Saltar para conteúdo


Foto
* * * * - 1 votos

MMS (outra vez?)

siii

  • Este tópico está fechado Este tópico está fechado
37 respostas a este tópico

#1 jcbc

jcbc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 31 mensagens
  • ex- Samsung S3, ex- Samsung S4, Galaxy ex-Samsung Grand Prime, Samsung S9 Plus e Huawei Y6Pro 2017

Mensagem publicada 10 September 2012 - 01:36

Boa noite
Peço desculpa se este assunto já foi aqui debatido mas tenho uma questão para colocar aqui. Peço desculpa se este assunto se tornar longo, pois pretendo fazer o enquandramento. Primeiro que tudo deixem-me indicar que já pesquisei na net, e sem sucesso, incluindo algumas respostas que vi por aqui.
Tenho dois telemóveis com android (no entanto sou um novato nisto, pois sempre tive nokia): o ZTE A5 (Sapo) e o Samsung Galaxy SIII.
O meu operador é a TMN e desde que comprei o Galaxy SIII reparei que só consigo enviar ou receber MMS se tiver a ligação de dados ativa. Eu não tenho nem pretendo ter ligação de dados, pois estou sempre em locais com ligações Wi-Fi disponíveis e como tal não se justifica ter ligação de dados, muito menos por causa dos MMS (é uma questão de principio).
Faz-me confusão esta situação, porque ela não se passa com o A5.
Após pesquisar na net, tentei várias soluções e nenhuma funcionou (também pode ter sido um pouco azelhice minha). A aplicação APN não serve como solução porque ela não corre no Android 4.0 Configurar manualmente uma segunda APN como vi por aqui sugerido não me agradou a solução pois acabo por estar a fazer trafego de dados (se alguém tiver uma opinião diferente que a transmita, pois estou sempre disposto a aprender).

Após esta introdução as questões que pretendo colocar são:

- porque motivo no SIII é preciso ativar os dados no cartão? No A5 isso não é necessário. Não é problema do sistema operativo, pois ambos tem Android (versões originais em ambos). Acima de tudo gostava de compreender o porquê desta situação, mesmo que ela não tenha solução (ainda).

- o que pretendo é receber e enviar MMS sem fazer tráfego de dados. Se isso não for possível, pelo menos alguma forma automática de os receber sem eu ter de estar a ativar e desativar os dados.


Peço desculpa pelo testamento e se esta pergunta foi aqui respondida não a encontrei. Pelo menos a 1ª não a vi ser colocada.

#2 Miguel Cold

Miguel Cold

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 429 mensagens
  • Optimus Boston

Mensagem publicada 10 September 2012 - 04:10

Li que o cartão sim pode ser já obsoleto para estes novos modelos de telemovel . Coloque um cartão SIM mais recente e experimente a ver se funciona
  • jcbc gosta disto

#3 sapec

sapec

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1422 mensagens

Mensagem publicada 10 September 2012 - 07:31

Tens toda a razão quando dizes que este assunto já foi debatido. Eu penso que já vi esta questão respondida, uma boa dúzia de vezes. Mas se ficar mais claro, vale a pena.

A tua introdução foi bastante clara, mas infelizmente não é verdadeira. Não há mms sem tráfego de dados em nenhum telefone. Seja ele um sapo, um nokia, um iphone ou o que tu quiseres. Como é que a recepção/envio de mms estão definidos, ou quem definiu, quem liga o quê, isso é outra conversa. Alguns aparelhos, de alguns fabricantes, ou de alguns operadores, podem ter as configurações necessárias, para que o envio de mms esteja simplificado, mas o envio/recepção de mms é sempre feito através da rede de dados.

Voltando ao Android, as mms podem ser enviadas/recebidas pela apn mms ou pela apn de dados. No caso do envio, o preço é definido pelo Operador em função do contrato com o utlizador. Quem manda paga, e acabou a conversa. Se pode mandar sem pagar, tanto melhor.
No caso da recepção é um pouco diferente. Se recebes uma mms pelo apn de mms não pagas. Se recebes pela apn de internet, pagas os correspondentes pacote de dados. Se tens um plano de dados descontam-te o que usaste, se não tens, pagas uma diária, que é de 1€ e algo e dá direito a enviar/receber 10 megas, isto mais coisa menos coisa, dependendo do operador.

