Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Duvidas para explorar o andriod


  • Por favor inicie sessão para responder
12 respostas a este tópico

#1 lpdourado

lpdourado

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2014 - 16:09

Boas,

 

Tenho um Samsung Galaxy S3 (I9300) em que tenho o último firmware e também fiz root ao mesmo.

 

Apesar de leigo nesta matéria, em tempos, consegui um bom tutorial em como fazer o root, visto que a actualização tinha feito pelo Samsung Kies.

 

No entanto, após algumas pesquisas recentes, e com alguma vontade de explorer mais o android, surgiram algumas duvidas.

 

Alguém me sabe dizer qual é o mais recente ficheiro/room/update (baralho os termos técnicos) para efectuar o root ao telefone?

Vejo muito pela pesquisas que efectuo, a questão do modelo, que no meu caso é o I9300XXUGNA8, para efectuar o root. Quais as diferenças entre eles? Pode-se efectuar o root da mesma forma em todas as versões do Galaxy S3?

 

Em relação ao firmware, existe alguma versão mais recente para além daquela que nos é disponibilizada pelo Samsung Kies?

 

Estas são algumas questões para começar a explorar o android mais a fundo.

 

Se alguém me puder ajudar, agradeço.

 

Obrigado.



#2 Rui Luís

Rui Luís

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3890 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2014 - 16:31

Boa tarde,

 

Antes de começares a fazer alguma coisa, deixo-te aqui um tutorial feito já à algum tempo, não para o seguires mas para leres e ficares mais familiarizado com alguns termos:

 

http://www.androidpt...-i9300/?hl=wiki

 

Lê tudo com atenção, volto a frisar, não para o seguires antes que faças asneiras mas sim para perceberes melhor os termos e os procedimentos.

Posto isso e quando acabares a leitura, diz alguma coisa para posteriormente te ajudarmos.

 

Abraço.


  • TugaPower e lpdourado gosta disto

#3 lpdourado

lpdourado

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 16 September 2014 - 16:40

Obrigado pelo link.

 

Já tinha dado uma vista de olhos nesse tutorial e assim que tiver oportunidade vou ler com atenção, de forma a compreender melhor este tema.

 

Depois disso volta a colocar duvidas.

 

Obrigado.


  • Rui Luís gosta disto

#4 RCT

RCT

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1612 mensagens
  • LocalizaçãoVila do Conde
  • Oneplus One, Ntech Alexis

Mensagem publicada 16 September 2014 - 18:43

Nunca é demais lembrar, para fazeres o backup da pasta EFS.
  • TugaPower, Rui Luís e lpdourado gosta disto

#5 lpdourado

lpdourado

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 24 September 2014 - 10:41

Bom, não fui tão rápido quanto esperava mas aqui vão alguma questões para que me possam ajudar.
 
Pelo tutorial as versões disponíveis do Odin são a 1.85, 3.04 e 3.07, no entanto, eu já fiz o root através do Odin 3.09. Há alguma diferença? Corro algo risco?
 
Qual a versão mais actual para o root, visto que a última actualização do tutorial foi em há um ano? No tutorial indica a versão 6.4, no entanto, verifiquei uma versão (CF-Auto-Root-m0-m0xx-gti9300.tar) que dizem ser a mais actual. É correcto?
 
Já fiz o backup da pasta EFS através da aplicação Ktool. Também confirmei pela própria aplicação que o tamanho do ficheiro criado tem exactamente o mesmo tamanho que o telefone. Visto que não tenho cartão de SD no telefone, estive a verificar que foi criado o ficheiro efs.img no directório /storage/emulated/0, é este o ficheiro em causa que devo guardar religiosamente, certo?
 
É recomendado fazer um backup TWRP, visto que eu pretendo limpar todo o conteúdo do telefone?
 
Antes de qualquer instalação de um novo firmware, recomenda-se que se faça um Wipe data/Factory reset?
 
Qual o firmware mais actual neste momento?
 
Recapitulando, vou deixar aqui a ordem dos passos do que percebi e se estiver errado que me corrigam:
- Efectuar o backup à pasta EFS;
- Efectuar o Wipe data/Factory reset
- Instalar o firmware ("room") através do Odin (procedimentos conforme tutorial);
- Acesso root através do Odin com o ficheiro CF-Root mais actual do Guru Chainfire.
 
