Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Actualizar Galaxy Nexus Para Android Jelly Bean 4.3 JWR66V [30/07]


  • Por favor inicie sessão para responder
339 respostas a este tópico

#1 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 12 July 2012 - 17:12

Actualizar Galaxy Nexus para Android Jelly Bean 4.3 JWR66V - Qualquer Product Code -

Requisitos:


- Efectuar o download do Android SDK

- Efectuar o download do Factory Images "yakju" for Galaxy Nexus "maguro" (GSM/HSPA+)

- Efectuar o download da ClockworkMod Touch Recovery - Link ( 6.0.3.5 )

- Efectuar o download de SuperSU

( Apenas para ambiente Windows )

- Efectuar o download dos drivers adb/fastboot ( 32 bits ) ou ( 64 bits )

 

Instalação do Android SDK:


- Atenção que apenas de deve efectuar o download do SDK Tools e não do ADT Bunble:

 

SDKTools.png

 

- Vamos assumir que numa instalação em ambiente Windows o Android SDK é instalado em :

c:\android-sdk-windows

- Vamos assumir que numa instalação em Linux o Android SDK é instalado na pasta do utilizador em :

~/android-sdk-linux

- Vamos assumir que numa instalação em MacOSX o Android SDK é instalado na pasta do utilizador em :

~/android-sdk-macosx

- Depois de instalado o Android SDK, é necessário que sejam instaladas também as platform-tools

 

Em ambiente Windows : c:\android-sdk-windows\tools\android update sdk

Em Linux : ~/android-sdk-linux/tools/android update sdk

Em MacOSX : ~/android-sdk-macosx/tools/android update sdk

 

Screenshot%20from%202012-07-28%2011_01_4

 

- Adicionar à PATH o caminho para o Android SDK tools e platform-tools

 

- Em ambiente Windows :

 

Path.jpg

 

Path1.jpg

 

Adicionar : c:\android-sdk-windows\tools;c:\android-sdk-windows\platform-tools

 

- Em Linux :

 

Adicionar : PATH="$PATH:~/android-sdk-linux/tools:~/android-sdk-linux/platform-tools" no final do ficheiro .bashrc ou .profile na pasta do utilizador.

 

nano ~/.bashrc ; ou nano ~/.profile

 

- Em MacOSX :

 

Adicionar : PATH=${PATH}:~/android-sdk-macosx/tools:~/android-sdk-macosx/platform-tools no final do ficheiro .bash_profile na pasta do utilizador.

 

nano ~/.bash_profile

 

Instalação dos drivers adb/fastboot ( apenas necessário em ambiente Windows ) :


- Depois da instalação dos drivers testar a ligação fastboot. Numa linha de comandos executar o comando fastboot devices.

- Se o telefone foi detectado, podemos avançar, senão é necessário rever os passos anteriores.

 

Início de actualização para Android Jelly Bean 4.3 JWR66V :


- Colocar os ficheiro numa pasta, extrair o ficheiro Factory Images "yakju" for Galaxy Nexus "maguro" (GSM/HSPA+) para essa pasta e iniciar uma linha de comando.

- Colocar o telefone em modo fastboot ( VolumeUp+VolumeDown+Power ).

- Fazer o unlock ao bootloader ( este procedimento apaga toda a informação do telefone incluindo o sdcard ). Recomenda-se efectuar um backup do telefone. Atenção que esta operação pode inviabilizar a garantia, no entanto este procedimento pode ser revertido. Quem já tiver o bootloader unlocked pode saltar este procedimento.

 

- fastboot devices – identifica o telefone ligado via usb. Caso não surja a indicação do equipamento que está ligado é porque a instalação do android SDK não ficou devidamente instalada. É necessário rever os passos anteriores.

 

- fastboot oem unlock – confirmar a operação com as teclas de volume e aceitando com a tecla power. Depois do procedimento o telefone volta de novo para o modo fastboot e passará a dizer 'LOCK STATE' 'UNLOCKED'.

 

JellyBean.png

 

- Instalar a Factory Images "yakju" for Galaxy Nexus "maguro" (GSM/HSPA+) ( Android 4.2.2 JDQ39 ) - Transforma qualquer product code em “yakju”. Quem já tiver esta versão pode saltar este procedimento.

 

- fastboot flash bootloader bootloader-maguro-primemd04.img

- fastboot reboot-bootloader

- fastboot flash radio radio-maguro-i9250xxlj1.img

- fastboot reboot-bootloader

- fastboot -w image-yakju-jwr66v.zip ( apaga tudo do telefone incluindo o sdcard )

 

Em alternativa o procedimento sem apagar o sdcard.

