Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

[Tutorial] Criando e editando temas no UCCW

s3 galaxy uccw theme tema

  • Por favor inicie sessão para responder
8 respostas a este tópico

#1 JhonnyNS

JhonnyNS

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens
  • LocalizaçãoPenafiel - Porto
  • Galaxy S3

Mensagem publicada 09 December 2012 - 12:34

Ola, tudo em paz? Um membro daqui que participa no XDA, me perguntou como fazia para usar o UCCW e criar os temas que eu fazia, para quem não sabe, este app permite fazer ótimas modificações no seu aparelho, como estas que fiz:

Imagem colocada Imagem colocada



Imagem colocada Imagem colocada



Aí você me pergunta: "Mais qual a vantagem disto, se eu possa baixar temas no market e pronto". A vantagem pequeno gafanhoto, é que fazer as coisas do jeito que você gosta, sem ficar preso a um estilo imposto por outra pessoa, é bem melhor.

Bom vou tentar dar uma explicação rápida de cada função do UCCW, para que vocês possam fazer suas próprias personalizações no aparelho, sem se prender a regras de temas.

Acessando o UCCW:

Para iniciar, o modo mais simples de se acessar o conteúdo, e clicando na sua área de trabalho > widgets > uccw, escolhe um tamanho e ok. Assim que fizer isso, vai aparecer uma tela com algumas opções. Dentre elas, os itens que você já tem salvo, e acima a opção "Create new" onde você pode criar um novo, e "Open uzip" onde você pode carregar algum item que não aparece na lista de salvos.

Bom, se nesta parte de cima você selecionou um arquivo que já estava salvo, ele já deve ter aparecido na sua tela inicial em forma de um botão escrito "touch here", basta dar um toque nele, que o widget vai aparecer. Caso queira editar este arquivo, é simples, basta tocar em cima dele e pronto... Você vai para a tela de edição.

Caso tenha selecionado a opção "create new" você já está na tela de edição.

Adicionando Itens ao Projeto (funções para edição):

Na tela de edição contaremos com uma infinidade de opções, então vai uma breve descrição de cada uma, e como usar e editar (as opções estão na ordem lógica de uso):

+/- > Neste menu você tem a opção de add ou remover itens do seu "projeto". Dentre os itens temos data, horas, minutos, relógio analógico, condições do tempo, notificações de chamadas, sms e email, eventos do calendário, status de bateria e alguns outros que vou explicar para o que servem:

* Static Text - Você pode add até 7 textos no seu projeto, é bom para colocar nomes de itens que não mostrados. Ex: Criar textos para atalhos, pastas e etc.

* Shape - O shape é como o item "formas" do photoshop, ele permite add linhas, círculos, retângulos e triângulos. Podem ser add até 5 shapes 20 shapes (add na nova versão) .

* Image - Add imagens ao seu projeto, elas não podem ser de qualquer tamanho (eu uso máximo de 300x300), podem ser add até 4.

* Series - Este item contém vários subs, como clock, date, year, ele nada mais faz que colocar os itens em forma de círculo.

Select Object > Após ter add os itens acima, você precisa selecionar qual deseja editar primeiro. Então clica na opção "select object" e seleciona qual item vai editar.

Sort > Define a ordem dos itens do projeto. Ex: Quer que uma imagem fique por trás do shape, vai em "sort" e mude a ordem dos itens.

Ferramentas de Edição:

Bom, para cada tipo de item que você seleciona para editar, aparecem opções na parte inferior da tela, elas são dividas em "controls" para alternar entre eles, basta deslizar o dedo para o lado. Então vamos a explicação do que serve alguns itens, separados por controls.

Control 1

Position - Opção universal, aparece em todos os itens, e serve para posicionar os itens onde deseja. Tocando sobre o item e arrastando também move, porém não é tão preciso como esta função, e para mover mais rápido, marque a opção "Faster movement".

Size - Não aparece para todos os itens, e permite redimensionar o objeto. Alguns podem ser redimensionados em outro control.

Angle - Opção universal, gira todos os objetos selecionados.

Color - Não aparece para todos itens, permite mudar a cor do objeto. Alguns podem ser modificados em outro control.

Control 2

Este control pode varias dependendo do objeto selecionado para a edição. Quando for editar algo como imagens ou background aparecem:

Image - Permite selecionar uma imagem do seu SD (não pode ser imagens muito grandes)

Scale - Funciona como o Size, e permite mudar o tamanho da imagem escolhida.

Caso seja editando um texto, aparecem as opções:

Na versão 2.4.0+ foi add a opção Effect (add efeito no texto). As opções abaixo foram para o Control 3.