Vamos ao que interessa. Como receber mms sem pagar. Tens que ter os dados activos. Não há volta a dar a esta tortilha. Sem dados activos, não há recepção/envio de mms. Para ter os dados activos e poder receber/enviar mms e não pagar trafego de dados, é necessário ter a apn de internet bloqueada e a apn de mms configurada correctamente.

A forma mais fácil de fazer o descrito acima, é com a Apn Portugal, embora existam outros programas para configurar as apn's, Abres a aplicação, escolhes a opção configurar internet, e de seguida escolhes a opção desactivar internet. Neste momento podes activar os dados, que não vai passar nem um bit pela apn internet, pois esta, está bloqueada. No entanto, como tens os dados activos, podes enviar/receber mms.

Aos operadores dá imenso jeito que o tráfego de mms seja feito preferencialmente pela apn de internet e apenas seja feito pela apn de mms, se a apn de internet estiver inactiva. Os utilizadores não têm a mesma opinião, no primeiro caso pagas para receber e no segundo, não.

Como se põe a funcionar a Apn Portugal, num telefone com ICS ou Jelly Bean? O problema agora, é que nestes firmwares, a Apn Portugal não funciona se for instalada como aplicação de utilizador. Tens que a instalar como aplicação de sistema.

O modo mais fácil de instalar a Apn Portugal como aplicação de sistema, é com root no telefone, e com um explorador de ficheiros root, O "Root explorer" serve perfeitamente, basta mover a apk da aplicação, para a pasta system/app e fazer um reboot.
Para quem não tem root, é necessário um ficheiro update.zip, que contenha a dita apk, para instalar pela recovery. (Ver edit, abaixo).

Se ficou alguma coisa mais mal respondida, podem perguntar novamente, mas já agora e se não for pedir muito, aproveitem este tópico Não vale a pena abrir outro.

EDIT se quiserem, podem usar o zip abaixo, funciona, para quem tiver uma recovery CWM. Ponham o ficheiro abaixo no cartão de memoria e façam "update from sd card" na recovery. Não funciona para quem tiver uma recovery stock.
http://www.mediafire...3jcd4gapn2n1hz5

Editado por sapec, 10 September 2012 - 17:38.

  • Flamarro, Fn, Meia e 3 outros gostam disto

#4 jcbc

jcbc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 31 mensagens
  • ex- Samsung S3, ex- Samsung S4, Galaxy ex-Samsung Grand Prime, Samsung S9 Plus e Huawei Y6Pro 2017

Mensagem publicada 11 September 2012 - 00:15

Miguel Cold, obrigado pela resposta, mas o cartão é novo. O Galaxy leva um Microsim, pelo que tive de ir a uma loja tmn comprar um, pois o meu Sim normal, logo essa situação não se coloca. Mas obrigado pela tentativo.
Sapec a tua resposta foi excelente, no entanto como nunca fiz que indicaste, não faço a menor ideia do que estás a falar.
Existe algum tutorial for dummies para isso que me indicas?

Grato pela resposta.

#5 spinado

spinado

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 76 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2012 - 11:31

Como não usas dados móveis, podes alterar o nome da apn Internet assim podes ter os dados activos só para receber e enviar mms.
Vais as definições de rede, deve ter uma opção "nome dos pontos de acesso" (access point names ou apn) entras aí e editas o apn "tmn internet", no campo APN está "internet" pões por exemplo "#internet". Voltas às definições de rede seleccionas "dados activados" e escolhes "usar só redes 2g" (esta opção é para consumir menos bateria).
Assim tens o apn tmn internet bloqueado e o apn tmn mms activo, e podes enviar e receber mms sem usar os dados móveis.
Se algum dia for necessário usares os dados móveis é só retirares o # no campo APN do tmn internet.
Ps: Sou utilizador do galaxy Nexus por isso no Gs3 podem ter alguns nomes das definições ligeiramente diferentes.
Espero ter sido útil, cumps!

