Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Como Fazer Root BQ Aquaris E4.5, E5 HD e E5 Full HD sem flashar cwm recovery


  • Por favor inicie sessão para responder
26 respostas a este tópico

#1 fmribeiro

fmribeiro

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 01 September 2014 - 09:18

Bom dia

Sou novo aqui no forum como usuário registado mas já cá ando à algum tempo a navegar. Após adquirir o meu BQ Aquaris E4.5 e assim como muitos de vós andei a pesquisar metodos de fazer root a minha máquina, após tentar outro metodo aqui do site mas sem sucesso, encontrei este tutorial que segui e fiquei com o equipamentelo rootado e a funcionar a 100%. Este metodo é feito diretamente no bq através de uma simples apk. Para quem tiver interessado deixo o aqui o link do video tutorial assim como o link para o apk.

VIDEO

http://m.youtube.com...h?v=fzhpT9uoIQQ

APK

https://www.dropbox....mobile.apk?dl=0

Alguma duvida no processo basta responder a este post.

Cumprimentos e bons roots
  • Mattode gosta disto

#2 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 02 September 2014 - 23:47

Vi essas instruções, e até avancei com uma parte, mas depois quando a aplicação de root pede todos os acessos possíveis e mais alguns para prosseguir, hesitei. Pareceu-me que pedir para ver contactos, fazer chamadas, etc, etc, é demasiado, mas talvez todas sejam assim e eu não me tenha apercebido... Alguém me consegue dar uma opinião? Estou hesitante em fazer root pois o telefone é novo e até gostaria de passar sem root por uma vez já que fiz sempre em todos os telefones que tive - desta vez a vontade é apenas para restaurar o meu backup do Titanium Backup do telefone "antigo" pois o Helium não está a dar conta do recado :(



#3 fmribeiro

fmribeiro

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 03 September 2014 - 07:25

Bom dia, se tiveres duvidas em instalar o apk não instales, mas podes sempre fazer como eu fiz, instalas, rooteias, e desinstalas, antes de rootar podes sempre instalar o Noroot firewall apk free na play store e bloqueias essas permições. Depois do apk desinstalado não têm como aceder a contactos. Mais uma vez refiro que se tiveres duvidas não instales tens sempre o outro de método atraves de recovery.

Boa sorte
  • APereira21 gosta disto

#4 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 03 September 2014 - 07:37

O telefone não precisa de root para funcionar bem, aliás ele é desenhado para funcionar exatamente sem root. Se tiveres dúvidas não o faças se não vires vantagens óbvias

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#5 Lagarto

Lagarto

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 129 mensagens

Mensagem publicada 03 September 2014 - 22:46

O problema é que os telefones Android não são apenas telefones - são agendas, são consolas, são uma imensidão de coisas, que infelizmente, quando trocamos, não são directamente "portáveis" para o novo aparelho. Há muita informação que sim, é guardada na cloud, mas muita que fica "agarrada" ao dispositivo que queremos abandonar. Infelizmente não existem aplicações fiáveis para fazer essa cópia de dados, que não funcionem com root. Já testei o Helium, mas falha mais do que acerta. Sem dúvida que o Titanium Backup é do melhor que há neste aspecto. Também existe um sem-número de costumizações que podemos fazer se tivermos root, mas que não podemos fazer sem o ter. Um exemplo é o GravityBox, mas existem muitos mais. Felizmente, o objectivo de colocar 'root' nos Android é muito mais relacionado com funcionalidades-extra do que com pirataria! O problema de colocar root não é dos developers, mas sim de quem o instala, daí o meu receio de tentar este método. Por outro lado, o outro método "prende-nos" para sempre com root, pois pelo que percebi, quando saem actualizações de firmware temos de voltar à estaca zero, e depois instalar root novamente e repôr as configurações - sim, essa reposição que volta a requerer root... :)



#6 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 06 September 2014 - 09:06

A atualização OTA anula o root, assim como o hard reset, mas repor o root demora uns minutos e volta tudo à mesma

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#7 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 07 September 2014 - 00:35

Foi assim que dei root ao meu E5 FHD.

 

Sem stress.

 

A GravityBox ainda não funciona a 100% neste modelo mas sei que os bugs existentes estão a ser corrigidos.

 

Quando instalei a Xposed framework e a GravityBox, nem sequer o ícone da bateria conseguia alterar, agora já consigo.

