Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Tutorial] Guia para desbloquear LTE no OnePlus One


  • Por favor inicie sessão para responder
21 respostas a este tópico

#1 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 26 November 2014 - 22:11

Guia para Abrir as redes todas do chip Qualcomm

Antes de tudo, o OPO tem que estar com root e instalada uma custom recovery (TWRP 2.8.1.0)

Teoricamente, de acordo com a informação dos peritos na matéria, este procedimento abre as seguintes frequências:
GSM
: DCS-1800/P-GSM/E-GSM/GSM-850/Railways-900/PCS-1900
WCDMA: Band I to XI
LTE: Band 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 13, 17, 19, 20, 21 (Lamentavelmente, confirma-se que a 20 não trabalha no OPO, devido a limitações de hardware.) (UPDATED)

LTE 20 – 800 MHZ, utilizada pelos operadores nacionais, para massificação do 4G, dentro dos edificios e locais onde as antenas de 4G estejam mais pulverizadas, pois é uma frequência que não necessita de tanta proximidade de antenas, como a de 1800 Mhz e 2600 MHz, e tem a faculdade de ultrapassar obstáculos, como sendo elevações, assim como tem grande captação dentro de edifícios. (Credits para o @viacon) (UPDATED)

PS: Ainda que teoricamente habilite as frequencias, algumas delas não podem ser utilizadas, devido a limitações de hardware. (No que diz respeito ao OPO, depois do que li e do que experimentei, pareceu-me que pelo menos refina a captação das restantes bandas LTE) (UPDATED)

Este procedimento foi já experimentado por mim @BOSSPDA e posso dizer que estou surpreendido com o aumento do sinal e da cobertura de 4G que não tinha até então, apesar de a banda 20 não estar acessível, porque a OnePlus teve a infeliz ideia de não colocar antena para isso. (UPDATED)

Como tenho dois OPOs pude comparar, no primeiro dia, um com os valores originais, o outro já alterado. Havia sem sombra de dúvidas uma grande diferença de qualidade, que valeu a pena o esforço. (ver os screenshots, abaixo) (UPDATED)

Agora à boa moda dos Devs :
DISCLAIMER: NÃO ME RESPONSABILIZO PELA BOSTADA QUE FIZEREM. SEGUIDO À RISCA O PROCEDIMENTO NÃO TRARÁ QUALQUER MAL FUTURO AOS OPOs. SE NÃO SOUBERES O QUE ESTÁS A FAZER, PEDE A ALGUÉM QUE SAIBA, PARA FAZER.


1. Fazer o Download deste arquivo, que contem os ficheiros necessários e extrair para uma pasta onde se colocará tudo o que se necessita para este procedimento.

2. Fazer o download do ficheiro rmt_storage patch e coloca-o na raiz do armazenamento do OnePlusOne (OPO).

3. Reiniciar o OPO em modo recovery, para TWRP, e dentro dela, fazer o install do ficheiro RMT_Storage.zip, referido no ponto dois.

4. Reiniciar o sistema e aguardar um pouco. É possível que o terminal fique sem rede, por instantes, mas é perfeitamente normal. O patch instalado, vai desbloquear o chip.

5. De seguida habilitar a opção de Depuração de Android, em Definições > Opções de Programador e desabilitar as opções de MTP e PTP, em Definições > Armazenamento > Ligação USB do computador

6. Instalar a aplicação Terminal Emulator.apk, da loja Google

7. De seguida, digitar os seguintes comandos adb, numa janela aberta nesse terminal:

digitar: su, (clicando enter)
Garantir o acesso clicando no superurser e de seguida digitar:
setprop sys.usb.config diag,adb (clicando enter)

8. Neste momento o OPO, que deverá estar ligado ao PC passa a ser reconhecido por dois dispositivos A0001

9. Dentro do Gestor de dispositivos, clicar sobre o primeiro dos dois dispositivos encontrados, já que a identificação dele, quando verificada nos detalhes no final, da descrição usb tem que ter uma extensão _00 ou então _01.

