Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Problema rotação ecrã...


  • Por favor inicie sessão para responder
18 respostas a este tópico

#1 kelsinni

kelsinni

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens
  • Samsung Galaxy Gio

Mensagem publicada 26 February 2013 - 19:29

Boa tarde...
há uns meses atrás adquiri um Samsung Galaxy Gio. Relativamente à rotação do ecrã estava tudo OK a funcionar sem qualquer problema com o software de origem. Decidi então mudar a rom pela 1ª vez e logo a partir daí a rotação de ecrã nunca mais funcionou normalmente. Digo normalmente porque de facto, de vez em quando, o ecrã roda efectivamente mas é raro isso acontecer.

Já tentei várias rom's (Mclaw Studios AOPS ICS, Balt Rom Gio e também CyanogenMod-Jelly Bean).
Actualmente tenho a cm-10.1-20130205-UNOFFICIAL-gio e também gapps-jb42-light.

Está tudo a funcionar normalmente excepto esse pormenor da rotação do ecrã. Tenho a opção "rodar automaticamente" activa e também já a tentei desactivar e tentar só as opçoes de rodar 90º e 180º mas não resolve.

Não sei se eventualmente terá alguma coisa a ver mas aquando da instalação da rom fiz format à cache, data e system...

Agradeço desde já alguma ajuda para tentar resolver este problema.

Cumps

#2 F0ntes

F0ntes

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 467 mensagens
  • (2) Asus Transformer Pad TF300T, Samsung Galaxy S4

Mensagem publicada 26 February 2013 - 20:26

Não sei se estou certo mas tenta ver se tem alguma a ver com a Calibração horizontal. Vê isso em Definições> Visor ou ecrã > Ultima opção no fim (Calibração horizontal).
Se não for isso não vejo o que poderá ser.
Diz qualquer coisa depois

Os meus dispositivos Android: (2) Asus Transformer Pad TF300T - [STOCK ROM ROOTED] & [UNLOCKED CROMI ROOTED] Jelly Bean - 4.2.1
Os que já foram: Samsung Galaxy Gio - [CYANONGENMOD] Jelly Bean - 4.3 / Memup Slidepad 808R [RomUP ROOTED] Gingerbread - 2.3 / Samsung Galaxy S4 Mini [STOCK ROM ROOTED] Jelly Bean - 4.2.2


#3 kelsinni

kelsinni

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens
  • Samsung Galaxy Gio

Mensagem publicada 26 February 2013 - 22:14

Boas amigo...obrigado desde já pela tua resposta.
Nas "definiçoes" e "ecrã" não tenho esse menu de "calibração horizontal". As opçoes que tenho dentro do menu "ecrã" são:
- brilho
- imagem fundo
- rotação
- suspensão
- daydream
- tamanho do tipo de letra
- despertar com volume

Já procurei pelas restantes opçoes ds "definiçoes" mas nao consigo encontrar essa tal opção de "calibaraçao"...:(

#4 F0ntes

F0ntes

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 467 mensagens
  • (2) Asus Transformer Pad TF300T, Samsung Galaxy S4

Mensagem publicada 27 February 2013 - 00:38

Boas amigo...obrigado desde já pela tua resposta.
Nas "definiçoes" e "ecrã" não tenho esse menu de "calibração horizontal". As opçoes que tenho dentro do menu "ecrã" são:
- brilho
- imagem fundo
- rotação
- suspensão
- daydream
- tamanho do tipo de letra
- despertar com volume

Já procurei pelas restantes opçoes ds "definiçoes" mas nao consigo encontrar essa tal opção de "calibaraçao"... :(


Pois se calhar a rom que tens ja nao existe essa opcao pois eu voltei à stock, na verdade nao sei pk a usas, experimentei mas ainda não esta suficientemente boa para usar. Se keres tudo a funcionar ou escolhes uma custom rom realmente estavel, nada de unoficial e nightly, ou voltas mesmo à stock rom.
Com o root desinstalas a tralha da operadora, se quiseres poupar a memoria interna do gio fazes uma particao ext2 no cartao SD para que todas as apk passem a ser instaladas lá e assim ficas com um telm funcional e rápido.

