Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[ROM] Android 4.4 no S2 - Primeiros passos...


  • Por favor inicie sessão para responder
284 respostas a este tópico

#26 PMoto

PMoto

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 922 mensagens
  • MI Note 2

Mensagem publicada 06 December 2013 - 15:06

Claro que é o backup, não foi nessa data e hora que o criaste?

Seleciona esse ficheiro e faz Restore.

 

Desculpa o atrazo na resposta, para quem está enrascado parece uma eternidade, mas não pude vir mais cedo ao forum.

 

PMoto.


KEPphones Forum e KEPphones site

ENVIOS DE PORTUGAL - SEM DESPESAS EXTRA NEM ALFANDEGA - GARANTIA DE 2 ANOS COM CERTIFICADO

XIAOMI - LENOVO - CUBE - IPAKY


#27 PMoto

PMoto

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 922 mensagens
  • MI Note 2

Mensagem publicada 06 December 2013 - 16:05

A proposito de KitKat e Android 4.4, sabiam que podem instalar o Launcher do KK no vosso android 4.1+?

 

É muito fácil.

 

o Launcher da versão Android 4.4 KitKat está disponível para instalação em qualquer telefone com Android 4.1+.

 

Toca a espreitar aqui:

http://www.androidpt...auncher-kitkat/

 

PMoto.


KEPphones Forum e KEPphones site

ENVIOS DE PORTUGAL - SEM DESPESAS EXTRA NEM ALFANDEGA - GARANTIA DE 2 ANOS COM CERTIFICADO

XIAOMI - LENOVO - CUBE - IPAKY


#28 halsimoes

halsimoes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 32 mensagens
  • Samsung Galaxu S II I9100

Mensagem publicada 06 December 2013 - 17:35

Claro que é o backup, não foi nessa data e hora que o criaste?

Seleciona esse ficheiro e faz Restore.

 

Desculpa o atrazo na resposta, para quem está enrascado parece uma eternidade, mas não pude vir mais cedo ao forum.

 

PMoto.

PMoto,

 

Muito obrigado pela resposta. Na verdade, não cheguei a fazer o restore. Respirei fundo, acalmei, pedi ajuda (lol), voltei a fazer todos os formats e wipes (desta vez, já me apareceu o tal format preload) e reinstalei a CM11 e a gapps... et voilá! Tudo a "funcar" em pleno!

 

Para já estou a gostar bastante desta versão do kitkat (se bem que o meu nexus 10 já a tem). No entanto, há algo de que gostava mais no 4.1.2: quando fazia swipe down no ecrã, apareciam logo os atalhos para o wifi, bluetooth, localização, dados e outros. O facto de poder ligar e desligar o wifi e os dados em 2 cliques era muito bom. Nesta versão que flashei não é assim :( Tenho que dar umas voltas do "catano" para ligar e desligar o wifi e os dados. Ok, eu sei que já um widget nativo que até faz isso com o wifi e com outros mas não o faz com o dados! 

 

Além disso, a versão 4.1.2 era mais intuitiva quando se queria fazer chamadas ou enviar sms: ias ao registo e fazias swipe right para ligar ou swipe left para enviar um sms. Na versão 4.4 também não é assim e também se tem que dar mais voltinhas...

 

Ou então sou eu que ainda não me habituei a isto e não descobri as funcionalidades rápidas...

 

Grande abraço e obrigado por toda a ajuda.

 

P.s.. No explorador do telefone ainda vejo os ficheiros que usei para flashar esta rom... É para deixar onde está ou posso apagar? É que ainda são uns "megazitos"!


Editado por halsimoes, 06 December 2013 - 17:39.


#29 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9300 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 06 December 2013 - 17:54

PMoto,

 

Muito obrigado pela resposta. Na verdade, não cheguei a fazer o restore. Respirei fundo, acalmei, pedi ajuda (lol), voltei a fazer todos os formats e wipes (desta vez, já me apareceu o tal format preload) e reinstalei a CM11 e a gapps... et voilá! Tudo a "funcar" em pleno!

