Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Root ou não Root?


  • Por favor inicie sessão para responder
13 respostas a este tópico

#1 jango

jango

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 79 mensagens

Mensagem publicada 03 April 2014 - 20:25

Ora num sistema Linux para ter acesso irrestrito aos arquivos e processos do sistema No caso de arquivos e processos ligados ao funcionamento do sistema, seu proprietário natural é o usuário root. Isso significa que só ele (e outros usuários que sejam definidos como "super usuários") é que pode alterá-los. Para obter privilegio de "super usuário" (acesso root) temporário é necessário introduzir uma pass, que é só nossa e essa é a grande vantagem de um sistema Linux, a segurança.

Posso vos dizer que uso um sistema operativo Linux em todos os meus PCs á mais de 10 anos, sem antivirus, firewall ou qualquer software de segurança e nunca tive nenhum problema. Android é uma sistema Linux e ao estarmos a rootear o sistema, com a agravante de não ser temporário, estamos a abrir a porta a tudo, qualquer aplicação que seja instalada pode executar ou alterar ou mesmo apagar arquivos do sistema ou processos. Será que toda a gente têm a noção desta realidade???

 



#2 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9300 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 03 April 2014 - 20:43

Ora num sistema Linux para ter acesso irrestrito aos arquivos e processos do sistema No caso de arquivos e processos ligados ao funcionamento do sistema, seu proprietário natural é o usuário root. Isso significa que só ele (e outros usuários que sejam definidos como "super usuários") é que pode alterá-los. Para obter privilegio de "super usuário" (acesso root) temporário é necessário introduzir uma pass, que é só nossa e essa é a grande vantagem de um sistema Linux, a segurança.

Posso vos dizer que uso um sistema operativo Linux em todos os meus PCs á mais de 10 anos, sem antivirus, firewall ou qualquer software de segurança e nunca tive nenhum problema. Android é uma sistema Linux e ao estarmos a rootear o sistema, com a agravante de não ser temporário, estamos a abrir a porta a tudo, qualquer aplicação que seja instalada pode executar ou alterar ou mesmo apagar arquivos do sistema ou processos. Será que toda a gente têm a noção desta realidade???

Acho que sim, e depois ?

No windows é a mesma coisa e todos são "root" e muitas vezes nem anti-virus decente têm.

E tu já tiveste algum problema por ter root no telefone ?

Conheces alguem que tenha tido ?

 

qq que seja instalada pode executar ou alterar não e´ bem asism, eu tomo consciencia do que instalo, tu não ?

sacas appps piratas de sites manhosos ?

 

conta-nos a tua experiencia desoladora.


y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#3 jango

jango

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 79 mensagens

Mensagem publicada 03 April 2014 - 21:53

O que está aqui em questão, é que ao rootear está se a comprometer o sistema ao nivel da segurança, um sistema cujo seu ponto forte em relação a outros sistemas operativos é sem duvida a segurança e duvido que muita gente tenha a consciência do que está a fazer, e não, não tive nenhuma experiência desolador até porque não quero que o meu android esteja rooteado apenas resolvi levantar esta questão como esclarecimento ;-)



#4 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9300 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 03 April 2014 - 22:42

O que está aqui em questão, é que ao rootear está se a comprometer o sistema ao nivel da segurança, um sistema cujo seu ponto forte em relação a outros sistemas operativos é sem duvida a segurança e duvido que muita gente tenha a consciência do que está a fazer, e não, não tive nenhuma experiência desolador até porque não quero que o meu android esteja rooteado apenas resolvi levantar esta questão como esclarecimento ;-)

Eu uso um anti-virus basico no meu computador ocm winodws e NUNCA tive um virus que me estragasse algo.

sou administrador do meu comnputador.

sabes pk ? pk tenho cuidado como que faço.

Root dá-nos algumas boa possibilidades, abre uma brecha de segurança, é inegável e então ? Se tivermos um cuidado minimo com o que instalamos e com o que temos no telefone qual o problema ?

Não tenho segrados no telefone, nem info delicada... desde que não mo roubem... se pifar faço reset de fabrica e instalo de novo,10 minutos...

 

não tenho nada que faça falta aos outros, se quiseres ouvir xutos e pontapés ficas bem servido ;)

 

 

 

jmcdpereira


y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#5 coolasc

coolasc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 128 mensagens
  • LocalizaçãoAlgarve
  • Cubot GT99 (princiapal) e Samsung i5500eu (sitios onde me arrisque a perder o tele)

Mensagem publicada 04 April 2014 - 12:35

usando o superuser podes fazer unroot temporária, apenas reactivando quando necessitas


  • jmcdpereira gosta disto

#6 Nuno Ribeiro

Nuno Ribeiro

    Mestre de Android

  • Administradores
  • 3699 mensagens
  • LocalizaçãoMaia, Porto
  • Samsung Galaxy S9+ (SM-G965F/DS)

Mensagem publicada 04 April 2014 - 13:09

jmcdpereira-a-presidente-dos-roteados!!!
Quando li o primeiro post pensei logo " vamos lá ver a resposta do Pereira" hehehe
  • jmcdpereira gosta disto


PRESSIONA  ✔ GOSTO SE TE AJUDEI 

PRESS  ✔ LIKE THIS IF I HELPED YOU

Segue-nos também no Facebook e Google+

Consulta e respeita as regras do fórum


#7 jango

jango

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 79 mensagens

Mensagem publicada 06 April 2014 - 13:10

Usar Windows (com ou sem antivirus) ou usar um sistema Linux não é a mesma coisa, um sistema Linux sem privilégios de administrador (root) é praticamente impenetrável já Windows... LOL. Eu sei que cada um é livre de usar o sistema que quer e como quer mas é certo que muita gente faz root aos seus smartphones e não têm a minima ideia do que está a fazer.