10.Se o PC estiver a correr o Windows 8 ou 8.1, então terá que previamente desabilitar a faculdade de o Windows conferir a assinatura do driver que temos de instalar. Basicamente, ele dará erro, se não fizermos este procedimento, pois deteta que o driver foi adulterado.

11. Assim, para quem não sabe como fazer, deverá ir ao painel controlo, entrar em modo de recuperação do PC, opções avançadas, escolher o arranque sem a opção de verificação de assinatura do driver, que irá aparecer num fundo azul do windows. Esta opção ficará desabilitada até que se reinicie novamente o PC. Em caso de dúvidas existem manuais na internet, para ajudar a realizar este procedimento.

12. Assim, que esta opção estiver desabilitada, o dispositivo que selecionamos com a extensão de _00 ou _01, fazemos o update do driver, fazendo a procura no computador, escolhendo a opção “deixar-me escolher da lista de dispositivos”, “Mostrar todos os controladores”, e selcionar procurar no disco, onde vamos à pasta que inicialmente descompactámos, descrita no ponto 1, e procuramos pela pasta OPO SPECIFIC QUALCOMM BAND UNLOCKER localizamos a pasta OPO Diagnostics Driver e nessa pasta estão as versões 32 bits e 64 bits, onde escolhemos o driver compatível com o sistema que tiverem, ou X86 ou X64.

13. A seguir ele vai perguntar se queremos mesmo instalar, cliquem sempre que sim, apesar dele mostrar várias mensagens de perigo. É mesmo assim.

14. Depois de tudo instalado, deverá aparecer um modem, no gestor de dispositivos, com o nome HTC USB Modem. Clicam com o rato, botão direito, em propriedades do modem e no canto superior esquerdo aparece a porta COM(número) que o Windows atribuirá aquele modem. ANOTAR O NÚMERO DA PORTA, PARA OPERAÇÕES FUTURAS. ATENÇÃO QUE A PORTA TEM QUE SER ESCRITA COMPLETA: (Ex. COM6, COM7, etc.)

15. Abrir a pasta OPO SPECIFIC QUALCOMM BAND UNLOCKER , localizar e instalar o ficheiroQPST 2.7.411.msi dentro da pasta QPST > QPST v2.7 Build 4.11

16. Assim que instalado o ficheiro anterior, abri a QPST Configuração, ir para o separador Ports , e clicar em Add New Port (canto inferior direito); No campo Port digitar o número da porta anotado no passo 14 e atribuir a esta porta o nome de OPO, no campo Port Label clicando OK (canto inferior esquerdo).

17. Se os passos foram todos seguidos corretamente, até aqui, deverás ver no separador Active Phones a informação que aparece na imagem que se segue:

 

1.png

 

18. Fazer o download e instalar o programa QXDM.

19.Abrir o QXDM Pro, ir para o menu Options, escolher Communications e alterar a Target portpara a porta COM(número) do teu OPO, como na imagem infra (neste caso foi a COM7):

 

2.png

 

20. De volta ao ecran principal do QXDM, no menu "View", selecionar NV Browser, como na imagem infra:

 

3.png

 

21. Agora começa a parte engraçada do procedimento, que é a introdução dos valores:

22. Dentro da janela do NV Browser, percorrer até à linha 01877 (rf_bc_config) 
(1)
 Seleciona a linha e clica no Read button 
(2)
 Copia e Salva os valores originais do campo input value, no notepad, no caso de alguma coisa correr mal),
(3) Substitui no campo Input value com o novo valor 3460734838925427584 
(4
)Clica no botão Write button (NUNCA TE ESQUEÇAS DE CLICAR NESTE BOTÃO)
(5) Volta a carregar no Read Button, para verificar se o valor introduzido ficou guardado.

 

4.png

 

23. Dentro da janela do NV Browser, percorrer até à linha 00946 (band_pref_16_31);
(1) Seleciona a linha e clica no Read button 
(2)
 Copia e Salva os valores originais do campo input value, no notepad, no caso de alguma coisa correr mal),
(3) Substitui no campo Input value com o novo valor 0x0FF8 (escolher para edição o campo que tem valores, já que aparecem dois campos)
(4
)Clica no botão Write button (NUNCA TE ESQUEÇAS DE CLICAR NESTE BOTÃO)
(5) Volta a carregar no Read Button, para verificar se o valor introduzido ficou guardado.