 

Para já estou a gostar bastante desta versão do kitkat (se bem que o meu nexus 10 já a tem). No entanto, há algo de que gostava mais no 4.1.2: quando fazia swipe down no ecrã, apareciam logo os atalhos para o wifi, bluetooth, localização, dados e outros. O facto de poder ligar e desligar o wifi e os dados em 2 cliques era muito bom. Nesta versão que flashei não é assim :( Tenho que dar umas voltas do "catano" para ligar e desligar o wifi e os dados. Ok, eu sei que já um widget nativo que até faz isso com o wifi e com outros mas não o faz com o dados! 

 

Além disso, a versão 4.1.2 era mais intuitiva quando se queria fazer chamadas ou enviar sms: ias ao registo e fazias swipe right para ligar ou swipe left para enviar um sms. Na versão 4.4 também não é assim e também se tem que dar mais voltinhas...

 

Ou então sou eu que ainda não me habituei a isto e não descobri as funcionalidades rápidas...

 

Grande abraço e obrigado por toda a ajuda.

 

P.s.. No explorador do telefone ainda vejo os ficheiros que usei para flashar esta rom... É para deixar onde está ou posso apagar? É que ainda são uns "megazitos"!

Eu acho que o nome do tópico está mal.

 

O que se instala é a CyanogemMod baseada na versão KitKat, comparar uma ROM stock com uma CM tem essas "pequenas" questões, perdem-se as mariquices da samsung, é o que eu digo também relativamente ao S3, não é a mesma coisa.

É bom, mas não é a mesma coisa.

 

jmcdpereira


y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#30 PMoto

PMoto

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 922 mensagens
  • MI Note 2

Mensagem publicada 07 December 2013 - 00:51

Boas halsimoes. Ainda bem que conseguiste.
De facto, estás habituado a mariquices da Samsung das quais sentes falta.
Mas acho que as barras toggles nas notificações, aparecem com um swipe para a esquerda...
Senão e se precisas de ajuda para desligar a rede de dados, existe um widget fantástico que te controla o consumo e ainda te dá um widget com um botão ligar/desligar os dados.
Procura por 3G Watchdog na play Store.
Quanto aos ficheiros acho que deves guardar sempre pelo menos a última versão instalada a funcionar bem... não vás precisar de a reinstalar...

KEPphones Forum e KEPphones site

ENVIOS DE PORTUGAL - SEM DESPESAS EXTRA NEM ALFANDEGA - GARANTIA DE 2 ANOS COM CERTIFICADO

XIAOMI - LENOVO - CUBE - IPAKY


#31 goncalo16

goncalo16

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 95 mensagens
  • OnePlus One

Mensagem publicada 09 December 2013 - 16:18

por enquanto só custom ROMs certo?

 

versões oficiais vao sair, ou fica pelo 4.1.2?

ou ainda recebe 1 oficial que será a 4.2.2 e depois já nao há updates, e entao ai só instalando custom roms?


Aprende a protejer o seu OnePlus!

 

http://www.androidpt...e-4#entry583752


#32 XorPP

XorPP

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 34 mensagens
  • Samsung Galaxy S 2

Mensagem publicada 09 December 2013 - 16:23

por enquanto só custom ROMs certo?

 

versões oficiais vao sair, ou fica pelo 4.1.2?

ou ainda recebe 1 oficial que será a 4.2.2 e depois já nao há updates, e entao ai só instalando custom roms?

 

O Galaxy S2 já não vai receber mais ROMs oficiais da Samsung, com 99% de certeza. Este equipamento já saiu há mais de 18 meses, que é o tempo que as marcas têm de dar suporte oficial.

 

KitKat, só com Cyanogen, ou ROM's derivadas :)



#33 silverio28

silverio28

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1153 mensagens
  • LocalizaçãoPego (Abrantes)
  • Galaxy S7, Galaxy SII,Galaxy Tab S10.5

Mensagem publicada 09 December 2013 - 16:43

por enquanto só custom ROMs certo?

