Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Espaço das partições


  • Por favor inicie sessão para responder
3 respostas a este tópico

#1 joaomachacas

joaomachacas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 107 mensagens
  • LocalizaçãoAlcobaça
  • Huawei Ideos X3

Mensagem publicada 13 April 2013 - 13:57

Boa tarde!

Tenho estado de volta de uma rom para o IDEOS X3 (U8510). Já consegui criar uma rom estável através dos ficheiros base do criador de outra ROM jellybean existente no forum.

 

Mas estava a tentar instalar as gapps e deparei-me que me falta espaço na partição /system para as instalar.

 

Mas como ainda não consegui perceber como funciona a atribuição de espaço, referenciada no ficheiro BoardConfigCommon.mk, não consigo saber quanto espaço tem e quanto posso retirar às outras partições para  dar à /system.

 

Se alguém souber como funciona a atribuição, ou saiba de que valores pôr para me dar mais espaço agradecia.

 

Este é o código atual para o espaço da partições:

## Partition Sizes
# Fix this up by examining /proc/mtd on a running device
BOARD_KERNEL_BASE := 0x12800000
BOARD_KERNEL_PAGESIZE := 2048
BOARD_BOOTIMAGE_PARTITION_SIZE := 0x004400000
BOARD_RECOVERYIMAGE_PARTITION_SIZE := 0x005000000
# Ignore that this is much larger than the 190Mb allowed.
# It's only for resolving build issues with the system.img
# being too big. It will still be only about 100MB MAXIMUM
# because all the useless trash is now in extras
BOARD_SYSTEMIMAGE_PARTITION_SIZE := 0xE600000
BOARD_USERDATAIMAGE_PARTITION_SIZE := 0x0c780000
BOARD_FLASH_BLOCK_SIZE := 131072

Cumprimentos,

Joaomachacas



#2 r3pek

r3pek

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1560 mensagens
  • LocalizaçãoBA4 - Terceira - Açores
  • Nexus One + Motorola XOOM

Mensagem publicada 13 April 2013 - 19:17

O tamanho das partições não são alteradas na ROM, essa informação é maioritáriamente informativa. Para alterar o tamanho das partições tens que flashar outro baseband no telemóvel de maneira que os tamanhos sejam outros, e isso não tem nada a ver com a ROM. É como tentares alterar o tamanho de um disco dum computador simplesmente alterando o sistema operativo que lá corre.

#3 c42759

c42759

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 5 mensagens

Mensagem publicada 08 September 2013 - 03:39

Mas existe algum programa ou existe alguma forma de poder ver essa tabela de partições e altera-la?
Abraço

#4 pedronveloso

pedronveloso

    Veloso

  • Administradores
  • 1578 mensagens
  • S8

Mensagem publicada 03 October 2013 - 22:18

Mas existe algum programa ou existe alguma forma de poder ver essa tabela de partições e altera-la?
Abraço

 

 

Aplicações para ver as partições existem muitas: https://play.google....on&c=apps&hl=en

 

Para alterar, só alterando o firmware que é flashed no dispositivo, o que pode não ser trivial (dependendo de quão aberto é). É aquele tipo de coisas que varia muito de equipamento para equipamento, nesse caso o melhor é procurar instruções especificas para o equipamento que se pretende.