24. Dentro da janela do NV Browser, percorrer até à linha 02954 (band_pref_32_63);
(1)
 Seleciona a linha e clica no Read button 
(2)
 Copia e Salva os valores originais do campo input value, no notepad, no caso de alguma coisa correr mal),
(3) Substitui no campo Input value com o novo valor 805765120 (escolher para edição o campo que tem valores, já que aparecem dois campos)
(4
)Clica no botão Write button (NUNCA TE ESQUEÇAS DE CLICAR NESTE BOTÃO)
(5) Volta a carregar no Read Button, para verificar se o valor introduzido ficou guardado.

25. Dentro da janela do NV Browser, percorrer até à linha 00441 (band_pref);
(1)
 Seleciona a linha e clica no Read button 
(2)
 Copia e Salva os valores originais do campo input value, no notepad, no caso de alguma coisa correr mal),
(3) Substitui no campo Input value com o novo valor 0x380 (escolher para edição o campo que tem valores, já que aparecem dois campos) . ATENÇÃO, QUE PODE JÁ ESTE CAMPO TER ESTE VALOR. SE ASSIM FOR, DEIXAR E PASSAR AO PASSO SEGUINTE.
(4
)Aqui, para que se consiga introduzir o valor, pois aprece uma caixa dropdown, temos que escrever o valor e carregar na tecla enter. Somente assim asume o novo valor. Clica no fim no botão Write button (NUNCA TE ESQUEÇAS DE CLICAR NESTE BOTÃO)
(5) Volta a carregar no Read Button, para verificar se o valor introduzido ficou guardado.

26. Dentro da janela do NV Browser, percorrer até à linha 06828 (lte_bc_config);
(1)
 Seleciona a linha e clica no Read button 
(2)
 Copia e Salva os valores originais do campo input value, no notepad, no caso de alguma coisa correr mal),
(3) Substitui no campo Input value com o novo valor 1904863 (escolher para edição o campo que tem valores, já que aparecem dois campos)
(4
)Clica no botão Write button (NUNCA TE ESQUEÇAS DE CLICAR NESTE BOTÃO)
(5) Volta a carregar no Read Button, para verificar se o valor introduzido ficou guardado.

27. Agora fecha o QXDM, aguarda cerca de 23 segundos, desabilita a depuração Android no OPO, desliga o OPO do PC e reinicia-o.

28. É possivel que assim que reinicie, não capte logo as redes, mas não entrem em pânico, só dura um ou dois minutos. Por vezes capta logo, como foi o caso dos meus OPOs

29. Fim

Valores Originais (no caso de não escreverm os valores para segurança):
OnePlus One internacional 64GB Cyanogen
01877: 562950069289856
00946: 0x06E8
02954: 131072
00441: 0x380 ou em alguns 0x0
06828: 687194832973

OnePlus One Chinês
01877 : 562950035735424
00946 : 0x04A8
02954 : 0
00441 : 0x0 ou por vezes 0x380
06828 : 962072674373

Sources:NV Valuesrmt_storage patchoriginal chinese values

Agradecimentos aos devs do XDA que tornaram isto tudo possivel
Páginas utilizadas: 

http://forum.xda-developers.com/oneplus-one/general/guide-unlock-aditional-bands-qualcomm-t2877031
http://forum.xda-developers.com/showpost.php?p=56577252&postcount=455

 

UPDATED: APROVEITO PARA COLOCAR AQUI DOIS SCREENSHOTS, DOS DOIS OPOs, EM LOCAL COM COBERTURA 4G, COLOCADOS AO LADO UM DO OUTRO.
1. Este OPO tem os valores originais:

 

5.png

 

2. Este screen é do OPO com os valores alterados, de acordo com o procedimento.
Pode não funcionar a LTE 20 (800 MHz), mas parece refinar os valores de captação, das outras redes, neste caso da 1800 Mhz e 2600Mhz:

 

6.png

 

Só faltava esta comparação, que ainda não tinha postado. Já sabem quanto menor o dBm, mais forte o sinal.