 

- Extrair o ficheiro image-yakju-jwr66v.zip para a mesma pasta para onde se extraiu a Factory Images "yakju" for Galaxy Nexus "maguro" (GSM/HSPA+)

- fastboot flash boot boot.img
- fastboot reboot-bootloader

- fastboot flash recovery recovery.img ( opcional se se deseja manter a recovery instalada )
- fastboot reboot-bootloader

- fastboot flash system system.img
- fastboot reboot-bootloader

 

- Fazer reboot. O telefone passará a ter a versão de android 4.2.2 JDQ39 com product code “yakju”.

 

Instalação de ClockworkMod Touch Recovery, Superuser e root ( opcional ) :


- Copiar o SuperSU para o sdcard

- Depois de copiar os ficheiros necessários, voltar a colocar o telefone em modo fastboot ( VolumeUp+VolumeDown+Power )

- Aplicar a ClockworkMod Touch Recovery

 

- fastboot flash recovery recovery-clockwork-touch-6.0.3.5-maguro.img *1

- fastboot reboot-bootloader

 

- Com as teclas de volume escolher Recovery mode e aceitar com tecla Power.

- Uma vez na recovery escolher “install zip from sdcard”, escolher o ficheiro do SuperSU e aceitar.

- Voltar ao menu principal e fazer reboot.

- Se tudo correu bem, o vosso telefone terá product code “yakju” com android 4.3 Jelly Bean JWR66V, com Superuser e root.

- No final para confirmar que o bootloader e o radio estão nas versões correctas usem o GetRIL da Playstore.

 

Deixem feedback.

Notas importantes:


- *1 - Repetir o procedimento de instalar a ClockworkMod Touch Recovery e a instalação ficará permanente. ( Actualmente a ClockworkMod pergunta se o utilizador deseja remover a recovery stock )

 

Agradecimentos :


Ricardo Vieira pela correcção da Path.

Dark_Sorcerer pelo alerta em relação ao Android SDK.


Editado por on.one, 30 July 2013 - 22:30.

  • pedronveloso, jcmarques, Magic e 8 outros gostam disto

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#2 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 mensagens
  • hammerhead

Mensagem publicada 12 July 2012 - 17:16

Excelente! On.one, posso dar uma sugestão? Acrescentar apenas um asterisco no fim para o caso de haver um "error 1" como a mim.. Voltar a fazer download, renomear e passar novamente para o sdcard.
  • on.one e Coubacias gosta disto
Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#3 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 12 July 2012 - 17:29

Excelente! On.one, posso dar uma sugestão? Acrescentar apenas um asterisco no fim para o caso de haver um "error 1" como a mim.. Voltar a fazer download, renomear e passar novamente para o sdcard.

Boa tarde,

É boa ideia. Aproveito e acrescento como tornar a CWM permanente.
Faço isso mais logo.
Obrigado pela sugestão.

Um abraço.
  • Dark_Sorcerer gosta disto

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#4 Nerusonu

Nerusonu

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 15 mensagens

Mensagem publicada 12 July 2012 - 19:00

Só uma duvida, estou já a usar o JB mas o telemóvel não entra no remover para poder flashar o zip do SU... Ideias?

Sent from my Galaxy Nexus

#5 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 12 July 2012 - 19:29

Só uma duvida, estou já a usar o JB mas o telemóvel não entra no remover para poder flashar o zip do SU... Ideias?

Sent from my Galaxy Nexus

Boa noite,

Começa no procedimento de aplicar a CWM e depois aplica o ficheiro do SuperSU-0.93- busybox' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Busybox']busybox-1.20.2.zip
Mais logo acrescento como tornar a ClockworkMod' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=Cwm']ClockworkMod permanente.

Um abraço.
  • Nerusonu gosta disto

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#6 redevil

redevil

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 36 mensagens
  • Nexus 4

Mensagem publicada 12 July 2012 - 19:45

muito obrigado on.one gracas a esteu trabalho posso instalar o 4.1.1 no meu galaxy nexus.
e gracas a pessoas como tu que os foruns evoluem :-)

#7 Nerusonu

Nerusonu

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 15 mensagens

Mensagem publicada 12 July 2012 - 20:15

muito obrigado on.one gracas a esteu trabalho posso instalar o 4.1.1 no meu galaxy nexus.
e gracas a pessoas como tu que os foruns evoluem :-)

X2 muito bom trabalho mesmo.