Editado por spinado, 11 September 2012 - 11:31.

  • Flamarro, ruianast e sapec gosta disto

#6 ruianast

ruianast

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 975 mensagens
  • Localizaçãoaveiro
  • Samsung Galaxy S III I930

Mensagem publicada 11 September 2012 - 12:21

Como não usas dados móveis, podes alterar o nome da apn Internet assim podes ter os dados activos só para receber e enviar mms.
Vais as definições de rede, deve ter uma opção "nome dos pontos de acesso" (access point names ou apn) entras aí e editas o apn "tmn internet", no campo APN está "internet" pões por exemplo "#internet". Voltas às definições de rede seleccionas "dados activados" e escolhes "usar só redes 2g" (esta opção é para consumir menos bateria).
Assim tens o apn tmn internet bloqueado e o apn tmn mms activo, e podes enviar e receber mms sem usar os dados móveis.
Se algum dia for necessário usares os dados móveis é só retirares o # no campo APN do tmn internet.
Ps: Sou utilizador do galaxy Nexus por isso no Gs3 podem ter alguns nomes das definições ligeiramente diferentes.
Espero ter sido útil, cumps!


Boa :)
por acaso é isto mesmo que tenho de fazer no telefone da minha mulher. ela nao usa a net mas quer receber e mandar mms :)

obrigado

ruianast

#7 sapec

sapec

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1422 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2012 - 13:09

...no entanto como nunca fiz que indicaste, não faço a menor ideia do que estás a falar.
Existe algum tutorial for dummies para isso que me indicas?


Ontem não havia, mas hoje já existe:
http://www.androidpt...s3-em-5-licoes/

Editado por sapec, 11 September 2012 - 13:10.


#8 RicSan

RicSan

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2012 - 15:19

Boas,

Apesar de não ser para acrescentar nenhuma explicação válida ao tópico, até porque já foi tudo bem explicado.
Queria só perguntar se mais alguém no Galaxy S3 tem o mesmo problema que eu.

As imagens das MMS recebidas aparecem muito pequenas?

Obrigado

#9 tmcosta

tmcosta

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 22 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2012 - 15:49

Sim acontece, só consegues ver em grande se fizeres save e abrires posteriormente com o galery ou outro programa de imagens. Espero que solucionem isso muito em breve pq de facto é muito estupido ter-se um ecra tao grande todo preto e ver uma foto no meio muito pequena...

#10 RicSan

RicSan

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2012 - 16:41

Sim acontece, só consegues ver em grande se fizeres save e abrires posteriormente com o galery ou outro programa de imagens. Espero que solucionem isso muito em breve pq de facto é muito estupido ter-se um ecra tao grande todo preto e ver uma foto no meio muito pequena...


Antes demais ainda bem que mais alguém tem este problema, começava a ficar preocupado.
Se te interessar e não tiveres nenhuma, aqui fica a solução provisória (espero eu) que encontrei.
Usar a app Go SMS Pro, não é perfeito mas notam-se diferenças enormes no tamanho de imagem. Apesar de depois o uso deste programa trazer outros pequenos bugs acaba por ser uma solução viável. Um dos que mais me enerva é o facto de no ícone da app não aparecer a contagem de quantos SMS/MMS estão por ler, outro é o facto de se ler uma SMS/MMS com a app de stock ele depois vai sempre assumir no GO SMS PRO que está uma SMS/MMS por ler se receberes muitas pode acabar por ser complicado saber qual é!
Mas pronto acaba por safar dentro do possível a visualização do mms sem ter que estar a gravar e abrir com a galeria.