 

 

Um grande obrigado ao user @BOSSPDA por este excelente tuturial e pela partilha da informaçao.

Fonte Original: https://forums.onepl...lus-one.190551/


Editado por TugaPower, 27 November 2014 - 20:17.
Topico actualizado

  • Nuno Ribeiro, Paulo Martins, Magic e 8 outros gostam disto

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#2 RCT

RCT

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1612 mensagens
  • LocalizaçãoVila do Conde
  • Oneplus One, Ntech Alexis

Mensagem publicada 26 November 2014 - 23:30

Lá vou ter que ir de novo para o PC.

Cada vez que mudarmos de rom, temos de fazer estes procedimentos de novo?

#3 DjPalix

DjPalix

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2228 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas

Mensagem publicada 27 November 2014 - 01:26

Que informação do catano

E desta que faço o unlock (sem full wipe) e meto recovery e root

Sent with power
Agora que li uma segunda vez tenho um feeling e não passa disso mesmo que poderá haver um daqueles códigos *# # que faça aparecer um menu Onde se possa fazer o que aqui foi descrito em modo de manutenção. Mas lá está não passa de um feeling. Parabéns a todos os que contribuiram para esta maravilhosa Mod.

Sent with power

Editado por DjPalix, 27 November 2014 - 01:15.


#4 DjPalix

DjPalix

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2228 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas

Mensagem publicada 27 November 2014 - 02:06

E possível instalar o RMT por sideload? Ou e melhor não?

Sent with OnePlus One power

#5 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 27 November 2014 - 04:32

Pessoalmente eu não fugiria ao tutorial visto estar a mexer com dados um bocado sensíveis, mas pronto. O aviso esta bem descrito, se lixar, lixou-se loool
@RCT penso que não, só mesmo em caso de limpeza das partições, mas ainda não estive a ler bem os respectivos tópicos.

Enviado do meu OnePlus One
  • RCT gosta disto

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#6 RCT

RCT

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1612 mensagens
  • LocalizaçãoVila do Conde
  • Oneplus One, Ntech Alexis

Mensagem publicada 27 November 2014 - 08:22

Então com tempo e paciência lá vou eu para o PC, uma situação cada vez mais rara...

#7 skyn3t

skyn3t

    droid skyhawk

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 417 mensagens
  • LocalizaçãoSão Domingos de Rana
  • One Plus One

Mensagem publicada 27 November 2014 - 17:40

ja fiz, mas ficou na mesma :(



#8 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 27 November 2014 - 20:20

Testas te antes e depois os db ?


Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#9 skyn3t

skyn3t

    droid skyhawk

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 417 mensagens
  • LocalizaçãoSão Domingos de Rana
  • One Plus One

Mensagem publicada 28 November 2014 - 09:31

nop, mas agora tenho bons valores 


  • TugaPower e RCT gosta disto

#10 RCT

RCT

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1612 mensagens
  • LocalizaçãoVila do Conde
  • Oneplus One, Ntech Alexis

Mensagem publicada 29 November 2014 - 00:42

Então resultou?

#11 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 29 November 2014 - 13:40

No meu parece me que ficou igual  :foot_in_mouth:


Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#12 skyn3t

skyn3t

    droid skyhawk

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 417 mensagens
  • LocalizaçãoSão Domingos de Rana
  • One Plus One

Mensagem publicada 01 December 2014 - 11:00

eu continuou a não apanhar LTE.

 

Este fim de semana tive na margem sul (Amora) e continuava em 3G. :(



#13 Dre4mPT

Dre4mPT

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 371 mensagens

Mensagem publicada 01 December 2014 - 11:42

Nunca vão apanhar a banda dos 800Mhz!! Está confirmadissimo!! O telemóvel está limitado por hardware!!

 

Isto é o que mais me desilude neste smartphone! Mas não se pode ter tudo!


  • skyn3t gosta disto

OnePlus One a bombar! 

