Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[TUTORIAL] HARD-RESET Fácil e rápido!

hard-reset

  • Por favor inicie sessão para responder
13 respostas a este tópico

#1 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 13 February 2014 - 00:27

Olá!

 

De vez em quando é preciso fazer um HARD-RESET ao nosso telefone.

 

Ou é porque está lento e queremos voltar à estaca zero, ou porque estamos com algum bug na ROM actual e precisamos de testar se o mesmo persiste na ROM de origem, ou porque o telefone está com uma avaria e tem de ir para a garantia, ou porque o vamos vender a alguém, ou porque...enfim...etc.

 

Bom, até hoje apenas era possível fazer isto recorrendo à Ferramenta de actualização da ZTE, ou seguindo as instruções que o membro joaojacinto disponibilizou AQUI.

 

Pois...só que a ferramenta de actualização da ZTE precisa que o nosso PC comunique com o nosso telefone correctamente via USB sendo que, por vezes, os drivers USB simplesmente insistem em não se instalar correctamente e perdemos um tempo enorme só a tentar instalar os drivers.

 

Já as instruções do joaojacinto, assim sim, é fácil. Só que o link que ele lá disponibiliza está "down".

 

 

Posto isto, a partir de agora o HARD-RESET ao Barcelona vai passar a ser rápido, cómodo e com "bónus".  :cool:

 

-DOWNLOADS-

 

 

ZIP's para fazer "flash" pela Recovery:

 

 

update_original.zip -> Stock ROM da Optimus (versão P736EV1.0.0B05)

 

update_recovery.zip -> Stock ROM da Optimus (versão P736EV1.0.0B05) mas já com a CWM Recovery (versão 6.0.3.7)

 

 

Ficheiros image.bin que permitem a actualização pelo telefone:

 

 

image_P736EV1.0.0B05.rar -> Stock ROM da Optimus (versão P736EV1.0.0B05)

 

image_P736EV1.0.0B05_CWM_6.0.3.7.rar -> Stock ROM da Optimus (versão P736EV1.0.0B05) mas já com a CWM Recovery (versão 6.0.3.7)

 

 

-INSTRUÇÕES-

 

 

Ficheiros ZIP:

 

 

1 - Colocar um dos ficheiros zip na raíz do cartão SD (ou seja, não pode estar dentro de nenhuma outra pasta...)
 

2 - Renomear o ficheiro para update.zip
 

3 - Aceder à CWM Recovery e escolher:

 

- Apply update from sdcard

 

OU (caso a recovery não tenha essa opção)

 

- Install Zip from sdcard

- Escolher o ficheiro update.zip

 

 

Ficheiros image.bin:

 

1 - Extrair a pasta "image" de um dos ficheiros rar à sua escolha (é a pasta e não o ficheiro image.bin)

2 - Colocar a pasta "image" na raíz do cartão SD

3 - No telefone, aceder a:

 

  • Definições
  • Acerca do telefone
  • Actualizações de sistema
  • Actualização a partir do cartão de memória
  • Toque em OK

O telefone irá desligar e iniciar o "update".

Durante o mesmo deverá visualizar "Update from T-Flash card!", bem como, uma barra de progresso.

No final o telefone irá reiniciar automaticamente.



-ATENÇÃO-

 

Aconselho vivamente que SALVAGUARDEM os dados que acharem por bem, pois isto irá ELIMINAR TUDO no seu telefone , à excepção do que estiver no cartão SD. Relembro que, com esta operação, o telefone irá voltar ao seu estado de origem, ou seja, vai estar tal e qual como quando o retirou da caixa.

 

Sugiro ainda que se eliminem os ficheiros do cartão (ou renomeiem-os para outra coisa qualquer) após a conclusão da operação, de modo a evitar fazer um HARD-RESET indesejado.

 

 

Cumps!


Editado por ElTifo, 13 February 2014 - 00:50.

  • granel e ncve gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#2 Apocallypse

Apocallypse

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 86 mensagens
  • Optimus Stockholm

Mensagem publicada 13 February 2014 - 12:19

Parabéns pelo teu trabalho e paciência, para ajudar o pessoal!  ;)



#3 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 13 February 2014 - 13:17

Faço por gosto.

 

;)


  • TBorges gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#4 bpimentan

bpimentan

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 41 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Optimus Barcelona; Alcatel POP C7

Mensagem publicada 16 February 2014 - 22:22

Hey Hey,

Fiquei mesmo contente pelo trabalho que tiveste, vai me dar muito jeito acredita :)

Só tenho uma questão, um quanto parva: tu disponibilizaste a rom com o cwm, a pergunta é, ao instalar-mos já vem com root? :X



#5 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 16 February 2014 - 22:26

Não.

