação a mostrar era apenas a descrição do programa, penso que seria ainda mais annoying se o utilizador pretendesse ver várias descrições dos programas.Adilio escreveu:

Dica: na opção de mudar de canal da MEO, considerar que nem todas as boxes estão configuradas com o mesmo IP, pelo que essa opção pode não funcionar mesmo para quem tenha o serviço MEO :)

Essas e outras configurações não foram ainda implementadas no menu de settings dado não termos tido tempo para as desenvolver. No entanto as configurações a colocar nesse menu já estão identificadas e já está no roadmap a implementação dessa funcionalidade.Obrigado mais uma vez pelo feedback, e espero que a app te seja útil no dia-a-dia.Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas.:D

#13 pedrosantos

pedrosantos

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 5 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 19:25

Lamento n ter MEO, pois de certo seria uma app excelente para experimentar!!

#14 Adilio

Adilio

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 31 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2010 - 19:45

drjunior escreveu:

A nossa decisão foi unânime depois de alguma discussão e de algum "estudo de mercado" feito pelos nossos amigos da google (...)

Sim estou a par dos números, gostava era de ver especificado o número de custom ROM's nesse gráfico, e sobretudo por país :PO mercado da aplicação é Portugal, e 12% à escala mundial é relativo, uma vez que as operadoras continuam a vender devices 1.5 e sem opção de actualização. E para o utilizador casual ou com contratos uma custom ROM não é opção.E apesar de não conseguir identificar à partida nenhuma funcionalidade que não fosse viável de implementar compreendo a opção... e torna mais simples o suporte e a implementação de novas funcionalidades no futuro.Embora UM utilizador que tenha 1.5, e que tenha interesse em usar a aplicação, é sempre UM utilizador a menos... mas como disse compreendo a opção.

(...) É claro que para ecrans ldpi não é a melhor opção. Mas em dispositivos com ecrans >= 320x240, pelos testes de usabilidade que efectuamos, as pessoas não tinham problemas em aceder à funcionalidades. (...)

A resolução é praticamente irrelevante, a densidade e dimensão do ecran é que são importantes. Entre um HTC Magic (320x480) e um HTC Desire (480x800) apesar da diferença de resolução a diferença da dimensão do ecran não é assim tão grande.

Também testámos a app numa tablet e posso adiantar que ficava um must!

E numa TV box com Android? Isso é que era... (ToDo: adicionar suporte para modo landscape) :D Mas fora de brincadeiras, e a nível de usabilidade há sempre opiniões divergentes, e apesar de existirem pontos identificados e usados como de facto standards, no final o gosto pessoal do utilizador acaba por ter mais peso, e por isso há sempre opções para todos os gostos... e isso é só por si positivo.

Obrigado mais uma vez pelo feedback, e espero que a app te seja útil no dia-a-dia.Sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas. :P

Pelo que consegui experimentar no emulador a aplicação parece bastante bem feita e com bons conceitos aplicados, e o feedback, comentários e sugestões são exactamente uma forma de demonstrar isso... não manifestaria a minha opinião de forma tão entusiasta se não identificasse potencial ;)

(...) e espero que a app te seja útil no dia-a-dia (...)

Útil não me vai ser porque não suporta o meu telemóvel actual :PAlém do mais a primeira aplicação que fiz para o Android foi exactamente uma que usa os webservices EPG do sapo, e está simplista como gosto e uso há bastante tempo... está no Market, mas não vou fazer publicidade aqui :)Mas sem qualquer tipo de ironia ou espírito competitivo, considero o Guiatv CoolthingsPT uma aplicação que muitos utilizadores vão gostar e utilizar diariamente de certeza, porque além de focar um assunto de utilidade comprovada, também tem um aspecto bastante apelativo. Terá uma avaliação positiva da minha parte com certeza :P

#15 fatm

fatm

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 347 mensagens

Mensagem publicada 19 September 2010 - 13:22

boas gostei bastante desta apliacacao so que hoje estava a ver um programa na televisao que acabou fui a apliacacao ver se ainda ia dar outro episodio e na apliacacao dizia que nao eu esperei e começou a dar outro episodio na tv o que me parece é que a aplicacao esta uns 20 ou 30 minutos atrasados

#16 drjunior

drjunior

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 19 September 2010 - 21:38

fatm escreveu:

boas gostei bastante desta apliacacao so que hoje estava a ver um programa na televisao que acabou fui a apliacacao ver se ainda ia dar outro episodio e na apliacacao dizia que nao eu esperei e começou a dar outro episodio na tv o que me parece é que a aplicacao esta uns 20 ou 30 minutos atrasados

Ola fatm,Respondendo ao problema que descreves-te, nós (assim como indicamos na ajuda do guiatv), não somos os criadores da programação de cada um dos canais, pelo que apenas nos podemos basear na informação que os webservices nos devolvem e mostra-la.Não esquecer que na tab zapping assim como na tab guiaTV podes fazer Actualizar para actualizar os progressos dos programas que estão a decorrer.

#17 Kap75

Kap75

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 123 mensagens

Mensagem publicada 24 September 2010 - 06:09

Boas,Para mim a aplicação está impecável, uso-a todos os dias. A única coisa que sinto falta é uma ferramenta de procura de programas onde eu possa colocar o nome de um programa e a app devolva as suas próximas transmissões. Se isso fosse implementado a aplicação seria perfeita.Cumps

#18 drjunior

drjunior

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 24 September 2010 - 14:22

Boas Kap75,Passa pela ajuda para veres todas as funcionalidades que o GuiaTv coolthingsPT disponibiliza.Essa funcionalidade que referiste já está implementada. Podes aceder de duas maneiras: através da opção do menu ou simplesmente clicando no botão de pesquisa se o teu telemóvel tiver esse botão.No entanto a funcionalidade de pesquisa apenas está disponível na tab GuiaTv porque apenas é possível pesquisar Canais e Programas. E como este conteúdo apenas está disponível nesta tab, a interacção com a pesquisa é feita nesta tab.Muito obrigado pelo teu comentário. :P