Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Ajuda] Samsung Galaxy Ace S5839i


  • Por favor inicie sessão para responder
20 respostas a este tópico

#1 Fuse

Fuse

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Samsung Galaxy Ace S5839i

Mensagem publicada 17 October 2013 - 17:37

Boas,
 
Eu tenho um Samsung Galaxy Ace S5839i e sou novo com o Android. Não percebo muito disto, a única coisa de que me safo é dar restauro ao Android e preciso de uma ajuda.
Antes de ontem comprei um cartão MicroSDHC de 32Gb para aumentar a RAM e a capacidade interna do meu telemóvel.
 
Será que alguém me pode dar um bom tutorial que explique tudo de inicio ao fim para dar tudo sem problemas?
 
Obrigado a todos que me ajudarem!

Abraço,

Fuse


#2 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 17 October 2013 - 18:39

Dá uma olhada aqui


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#3 Fuse

Fuse

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Samsung Galaxy Ace S5839i

Mensagem publicada 17 October 2013 - 19:07

Dá uma olhada aqui

 

Boas, obrigado.

Mas pelo que conta lá no site que me deste só dá para o Galaxy Ace S5830, S5830i e Ace II.

Penso que não dê para o meu que é o S5839i.


Abraço,

Fuse


#4 Naps

Naps

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 249 mensagens
  • Vodafone Smart II; Samsung Galaxy Ace

Mensagem publicada 17 October 2013 - 20:58

S5830i = S5839i

 

São iguais :)



#5 Fuse

Fuse

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Samsung Galaxy Ace S5839i

Mensagem publicada 17 October 2013 - 21:02

S5830i = S5839i

 

São iguais :)

 

Obrigado. Desculpem pela minha ignorância, sou novo neste mundo  :)


Abraço,

Fuse


#6 Fuse

Fuse

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Samsung Galaxy Ace S5839i

Mensagem publicada 17 October 2013 - 23:41

S5830i = S5839i

 

São iguais :)

 

Já agora, no telemóvel ROM é a mesma coisa que RAM?


Abraço,

Fuse


#7 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 18 October 2013 - 07:14

  • A memória RAM é um componente essencial  em qualquer tipo de computador, pois é onde basicamente ficam armazenados os programas básicos operacionais ( memória de uso)
  • A memória somente de leitura  (acrónimo ROM (em inglês)) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente. ( firmware do telefone)

wikipédia ;)


  • mpfa gosta disto

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#8 mpfa

mpfa

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 843 mensagens
  • LocalizaçãoFunchal
  • Samsung Galaxy S3 GT-I9300, Samsung Galaxy NOTE II GT-N7100

Mensagem publicada 18 October 2013 - 11:02

A explicação do Qashqool é muito boa, deixo só uns pequenos comentários:

 

- A RAM no telemóvel funciona da mesma maneira que a RAM (memoria) dos nossos PCS, quando o computador esta desligado não existe nada na RAM e depois quando ligas o PC (ou telemóvel) o sistema operativo carrega as aplicações de sistema para a RAM e cada aplicação que vais abrindo (jogos, gmail, youtube, etc) é carregada na RAM (pois o acesso à RAM é muito mais rapido que o acesso ao cartão SD). Quanto mais RAM, mas rapido se torna o carregamento das aplicações (especialmente se as estamos a abrir pela segunda vez). Colocar um cartão SD de 32Gb não aumenta a RAM... aumenta sim o espaço disponivel para guardar informação no telemóvel (é como colocares mais um disco rigido no teu PC)

 

- A ROM é somente de leitura e é persistente, ou seja, mesmo com o telemóvel desligado o seu conteúdo não se perde. Contudo podem ser instaladas (flashadas) novas ROMs nos nossos telemóveis... para os telemóveis Samsung, normalmente se utiliza o programa ODIN para instalar novas ROMs (oficiais ou customizadas) nos nossos telemóveis.