#11 Meia

Meia

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1600 mensagens
  • Nexus 5

Mensagem publicada 11 September 2012 - 16:45

Instalas o go notification ( acho eu que é esse o nome ) e ja te diz o numero de mensagens por ler.
Quanto ao bug de ficar por ler no go se ja viste no stock tambem acontecia comigo no S2 mas depois com outras roms desapareceu.
Back to the game

#12 RicSan

RicSan

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 62 mensagens

Mensagem publicada 11 September 2012 - 22:13

Instalas o go notification ( acho eu que é esse o nome ) e ja te diz o numero de mensagens por ler.
Quanto ao bug de ficar por ler no go se ja viste no stock tambem acontecia comigo no S2 mas depois com outras roms desapareceu.


https://dl.dropbox.c...11-23-06-49.png

Com Go Launcher, Go notifications e Go SMS Pro instalados e o bug mantém-se.

O Bug de ficar por ler também se mantém. Estou a com a ROM FoxHound 1.5.6

#13 Meia

Meia

    Guru de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPip
  • 1600 mensagens
  • Nexus 5

Mensagem publicada 12 September 2012 - 11:48

Tens que ver a configuração no gosms porque comigo no s2 funcionou na perfeição.
Back to the game

#14 mandosousa

mandosousa

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 57 mensagens

Mensagem publicada 18 September 2012 - 15:18

Vou experimentar algumas das dicas.
Abraço

#15 dj_suca

dj_suca

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 767 mensagens
  • LocalizaçãoArroja - Odivelas
  • GT-I9505

Mensagem publicada 18 September 2012 - 22:01

Só não percebi o pk do apn não funcionar no 4.0?? Desde quando?

Estou a usar uma rom ics com o apn portugal.. agora me disseram k só funciona estando como app de sistema? Isso sim...

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2

Editado por dj_suca, 18 September 2012 - 22:02.

 

#Talking From the 4º Galaxy#
#SuperCharged By#

 

 


#16 jcbc

jcbc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 31 mensagens
  • ex- Samsung S3, ex- Samsung S4, Galaxy ex-Samsung Grand Prime, Samsung S9 Plus e Huawei Y6Pro 2017

Mensagem publicada 23 September 2012 - 10:19

Boas
Gostava de agradecer os contributos. Vou tentar fazer o que o SAPEC aqui amavelmente compartilhou, se bem que vejo por aqui algumas terminologias que me são desconhecidas... Tenho mesmo de pesquisar mais sobre este mundo que é o Android.
Já agora qual é a ROM que o SIII (operador TMN se isso fizer alguma diferença) trás? E como vejo eu isso no meu telefone?

#17 jcbc

jcbc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 31 mensagens
  • ex- Samsung S3, ex- Samsung S4, Galaxy ex-Samsung Grand Prime, Samsung S9 Plus e Huawei Y6Pro 2017

Mensagem publicada 23 September 2012 - 10:37

@SAPEC

se quiserem, podem usar o zip abaixo, funciona, para quem tiver uma recovery CWM. Ponham o ficheiro abaixo no cartão de memoria e façam "update from sd card" na recovery. Não funciona para quem tiver uma recovery stock.

Pergunta de dummy: O que é uma recovery CWM?
Tentei mover a apk para a pasta system conforme indicado, mas indicou-me que a pasta está só como read only.
Tentei mover com o Rootexplorer (recomendação do manual do SAPEC) que instalei e pensava que isso bastava mas pelos vistos não.
Desculpem esta ignorância toda...

#18 sapec

sapec

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1422 mensagens

Mensagem publicada 23 September 2012 - 11:49

tens um tutorial que explica alguns conceitos básicos:
http://www.androidpt...s3-em-5-licoes/

Mas não explica como usar o root explorer: Esse programa tem a escrita desabilitada por defeito na pasta system. Está indicado na parte superior do ecran com um R/W. Ao entrares na pasta system, podes habilitar a escrita carregando nesse "R/W" que passará a indicar "R/O". A partir desse momento já podes escrever, apagar e editar nessa pasta. Quando terminares, deverás repor o estado inicual, clicando novamente em "R/O"

Para veres a rom que usas no teu telefone, vais a definições > acerca do dispositivo e tens essa informação em "Nº de compilação".

Os telefones vendidos pela TMN podem trazer duas rom's XXALE8 que é a mais antiga e a XXBLFB. Para a questão das mensagens isto é indiferente

Editado por sapec, 23 September 2012 - 11:50.