Sent from my Galaxy Nexus

#8 Phest Kandlar

Phest Kandlar

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 185 mensagens
  • LocalizaçãoFaro
  • Google Nexus 5 | Google Nexus 10

Mensagem publicada 12 July 2012 - 23:06

Excelente!
Não sou adepto de ter demasiados tópicos fixos, no entanto este merece estar la em cima sem duvida para ser fácil de encontrar.
C25 | C45 | S45i | S65 | K810i | Curve8310 | SGS i9000 | SGN i9250 | LG Nexus5 | GT-P8110

#9 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 mensagens
  • hammerhead

Mensagem publicada 12 July 2012 - 23:46

on.one,


O tutorial está óptimo. Resta-me apenas acrescentar que quem já fez o download do toolkit do XDA terá, em vez de fastboot-windows, fastboot-toolkit na directoria em que o instalou - poupando (corrijam-me se estou enganado) o download do SDK. Que, naturalmente, será sempre útil.

Um abraço,
Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#10 nunoveiga

nunoveiga

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 71 mensagens

Mensagem publicada 13 July 2012 - 00:46

Podem me responder por favor, actualizei pelo tutorial do The ONE que está fantástico, apenas tenho uma dúvida, com esta actualizacao o meu nexus fica apto a receber futuras actualizacoes via OTA ou terei apartir de agora de fazer tudo manualmente?

#11 Phest Kandlar

Phest Kandlar

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 185 mensagens
  • LocalizaçãoFaro
  • Google Nexus 5 | Google Nexus 10

Mensagem publicada 13 July 2012 - 01:00

Desde que não tornes o CWM permanente penso que sim, afinal de contas é tudo stock.
  • nunoveiga gosta disto
C25 | C45 | S45i | S65 | K810i | Curve8310 | SGS i9000 | SGN i9250 | LG Nexus5 | GT-P8110

#12 nunoveiga

nunoveiga

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 71 mensagens

Mensagem publicada 13 July 2012 - 01:14

Obrigado Simão,vou aguardar por outras opinioes ;)

#13 Dark_Sorcerer

Dark_Sorcerer

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2767 mensagens
  • hammerhead

Mensagem publicada 13 July 2012 - 08:46

Desde que não tornes o CWM permanente penso que sim, afinal de contas é tudo stock.


Penso que o CWM não influi nisso.
Chat do fórum: http://l.androidpt.com/chat

#14 nunoveiga

nunoveiga

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 71 mensagens

Mensagem publicada 13 July 2012 - 09:53

Há alguma maneira de testar o OTA a ver se ele se liga aos servidores da google. Tipo testar se vai actualizar futuramente tudo direitinho ?

#15 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 13 July 2012 - 11:25

Há alguma maneira de testar o OTA a ver se ele se liga aos servidores da google. Tipo testar se vai actualizar futuramente tudo direitinho ?

Bom dia,

Para todos os efeitos tens uma instalação oficial, com todos os ficheiro assinados pela Google. Isso deve ser requisito suficiente para receberes os ficheiros OTA. Contudo já reparaste que, mesmo que não seja suficiente, não é impedimento para que deixes de ter sempre as ultimas novidades.

Um abraço.
  • nunoveiga gosta disto

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.


#16 nunoveiga

nunoveiga

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 71 mensagens

Mensagem publicada 13 July 2012 - 12:29

Bom dia,

Para todos os efeitos tens uma instalação oficial, com todos os ficheiro assinados pela Google. Isso deve ser requisito suficiente para receberes os ficheiros OTA. Contudo já reparaste que, mesmo que não seja suficiente, não é impedimento para que deixes de ter sempre as ultimas novidades.

Um abraço.




Obrigado OnePT ;)

#17 freitas205

freitas205

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 132 mensagens

Mensagem publicada 13 July 2012 - 14:46

Boas, actualizei para o jelly' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=JellyBean']jelly bean com a f946a4120eb1.signed-yakju-JRO03C-from-IMM76I.f946a412.zip e reparei que o telefone deixou de calcular o armazenamento de forma correcta, isto é, indica a quantidade certa de memória de armazenamento livre mas não indica correctamente o espaço usado. Aparece o espaço usado pelas aplicações e pelo audio, mas não aparece mais nada, o que no ICS' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=ICS']ICS aparecia mais indicações como por exemplo Diversos, de notar que eu tenho mais ficheiros no telefone do que aplicações e audio.
​Isto aconteceu a mais alguém?

#18 Phest Kandlar

Phest Kandlar

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 185 mensagens
  • LocalizaçãoFaro
  • Google Nexus 5 | Google Nexus 10

Mensagem publicada 13 July 2012 - 16:01

Penso que o CWM não influi nisso.