 

versões oficiais vao sair, ou fica pelo 4.1.2?

ou ainda recebe 1 oficial que será a 4.2.2 e depois já nao há updates, e entao ai só instalando custom roms?

 

Para os já velhinhos S2 só mesmo Custom rom, mas tens por ai muita coisa boa quer em 4.2 como 4.3 e se esperares mais um mês também já deves ter algumas roms que dão para usar diariamente sem problemas de maior...

 

Rom oficiais duvido que venha a sair o quer que seja.

4.2 e muito puxado nem para o S3 deu bem para fazer uma rom oficial fluida, 4.3 e 4.4 já esta muito a frente para ser lançado como oficial para o nosso S2.

 

pode ser que saia um milagre. LOL


  • TugaPower gosta disto

Galaxy S7  Rom: Full Stock      Nougat            7.0             FXXU1DQAS

Galaxy SII  Rom: SlimLP          Lollipop        5.1.1          Kernel: 3.0.64           Bateria: Anker 1900mah

 


#34 goncalo16

goncalo16

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 95 mensagens
  • OnePlus One

Mensagem publicada 10 December 2013 - 01:36

"KitKat, só com Cyanogen, ou ROM's derivadas"

 

Cyanogen, é tipo a ROM mae das Custom ROMs, era isso que querias dizer? tou a pensar nisso, mas nao sei qual instalar :s


Aprende a protejer o seu OnePlus!

 

http://www.androidpt...e-4#entry583752


#35 XorPP

XorPP

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 34 mensagens
  • Samsung Galaxy S 2

Mensagem publicada 10 December 2013 - 10:27

"KitKat, só com Cyanogen, ou ROM's derivadas"

 

Cyanogen, é tipo a ROM mae das Custom ROMs, era isso que querias dizer? tou a pensar nisso, mas nao sei qual instalar :s

 

Sim, eu diria que agora as ROM's KitKat que sairem para o GS2 vão derivar da Cyanogen (ROMS AOSP). 

 

Mais info sobre o que são ROM's AOSP / AOKP aqui. :)

 

Já agora, alguém sabe se a Omni ROM 4.4 já está boa para a utilização diária? Ainda há bugs importantes por resolver?


Editado por XorPP, 10 December 2013 - 10:28.


#36 silverio28

silverio28

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1153 mensagens
  • LocalizaçãoPego (Abrantes)
  • Galaxy S7, Galaxy SII,Galaxy Tab S10.5

Mensagem publicada 10 December 2013 - 12:08

Eu sei que ainda existe problemas com o Titanium backup. Não deixa restaurar. E sei que existe problemas aind com os cartões SD. Não deixa passar aplicações para o SD.

Acho que funciona o 3G funciona wifi funciona o Bluetooth o GPS também funciona.

Em algumas rom só aparece como tendo só um trasso de sinal de rede.

Acho que a vida útil de bateria já está a melhorar e a performance também já está a melhorar. Quanto ao ART(acho que é assim) ainda não a solução para o nosso S2. Só mesmo com o dalvik.

Que me esteja a lembrar e isto, se faltar alguma coisa adiciono.... :-)

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk


  • TugaPower gosta disto

Galaxy S7  Rom: Full Stock      Nougat            7.0             FXXU1DQAS

Galaxy SII  Rom: SlimLP          Lollipop        5.1.1          Kernel: 3.0.64           Bateria: Anker 1900mah

 


#37 halsimoes

halsimoes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 32 mensagens
  • Samsung Galaxu S II I9100

Mensagem publicada 13 December 2013 - 16:22

Olá a todos,

Depois de ter flashdo o 4.4 cyanogen, voltei a flashar outra ROM cyanogen, a 4.4.1. Até agora, tudo parece estável e fluído (mas a verdade é que não sou nenhum pro a testar ROMs). A única coisa que me está a fazer confusão é o facto de nestas duas ROMs eu não conseguir aceder ao cartão SD. Não sei se me consigo explicar bem mas o sistema até vê a capacidade do cartão mas não consigo aceder aos dados que lá estão através do explorador (que só consegue mostrar o sd0 e não o sd1). Nas definições>armazenamento diz "instalar cartão SD" mas quando clico lá, não acontece nada.