#19 tm0702

tm0702

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 859 mensagens
  • LocalizaçãoBarcelos
  • Google Galaxy Nexus

Mensagem publicada 23 September 2012 - 13:51

Só não percebi o pk do apn não funcionar no 4.0?? Desde quando?

Estou a usar uma rom ics com o apn portugal.. agora me disseram k só funciona estando como app de sistema? Isso sim...

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2


Podes dizer o que tu quiseres, mas a verdade é que actualmente já não chega chegares à Play Store e fazer o download do APN Portugal! É isso que baralha as pessoas pouco habituadas ao Android OS.

Sent from my Galaxy Nexus

Histórico de telemóveis: Nokia 3330, Motorola v360, Nokia 5130 Xpress Music, ZTE Blade (Optimus San Francisco) e Google Galaxy Nexus. Actualmente: Google Galaxy Nexus by Samsung
Se me quiseres agradecer, basta fazer LIKE na minha mensagem; não respondas apenas para isso!


#20 jcbc

jcbc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 31 mensagens
  • ex- Samsung S3, ex- Samsung S4, Galaxy ex-Samsung Grand Prime, Samsung S9 Plus e Huawei Y6Pro 2017

Mensagem publicada 23 September 2012 - 22:35

Boas
@SAPEC
A minha compilação é a IMM76D.I9300XXALEF... Pelos vistos já há uma terceira ROM... :) (e eu tenho a original que veio com o telefone).
O meu root explorer não tem esse botão R/W. Será por ser gratuíto?

#21 hramaki

hramaki

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3198 mensagens
  • LocalizaçãoPontinha - Lisboa
  • 1+ X & Nexus 7 2013 Wi-Fi

Mensagem publicada 23 September 2012 - 22:38

Não deverás ter é o root explorer... não será o FS Explorer?
É que o root explorer é pago...
Powered by:
Galaxy S I9000 @ Slim Rom
Galaxy S I9300 @ Light 17 by TugaPower

#22 sapec

sapec

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1422 mensagens

Mensagem publicada 23 September 2012 - 22:51

Tal como o nosso colega disse e muito bem, o root explorer é pago e eu não conheço versão livre:
https://play.google....3RleHBsb3JlciJd

O botão que te falo é este:
https://www.dropbox....cnjxmwpn/rw.png

Se tens o programa certo e não tens o botão é porque não tens root. Se não tens root nada feito, nunca conseguirás escrever nessa pasta.

#23 jcbc

jcbc

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 31 mensagens
  • ex- Samsung S3, ex- Samsung S4, Galaxy ex-Samsung Grand Prime, Samsung S9 Plus e Huawei Y6Pro 2017

Mensagem publicada 24 September 2012 - 09:21

Bom dia
O programa que tenho é este:
Posted Image
Foi retirado daqui:
https://play.google....e=search_result

#24 sapec

sapec

    Guru de Android

  • Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1422 mensagens

Mensagem publicada 24 September 2012 - 09:52

Se tivesse sido retirado do link que indicas funcionaria, o link que indicas é para o root explorer.

Foi retirado daqui:
https://play.google....XhwbG9yZXIiXQ..

Esse programa não te permite escrever em system
  • jcbc gosta disto

#25 TugaPower

TugaPower

    Born in the Wild

  • Moderadores Globais
  • 6642 mensagens
  • LocalizaçãoMarseille, France
  • Samsung S6 Edge, OnePlus One, OnePlus 5

Mensagem publicada 24 September 2012 - 10:02

Boas
@SAPEC
A minha compilação é a IMM76D.I9300XXALEF... Pelos vistos já há uma terceira ROM... :) (e eu tenho a original que veio com o telefone).
O meu root explorer não tem esse botão R/W. Será por ser gratuíto?

Para teres esse botão precisas de ter root no telemóvel e a versão paga. Como alternativa podes instalar o Es File Explorer, e grátis e podes fazer o mesmo que o root explorer mas precisas de root para mexer na partição system.
Abraço

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2

Usem o "Gosto" nos posts para agradecer a quem vos ajuda.






Também marcado com uma ou mais destas tags: siii