 

Como é a ROM original, a mesma não tem root.

Contudo, se utilizares o ficheiro zip, ou a pasta "image", que já tem a CWM Recovery consegues dar logo root directamente pela recovery.

Recordo que a recovery 6.0.3.7 dá para fazer root mal escolhes qualquer operação de reboot ou power off. Este método de dar root apenas instala o binário "su" no telefone, pelo que, após reinicar o mesmo terás que fazer download, e instalar, uma app superuser disponível na Play Store (eu uso sempre a SuperSU).

 

Cumps!


Editado por ElTifo, 16 February 2014 - 22:33.

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#6 userAndroid

userAndroid

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 03 July 2014 - 09:29

Bom dia.

 

Quis desbloquear o meu zte p736 mas fiz algo de errado.

 

Instalei o ficheiro que se encontra neste link:

 

https://www.clockwor...eName=ZTE Blade

 

E quando ligo o telemovel, este não passa do android verde, nem chega ao clockworkmod.

 

O que posso fazer para instalar o clockworkmod novamente?

 

Muito obrigado e Cumprimentos



#7 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 03 July 2014 - 14:01

O teu telefone simplesmente não faz boot.

 

O que acontece se o tentares ligar premindo o botão "Power" e "Vol -" ao mesmo tempo?


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#8 userAndroid

userAndroid

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 03 July 2014 - 14:06

Aparece o simbolo do Android verde. E não passa disso.

 

Muito obrigado pelo interesse.

 

Não sei msm o que fazer.

Tem alguma ideia?



#9 n.maia

n.maia

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 45 mensagens
  • LocalizaçãoAlto-Alentejo, Portugal
  • BQ Aquaris E5 HD 16GB (1GB Ram)

Mensagem publicada 03 July 2014 - 14:52

Não entra em FTM mode?


-= Visitem o meu portfólio on-line =- 

https://www.behance.net/ntremoco


#10 userAndroid

userAndroid

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 03 July 2014 - 15:47

Se fizer "Power" e "Vol -" ou ligar o telm, acontece o msm: aparece o Android verde e não sai dai.

 

Penso que já não tenho o FTM mode. Ou entao não sei como entrar. Como se entra nesse modo?

 

Obrigado



#11 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 03 July 2014 - 15:56

Se não entra no FTM ou numa Recovery (com a combo "Power e Vol-"), estás com um grave problema.

 

O firmware que flashaste é de um outro ZTE que não o Barcelona e, pelo que estou a perceber, isso flashou não só a partição do sistema (a ROM) como também flashou a boot.img  e a recovery.img.

 

Ou seja, todas as partições do teu telefone estão com um firmware que não é suposto.

 

A única forma de resolver é conseguir ligar o telefone (quer normalmente, quer com a combo "Power e Vol-" ou "Power e Vol+") ao PC e esperar que o mesmo seja detectado via ADB.

 

Depois tem que se correr os comandos ADB para flashar uma recovery compatível.

 

Após flashar uma recovery compatível, podes usar um dos zips desta thread para voltares a reanimar o bicho.

 

Não vai ser fácil...infelizmente.

 

 

Bom, e por outro lado, há uma thread no forum MoDaCo que é capaz de ajudar. Clica AQUI e tenta seguir essas instruções.


  • userAndroid gosta disto

Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#12 userAndroid

userAndroid

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 03 July 2014 - 16:32

MUITO OBRIGADO. Consegui resolver!!!

 

Já estava  ficar com medo de não conseguir recuperar.

 

Agr aparece o FTM MODE.

 

Podes-me dar uma orientação do que se tem de fazer agora? (se não for pedir muito)

 

Mais uma vez obrigado.

 

Cumprimentos



#13 ElTifo

ElTifo

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 904 mensagens
  • LocalizaçãoOdivelas
  • bq Aquaris M5

Mensagem publicada 03 July 2014 - 16:34

Aparecendo o FTM, quer dizer que tens a partição da recovery correcta.

 

Usa a ferramenta de actualização da ZTE.

 

Esperemos que ela detecte o modelo correcto...

 

O link para a ferramenta está no pimeiro post desta thread.


Gosta do meu trabalho? Clique em "gosto".

Não faço nada disto na expectativa de receber qualquer tipo de recompensa, contudo, doações são sempre bem vindas. Caso esteja interessado em fazer uma doação contacte-me via PM.
Para além de "crominho" de android também sou músico. Venha ver-me tocar ao vivo!!


#14 userAndroid

userAndroid

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 7 mensagens

Mensagem publicada 03 July 2014 - 16:56

Muito obrigado por tudo