Entretanto, qual o risco em seguir este tutorial para instalar este firmware?
 
Obrigado.


#6 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 24 September 2014 - 11:16

Pelo tutorial as versões disponíveis do Odin são a 1.85, 3.04 e 3.07, no entanto, eu já fiz o root através do Odin 3.09. Há alguma diferença? Corro algo risco?


Pessoalmente no meu tempo usava a 3.04 porque era a unica que tem previsao do tempo que falta para acabar de flashar, mas nao tens problema nenhum na que usas te.
 

Qual a versão mais actual para o root, visto que a última actualização do tutorial foi em há um ano? No tutorial indica a versão 6.4, no entanto, verifiquei uma versão (CF-Auto-Root-m0-m0xx-gti9300.tar) que dizem ser a mais actual. É correcto?


O metodo que prefiro para fazer ROOT seja em que equipamento for é o seguinte, primeiro flashar uma recovery custom e depois atravez da recovery flashar o ultimo zip de root disponivel pelo chainfire, podes encontrar o mesmo aqui: Zip de ROOT actualizado Chainfire
 

Já fiz o backup da pasta EFS através da aplicação Ktool. Também confirmei pela própria aplicação que o tamanho do ficheiro criado tem exactamente o mesmo tamanho que o telefone. Visto que não tenho cartão de SD no telefone, estive a verificar que foi criado o ficheiro efs.img no directório /storage/emulated/0, é este o ficheiro em causa que devo guardar religiosamente, certo?

 

Correcto, copia para o PC, armazena numa cloud storage, pois esse ficheiro podera salvar te caso haja algum problema. Deves ter outro backup no formato efs.tar.gz , guarda esse tambem.
 

É recomendado fazer um backup TWRP, visto que eu pretendo limpar todo o conteúdo do telefone?

 

Isso depende de ti, se vais limpar todo o conteudo nao vejo necessidade do backup, copia apenas o que achares que precisas para o PC, fotos, musicas, etc.


Antes de qualquer instalação de um novo firmware, recomenda-se que se faça um Wipe data/Factory reset?

 

Dessa forma evita se possiveis problemas com incompatibilidade do OS anterior e data de apps, se estas com stock Samsung e vais por uma CM nesse caso é obrigatorio um factory reset.


Qual o firmware mais actual neste momento?

 

Eu colocaria este: http://www.sammobile...?download=34071
 

Recapitulando, vou deixar aqui a ordem dos passos do que percebi e se estiver errado que me corrigam:
- Efectuar o backup à pasta EFS;
- Efectuar o Wipe data/Factory reset
- Instalar o firmware ("room") através do Odin (procedimentos conforme tutorial);
- Acesso root através do Odin com o ficheiro CF-Root mais actual do Guru Chainfire.

 

O ultimo passo eu faria como escrevi mais acima, ou seja o ROOT faria atraves da TWRP flashando o ultimo zip disponivel de root pela mesma.
 

Entretanto, qual o risco em seguir este tutorial para instalar este firmware?
 
Obrigado.

 

O risco podera ser nenhum como podera haver outros problemas. Isso a cada flash é uma caixa de surpresas :), mas se fores seguir esse tuturial entao aconselho primeiro a actualizares para o ultimo firmware da Samsung pelo link que escrevi em cima, depois disso metes a TWRP Recovery, fazes nandroid do software, depois segues o tuturial.


  • Nuno Ribeiro, Rui Luís e lpdourado gosta disto

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#7 lpdourado

lpdourado

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 24 September 2014 - 12:12

Agradeço desde ja toda a ajuda que me têm dado neste tema! :)

 

Pessoalmente no meu tempo usava a 3.04 porque era a unica que tem previsao do tempo que falta para acabar de flashar, mas nao tens problema nenhum na que usas te.
 


O metodo que prefiro para fazer ROOT seja em que equipamento for é o seguinte, primeiro flashar uma recovery custom e depois atravez da recovery flashar o ultimo zip de root disponivel pelo chainfire, podes encontrar o mesmo aqui: Zip de ROOT actualizado Chainfire
 

 

Correcto, copia para o PC, armazena numa cloud storage, pois esse ficheiro podera salvar te caso haja algum problema. Deves ter outro backup no formato efs.tar.gz , guarda esse tambem.
 