Editado por F0ntes, 27 February 2013 - 00:53.

Os meus dispositivos Android: (2) Asus Transformer Pad TF300T - [STOCK ROM ROOTED] & [UNLOCKED CROMI ROOTED] Jelly Bean - 4.2.1
Os que já foram: Samsung Galaxy Gio - [CYANONGENMOD] Jelly Bean - 4.3 / Memup Slidepad 808R [RomUP ROOTED] Gingerbread - 2.3 / Samsung Galaxy S4 Mini [STOCK ROM ROOTED] Jelly Bean - 4.2.2


#5 kelsinni

kelsinni

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens
  • Samsung Galaxy Gio

Mensagem publicada 27 February 2013 - 11:53

Então aconselhas voltar a meter a rom que vem de origem ou conheces alguma com android mais avançado e estavel?
Sabes onde posso obter a rom de origem e ggaps para ela?

Obrigado mais uma vez

#6 F0ntes

F0ntes

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 467 mensagens
  • (2) Asus Transformer Pad TF300T, Samsung Galaxy S4

Mensagem publicada 27 February 2013 - 13:59

Avancada e estavel, pelo que tenho visto nenhuma, apenas as baseadas na 2.3.6 é que escapam.
A original ja vem com os serviços da google integrados, por isso nao precisas disso.
Podes sacar a rom original do site da sammobile.
  • kelsinni gosta disto

Os meus dispositivos Android: (2) Asus Transformer Pad TF300T - [STOCK ROM ROOTED] & [UNLOCKED CROMI ROOTED] Jelly Bean - 4.2.1
Os que já foram: Samsung Galaxy Gio - [CYANONGENMOD] Jelly Bean - 4.3 / Memup Slidepad 808R [RomUP ROOTED] Gingerbread - 2.3 / Samsung Galaxy S4 Mini [STOCK ROM ROOTED] Jelly Bean - 4.2.2


#7 kelsinni

kelsinni

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens
  • Samsung Galaxy Gio

Mensagem publicada 14 April 2014 - 12:10

Boas amigo F0ntes,

estou a pensar seguir o teu conselho e substituir a ROM que atualmente tenho no meu GIO (maclawatudio android 4.2.2 - cm10.1_gio.maclaw.20130908) pela "Light Orange V7" anunciada aqui neste site.

 

As minhas dúvidas são as seguintes:

- esta ROM tem de ser instalada via recovery certo? Ou seja, copiar a ROM para a raiz do SD card, iniciar em modo recovery e instalá-la...

- antes disso tenho de fazer algum "wipe"? Quais? data/factory, cache?

- neste momento tenho no tlm o CWM-based recovery v5.0.2.7. Este serve ou eventualmente terei de instalar outro?

- qual o gapps para esta ROM? tem de ser flashado antes ou depois da ROM?

 

Obrigado mais uma vez pela ajuda ;)



#8 F0ntes

F0ntes

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 467 mensagens
  • (2) Asus Transformer Pad TF300T, Samsung Galaxy S4

Mensagem publicada 14 April 2014 - 17:51

Boas kelsinni

Em relacao a tua questao, eu faco sempre depois de instalar a rom os wipes data/factory e cache.(sempre pelo recovery obvio)
Para o gapps depois de instalares a rom.
No tutorial para instalar esta rom deve ter la o ficheiro indicado "gapps" para funcionar com o Light Orange.
caso nao esteja procuras um que funcione com a versao 2.3.6
Boas kelsinni

Em relacao a tua questao, eu faco sempre depois de instalar a rom os wipes data/factory e cache.(sempre pelo recovery obvio)
Para o gapps depois de instalares a rom.
No tutorial para instalar esta rom deve ter la o ficheiro indicado "gapps" para funcionar com o Light Orange.
caso nao esteja procuras um que funcione com a versao 2.3.6
  • kelsinni gosta disto

Os meus dispositivos Android: (2) Asus Transformer Pad TF300T - [STOCK ROM ROOTED] & [UNLOCKED CROMI ROOTED] Jelly Bean - 4.2.1
Os que já foram: Samsung Galaxy Gio - [CYANONGENMOD] Jelly Bean - 4.3 / Memup Slidepad 808R [RomUP ROOTED] Gingerbread - 2.3 / Samsung Galaxy S4 Mini [STOCK ROM ROOTED] Jelly Bean - 4.2.2


#9 kelsinni

kelsinni

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens
  • Samsung Galaxy Gio

Mensagem publicada 14 April 2014 - 18:10

Ok amigo obrigado pela tua ajuda mais uma vez...

