Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Virús, 30 sms (não) enviadas em 3 minutos para o Reino Unido?


  • Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

#1 lourenço

lourenço

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 31 mensagens

Mensagem publicada 24 September 2014 - 20:05

Boas amigos.

Recentemente fui notificado pela minha operadora NOS que tinha uma fatura extra a pagar de cerca 12€, pelo facto de eu (NÃO) ter enviado cerca de 30 sms em 3 minutos sempre para o mesmo 447958878879.

No entanto, e após uma breve pesquiza no Google este nº vem referenciado como o nº do centro de mensagens da operadora T-Mobile no UK?

Como é evidente reclamei á operadora esta situação muito estranha, mas a mesma apenas dise-me que tinha um problema/virús no meu LG E975 com Android 4 (update automático da LG em 18-08-2014) e assim sendo a mesma recomendou-me fazer um reset de fábrica. Já agora alguém me aconselha outras formas para descobrir o que se passa e ou como eliminar este problema por ex algum antivirus? Tenho a versão gratuita do Avast mas o mesmo não deteta nada de anormal. Contactei também a LG e apenas recomendou-me também fazer um reset de fabrica e desconhece o problema, fui eu o 1º a reportar este tipo de situação (?).

 

Nesse sentido parece-me que existe aqui um "novo" grande problema em crescimento que vai lesar muitas e muitas pessoas utilizadores Android como eu e alguém tem de começar a fazer alguma coisa, a começar pelas operadoras que no meu caso apenas direccionou a culpa toda para mim e não mostrou interesse em se debruçar no problema no sentido de por ex criar melhores mecanismos de protecção nos chips dos SIM´S.

 

 



#2 TvM

TvM

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1919 mensagens

Mensagem publicada 26 September 2014 - 09:51

TEns root no telemovel? instalas-te alguma aplicaçao que nao fosse do google play?



#3 jeton90

jeton90

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 973 mensagens
  • LocalizaçãoBraga
  • HONOR 7 - IPHONE 6 64GB, IPHONE 5S - SGS I9001 -

Mensagem publicada 27 September 2014 - 19:58

Mete modo avião, formata memórias interna e restaura tudo de origem se tiveres fotos cópias para PC

#4 lourenço

lourenço

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 31 mensagens

Mensagem publicada 27 September 2014 - 21:08

TEns root no telemovel? instalas-te alguma aplicaçao que nao fosse do google play?

Como é que eu vejo se tenho root no equipamento? 

Não, só instalo a partir da Play store contudo e pelo que já li a Play tem muitas aplicações com vírus o que eu acho normal para uma open source...


Mete modo avião, formata memórias interna e restaura tudo de origem se tiveres fotos cópias para PC

Formato memoria interna, como? 

Se for um vírus o mesmo não pode ficar alojado no restauro (cópia de segurança)?



#5 jeton90

jeton90

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 973 mensagens
  • LocalizaçãoBraga
  • HONOR 7 - IPHONE 6 64GB, IPHONE 5S - SGS I9001 -

Mensagem publicada 28 September 2014 - 22:22

Restaura de fabrica, mas 1º formata o sd interno ... 



#6 Mafarricos

Mafarricos

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2073 mensagens
  • LocalizaçãoAlgures na web...

Mensagem publicada 29 September 2014 - 13:35

Não, só instalo a partir da Play store contudo e pelo que já li a Play tem muitas aplicações com vírus o que eu acho normal para uma open source...

 

Se é opensource, consegues ver o código e detectar mais facilmente se tem vírus, até costuma ser o inverso, não costuma ter vírus. ;)


Microsoft Lumia 535 + Nexus 7

Mediacenter Minix Neo X8-H + WeTek Play 
Backups: SGS + TF101 + Raspberry Pi 2


#7 mpfa

mpfa

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 843 mensagens
  • LocalizaçãoFunchal
  • Samsung Galaxy S3 GT-I9300, Samsung Galaxy NOTE II GT-N7100

Mensagem publicada 29 September 2014 - 14:28

O Play Store não controla as aplicações que lá são publicadas (ao contrario da Apple que é bastante exigente)... cabe a nós utilizadores termos o cuidado com o que instalamos...

 

Para uma aplicação enviar SMS, tem de pedir essa permissão na altura que é instalada, por isso é MUITO IMPORTANTE que ao instalar uma aplicação (venha ela de onde vier) confirmar muito bem que permissões pede (aquela primeira janela que aparece e que temos de fazer ok).

 

Se estas a instalar um jogo e a mesmo pede permissões de envio de SMS, tens de ver se isso tem lógica ou não... se achas que não tem lógica enviar SMS, não aceites a instalação e contacta o programador perguntando para que pede a permissão de envio de SMS.

 

Estas aplicações não são o clássico "virus" do PC que se reproduz sozinho e passa de vitima em vitima, estas são aplicações que pedem permissões e nós aceitamos sem as questionar. Para os antivirus estas são "invisíveis" até alguém confirmar que são "malware"...


  • jeton90 e Rui Luís gosta disto

O meu post foi-lhe útil? poupou-lhe dinheiro e uma ida à loja de reparações? Pode pagar uma cerveja aqui ;) :D

 

USB JIGs para venda