Typeface - Permite selecionar qual a fonte do objeto (pode colocar as fontes do seu pc, para isto crie uma pasta "Fonts" no SD)

Alignment - Escolha a posição do texto

Text - Escreva o texto

Prefix - Inseri algo fixo, antes do texto.

Sufix - Inseri algo fixo, no final do texto. Ex: Quando selecionar o nível de bateria, ele não tem %, venha nesta opção e coloque o %. Se coloca no campo "text" ao mudar a porcentagem da bateria, o texto não se mexe, podendo ficar longe, ou por trás do status.

Control 3

Este também muda dependendo do objeto escolhido. Caso esteja editando uma imagem, vai aparecer:

Widht e Height - Muda o tamanho da imagem

Save - Salva a edição

Use Image aspect ratio - Usa as proporções da imagem atual

Caso esteja editando um texto:

Na versão 2.4.0+, estas opções estão no Control 4

Dx - Move a sombra para os lados

Dy - Move as sombras para cima/baixo

Radius - Aumenta intensidade da sombra

Color - Muda a cor da sombra

Esses acima são os controls principais, a partir deles, alguns itens podem trazer até o Control 7, porém os comandos não mudam muito, segum alguns bons de se trabalhar:

Icon Forecast - Esta opção ativa no control 2 a possibilidade de escolher o tipo de tema que vai mostrar o clima atual (para add temas, baixe na internet e coloque dentro do seu SDCard interno na pasta (UltimateCustomClockWidget > weather). PS: Só usem temas que são para o UCCW, pois precisam ter os nome corretos, e cada tema fica dentro de sua pasta, não jogue tudo solta na pasta weather.

Hour, min, Currente Condition – Estas opções ativam uma função chamada “Custom text file” (control 6 e 4), nesta opção você pode colocar os itens mostrados no seu idioma. Ex: Na condição do tempo aparece “rain”, então você vai na opção “custom text file > make a custom text file > toque no item que quer mudar > escreve o texto em seu idioma > save. Pronto, ao invés de “rain” fica "chuva" ou "chovendo".

Analogic Clock – Ele tem duas coisas bem legais de trabalhar. A primeira é que no control 3, tem a opção hour e minute, clicando nelas você pode alterar a imagem dos ponteiros. E o segundo é que no control 2, alterando para “arc” em mode, ele ativa o control 4, que permite personalizar de modo bem legal e inserir por cima, ou atrás de uma imagem de relógio. Dá um efeito bem legal.

Hotspot:

Dentro do menu “Select Object” tem a função Hotspot. Esta função permite que você coloque atalhos sobre os itens que está fazendo. Ex: Criou um relógio, e quer que toda vez que clicar nele, abra o app Relógio, ou o Calendário, e assim por diante. Você pode criar até 15 hotspots diferentes.

Para adicionar um hotspot clique no item #1 selecione o número que vai usar depois em position mova para onde deseja, e em width e height altere os tamanhos.

Finalizando e Ativando:

Para cada modificação que você fizer, pode ver como ficar na sua área de trabalho, para isto só pressionar o botão voltar do seu aparelho que vai aparecer o widget atualizado com a modificação. Para voltar a tela de edição, só tocar no widdget.

Após ter finalizado todas as edições, colocar os hotsposts, clique no botão menu do aparelho e vá em “Save Skin”, coloque um nome e salve. Feito isto, pressione menu e vá em “hotspots mode” e coloque “on”. Após ativar esta opção seu widget vai ativar todos os atalhos que criou, então não poderá mais entrar nele para editar apenas tocando no widget, pois toda vez que tocar, vai abrir o atalho correspondente.

Programas:

UCCW

Programas Auxiliares:

Apesar deste programa ser ótimo, existem algumas outros que podem complementar e fazer tudo ficar muito mais bonito. Segue algumas dicas de apps que uso.

Minimalistic Text

Droidicon

Eye in Sky

Photoshop (também ajuda muito isto aqui)

Observações Finais:

Agora que você já sabe mexer, comece a criar, e inventar nova áreas de trabalho. E quando terminar, não esqueça de postar seu print no tópico de homescreens.

Eu procurei uma área para tutoriais que servem a todos os aparelhos, e uma área de tutoriais para o S3, infelizmente não achei. Então se estiver errado, por favor me avisem, ou movam o tópico.

NÃO USE ESTE TÓPICO PARA COLOCAR PRINTS, SOMENTE DÚVIDAS.