Será que isto é nabice minha?

Obrigado,


Editado por halsimoes, 13 December 2013 - 16:26.


#38 DarkMatter

DarkMatter

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 253 mensagens
  • Samsung Galaxy SII

Mensagem publicada 13 December 2013 - 19:11

Isso é um erro comum na rom cyanogen.

Instala uma 4.2.1 stock based se quiseres esse problema resolvido ou pesquisa no forum da cyanogen. 


  • halsimoes gosta disto
Se ajudei clica em GOSTO.

#39 silverio28

silverio28

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1153 mensagens
  • LocalizaçãoPego (Abrantes)
  • Galaxy S7, Galaxy SII,Galaxy Tab S10.5

Mensagem publicada 13 December 2013 - 20:58

Bem pessoal vi que ontem saiu uma versão beta de Slimkat versão 4.4.2

 

No xda diziam que os problemas do titanium back estavam revolvidos e os problemas com o cartão SD também... então hoje quando chegou do trabalho saquei a versão Beta 1.6.

 

Já tenho instalado tudo correu bem. já repôs as app sem problemas. existem algumas que ainda não têm suporte para KitKat.

 

Consigo aceder ao cartão SD, O 3G trabalha, Wifi também, GPS também....

 

Vou tentar usar esta Rom durante o fim de semana. Depois deixo feedback de como correu....


  • TugaPower gosta disto

Galaxy S7  Rom: Full Stock      Nougat            7.0             FXXU1DQAS

Galaxy SII  Rom: SlimLP          Lollipop        5.1.1          Kernel: 3.0.64           Bateria: Anker 1900mah

 


#40 al3xandre

al3xandre

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 5 mensagens
  • Samsung galaxy SII GTi9100

Mensagem publicada 14 December 2013 - 14:23

Boas gente. Estou a usar a versão Omni 4.4.1 nightly e posso dizer que até não está má! É fluida e corre a maioria das apps como titanium backup, exposed installer, GravityBox, etc... O único problema que encontrei é que não deixa instalar aplicações no cartão sd.
http://forum.xda-dev...d.php?t=2562055


Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk


  • TugaPower gosta disto

#41 silverio28

silverio28

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1153 mensagens
  • LocalizaçãoPego (Abrantes)
  • Galaxy S7, Galaxy SII,Galaxy Tab S10.5

Mensagem publicada 15 December 2013 - 18:28

Boas pessoal, tal como prometido aqui fica o meu feedback de 2 dias de uso de KitKat.

 

Em primeiro começo pela instalação, correu tudo bem sem problemas.

A rom inicia e faz as verificações da google e as aplicações que tínhamos instaladas começam a instalar automaticamente :)

 

Passei logo a usar o ART, grande grande diferença em relação ao Dalvik, nota-se mesmo a diferença das aplicações a abrirem mais rápido.

Em relação a aplicações que ainda não suportam android 4.4 no meu caso são 10 (uma delas essencial para mim).

Quanto a performance e bateria, daquilo que vi estes 2 dias a bateria esta um pouco pior que 4.3.1 que usava (perfeitamente normal) o sistema 4.4 ainda esta a dar os seus primeiros passos para os developers.

Nota-se que o sistema esta mais fluido esta mais rápido, sem lag nem frezee...

No antutu tirei 11.388 com 4.3.1 e com KitKat no 2º teste feito tirei logo 11.640.

 

Gosto bastante no novo look da lista de contactos acho que dantes erra um pouco ruim...

O novo mail parecido com o do Gmail também e bastante bom....

A câmara funciona bem.