 

Isso depende de ti, se vais limpar todo o conteudo nao vejo necessidade do backup, copia apenas o que achares que precisas para o PC, fotos, musicas, etc.


 

Dessa forma evita se possiveis problemas com incompatibilidade do OS anterior e data de apps, se estas com stock Samsung e vais por uma CM nesse caso é obrigatorio um factory reset.


 

Eu colocaria este: http://www.sammobile...?download=34071
 

 

O ultimo passo eu faria como escrevi mais acima, ou seja o ROOT faria atraves da TWRP flashando o ultimo zip disponivel de root pela mesma.
 

 

O risco podera ser nenhum como podera haver outros problemas. Isso a cada flash é uma caixa de surpresas :), mas se fores seguir esse tuturial entao aconselho primeiro a actualizares para o ultimo firmware da Samsung pelo link que escrevi em cima, depois disso metes a TWRP Recovery, fazes nandroid do software, depois segues o tuturial.

 

Em relação ao firmware mais recente, este não é o mais actual, visto que o "Build Date" é de 18/08/2014 e o que me indicaste é de 16/07/2014? Isto de ter falta de conhecimento sobre este tema, leva a estas perguntas que possam ser ridículas.. :P

 

Editado:

"Penso que já percebi a minha própria questão, indicaste esse firmware, porque não está afecto a nenhuma operadora, certo?"

 

 

 

Agora fiquei com uma duvida, o ROOT através do TWRP faço através deste passo?

 

3.2 Para introduzir um firmware por CWM, deve-se começar por escolher e fazer o download, do firmware em causa.
Aqui no forum existe um sub forum dedicado ao tema:
http://www.androidpt...226-roms-geral/
Uma vez feito o download do firmware escolhido:

3.2.1 colocar o ficheiro no sd interno ou externo do telefone
3.2.1 colocar o telefone em modo Recovery, tal como descrito no ponto 1.3
3.2.1 escolher a opção "Install zip from sd card"
3.2.2 escolher a opção seguinte em função de onde se pôs o ficheiro, no sd interno ou no externo.
3.2.3 escolher o ficheiro em causa e por fim confirmar a escolha
3.2.4 fazer reboot
...e está feito.

 

Visto que o ficheiro de ROOT está em formato .zip, deduzo que deva efectuar este procedimento no último passo, correcto?

 

Obrigado.


Editado por lpdourado, 24 September 2014 - 12:14.


#8 Nuno Ribeiro

Nuno Ribeiro

    Mestre de Android

  • Administradores
  • 3699 mensagens
  • LocalizaçãoMaia, Porto
  • Samsung Galaxy S9+ (SM-G965F/DS)

Mensagem publicada 24 September 2014 - 17:01

Agradeço desde ja toda a ajuda que me têm dado neste tema! :)

 

 

Em relação ao firmware mais recente, este não é o mais actual, visto que o "Build Date" é de 18/08/2014 e o que me indicaste é de 16/07/2014? Isto de ter falta de conhecimento sobre este tema, leva a estas perguntas que possam ser ridículas.. :P

 

Editado:

"Penso que já percebi a minha própria questão, indicaste esse firmware, porque não está afecto a nenhuma operadora, certo?"

 

 

 

Agora fiquei com uma duvida, o ROOT através do TWRP faço através deste passo?

 

3.2 Para introduzir um firmware por CWM, deve-se começar por escolher e fazer o download, do firmware em causa.
Aqui no forum existe um sub forum dedicado ao tema:
http://www.androidpt...226-roms-geral/
Uma vez feito o download do firmware escolhido:

3.2.1 colocar o ficheiro no sd interno ou externo do telefone
3.2.1 colocar o telefone em modo Recovery, tal como descrito no ponto 1.3
3.2.1 escolher a opção "Install zip from sd card"
3.2.2 escolher a opção seguinte em função de onde se pôs o ficheiro, no sd interno ou no externo.
3.2.3 escolher o ficheiro em causa e por fim confirmar a escolha
3.2.4 fazer reboot
...e está feito.