Então só p ter a certeza a "coisa" será assim:

 

- instalar a rom pelo modo recovery

- fazer wipes data/factory e cache

- instalar gapps para essa versão do androird

 

Penso ser isto então...

 

Cumps ;) 



#10 F0ntes

F0ntes

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 467 mensagens
  • (2) Asus Transformer Pad TF300T, Samsung Galaxy S4

Mensagem publicada 14 April 2014 - 20:11

Ya isso mesmo ;-)
  • kelsinni gosta disto

Os meus dispositivos Android: (2) Asus Transformer Pad TF300T - [STOCK ROM ROOTED] & [UNLOCKED CROMI ROOTED] Jelly Bean - 4.2.1
Os que já foram: Samsung Galaxy Gio - [CYANONGENMOD] Jelly Bean - 4.3 / Memup Slidepad 808R [RomUP ROOTED] Gingerbread - 2.3 / Samsung Galaxy S4 Mini [STOCK ROM ROOTED] Jelly Bean - 4.2.2


#11 kelsinni

kelsinni

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens
  • Samsung Galaxy Gio

Mensagem publicada 14 April 2014 - 20:33

OK amigo...Obrigado mais uma vez..

 

Por acaso até tinha a ideia que os wipes tinham de ser feitos antes de instalar a ROm...:)

 

Cumps ;)



#12 F0ntes

F0ntes

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 467 mensagens
  • (2) Asus Transformer Pad TF300T, Samsung Galaxy S4

Mensagem publicada 14 April 2014 - 21:29

Há quem faça antes, acaba por dar ao mesmo.


  • kelsinni gosta disto

Os meus dispositivos Android: (2) Asus Transformer Pad TF300T - [STOCK ROM ROOTED] & [UNLOCKED CROMI ROOTED] Jelly Bean - 4.2.1
Os que já foram: Samsung Galaxy Gio - [CYANONGENMOD] Jelly Bean - 4.3 / Memup Slidepad 808R [RomUP ROOTED] Gingerbread - 2.3 / Samsung Galaxy S4 Mini [STOCK ROM ROOTED] Jelly Bean - 4.2.2


#13 kelsinni

kelsinni

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens
  • Samsung Galaxy Gio

Mensagem publicada 14 April 2014 - 21:38

Ok...obrigado mais uma vez

 

 

Cumps



#14 kelsinni

kelsinni

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens
  • Samsung Galaxy Gio

Mensagem publicada 15 April 2014 - 10:41

Boas...

afinal isto não está fácil... :)

 

Já instalei a ROM 2x's mas algo se passa aqui...

Em relação à língua, tenho isto nuns menus em bósnio ou checo ou lá que língua és esta e certas partes está em inglês...para além disso depois de meter o SIM, só tenho 1 traço de rede (mesmo no mínimo)... :(

 

Em relação à rotação do ecrã também está toda marada...mas isso até poderá ser resolvido com o tal menu de calibração de ecrã...mas esse menu está em bósnio ou lá o que é...e decifrar aquilo...

 

Será que o facto de estar a usar a versão 5.0.27 do CWM recovery poderá ter algo a ver com isto?

 

Alguma dica? :(

 

Obrigado

Cumps


Editado por kelsinni, 15 April 2014 - 10:43.


#15 kelsinni

kelsinni

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens
  • Samsung Galaxy Gio

Mensagem publicada 15 April 2014 - 13:25

RESOLVIDO!!

 

Não era Bósnio mas sim Romeno :)

E não estava a conseguir mudar a linguagem disto...mas já está.