Créditos:

Tutorial - JhonnyNS
Apps - Aos desenvolvedores (lógico)
Dicas de apps - Vários usuários do XDA, não tem nomes, pois cada um deu dicas de um app ou outro que usava, eu já vi mais de 700 páginas de screens, para ter ideias novas, e fazer as minhas. Então fica difícil lembrar onde vi a dica dos aplicativos.
  • mepp, ruianast, jmcdpereira e 3 outros gostam disto

"Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido". Katherine Hepburn


View my screens in Mycolorscreen Imagem colocada


#2 ruianast

ruianast

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 975 mensagens
  • Localizaçãoaveiro
  • Samsung Galaxy S III I930

Mensagem publicada 10 December 2012 - 10:26

Bom dia ;)

Obrigado pelo tutorial.
Ja comecei a fazer um relogio para mim.
Um processo demorado e tem alturas em que fica o uccw muito lento. Tipo a mexer no tempo...
Agora é so criar :)

Obrigado

ruianast

#3 Pardinha

Pardinha

    Mestre de Android

  • Moderadores Globais
  • 4468 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Samsung Galaxy S8+ Nvidia Shield K1 Nexus Player

Mensagem publicada 10 December 2012 - 11:14

Tb gostei muito, tenho é falta de tempo, acho que vou usar mais os temas já feitos, do que criar o meu, mas este post está muito bom.

Queres ajuda? Clica aqui


#4 JhonnyNS

JhonnyNS

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 49 mensagens
  • LocalizaçãoPenafiel - Porto
  • Galaxy S3

Mensagem publicada 10 December 2012 - 14:02

Bom dia ;)

Obrigado pelo tutorial.
Ja comecei a fazer um relogio para mim.
Um processo demorado e tem alturas em que fica o uccw muito lento. Tipo a mexer no tempo...
Agora é so criar :)

Obrigado

ruianast


Sobre o tempo, provavelmente fique lento na hora de mexer com o "Icon - Currente Conditions" né? Se for isto mesmo, troque o "wheater icon" que fica no control 2. O ícone de tempo nativo é muito pesado, então troque por outro, mova para onde deseja, e caso queira, volte ao original. :D

Tb gostei muito, tenho é falta de tempo, acho que vou usar mais os temas já feitos, do que criar o meu, mas este post está muito bom.


O bom disto, é que você pode salvar, e continuar seu projeto de onde parou sempre... Então pode fazer com calma, e deixar tudo do seu jeito.

"Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido". Katherine Hepburn


View my screens in Mycolorscreen Imagem colocada


#5 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 10 December 2012 - 20:28

Movido para aplicaçoes ficando no S3 a hiperligaçao para o mesmo...
  • jmcdpereira gosta disto

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.


#6 mathias06

mathias06

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 80 mensagens

Mensagem publicada 11 December 2012 - 23:03

Boas, comecei agora também a mexer um pouco no uccw.

Uma dúvida que tenho, como arranjo fonts de texto sem ser a default?

Cumprimentos

#7 Jefferson Tadeu

Jefferson Tadeu

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 2 mensagens
  • Blu Life play

Mensagem publicada 13 September 2014 - 15:39

Boas, comecei agora também a mexer um pouco no uccw.

Uma dúvida que tenho, como arranjo fonts de texto sem ser a default?

Cumprimentos

Vc pode baixar a font de sua preferencia em diversos sites espalhados pela net e salva-la no seu cartão de memória na pasta "fonts", depois no modo de edição do item selecionado selecione o campo "font" e ele carregará automaticamente as fonts contidas na pasta.


Editado por Jefferson Tadeu, 13 September 2014 - 15:41.


#8 Jefferson Tadeu

Jefferson Tadeu

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 2 mensagens
  • Blu Life play

Mensagem publicada 13 September 2014 - 16:11

4Tal4l.png

 

Estou criando um tema bem básico tentado deixa-lo bem funcional e o mais "Clean" possível.
Estava com duvida a respeito da customização dos ícones do clima, mas a ajuda do próprio app já me esclareceu como fazer isso, meio complicado e demorado, mas tudo bem.

Agora queria saber se tem como mudar os app que fornecem as informações de tempo e localização.
Como podem ver as informações de tempo estão em inglês, e a localização não é muito precisa, gostaria de poder mudar isso, alguém sabe se é possível ?



#9 alucy0210

alucy0210

    Novato

  • Membros
  • Pip
  • 4 mensagens
  • S6

Mensagem publicada 18 April 2015 - 04:01

Thank.

 

คาสิโน







Também marcado com uma ou mais destas tags: s3, galaxy, uccw, theme, tema