Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[TUTORIAL] Aumentar Memória Interna (Formatação explicada)


  • Por favor inicie sessão para responder
3 respostas a este tópico

#1 bpimentan

bpimentan

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 41 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Optimus Barcelona; Alcatel POP C7

Mensagem publicada 24 May 2014 - 15:16

Tens menos de 1gb interno? Precisas de mais? Agora é possível! 
 
ibezv8.jpg2dr8gfn.jpg

Sobre

 

Este método foi tirado de outro site, neste Fórum e é o método que já está pré-implementado na ROM do PIRATEDROID, do nosso ELtifo, e foi apresentado também por mim na Rom CM9. Apresento o método a outras pessoas que têm mais dúvidas ou que simplesmente queiram implementar no seu telemovel.

 

Requisitos

 

O Script Apresentado fui testado desde a versão android 2.3.7 até a versão 4.2.2. 

 

- Telemóvel Rooteado.

- Ter uma partição SD-EXT

- Ter uma memória interna de 100mb por cada 500mb no sd-ext/

 

(Não recomento fazer isto numa Stock ROM [Rom de Origem] visto que vêm com imensos programas instalados, ocupando logo muito da vossa memória interna)

 

Como particionar o meu cartão?

 

Bem existem dois métodos possíveis, e vou apresentar os dois.

 

    Método 1 - MiniTool Partition Wizard Home Edition (DOWNLOAD)

 

  1. Ligar o vosso telemóvel ao computador através de cabo ou usando um leitor de cartões.
  2. Abrir a aplicação MiniTool Partition.
    1. Eliminar qualquer partição do cartão de memória, carregando no lado direito do rato e escolher a opção DELETE em cima do vosso cartão de memória. (IMG)
    2. Carregando em cima do Cartão Memoria, na parte superior existe uma opção "Create".
      1. Aqui escolham "Primary;
      2. Depois FAT32.
      3. Na parte onde diz "UNALLOCATED SPACE AFTER", fica com 1024mb(1g), para a outra partição. Para alterar estes valores, basta irem onde diz PARTITION SIZE e carreguem nas setinhas até ficar o valor de 1024mb.
      4. Por fim, OK! (IMG)
    3. Em cima do cartão novamente, carregar em "CREATE"
      1. Escolher PRIMARY
      2. Depois EXT3 (IMPORTANTE que seja EXT3 e NÃO EXT2)
      3. Certificar que onde diz "Partition SIZE" escolham 1024mb.
      4. Por fim OK! (IMG) (ESCOLHER EXT3)
    4. Por fim, carregar em APPLY que está na parte Superior
  3. FEITO!

    Método 2 - Usar o ClockWorkdMod do Bootload do telefone

  1. Ligar o telefone, carregando no POWER e no VOLUME - ao mesmo tempo.
  2. Irá abrir o CWM.
  3. Usar os botões de volume para navegar nas opções, e o botão de Power para OK.
  4. Seleccionar "Mounts and Storage"
    1. Seleccionar "Format /sd-card" (Irá limpar o cartão de memória).
    2. Voltar ao menu principal.
  5. Seleccionar "Wipe cache Partition".
  6. Depois ir a Advance.
    1. Seleccionar "Partition SD Card" (Se em algum momento pediram para escolher EXT2/EXT3/EXT4/FAT escolher SEMPRE EXT3).
    2. Seleccionar tamanho de 1024mb.
    3. Selecionar no SWAP 0mb como tamanho.
    4. Voltar ao menu.
  7. FEITO! 

INSTALAR SCRIPT 

 

Depois de formatar o cartão de memória e criar a partição, temos que fazer DOWNLOAD do zip necessário e coloca-lo na raiz do nosso Cartão de Memória (Nao pode ser dentro de uma pasta).

 

  1. ​Fazer Reboot para entrar em Modo de BootLoad (Power e Volume - ),
  2. Selecionar "Install zip from SdCard"
  3. Selecionar "Choose zip from sdcard"
  4. Selecionar "CronMod-INT2EXTV2+_signed.zip"
    1. Vai começar a instalação.
    2. Irão repara mais cedo ou mais tarde, que irá bloquear (a mim aconteceu, pode não acontecer).
      1. Carregar no botão de power.
      2. No ecra irá aparecer no inverso, em que a parte superior irá dizer para instalar algo como "SWAP..." bla bla. Se vocês selecionarem não logo de imediato, isso irá aparecer novamente.  O que eu fiz foi percorrer várias vezes com o botão de volume as várias opções "-- / YES / NO ". Se reparem bem, na parte inferior aparece algo como "ERROR...". Se enquanto vocês carregam várias vezes no VOLUME aquilo mudar, então podem carregar em "YES".
    3. Instalação Concluía!
  5. Reboot System NOW!
  6. FIM!

 

AGRADECIMENTOS.

 

Quero agradecer ao ELTIFO por me ter dado as informações necessárias para fazer este tutorial. 

 

Qualquer dúvida disponham!

 

 

 


  • ElTifo gosta disto

#2 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 25 May 2014 - 00:07

Atenção que o requisito principal é ter um kernel com suporte init.d, caso contrário, isto não funciona. Ter root não é necessário, apesar de ser recomendado.

 

O kernel que disponibilizo na PirateDroid é o kernel original da Optimus mas com suporte para init.d, pelo que, se flasharem esse kernel, estando na stock ROM da Optimus, é bem provável que consigam usar este script para o aumento de memória interna.


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#3 TBorges

TBorges

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 95 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Optimus Barcelona

Mensagem publicada 21 August 2014 - 13:45

O link do download não está a funcionar :c



#4 Forjaz

Forjaz

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 5 mensagens
  • LocalizaçãoPonta Delgada, Açores, Portugal
  • Samsung Gio S5660 (CM9

Mensagem publicada 16 October 2014 - 15:21

Tenho um Samsung Gio com CM9 (Android 4.0.4) e como sabem a memória interna do Gio é muito pequena, o que me fez procurar de imediato uma solução para isto, pensei meter-lhe o Link2sd mas como tinha visto no post ,do CM9 aqui no forum, que o membro Miguel Marques tinha passado pelo mesmo, pensei seguir a linha de acções dele e segui para a solução do Darktremor, assim cheguei ao forum do XDA aos scripts INT2EXT.

Tentei primeiro a versão CronMod-D2EXT+, mas o Gio ficou extremamente lento o que me fez retomar a procura de um script melhor, vi que todos (ou pelo menos a maioria) optou pelo INT2EXT+.

Tentei instalar seguindo as instruções do forum mas o cwr prendia sempre na mensagem do swap, o que fiz então foi tentar a instalação manual do script (através do método winrar) e tive sucesso, acho que ficou lento, mas ainda estou em "fase experimental" deste script, sei que funciona mas gostava de ter mais velocidade. Conforme tenha mais dados venho cá novamente para passar a minha experiência com este script no Gio

 

Cumps


Nuno Forjaz IT Maintenance & Consulting

Consultoria e Manutenção de Material Informático
Rua António Borges 11-A
9500-161 Ponta Delgada
Tel:919 223 153