Reconhece o cartão SD

 

Quando meti um programa de radio e liguei os phones a pesquisa do google iniciou-se uma poucas de vezes sem eu pedir para tal.(OK google)

O widget que uso (BeaufifulWidgets) por vezes bloqueia mas inicia-se logo sem mais a realçar.

 

Neste momento a única coisa que me faz voltar para 4.3.1 é mesmo a aplicação que me da muito jeito no dia a dia, caso contrario ficava pelo KitKat.

 

Acho que já esta estável o suficiente para uso diário, sem ter problemas de chegar a meio do dia sem bateria e sem problemas do tele se estar sempre a reiniciar... Neste momento o único inconveniente é mesmo as aplicações ainda não estarem preparadas para 4.4

 

Vou estar atento as actualizações das minhas 10 aplicações que ainda não estão a dar e quando surgir a que necessito para o dia a dia vou voltar logo para KitKat.

 

Quando tiver tudo estável, optimizado e a funcionar em condições o nosso S2 vai ganhar vida nova sem duvida alguma... se em estado "beta" já me agradou estou para ver o que vai sair quando estiver tudo a "Bombar" a 100%..

 

Espero ter ajudado alguém que tinhas duvidas em trocar para android 4.4.2.     VALE A PENA :)


  • serpol, TugaPower, jmcdpereira e 1 outro gosta disto

Galaxy S7  Rom: Full Stock      Nougat            7.0             FXXU1DQAS

Galaxy SII  Rom: SlimLP          Lollipop        5.1.1          Kernel: 3.0.64           Bateria: Anker 1900mah

 


#42 XorPP

XorPP

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 34 mensagens
  • Samsung Galaxy S 2

Mensagem publicada 16 December 2013 - 09:49

Boa review, silverio28 !

 

Pelo que percebi, dentro de 1 / 2 semanas já deveremos ter uma versão estável desta versão do Android para o nosso SG2. :)



#43 silverio28

silverio28

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1153 mensagens
  • LocalizaçãoPego (Abrantes)
  • Galaxy S7, Galaxy SII,Galaxy Tab S10.5

Mensagem publicada 16 December 2013 - 10:37

Obrigado. XorPP
Quanto a datas e muito incerto adiantar. Até porque a própria Google em 1semana lançou 2 updates.
Para mim já dá bem para usar diariamente. Neste momento já penso que o problema é das aplicações e não do KitKat. Acho que 4.4 promete no nosso "velhinho" S2...

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk


  • TugaPower gosta disto

Galaxy S7  Rom: Full Stock      Nougat            7.0             FXXU1DQAS

Galaxy SII  Rom: SlimLP          Lollipop        5.1.1          Kernel: 3.0.64           Bateria: Anker 1900mah

 


#44 r.i.p

r.i.p

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 174 mensagens

Mensagem publicada 16 December 2013 - 21:39

fiquei muito satisfeito em ter reparado que não tiveste problemas com o ART, é um bom sinal que os devs andam mesmo a dar o litro.

 

foi a Slimkat  que usaste certo?

vou ver se esta semana resolvo em testa-la :)



#45 silverio28

silverio28

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1153 mensagens
  • LocalizaçãoPego (Abrantes)
  • Galaxy S7, Galaxy SII,Galaxy Tab S10.5

Mensagem publicada 16 December 2013 - 22:14

Sim foi a SlimKat Beta 1.6

 

Já saiu a 1.7 mas cuidado que tem problemas com a câmara e com a app2SD

 

Sim não tive problemas com o ART, e de notar, que é bem mais rápido que o Dalvik.

 

Eu só andei com a Rom 2 dias.... por isso quem quiser fazer um teste maior que experimente....


