Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Apagar e instalar rom original


  • Por favor inicie sessão para responder
5 respostas a este tópico

#1 AgenteJay

AgenteJay

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 mensagens
  • I9300

Mensagem publicada 30 June 2014 - 08:07

Boas ppl, 

 

Ao fim de ler muito tutorial por aqui, ainda estou com duvidas :P

 

S3 da Optimus, desbloqueado pela própria Optimus

Android 4.3

 

é da minha esposa e não consigo convence-la a instalar uma custom rom :s , o S3 esta super lento em tudo.... Objectivo seria apagar tudo e repor como vem de origem, com a diferença de ficar com root, pelo que eu li sera que estes passos seriam os certos?

 

1º fazer wipe data/factory reset conforme abaixo descrito

 

1.3 Modo Recovery
Para entrar em modo Recovery deve-se usar uma combinação de 3 teclas, premidas em simultâneo.
"Volume UP", "Home" e "Power". (Ver primeira foto). Devem-se soltar as três em simultâneo quando o ecran se ilumina.
Este modo também pode ser usado para introdução de software no telefone. Ao contrario do modo anterior, o software a flashar, deve ter sido colocado previamente no SD card. Não é necessário computador para usar este modo.
Este modo também pode ser utilizado para fazer algumas operações de manutenção do telefone, tais como wipe's, backup's, restore's, e outros.
Na sua versão original, o telefone vem com um modo de recovery stock, denominada Recovery 3e. É uma versão muita limitada de recovery. pois não permite instalar ficheiros zip não assinados (a maioria) nem permite fazer backups totais do telefone (backup nandroid), nem obviamente o seu restauro. (Ver foto abaixo)   

 

 

2º fazer root conforme abaixo descrito

 

2 Como tornar-se no verdadeiro dono do telefone

Para se tornar no verdadeiro dono do telefone, tem que poder utilizar o cartão SIM que quiser, ser capaz de escrever em todas as pastas do seu telefone e actualizar, quando quiser e com o firmware que quiser.

2.1 O primeiro passo é obtenção de privilégios root. É um termo que vem do Linux e que designa um utilizador que não tem restrições. Tal como o administrador dum Windows.
Existem alguns modos diferentes de o implementar, mas na pratica tudo se resume a instalar a busybox (um utilitário que dá mais flexibilidade ao linux), o binario SU, e um programa que gere quais as aplicações que têm direitos root. Normalmente o superuser ou o SuperSU. Estes programas ficam na pasta system do S3
A forma mais facil de obter root no S3 é fazer um flash através do Odin de um ficheiro disponibilizado pelo Chainfire (O nosso Guru). É esta forma, sem prejuízo de outras que vai ser descrita abaixo.
Neste momento está na versão 6.4 e é essa, que deve ser utilizada.
root não tem nada a ver com o desbloqueio ao SIM do telefone.
De notar que cada vez que se muda de rom (nome errado que se dá ao firmware de um telefone, mas aceite por toda a comunidade), perde-se o root, pois este novo firmware, grava sempre na totalidade a pasta system, apagando a anterior. Assim, é sempre necessário voltar a introduzir o root, após cada mudança de firmware.

No processo descrito abaixo, vamos fazer root e em simultâneo mudar a recovery para CWM.
Este processo incrementa o contador que indica o numero de flashes que o telefone já teve, e a partir deste momento o telefone passa a ter a indicação de "Modificado". Não tem nenhum inconveniente, excepto que não pode ser enviado para a a garantia. Para voltar ao estado "Normal" ver a lição 4

Material necessário:
Odin
Drivers do S3 para Windows
Ficheiro Root propriamente dito

O Odin pode ser obtido aqui:
http://forum.xda-dev...d.php?t=1728605
A ultima versão é a 3.07

Para instalar os drivers tem duas possibilidades:
Um possibilidade é instalar o Kies:
http://www.samsung.c.../GT-I9300MBDTPH
e de seguida ligar o telefone ao pc. depois de instalados os drivers, deve-se fazer um reboot ao pc.
Para usar o Odin é necessário fechar o Kies completamente.

Quem não quiser instalar o Kies só por causa dos drivers, tem abaixo links para fazer o download directo dos mesmos. Após a instalação é conveniente fazer um reboot ao pc, pois o telefone pode não ser reconhecido antes do reboot:
Windows 32 Bit:
http://multiupload.b...ad.biz.rar.html
Windows 64 Bits:
http://multiupload.b...ad.biz.rar.html

O ficheiro para o Root está aqui:
http://download.chai...t-SGS3-v6.4.zip
Extraímos o ficheiro "CF-Root-SGS3-v6.4.tar", que está dentro do zip (Com o WinRar por exemplo). É este ficheiro .tar que vamos usar abaixo. O zip pode ser apagado.