 

Calibração feita e rotação ok...agora é testar esta ROM...:)

 

Obrigado mais uma vez...

 

Cumps ;)



#16 el_kikoka

el_kikoka

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 374 mensagens
  • LocalizaçãoVila Nova de Famalicão/Braga
  • Samsung GIO

Mensagem publicada 15 April 2014 - 13:32

Boas...

afinal isto não está fácil... :)

 

Já instalei a ROM 2x's mas algo se passa aqui...

Em relação à língua, tenho isto nuns menus em bósnio ou checo ou lá que língua és esta e certas partes está em inglês...para além disso depois de meter o SIM, só tenho 1 traço de rede (mesmo no mínimo)... :(

 

Em relação à rotação do ecrã também está toda marada...mas isso até poderá ser resolvido com o tal menu de calibração de ecrã...mas esse menu está em bósnio ou lá o que é...e decifrar aquilo...

 

Será que o facto de estar a usar a versão 5.0.27 do CWM recovery poderá ter algo a ver com isto?

 

Alguma dica? :(

 

Obrigado

Cumps

 

Boas colega, só uma pergunta, acontecia-te o mesmo antes de mudar a ROM?

 

cmpts,

el_kikoka


RESOLVIDO!!

 

Não era Bósnio mas sim Romeno :)

E não estava a conseguir mudar a linguagem disto...mas já está.

 

Calibração feita e rotação ok...agora é testar esta ROM... :)

 

Obrigado mais uma vez...

 

Cumps ;)

Ainda bem que está resolvido :P


Dúvidas no Samsung GIO? contacta-me no que te poder ajudar, ajudo, skype - > el_kikoka  :)

ROM 4.0.4 -> http://www.androidpt...ara-versão-404/      ORIGINAL (com/sem tralha de redes) -> http://www.androidpt...ara-versão-236/

cmpts, Henrique Rodrigues.   :)


#17 kelsinni

kelsinni

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 16 mensagens
  • Samsung Galaxy Gio

Mensagem publicada 15 April 2014 - 13:32

Em relação a que aspeto? coma ROM que tinha a rotação do ecrã não estava a 100% mas não conseguia resolver pois o MENU da calibração do ecrã não estava disponível nessa ROM (pelo menos eu não o conseguia localizar)...

 

Em relação à linguagem...tudo ok na outra ROM....

 

Espero ter respondido à tua questão...

 

 

Cumps ;)



#18 F0ntes

F0ntes

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 467 mensagens
  • (2) Asus Transformer Pad TF300T, Samsung Galaxy S4

Mensagem publicada 15 April 2014 - 15:17

Tem vezes que isso acontece nada melhor reinstalar de novo a rom, quando a Rotação Dá problemas calibras.
O gio ate e um bicho facil de domar tem as suas manhas mas nada de mais ^^
  • kelsinni gosta disto

Os meus dispositivos Android: (2) Asus Transformer Pad TF300T - [STOCK ROM ROOTED] & [UNLOCKED CROMI ROOTED] Jelly Bean - 4.2.1
Os que já foram: Samsung Galaxy Gio - [CYANONGENMOD] Jelly Bean - 4.3 / Memup Slidepad 808R [RomUP ROOTED] Gingerbread - 2.3 / Samsung Galaxy S4 Mini [STOCK ROM ROOTED] Jelly Bean - 4.2.2


#19 el_kikoka

el_kikoka

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 374 mensagens
  • LocalizaçãoVila Nova de Famalicão/Braga
  • Samsung GIO

Mensagem publicada 15 April 2014 - 20:36

Certo :)

 

Concordo com a tua discrição F0ntes xD

é mesmo bicho, razoavelmente, fácil de domar e fiel!!! xD


Dúvidas no Samsung GIO? contacta-me no que te poder ajudar, ajudo, skype - > el_kikoka  :)

ROM 4.0.4 -> http://www.androidpt...ara-versão-404/      ORIGINAL (com/sem tralha de redes) -> http://www.androidpt...ara-versão-236/

cmpts, Henrique Rodrigues.   :)