 

Visto que o ficheiro de ROOT está em formato .zip, deduzo que deva efectuar este procedimento no último passo, correcto?

 

Obrigado.

 

Certo, o TugaPower aconselhou e bem um firmware livre de operador e é o mais atual.

 

Sobre o root, se já tens o TWRP flashado pelo ODIN, agora podes flashar na recovery o zip do chainfire seguindo os passos que referistes.


  • TugaPower e lpdourado gosta disto


PRESSIONA  ✔ GOSTO SE TE AJUDEI 

PRESS  ✔ LIKE THIS IF I HELPED YOU

Segue-nos também no Facebook e Google+

Consulta e respeita as regras do fórum


#9 lpdourado

lpdourado

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 24 September 2014 - 20:54

Bem, até agora tem estado tudo a correr bem.

Já tenho o telefone com o firmware instalado e tudo impecável!

 

Agora só falta mesmo fazer root ao telefone (que só irei fazer amanhã).

 

Obrigado por toda a ajuda e explicações!


  • Nuno Ribeiro, TugaPower e Rui Luís gosta disto

#10 diabo11982

diabo11982

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 198 mensagens
  • LocalizaçãoMaia

Mensagem publicada 25 September 2014 - 16:23

Boa tarde,

 

Antes de começares a fazer alguma coisa, deixo-te aqui um tutorial feito já à algum tempo, não para o seguires mas para leres e ficares mais familiarizado com alguns termos:

 

http://www.androidpt...-i9300/?hl=wiki

 

Lê tudo com atenção, volto a frisar, não para o seguires antes que faças asneiras mas sim para perceberes melhor os termos e os procedimentos.

Posto isso e quando acabares a leitura, diz alguma coisa para posteriormente te ajudarmos.

 

Abraço.

 

Porque não podemos seguir esse tutorial?

Estava a pensar mudar a ROM do meu S3 seguindo esse tópico...

Qual o motivo?



#11 Rui Luís

Rui Luís

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3890 mensagens

Mensagem publicada 25 September 2014 - 16:33

Porque não podemos seguir esse tutorial?

Estava a pensar mudar a ROM do meu S3 seguindo esse tópico...

Qual o motivo?

 

Boa tarde,

 

Se te sentes com confiança suficiente para realizares essa tarefa, fica ao teu critério tomar essa decisão, obviamente.

 

A recomendação que fiz, foi pelo facto do autor deste tópico escrever "Apesar de leigo nesta matéria...".

 

Tem em atenção o modelo do teu S3 que pode ser diferente do modelo do tópico que sugeri. Pode acontecer também, que alguns dos link's já não funcionem ou precisem de ser actualizados.

 

No caso de necessitares de ajuda não hesites em perguntar.

 

Um abraço e boa sorte.


Editado por RoyLoy, 25 September 2014 - 16:35.


#12 lpdourado

lpdourado

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 04 November 2014 - 10:35

Boas!

 

Ainda no seguimento deste post, ultimamente tenho tido alguns problemas.

É um facto que ainda não fiz o root ao telefone, mas no entanto, ando a notar uma enorme lentidão com o meu telefone.

 

Até à altura da actualização do firmware estava tudo bem, mas conforme fui instalando aplicações, a certa altura, comecei a notar uma lentidão termenda. Noto que quando o telefone actualiza as minhas apps, mexer no telefone é praticamente impossível. Em algumas vezes que tento efectuar chamadas, ouço um enorme ruído quando as pessoas falam, ao que me parece que é quando o telefone está com um sinal muito baixo de wireless e está a tentar mudar para a internet móvel. E outras vezes, é na utilização normal, abrir a caixa de mensagens, alternar entre aplicações (sair de uma, abrir outra).

 

Alguém tem alguma sugestão para isto? Será melhor fazer o reset de fábrica? Julgo que não deverá estar relacionado com o próprio firmware, visto que antes já me acontecia algo semelhante.

 

Obrigado.



#13 RCT

RCT

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1612 mensagens
  • LocalizaçãoVila do Conde
  • Oneplus One, Ntech Alexis

Mensagem publicada 04 November 2014 - 21:42

Um reset de fábrica sempre ajuda, não te esqueças de fazer backup dos dados.