 

No meu ponto de vista, dar root é mandatório. Por outro lado, tal como o Qashqool referiu, ao fazer hard reset volta tudo ao estado de origem, pelo que, não há qualquer problema.

 

Cumps!


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#8 Néry

Néry

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 10 mensagens
  • LocalizaçãoViseu
  • Sony Ericsson Live Walkman (WT19i), BQ E5FHD

Mensagem publicada 17 September 2014 - 11:27

Boas tentei fazer root com esta aplicação e coloquei tudo como está no video. No entanto após iniciar a aplicação quando o processo de root chega a 30% pede-me para voltar a instalar a aplicação ao que eu confirmo. No entanto depois dá erro ao dizer que a aplicação não foi instalada.



#9 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 17 September 2014 - 12:02

Eh pá, nem me fales disso.

 

Tive um problema com o último Hard reset que fiz. Peri os IMEI do telefone. Para os recuperar preciso de root.

 

Ando às voltas a tentar dar root novamente ao FHD. Está difícil.

 

Eu sei que isto funciona, pois já consegui dar root com o novo firmware e com o antigo. Mas agora, está a ser muito complicado mesmo.

 

Que raio...

 

 

 

----EDIT----

 

Já agora, sugiro que experimentes flashar a recovery Philz (a que foi portada pelo TvCastro) e dar root por ela (há lá uma opção para isso). Eu só não faço isso pois, sem IMEI, o telefone não é detectado correctamente pela ferramenta de flash. Por outro lado, via fastboot não consigo flashar a recovery...

 

Estou mesmo agarrado a este método...enfim...


Editado por ElTifo, 17 September 2014 - 12:06.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#10 fmribeiro

fmribeiro

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens

Mensagem publicada 17 September 2014 - 12:40

Boa tarde

Como descrevi no 1 post, foi este o metodo que usei para rootar o meu equipamento, devido a não ter conseguido flashar a cwm recovery! Segui todos os passos do video tutorial e não obtive qualquer erro! Devido a necessitar da nova atualização saída hoje por volta das 12h30m reverti o root (unroot) com a mea aplicação e atualizei! Ate agora não tive qualquer problema. Mas como referiu o ElTifo aconselho te a tentar atraves de flash recovery.

Cumprimentos

#11 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 17 September 2014 - 13:02

O E5 FHD, com a atualização 1.1.1 virou "bixo" no que toca a dar root...

 

C'um catano.

 

 

 

----EDIT----

 

Raios, os drivers USB enganaram-me outra vez.

 

Estava a pensar que a ferramenta de flash dava erro por o meu telemóvel estar sem o IMEI... nada disso, eram mesmo os drivers USB.

 

Flashei a recovery do TvCastro. Fiz root por aí.

 

Tranquilo!

 

:-D


Editado por ElTifo, 17 September 2014 - 17:06.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#12 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 18 September 2014 - 15:19

o método do tv castro tem a vantagem de permitir custom recovery e root ao mesmo tempo ( leva dois pelo preço de um) LOLOLOL


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#13 NunRibeiro

NunRibeiro

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 6 mensagens
  • bq aquaris e5 fhd

Mensagem publicada 19 September 2014 - 17:14

Boas, sou novo no fórum
Usei este método para o root, no entanto queria saber como posso fazer unroot.
Fiz o root para instalar o gravity box mas como ainda não sei fazer unbrick do telemóvel prefiro não arriscar.

Obrigado desde já



#14 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 19 September 2014 - 17:29

O unroot faz-se de duas maneiras:

 

1 - Utilizas a app SuperSU (tem lá uma opção para remover o root completamente)

 

ou

 

2 - Fazes um Hard-Reset ao telefone (isto é, voltas a "flashar" o firmware original que podes descarregar do site da bq).

 

 

Já agora, fazer unbrick, é recuperares o teu telefone. Isso faz-se através do restore de um nandroi backup (é um backup que tenha sido feito pela recovery), ou, o Hard-Reset também te restaura tudo. A diferença entre os dois é que o nandroid backup recupera o telefone com tudo o que tinhas lá na altrua de criação do backup, ao passo que o Hard-Reset limpa tudo e repõe o telefone no estado "out of the box".

 

 

Outra coisa, o que pode fazer brick é a Xposed Framework...a Gravity Box, que eu saiba, não atrofia o telefone. Se já tens a xposed framework devidamente instalada, podes instalar a Gravity box sem stress.