Galaxy S7  Rom: Full Stock      Nougat            7.0             FXXU1DQAS

Galaxy SII  Rom: SlimLP          Lollipop        5.1.1          Kernel: 3.0.64           Bateria: Anker 1900mah

 


#46 halsimoes

halsimoes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 32 mensagens
  • Samsung Galaxu S II I9100

Mensagem publicada 17 December 2013 - 09:30

Bom dia,

 

Há já alguns dias que tenho a ROM 4.4.1 Cyanogen e tudo parece funcionar muito bem (excepto o facto de não se conseguir aceder ao cartão SD). No entanto, desde há 2 dias para cá tem-me acontecido algo bastante estranho: eu desligo o telefone durante a noite e quando o ligo, ele perde todos os atalhos dos ecrãs iniciais (e também os próprios ecrãs) que criei! É como se tivesse começado do 0 (bom, inteiramente do 0 não porque quando vou ao menu estão lá todas as apps que tinha descarregado). Isto não acontecia antes...  

 

Alguém imagina porque é que isto acontece e como posso contornar para não estar a ter que criar os ecrãs e os atalhos de novo sempre que ligo o telefone?

 

Obrigado!



#47 jmcdpereira

jmcdpereira

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 9300 mensagens
  • LocalizaçãoAlentejo
  • Oneplus 2

Mensagem publicada 17 December 2013 - 09:34

Bom dia,

 

Há já alguns dias que tenho a ROM 4.4.1 Cyanogen e tudo parece funcionar muito bem (excepto o facto de não se conseguir aceder ao cartão SD). No entanto, desde há 2 dias para cá tem-me acontecido algo bastante estranho: eu desligo o telefone durante a noite e quando o ligo, ele perde todos os atalhos dos ecrãs iniciais (e também os próprios ecrãs) que criei! É como se tivesse começado do 0 (bom, inteiramente do 0 não porque quando vou ao menu estão lá todas as apps que tinha descarregado). Isto não acontecia antes...  

 

Alguém imagina porque é que isto acontece e como posso contornar para não estar a ter que criar os ecrãs e os atalhos de novo sempre que ligo o telefone?

 

Obrigado!

Não desligues ;)


  • PMoto gosta disto

y0gATWN.jpg
OnePlus 2

"Lavar a cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão"


#48 halsimoes

halsimoes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 32 mensagens
  • Samsung Galaxu S II I9100

Mensagem publicada 17 December 2013 - 10:02

Não desligues ;)

jmcdpereira,

 

LOL :) Obrigado pela dica... Já tinha pensado nisso, como é óbvio, mas gostava de saber se isto acontece a mais alguém e , se sim, porquê e como "dar a volta" ao assunto de uma forma mais técnica!

 

Abraço,


  • jmcdpereira gosta disto

#49 silverio28

silverio28

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1153 mensagens
  • LocalizaçãoPego (Abrantes)
  • Galaxy S7, Galaxy SII,Galaxy Tab S10.5

Mensagem publicada 17 December 2013 - 12:04

Esse problema acho que já era conhecido... tenta actualizar ou mudar para outra Rom.

 

Tal como podes ter lido o meu post em cima vez que a SlimKat Beta 1.6 corrige o acesso ao cartão SD e tambem não tive problemas dos widgets desaparecerem....


Galaxy S7  Rom: Full Stock      Nougat            7.0             FXXU1DQAS

Galaxy SII  Rom: SlimLP          Lollipop        5.1.1          Kernel: 3.0.64           Bateria: Anker 1900mah

 


#50 halsimoes

halsimoes

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 32 mensagens
  • Samsung Galaxu S II I9100

Mensagem publicada 17 December 2013 - 15:38

Esse problema acho que já era conhecido... tenta actualizar ou mudar para outra Rom.

 

Tal como podes ter lido o meu post em cima vez que a SlimKat Beta 1.6 corrige o acesso ao cartão SD e tambem não tive problemas dos widgets desaparecerem....

silverio28,

Obrigado pela dica. Pelo que estive a ler, o processo de instalação é o mesmo que com as ROMs Cyanogen, certo?

A única diferença é que na SlimKat se pede para fazer format system para além dos 3 wipes, é isto?

 

Obrigado e um abraço,

 

P.s. Quando dizes para atualizar a versão que já tenho, referes-te à instalação de uma versão posterior, certo? É que pelo que estive a ver a versão que tenho (10-12-2013) é a última...