HnUDfQF.jpg

2.1.1 Começamos por colocar o telemóvel em modo download, tal como descrito no ponto 1.2
2.1.2 Abrimos o Odin. Este programa deve ser executado no pc em modo administrador (Dependendo da versão do Windows que estão a usar, Botão direito do rato em cima do executável e "Executar como administrador). Sem, clicar em mais nada, na caixa pda escolhemos o ficheiro "CF-Root-SGS3-v6.4.tar" (Ver seta 2 da foto acima)
2.1.3 Ligamos o telemóvel ao pc pelo cabo USB. (nunca ligar o telefone ao pc por USB, antes de abrir o Odin).
Não usar hub's USB, ligar directamente nas fichas USB do computador. Evitar ter outros dispositivos ligados por USB, durante o flash. Usar preferencialmente um portátil a funcionar com bateria e com carga suficiente, ou um PC com UPS.
2.1.4 esperamos que seja detectado o telefone pelo Odin, a caixa por cima de id:com em cima à esquerda muda de cor (Ver seta 1 da foto acima)
2.1.5 carregamos em start (Ver seta 3 da foto acima)
esperamos que o telemóvel reinicie completamente, para desligar o cabo usb.

 

 



#2 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9300 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 30 June 2014 - 09:39

Podes fazer reset de fábrica pelos menus do telefone sem entrar na recovery e depois fazer root.
Está correcto das duas maneiras.
Com um reset certamente o telefone ficará melhor.
Atenção aos backups do que queiras recuperar e certifica que os contactos estão sincronizados com o gmail ou faz segurança senão... Ela mete-te as malas à porta.

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk
  • DjPalix, Rui Luís e AgenteJay gosta disto

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#3 AgenteJay

AgenteJay

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 mensagens
  • I9300

Mensagem publicada 30 June 2014 - 10:45

Desde ja jmcdpereira o meu obrigado por teres vindo dar o teu conselho.

 

Eu fiz conforme tinha indicado no post acima, em relação aos backups já tinha passado a "batata quente" para ela :P (ela diz que estava todo no gmail :D )

o meu problema é outro agora, eu faço os passos todos do ponto 2, e não ganho root no telemovel, acho que o problema é de ser android 4.3, há solução? e qual?

 

 

Problema resolvido com este ficheiro "CF-Auto-Root-m0-m0xx-gti9300.tar.md5"


Editado por AgenteJay, 30 June 2014 - 11:38.


#4 Ariano

Ariano

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 202 mensagens
  • Samsung Galaxy SIII

Mensagem publicada 01 July 2014 - 12:08

Desde ja jmcdpereira o meu obrigado por teres vindo dar o teu conselho.

Eu fiz conforme tinha indicado no post acima, em relação aos backups já tinha passado a "batata quente" para ela :P (ela diz que estava todo no gmail :D )
o meu problema é outro agora, eu faço os passos todos do ponto 2, e não ganho root no telemovel, acho que o problema é de ser android 4.3, há solução? e qual?


Problema resolvido com este ficheiro "CF-Auto-Root-m0-m0xx-gti9300.tar.md5"

É esse mesmo o ficheiro do root. E amigo cuidado com o que faz, leia bem, veja bem o que flasha, faça backup do efs, para nao se meter em complicaçoes. Nao queira ter a sua mulher a chatear lhe a cabeça porque brikou o telemovel dela ahah

É esse mesmo o ficheiro do root. E amigo cuidado com o que faz, leia bem, veja bem o que flasha, faça backup do efs, para nao se meter em complicaçoes. Nao queira ter a sua mulher a chatear lhe a cabeça porque brikou o telemovel dela ahah

Se tiver duvidas pergunte aqui que estamos ca para isso ;)
  • AgenteJay gosta disto

#5 AgenteJay

AgenteJay

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 mensagens
  • I9300

Mensagem publicada 01 July 2014 - 19:51

Obrigado Ariano, correu tudo bem,por acaso não fiz backup do efs, pelo que li não tinha entendido que a operação de ganhar permissão root, mexesse com essa pasta.



#6 Ariano

Ariano

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 202 mensagens
  • Samsung Galaxy SIII

Mensagem publicada 02 July 2014 - 16:42

Obrigado Ariano, correu tudo bem,por acaso não fiz backup do efs, pelo que li não tinha entendido que a operação de ganhar permissão root, mexesse com essa pasta.

Recomendo o backup do efs. Pesquisa mais.