Editado por jango, 06 April 2014 - 13:17.


#8 joaoalves

joaoalves

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 375 mensagens

Mensagem publicada 08 April 2014 - 15:47

O que está aqui em questão, é que ao rootear está se a comprometer o sistema ao nivel da segurança, um sistema cujo seu ponto forte em relação a outros sistemas operativos é sem duvida a segurança e duvido que muita gente tenha a consciência do que está a fazer, e não, não tive nenhuma experiência desolador até porque não quero que o meu android esteja rooteado apenas resolvi levantar esta questão como esclarecimento ;-)

Nao concordo totalmente contigo. Quem faz root é porque vai querer ter a liberdade que o telemovel te dá que nao consegues ter se nao tiveres root.
E virus só apanha quem quer, em quase 4 anos de uso de android nunca apanhei virus e sempre fiz root, mudava roms quase todos os meses e sempre seguro do que fazia. E como o jmcd disse se pifar, faz-se reset eheh

Editado por joaoalves, 08 April 2014 - 15:48.


#9 Lc1975

Lc1975

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 47 mensagens
  • Sony S Tablet - Xperia Z Ultra

Mensagem publicada 10 April 2014 - 17:06

Eu sou a favor do root... 

Logo que se tenha cuidado com o que se instala esta-se seguro na mesma...



#10 Fátima Quaresma

Fátima Quaresma

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 2 mensagens
  • Sony Xperia E

Mensagem publicada 07 May 2014 - 22:55

Boa noite

 

Por falar em root, após algumas pesquisas percebi que é possivel desbloquear o meu telemóvel Vodafone para outra redes através do referido root... mas como nao percebo nada disto gostaria que me ajudassem..

Não me apetecia mesmo nada pagar 25 euros por desbloqueio de cada telemovel :s

já agora, desculpem a ignorância e a intromissão na conversa.

 

obrigada



#11 jogosmadmax

jogosmadmax

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1002 mensagens
  • Note 3 e Note 2

Mensagem publicada 07 May 2014 - 23:15

Não sei mas penso que não se safa com esse telemóvel para desbloquear pois deve ter o bootloader a no quer dizer está bloqueado pela Vodafone e da para fazer root por outros métodos tem no Xda como fazer root.
Pode sim pagar para isso no mínimo uns 15 euritos e fica desbloqueado na rede e bootloader

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Editado por jogosmadmax, 07 May 2014 - 23:34.

NOTE 3


#12 cyberweblink

cyberweblink

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 257 mensagens
  • galaxy s4 gt-i9505

Mensagem publicada 08 May 2014 - 16:36

Usar Windows (com ou sem antivirus) ou usar um sistema Linux não é a mesma coisa, um sistema Linux sem privilégios de administrador (root) é praticamente impenetrável já Windows... LOL. Eu sei que cada um é livre de usar o sistema que quer e como quer mas é certo que muita gente faz root aos seus smartphones e não têm a minima ideia do que está a fazer.

 

na realidade sabe, quem faz root sabe bem ao que vai ter acesso, agora claro estes anos todos que tenho android, numca tive problemas alguns e fiz trinta por uma linha, mas claro que se o sistema android fosse como o linux dos pc's secalhar esta história de root's e afins nunca tinha existido, mas infelismente o android é baseado no linux, dito opensourse mas digamos de porta um pouco entreaberta, pois para se ser 100% administrador do nosso proprio equipamento temos de nós abrir as portas manualmente dai o root...

 

claro que para muitos recorrer a root é necessário, pois gostam de costumizar outros usar ferramentas free ou pagas e cujo só funcionam com root feito, infelismente, muitas delas de backup do telefone, e claro muitas vezes(maioria) remover app inuteis de origem que só estão a consumir recursos e espaço...

 

é claro que a parte negativa de ter root é para evitar que o utilizador faça coisas menos ilicitas, dai o fabricante tentar vedar o acesso ao sistema...

 

com a evolução do android e aplicações cujo a google já deixou aceder um pouco ao sistema sem recorrer a root, pode ser que no futuro a coisa se comece a parecer mais com o linux dos pc's  em que somos totalmente administradores deles e não apenas em parte...