Nao tenho a certeza, mas acho que li num thread do xda que ter CWM impede de receber actualizaçoes OTA....tenho que ver se encontro essa informaçao novamente...

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2
C25 | C45 | S45i | S65 | K810i | Curve8310 | SGS i9000 | SGN i9250 | LG Nexus5 | GT-P8110

#19 Sergiany

Sergiany

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 218 mensagens
  • LocalizaçãoCoimbra
  • Note 4/ Htc one M7/ Galaxy Nexus / Galaxy s /inew v3 plus

Mensagem publicada 13 July 2012 - 16:10

Boas.. Como fazer o reverso então, e deixar de ser permanente.. Existe algum programa para activar e desactivar, ou só manualmente?
Um abraço

Sent from my Galaxy Nexus
--The power is Android--
Feedback!
http://www.androidpt...dback-sergiany/

#20 Phest Kandlar

Phest Kandlar

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 185 mensagens
  • LocalizaçãoFaro
  • Google Nexus 5 | Google Nexus 10

Mensagem publicada 13 July 2012 - 18:04

Com o GN Toolkit consegues flashar uma CWM "temporária".... após reboot do tlm volta a ter a stock recovery.
C25 | C45 | S45i | S65 | K810i | Curve8310 | SGS i9000 | SGN i9250 | LG Nexus5 | GT-P8110

#21 freitas205

freitas205

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 132 mensagens

Mensagem publicada 13 July 2012 - 18:53

Boas, actualizei para o jelly' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=JellyBean']jelly bean com a f946a4120eb1.signed-yakju-JRO03C-from-IMM76I.f946a412.zip e reparei que o telefone deixou de calcular o armazenamento de forma correcta, isto é, indica a quantidade certa de memória de armazenamento livre mas não indica correctamente o espaço usado. Aparece o espaço usado pelas aplicações e pelo audio, mas não aparece mais nada, o que no ICS' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=ICS']ICS aparecia mais indicações como por exemplo Diversos, de notar que eu tenho mais ficheiros no telefone do que aplicações e audio.
​Isto aconteceu a mais alguém?

Boas, para quem tem o jelly' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=JellyBean']jelly bean, nas definições - Armazenamento o telefone faz o calculo direito do espaço de armazenamento que está ocupado?

#22 JPValadas

JPValadas

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 101 mensagens
  • Samsung Galaxy Nexus

Mensagem publicada 14 July 2012 - 21:13

Não é susposto ele estar ai a sair ainda este mês?

#23 nunoveiga

nunoveiga

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 71 mensagens

Mensagem publicada 15 July 2012 - 19:50

Com o GN Toolkit consegues flashar uma CWM "temporária".... após reboot do tlm volta a ter a stock .



Existe alguma maneira de saber se temos a stock recovery ou se está no formato que impossibilita a actulizacao .



Existe alguma maneira de saber se temos a stock recovery ou se está no formato que impossibilita a actulizacao via OTA ??

Editado por nunoveiga, 15 July 2012 - 19:53.


#24 freitas205

freitas205

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 132 mensagens

Mensagem publicada 25 July 2012 - 22:02

Boas, eu tenho esta rom jelly' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=JellyBean']jelly bean 4.1.1 JRO03C instalada, por vezes quando desbloqueio o telefone, ele vibra com uma intensidade fora do normal e depois passados alguns segundos vibra 3 vezes muito rápido e aparece a janela a perguntar qual o programa que eu quero usar para enviar um screan shot. Alguém está com este problema?

#25 on.one

on.one

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5169 mensagens
  • LocalizaçãoAlfragide

Mensagem publicada 26 July 2012 - 09:26

Boas, eu tenho esta rom jelly' class='bbc_url' title='Link Externo' rel='nofollow external'>http://www.androidpt.info/index.php?title=JellyBean']jelly bean 4.1.1 JRO03C instalada, por vezes quando desbloqueio o telefone, ele vibra com uma intensidade fora do normal e depois passados alguns segundos vibra 3 vezes muito rápido e aparece a janela a perguntar qual o programa que eu quero usar para enviar um screan shot. Alguém está com este problema?

Bom dia,

Estou de momento com uma versão mais actual compilada pelo código fonte. No entanto nunca experimentei esse comportamento.
Tens alguma aplicação específica para tirar screenshots do ecrã? Se sim, verifica as definições.

Deixa feedback.

Nexus 6 - Stock Android 6.0.1 (MMB29K), no userdata encription, display @ 1080p.