O meu post foi-lhe útil? poupou-lhe dinheiro e uma ida à loja de reparações? Pode pagar uma cerveja aqui ;) :D

 

USB JIGs para venda


#9 Fuse

Fuse

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Samsung Galaxy Ace S5839i

Mensagem publicada 18 October 2013 - 11:17

 

  • A memória RAM é um componente essencial  em qualquer tipo de computador, pois é onde basicamente ficam armazenados os programas básicos operacionais ( memória de uso)
  • A memória somente de leitura  (acrónimo ROM (em inglês)) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente. ( firmware do telefone)

wikipédia ;)

 

 

Obrigado pela explicação! :)


A explicação do Qashqool é muito boa, deixo só uns pequenos comentários:

 

- A RAM no telemóvel funciona da mesma maneira que a RAM (memoria) dos nossos PCS, quando o computador esta desligado não existe nada na RAM e depois quando ligas o PC (ou telemóvel) o sistema operativo carrega as aplicações de sistema para a RAM e cada aplicação que vais abrindo (jogos, gmail, youtube, etc) é carregada na RAM (pois o acesso à RAM é muito mais rapido que o acesso ao cartão SD). Quanto mais RAM, mas rapido se torna o carregamento das aplicações (especialmente se as estamos a abrir pela segunda vez). Colocar um cartão SD de 32Gb não aumenta a RAM... aumenta sim o espaço disponivel para guardar informação no telemóvel (é como colocares mais um disco rigido no teu PC)

 

- A ROM é somente de leitura e é persistente, ou seja, mesmo com o telemóvel desligado o seu conteúdo não se perde. Contudo podem ser instaladas (flashadas) novas ROMs nos nossos telemóveis... para os telemóveis Samsung, normalmente se utiliza o programa ODIN para instalar novas ROMs (oficiais ou customizadas) nos nossos telemóveis.

 

Agradeço também a tua explicação. MPFA, eu como disse sou novato com o Android, não percebo lá muito bem. Vi uns videos no Youtube a explicarem como aumentar memória RAM usando partição no Catão SD. Embora eu já ter tentado mas não consigo fazer a 100% como eles.

 

Se não dá para aumentar RAM pronto. É mais porque o Galaxy Ace tem 290Mb de RAM e está sempre a ser usada 223Mb. E se abrir uma aplicação ou outra fica um bocado lento no arranque da aplicação.


Abraço,

Fuse


#10 mpfa

mpfa

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 843 mensagens
  • LocalizaçãoFunchal
  • Samsung Galaxy S3 GT-I9300, Samsung Galaxy NOTE II GT-N7100

Mensagem publicada 18 October 2013 - 11:31

Obrigado pela explicação! :)


 

Agradeço também a tua explicação. MPFA, eu como disse sou novato com o Android, não percebo lá muito bem. Vi uns videos no Youtube a explicarem como aumentar memória RAM usando partição no Catão SD. Embora eu já ter tentado mas não consigo fazer a 100% como eles.

 

Se não dá para aumentar RAM pronto. É mais porque o Galaxy Ace tem 290Mb de RAM e está sempre a ser usada 223Mb. E se abrir uma aplicação ou outra fica um bocado lento no arranque da aplicação.

 

Estive a pesquisar no google e penso que já sei o que é feito. Por exemplo esta aplicação (https://play.google....der.de&hl=pt_PT) o que faz é criar um swap file com espaço do cartão SD.

 

No fundo é como o windows que tem também "memoria virtual", ou seja, o Windows quando esgota a RAM que tem, utiliza a "memoria virtual", que não é mais do que espaço no disco rigido... por isso em computadores com pouca RAM, depois de abrires algumas aplicações, começa a ficar mais lento e a aceder mais do disco rigido, nesta altura esta a utilizar a memoria virtual...

 

Parece que é o mesmo processo aqui, é aumentada a memoria RAM através da criação de um "swap file" criado com o espaço retirado do SD.


O meu post foi-lhe útil? poupou-lhe dinheiro e uma ida à loja de reparações? Pode pagar uma cerveja aqui ;) :D

 

USB JIGs para venda


#11 Fuse

Fuse

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Samsung Galaxy Ace S5839i

Mensagem publicada 18 October 2013 - 11:37

Estive a pesquisar no google e penso que já sei o que é feito. Por exemplo esta aplicação (https://play.google....der.de&hl=pt_PT) o que faz é criar um swap file com espaço do cartão SD.

