Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Artigo] O que fazer quando se perde o código do padrão de bloqueio


  • Por favor inicie sessão para responder
Não há respostas a este tópico.

#1 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 17 October 2013 - 09:34

Esqueceu-se do código do padrão de desbloqueio? Veja aqui o que pode fazer.Uma pergunta que recebemos com frequência na caixa de correio da comunidade e no fórum do androidPT é como desbloquear o telemóvel quando por algum motivo o utilizador se esquece da sequência do código de desbloqueio. Como tal decidi escrever um artigo sobre este tema na esperança de produzir um manual que consiga ajudar a guiar as pessoas que se deparam com este problema.




Imagem colocada

Código de Desbloqueio - Tentativa Falhada


Nota preliminar: As imagens presentes neste documento foram recolhidas num equipamento com a versão de Android 4.2.2. No entanto tirando o facto de que a aparência dos menus e botões poderem ser um pouco diferentes do seu equipamento, os mesmos procedimentos são aplicáveis até à versão 2.2 de Android.

Recuperação por login com conta Gmail

A forma recomendada para recuperar é falhar vezes suficientes o código até no ecrã aparecer uma opção no ecrã com o texto "Esqueceu-se da Sequência" ou semelhante. Nesse momento basta introduzir o seu endereço de Gmail e a respectiva palavra passe para conseguir aceder ao terminal. As fotos em baixo ilustram esta funcionalidade:





Imagem colocada


Falhe vezes o suficiente até aparecer uma

opção para recuperar a palavra passe


Imagem colocada

Ecrã para login com a sua credencial Google


Se não souber a sua palavra passe Gmail

A técnica evidenciada em cima resolve a grande maioria dos casos, e regra geral a maioria dos utilizadores por tentativa e erro deparam-se com este ecrã e não necessitam de pedir ajuda. O verdadeiro problema surge quando o utilizador por algum motivo não se recorda da sua palavra passe, na nossa experiência estes são os casos típicos em que isto acontece:
  • O utilizador não tinha uma conta Google ou por algum motivo não quis usar a sua conta Google, por isso criou uma conta apenas para usar no equipamento e não se deu ao trabalho de se lembrar da palavra passe para mais tarde
  • O telemóvel foi roubado/encontrado e o utilizador vive a fantasia de que vai ser ajudado pela comunidade
O androidPT e nenhum membro desta comunidade estará disposto a prestar auxilio a um outro membro até que este dê um comprovativo de que de facto é o dono legitimo do equipamento.

Alternativa 1 - Recuperar palavra passe da conta de Gmail

Se tem a certeza que o seu equipamento está ligado à Internet (via 3G ou WiFi) existe a possibilidade de alterar a palavra passe da conta Gmail da qual não sabe as credenciais, e depois entrar com as novas credenciais definidas.

Tipicamente a sua conta de Gmail pede-lhe para associar uma outra conta de email ou um número de telemóvel para os quais pode efectuar o processo de recuperação da sua conta. Isto mais uma vez só funciona se o seu equipamento estiver ligado à Internet, pois só assim consegue validar que a sua palavra passe alterou.

Alternativa 2 - Enviar para o Fabricante/Garantia

Esta é uma solução perfeitamente viável. Se é o proprietário do equipamento então pode enviar o equipamento para o fabricante. É muito provável que tenha de pagar alguma quantia para lhe fazerem Reset de Fábrica ao equipamento uma vez que a maioria das garantias não cobre esta situação.

Alternativa 3 - Truques Comuns

Alguns equipamentos e versões de Android sofrem de falhas de segurança no Padrão de Desbloqueio que pode tentar explorar para desbloquear o equipamento. Alguns truques habituais (repara que quanto mais recente for a sua versão de Android, maior a probabilidade destas falhas não existirem):
  • Peça que lhe liguem - alguns equipamentos desbloqueiam a seguir ao término de uma chamada de voz
  • Se no final da chamada o telemóvel bloqueia, experimente aceder aos menus DURANTE a chamada, carregando na tecla Home ou Menu do seu equipamento
Uma vez desbloqueado o equipamento, para remover definitivamente o código de desbloqueio a melhor opção é fazer um reset de fábrica ao equipamento através do menu de definições do equipamento.

Alternativa 4 - Factory Reset pela Recovery ou Fastboot

Se tudo isto não funcionou e está decidido a resolver este problema sem pagar à marca ou a outra qualquer entidade, então está na altura de tentar o método mais técnico. Leia um pouco sobre os modos Fastboot e Recovery .

A maioria dos equipamentos oferece acesso a menos um de ambos estes modos, ou uma variação destes. Nestes modos de operação é possível fazer um Factory Reset manual (na Recovery > Wipe Data/Factory Reset). Esta operação repõe o dispositivo para as configurações de fábrica.

Este método é fácil de utilizar para um utilizador técnico, mas para um utilizador comum estes modos e como operar nos mesmos pode ser algo confuso se nunca os utilizou. Cada equipamento tem geralmente também uma combinação de teclas diferente para se chegar a estes modos. Se tem dúvidas não nos envie email pois não damos suporte técnico deste género, o aconselhado é dirigir-se à secção do seu equipamento no Fórum e procurar ou pedir ajuda nessa mesma secção. Lembre-se que a comunidade irá pedir-lhe que forneça um comprovativo de compra para comprovar a autenticidade de propriedade do equipamento.

------------------
For the Geeks

NOTA: Se as linhas em baixo não lhe disserem nada à primeira vista, então recomendo vivamente que se guie unicamente pelos pontos apontados em cima porque são métodos que não potenciam ter que reflashar uma ROM devido a fazer um soft-brick ao equipamento.

Método 1:

$adb shell rm /data/system/gesture.key

Método 2:

$adb shell
$cd /data/data/com.android.providers.settings/databases
$sqlite3 settings.db
$update system set value=0 where name='lock_pattern_autolock';
$update system set value=0 where name='lockscreen.lockedoutpermanently';
$.quit


Este artigo foi escrito ao abrigo da licença: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported

Clique aqui para ver o artigo
  • jorge teixeira, resende31, Ricardo Martinho e 2 outros gostam disto