 

Feedback


#14 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 01 December 2014 - 15:27

Não me posso queixar, por estes lados é sempre em LTE :)

Enviado do meu OnePlus One

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#15 Rui Luís

Rui Luís

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3890 mensagens

Mensagem publicada 01 December 2014 - 15:28

Não me posso queixar, por estes lados é sempre em LTE :)

Enviado do meu OnePlus One

 

Boa tarde.

 

Poderá ser da grua?


  • TugaPower gosta disto

#16 BrunoNRG

BrunoNRG

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 252 mensagens
  • OnePlus 5, Nvidia Shield TV

Mensagem publicada 01 December 2014 - 18:57

O meu OPO apanha 3G em práticamente todo o lado, 4G (LTE) só uma vez é que me apercebi que estava a apanhar.

 

Quanto ao tutorial, não testei mas, parece-me que se houvesse a possibilidade de "desbloquear", apenas por software, a limitação que vem imposta de origem a certas frequências 4G, acho que a própria OnePlus teria todo interesse em que esse mesmo desbloqueio já viesse feito de fábrica ;)


  • TugaPower gosta disto

#17 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 01 December 2014 - 20:21

Boa tarde.

 

Poderá ser da grua?

 

Pelo contrario amigo, esta devido a altura da mesma não me ajuda em nada mesmo, ate piora, ando quase sempre a meio de captação, se ficar mais baixo 35Mts fico com LTE ao máximo que era o caso da grua anterior instalada ao lado da que estou :D


Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#18 [email protected]

[email protected]

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 131 mensagens

Mensagem publicada 03 December 2014 - 12:02

segui o procedimento a risca e pude verificar que de facto o sinal melhora um pouco. a zona onde me encontro não é exemplo pois relativamente ao LTE so emite na banda 20. de qualquer forma os procedimentos servem para que basicamente?

reprogramar as frequencias?

algumas frequencias que vem fechadas e estao agora abertas? 

quais as vantagens/desvantagens para portugal?

 

 

posso depreender que se capta melhor sinal tambem gasta menos bateria na aquisição do sinal! ou houve uma inversao de um incremento de bateria para melhorar o sinal?

o que afecta aquelas linhas todas alteradas?

obrigado



#19 JMS74

JMS74

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 196 mensagens
  • Samsung Galaxy S III, Google Nexus 7, Samsung Galaxy Player 4.2, ZTE Blade

Mensagem publicada 06 December 2014 - 22:11

segui o procedimento a risca e pude verificar que de facto o sinal melhora um pouco. a zona onde me encontro não é exemplo pois relativamente ao LTE so emite na banda 20. de qualquer forma os procedimentos servem para que basicamente?
reprogramar as frequencias?
algumas frequencias que vem fechadas e estao agora abertas?
quais as vantagens/desvantagens para portugal?


posso depreender que se capta melhor sinal tambem gasta menos bateria na aquisição do sinal! ou houve uma inversao de um incremento de bateria para melhorar o sinal?
o que afecta aquelas linhas todas alteradas?
obrigado

Possivelmente abriu frequências que estavam bloqueadas por software devido a má recepção das mesmas. Para melhorar essa recepção possivelmente deve ter aumentado a potência que alimenta o radio.
Dessa forma gasta mais bateria do que previamente, contudo pode ser uma diferença mínima.
Isso explica tudo e não estou a imaginar a ser feito de outra forma.
Mas estou provavelmente tão longe do assunto como tu estás.

Editado por JMS74, 06 December 2014 - 22:13.


#20 kosta2121

kosta2121

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 645 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • HTC M8

Mensagem publicada 16 January 2015 - 01:00

Boa noite.

Existe alguma aplicação que permita identificar a banda de frequência que estamos a utilizar?

#21 skyn3t

skyn3t

    droid skyhawk

  • Former Staff
  • PipPipPip
  • 417 mensagens
  • LocalizaçãoSão Domingos de Rana
  • One Plus One

Mensagem publicada 16 January 2015 - 09:38

https://play.google....ed.ltediscovery



#22 kosta2121

kosta2121

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 645 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • HTC M8

Mensagem publicada 16 January 2015 - 09:44

Obrigado!

 

Já instalei essa (versão gratuita) mas não mostra a frequência, ou pelo menos no meu caso não funcionou! Só se for exclusivo da versão paga.