 

No fundo é como o windows que tem também "memoria virtual", ou seja, o Windows quando esgota a RAM que tem, utiliza a "memoria virtual", que não é mais do que espaço no disco rigido... por isso em computadores com pouca RAM, depois de abrires algumas aplicações, começa a ficar mais lento e a aceder mais do disco rigido, nesta altura esta a utilizar a memoria virtual...

 

Parece que é o mesmo processo aqui, é aumentada a memoria RAM através da criação de um "swap file" criado com o espaço retirado do SD.

 

Mais uma vez obrigado. Nos videos que visualizei, eles utilizam o 'SWAPPER FOR ROOT'. Mas a mim penso que não funciona.

Vou experimentar esse que mencionaste e digo-te alguma coisa depois.

 

Já agora, eu ontem tive com o Link2SD a desinstalar umas aplicações da Vodafone. Mas é confiável remover todas as aplicações da Vodafone?


Abraço,

Fuse


#12 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 18 October 2013 - 11:53

Atenção que app de swap normalmente requerem root e kernel compatível, [ mas se limpaste app da vodafone com o Link deves ter root, não?]

 

Experimenta pagar a cache das aplicações ( nomeadamente do browser que fica sempre com uns megas) recomendo o uso de uma app que uso desde que entrei no android, de vez em quando limpas a cache, limpas a memória RAM e usas o task killer (neste ultimo caso é muito discutivel)

 

Mais tarde ou mais cedo vais ter que gerir memória externa e aí vais entrar na discussão , link2SD ou CronMod ( há outras :) ) só te digo que o meu ACE tem1,5 G de memória interna


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#13 Fuse

Fuse

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Samsung Galaxy Ace S5839i

Mensagem publicada 18 October 2013 - 12:04

Atenção que app de swap normalmente requerem root e kernel compatível, [ mas se limpaste app da vodafone com o Link deves ter root, não?]

 

Experimenta pagar a cache das aplicações ( nomeadamente do browser que fica sempre com uns megas) recomendo o uso de uma app que uso desde que entrei no android, de vez em quando limpas a cache, limpas a memória RAM e usas o task killer (neste ultimo caso é muito discutivel)

 

Mais tarde ou mais cedo vais ter que gerir memória externa e aí vais entrar na discussão , link2SD ou CronMod ( há outras :) ) só te digo que o meu ACE tem1,5 G de memória interna

 

Sim já tenho o telemóvel com root, porque li um tutorial aqui como o fazer. E foi bastante fácil.

O meu telemóvel com o Link2SD tem 4Gb de espaço, embora só aparecer o espaço na Aplicação. Se for a Armazenamento apenas diz Cartão Externo SD de 25,50Gb. O restante foi para o Link2SD


Abraço,

Fuse


#14 Fuse

Fuse

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Samsung Galaxy Ace S5839i

Mensagem publicada 18 October 2013 - 12:29

Atenção que app de swap normalmente requerem root e kernel compatível, [ mas se limpaste app da vodafone com o Link deves ter root, não?]

 

Experimenta pagar a cache das aplicações ( nomeadamente do browser que fica sempre com uns megas) recomendo o uso de uma app que uso desde que entrei no android, de vez em quando limpas a cache, limpas a memória RAM e usas o task killer (neste ultimo caso é muito discutivel)

 

Mais tarde ou mais cedo vais ter que gerir memória externa e aí vais entrar na discussão , link2SD ou CronMod ( há outras :) ) só te digo que o meu ACE tem1,5 G de memória interna

 

Qashqool, o task killer é uma aplicação para usar também?


Abraço,

Fuse


#15 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 18 October 2013 - 15:52

A app que te indiquei tem tudo, limpa a RAM desnecessária, a cache e também tem o task killer.

O task killer é discutível porque o android tem um sistema que gere as app abertas e há quem defenda que não devem ser eliminadas porque depois demoram mais a carregar, com mais lentidão e mais consumo de energia. Se quiseres usa-o à experiência e logo decides se queres usar ou não. Por vezes quando ficamos com o telefone muito lento um task killer é útil.


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#16 Fuse

Fuse

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Samsung Galaxy Ace S5839i

Mensagem publicada 18 October 2013 - 15:56

A app que te indiquei tem tudo, limpa a RAM desnecessária, a cache e também tem o task killer.