 

 

Cumps!


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#15 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 21 September 2014 - 13:38

Penso que o xposed tem um sistema de salvaguarda, se algo correr mal desactiva- se no arranque

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#16 highlifejr

highlifejr

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 17 mensagens

Mensagem publicada 30 September 2014 - 11:21

Bem, depois da ultima atualização e de ler e ver todas as opções, cheguei à conclusão que não consigo rootear o meu E4.5...  :(

 

Alguem arranja uma solução?



#17 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 30 September 2014 - 12:07

Utiliza o método de dar root pela recovery...

 

Podes descarregar a recovery para o E4.5 DAQUI.


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#18 Freaky

Freaky

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 41 mensagens

Mensagem publicada 05 October 2014 - 14:55

boas! não estou a conseguir fazer root no meu E4.5 alguem me pode ajudar?! 

ja experimentei o o root genius e nao consegui.. ja tentei utiliuzar o metodo por recovery mas quando estou no flashtool e faço download não faz nada!

alguem me pode ajudar?

cumps



#19 Di0g0

Di0g0

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 116 mensagens

Mensagem publicada 05 October 2014 - 20:07

Não funciona porque o telemovel não está a ser detectado pelo PC.

 

Instalaste as drivers correctamente?



#20 Freaky

Freaky

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 41 mensagens

Mensagem publicada 05 October 2014 - 22:05

penso q as drivers estão bem!
 



#21 Di0g0

Di0g0

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 116 mensagens

Mensagem publicada 05 October 2014 - 22:07

Não estão, se tivessem quando ligavas o telemovel ao PC com a ferramenta já pronta, o processo era iniciado.

 

Quando ligas o telemovel ele aparece a carregar?


Editado por Di0g0, 05 October 2014 - 22:08.


#22 Freaky

Freaky

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 41 mensagens

Mensagem publicada 05 October 2014 - 22:30

ya aparece.
eu vou ao gestor de dispositivos ele aparece lá. =|



#23 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 06 October 2014 - 13:51

Olá freaky, os drivers são os de hard reset e não de ADB, devem estar na raíz c:\ do computador, deves abrir o flash tools (FT), escolher o scatter file e o recovery.img que queres, carregar em download only e só depois ligar o telefone, com energia desligada, ao computador. Se não der assim, fecha o flash tools, retira o telefone da porta usb, e recomeça, abres novamente o FT, escolhes os files, fazes download e depois ligar o telefone, desligado, à porta usb. Se isto falhar varias vezes e em todas as portas usb (deves ter as outras portas usb sem nada ligado), e se dizes que o pc reconhece o teu telefone quando o ligas, devidamente desligado, tenta noutro computador. O método é absolutamente livre de falhas :)


  • Freaky gosta disto

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#24 Freaky

Freaky

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 41 mensagens

Mensagem publicada 06 October 2014 - 15:36

Olá freaky, os drivers são os de hard reset e não de ADB, devem estar na raíz c:\ do computador, deves abrir o flash tools (FT), escolher o scatter file e o recovery.img que queres, carregar em download only e só depois ligar o telefone, com energia desligada, ao computador. Se não der assim, fecha o flash tools, retira o telefone da porta usb, e recomeça, abres novamente o FT, escolhes os files, fazes download e depois ligar o telefone, desligado, à porta usb. Se isto falhar varias vezes e em todas as portas usb (deves ter as outras portas usb sem nada ligado), e se dizes que o pc reconhece o teu telefone quando o ligas, devidamente desligado, tenta noutro computador. O método é absolutamente livre de falhas :)

bem estou todo baralhado. 
ja experimentei noutro pc e o q é certo é q consegui fazer o download no sp flash tool, pelo menos apareceu o visto a dizer download ok e em baixo a dizer donwload flash 100%..

mas então q faço eu agora?

edit: bem já consegui.. obrigado.
depois de o telefone reniciar não consegui ligar a net mas reparei q foi por causa da data e hora estarem mal.

já está tudo ok


Editado por Freaky, 06 October 2014 - 16:06.


#25 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 07 October 2014 - 12:00

Fixe :)       já agora podes-nos dizer quais os SO dos dois computadores, o que não resultou e o que resultou, ou se fizeste algo diferente quando resultou?


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5