Editado por cyberweblink, 08 May 2014 - 16:39.

oO  Galaxy s4 GT-i9505 -> SAMSUNG I9505XXUHOA7 , Android 5.0.1   :cool: 
:P Kernel-> 3.4.0-3996895 DPI@SWDD6212 #1  :money_mouth: 
;) Modem-> i9505XXUHOA7   ;) 

#13 Rui Luís

Rui Luís

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3890 mensagens

Mensagem publicada 08 May 2014 - 16:56

Ora num sistema Linux para ter acesso irrestrito aos arquivos e processos do sistema No caso de arquivos e processos ligados ao funcionamento do sistema, seu proprietário natural é o usuário root. Isso significa que só ele (e outros usuários que sejam definidos como "super usuários") é que pode alterá-los. Para obter privilegio de "super usuário" (acesso root) temporário é necessário introduzir uma pass, que é só nossa e essa é a grande vantagem de um sistema Linux, a segurança.

Posso vos dizer que uso um sistema operativo Linux em todos os meus PCs á mais de 10 anos, sem antivirus, firewall ou qualquer software de segurança e nunca tive nenhum problema. Android é uma sistema Linux e ao estarmos a rootear o sistema, com a agravante de não ser temporário, estamos a abrir a porta a tudo, qualquer aplicação que seja instalada pode executar ou alterar ou mesmo apagar arquivos do sistema ou processos. Será que toda a gente têm a noção desta realidade???

 

 

Boa tarde,

 

Trabalho diariamente com Linux, Mac OSX e Windows, e por esse motivo compreendo claramente a chamada de atenção que fez, e respeito-a.

 

No entanto discordo quando fala em segurança, pois sendo root ou não, o problema está na forma como usamos os equipamentos. O sistema operativo seja ele qual for, não toma a iniciativa de produzir danos a não ser por instruções dadas pelo utilizador mais incauto ou inconsciente.

 

Se compararmos isto a uma arma de fogo, é o mesmo que dizer que convém apontar sempre para a frente, não perdendo de vista o alvo pretendido.

 

 


  • jmcdpereira gosta disto

#14 DCautosport

DCautosport

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 118 mensagens
  • Samsung Galaxy S4 I9505, Sony Xperia J, Samsung Galaxy gio, Asus Eee Pad Transformer TF101G

Mensagem publicada 08 May 2014 - 21:04

Usar Windows (com ou sem antivirus) ou usar um sistema Linux não é a mesma coisa, um sistema Linux sem privilégios de administrador (root) é praticamente impenetrável já Windows... LOL. 

Um pouco de off topic... mas de certo não posso deixar de dizer que NADA é praticamente impenetrável, e o Linux seja lá qual for a sua Distro, seja KDE ou Gnome, é tudo tudo menos impenetrável tal como é o Windows e o Mac OS, mas voltando ao Linux posso te dizer que só não existe MAIS vírus e quebras de segurança porque não existe exploits "desbravura" "roçar mato" "fuçar" suficientes para tal, quer queiram ou não o universo linux é muito pequeno comparando com o outros SO como o Windows por exemplo, onde as próprias empresas de antivírus por exemplo pagam e bem a programadores para desbravar o Windows em busca de falhas de segurança, e só assim elas são descobertas e divulgadas e os vírus criados e leva a necessidade de compra do antivirus o que É rentável para essas empresas de anti-vírus por exemplo, no Windows, se fosse no Linux já não pois os utilizadores (numero reduzido comparativamente) não justifica a essas grandes empresas investirem na exploração de falhas de segurança do linux... Do windows sim... è um mercado imensamente maior!!! Depois temos os Hacks por outro lado, que procuram quebras de segurança do Windows, porque sabem que do outro lado vai estar um PC com Windows, eu diria que em 90% ou mais dos casos da invasão do outro lado enontra-se um PC com Windows principalmente se o alvo for PC de entidades publicas aumentamos esse numero para 100%..., mais uma vez o Linux não justifica o queimar de pestanas a descobrir pequenas falhas de segurança. Mas isso não quer dizer que não as haja... não são é tão exploradas nem existe tanta dedicação a esse(s) SO...

Quanto ao Root é apenas o deixar uma porta entre aberta, onde o dono do smartphone é o comandante, basta saber comandar... Tal como a maioria das pessoas são comandantes no Windows e não é por isso que são desfraldadas, no linux e no android é a mesma coisa, somos comandantes depois de fazer Root, depois há que saber comandar... (lá está... não basta ter um veleiro, tem de se saber comandar o mesmo para não naufragar)

 

Apenas para deixar a MINHA opinião muito própria:

Se o equipamento é meu, EU tenho obrigatoriamente de ser o ser comandante (administrador) é meu sou eu quem manda, e no caso do meu TLM sou eu quem manda e não a Samsung nem a google no PC não é o ubunto nem o BT nem nada que valha sou eu!!!

 

Neste novo S4 que adquiri agora ainda só não tenho Root pois não quero activar o efuse do Knox...................

Mas já "paguei uns Cafés" ao Chainfire (e um "movimento" no XDA) para ver se ele resolve a coisa...

 

Abraço...


Editado por DCautosport, 08 May 2014 - 21:19.

  • Rui Luís gosta disto

Se gostas-te do que escrevi ou se de alguma forma te ajudei...... CLICA NO GOSTO !!!