O task killer é discutível porque o android tem um sistema que gere as app abertas e há quem defenda que não devem ser eliminadas porque depois demoram mais a carregar, com mais lentidão e mais consumo de energia. Se quiseres usa-o à experiência e logo decides se queres usar ou não. Por vezes quando ficamos com o telefone muito lento um task killer é útil.

 

Ok, muito obrigado Qashqool.

Já agora se não te importares, eu tenho o TrackID instalado. Mas desde que coloquei o Link2SD, no resultado das músicas ou a ver o histório que já procurei aparece publicidade no ecrã inteiro e não deixa ver. Sabes como tirar essa publicidade tanto no TrackID como também no Link2SD em baixo quando se abre?


Abraço,

Fuse


#17 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 18 October 2013 - 15:59

Há apps que se forem para o cartão deixam de funcionar, vais ao link2Sd clicas na app e moves para a memória interna depois reboot e fica como estava antes desta aventura


Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#18 Fuse

Fuse

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens
  • LocalizaçãoPorto
  • Samsung Galaxy Ace S5839i

Mensagem publicada 18 October 2013 - 16:08


Há apps que se forem para o cartão deixam de funcionar, vais ao link2Sd clicas na app e moves para a memória interna depois reboot e fica como estava antes desta aventura

 

Mas eu tinha desinstalado da memória interna e como já tinha Link2SD automático voltei a instalar.

 

Em relação à aplicação que tu me referiste é excelente. Fiz Task Kill e fiquei com 199Mb de 290Mb em uso. Parece que está como veio de origem :D


Abraço,

Fuse


#19 Barbaaz

Barbaaz

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 mensagens
  • Galaxy ACE

Mensagem publicada 20 March 2014 - 21:22

Dá uma olhada aqui

 

Por algum motivo, não consigo fazer a segunda parte.

 

 

 

15) Now your SD Card is formated .
16) Place the CronMod Script on your SD Card ( Cronmod Unofficial file )
17) Open CWM again
18) Foramt /data /sd-ext /system
19) Mount /system
20) Flash custom rom
21) Remount /system
22) Flash "Cronmod Unofficial " script.
23) Reboot

 

Algum consegue especificar isto ainda mais ?

É que depois do passo 18 o meu tlm fica brickado.



#20 Qashqool

Qashqool

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 796 mensagens
  • Bq Aquaris A5 / A5 HD / E4.5

Mensagem publicada 21 March 2014 - 08:51

Por algum motivo, não consigo fazer a segunda parte.

 

 

Algum consegue especificar isto ainda mais ?

É que depois do passo 18 o meu tlm fica brickado.

Fizeste tudo em modo recovery? é para ser feito tudo em modo recovery até ao reboot

Já não tenho o Ace, por isso não posso verificar se existe algum erro, mas penso que nada foi feito desde então no firmware que impeça isto.

Experimenta este tutorial:

-Reboot Recovery
-Select "install zip from sdcard"
-Select "choose zip from sdcard"
-Select "CronMod-****_signed"
-Select "mounts and storage" category
-Select "format /sd-ext"
-Reboot

com este link

 

Há quem descreva que se instalares o busybox o processo é facilitado. 


Editado por Qashqool, 21 March 2014 - 09:03.

Samsung S5830

Bq Aquaris 5; Bq Aquaris 5 HD; Bq Aquaris E4.5

 


#21 Barbaaz

Barbaaz

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 mensagens
  • Galaxy ACE

Mensagem publicada 21 March 2014 - 09:11

Fizeste tudo em modo recovery? é para ser feito tudo em modo recovery até ao reboot

Já não tenho o Ace, por isso não posso verificar se existe algum erro, mas penso que nada foi feito desde então no firmware que impeça isto.

Experimenta este tutorial:

-Reboot Recovery
-Select "install zip from sdcard"
-Select "choose zip from sdcard"
-Select "CronMod-****_signed"
-Select "mounts and storage" category
-Select "format /sd-ext"
-Reboot

com este link

 

Há quem descreva que se instalares o busybox o processo é facilitado. 

 

Sim, fiz tudo em modo recovery.

 

A partir do momento que faço o format, o tlm fica brickado.

 

Pelo menos com os passos que postei.

 

Infelizmente não trouxe o cabo de dados comigo, mas vou experimentar assim que chegar a casa.