Saltar para conteúdo


Foto
- - - - -

Alterações do tempo de Garantia


  • Por favor inicie sessão para responder
12 respostas a este tópico

#1 davidtempero

davidtempero

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 102 mensagens

Mensagem publicada 12 June 2010 - 11:54

Para quem tem a dúvida sobre o tempo máximo de reparação de um bem móvel, aqui fica o link para o Diário da Républica.Trata-se do Decreto-Lei nº: 84/2008, 4º Artigo que vem a alterar o mesmo artigo do Decreto-Lei nº: 67/2003, onde a reparação deveria de ser realizada num prazo razoável, para um prazo máximo de 30 dias.
  • lemmon gosta disto

#2 mister_deejay

mister_deejay

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 19 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Sony Xperia Z5 James Bond Edition

Mensagem publicada 08 March 2011 - 23:52

Uma pergunta, são 30 dias úteis ou 30 dias incluíndo os fins de semana e feriados?É que uma vez disseram-me que são 30 dias úteis por causa das transportadores só funcionarem nesses dias.

#3 Xsi

Xsi

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 266 mensagens
  • Galaxy Nexus, Nexus 7, Samsung Galaxy SII

Mensagem publicada 09 March 2011 - 00:49

30 dias de calendário

#4 mister_deejay

mister_deejay

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 19 mensagens
  • LocalizaçãoAveiro
  • Sony Xperia Z5 James Bond Edition

Mensagem publicada 09 March 2011 - 01:46

30 dias de calendário

Hmm ok, obrigado :)

#5 DiogoLamego

DiogoLamego

    Mestre de Android

  • Former Staff
  • PipPipPipPipPipPip
  • 7658 mensagens
  • LocalizaçãoLisboa/Luanda
  • HTC ONE, Sony Xperia Z e S, Nexus 7 3G

Mensagem publicada 10 March 2011 - 15:33

isto tinha-me dado uma ajuda muito grande aqui à um ano atrás... quando tive problemas numa reparação

#6 lemmon

lemmon

    Geek de Android

  • Membros
  • PipPipPipPip
  • 666 mensagens
  • LocalizaçãoTokyo 3
  • HTC Hero G2, Sony Xperia U

Mensagem publicada 06 July 2012 - 23:19

isto havia de ser um global announcement! ;)
sugiro qe se poste tmb o DL 67/2003 para consulta e complementaridade da alteração, que tratando-se disso mesmo, o presente omite o anterior onde n se verifiquem alteraçoes.
kudos

Main Phone: Sony Xperia S White 32GB | Stock Jelly Bean 4.1.2 | 6.2.B.0.200 Unlocked BL | CWM Recovery by DooMLoRD
Second Phone: HTC Hero G2 running Hero CronosGinger X 2.3.5


#7 fcneto

fcneto

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 302 mensagens

Mensagem publicada 15 January 2013 - 20:39

ja agora onde viram que era dias de calendario?

#8 mavatar

mavatar

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 184 mensagens
  • CM10.3@I9300

Mensagem publicada 16 January 2013 - 11:51

Já me aconteceu reembolsarem-me, em dinheiro, um GPS que estava na garantia e cuja reparação demoraria mais de 30 dias. Foi a própria radio popula (passe a publicidade) a propor essa solução, quando viram que a reparação não ia ter lugar em tempo útil.

CM7.2.0-Blade@SF-gen2   CM10.1.3@S3(i9300) & FM-Radio(spirit)


#9 fcneto

fcneto

    Fã de Android

  • Membros
  • PipPipPip
  • 302 mensagens

Mensagem publicada 21 January 2013 - 18:12

eu sei muito bem como funciona a minha questão é tao simples como... como se sabe se são 30 dias uteis ou de calendario? na lei nada diz sobre isso...

#10 optiplus

optiplus

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 106 mensagens

Mensagem publicada 22 January 2013 - 01:11

Boas,

Estás certo que nada diz, mas é simples de interpretação... 30 dias são 30 dias :D , caso assim não fosse ai sim havia uma referencia para tal na lei, como não há, são 30 dias seguidos a contar do primeiro dia.

Corrijam-me se estiver errado

eu sei muito bem como funciona a minha questão é tao simples como... como se sabe se são 30 dias uteis ou de calendario? na lei nada diz sobre isso...



#11 Pssstee

Pssstee

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 207 mensagens
  • LocalizaçãoTorres Vedras
  • Samsung Galaxy J5 (SM-J500FN) Samsung Galaxy S6 (SM-G920F)

Mensagem publicada 17 March 2013 - 19:42

Nokia 5800 esteve 30 dias em reparação, ao fim de 30 dias de calendário, fui pedir um novo e recebi um novo.

:D


#12 Apocallypse

Apocallypse

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 86 mensagens
  • Optimus Stockholm

Mensagem publicada 27 March 2013 - 13:00

São 30 dias de calendário, ou seja seguidos.

Mandei um ferro de engomar para reparação e no 30º dia ligaram-me a dizer para ir levantar um ferro novo (a marca do ferro deu essa indicação à loja). É claro que eu já estava a esfregar as mãozinhas para ir buscar o dinheiro que me fazia mais falta, mas pronto, pelo menos deram-me um aparelho novo (diga-se de passagem que o antigo estava bastante mal tratado) e mesmo assim trocaram-no.

De salientar que quando um aparelho é substituído por outro novo, a garantia volta a começar do zero, ou seja, volta-se a ter 2 anos a partir do levantamento do aparelho novo.

No caso de se receber algo que foi reparado dentro dos 30 dias, todo o tempo que esteve em reparação acumula no fim dos 2 anos.

Por exemplo: A compra foi feita no dia 02/01/2013. A garantia terminará no dia 02/01/2015. Se o aparelho foi para reparação e demorou 20 dias, esses dias passam para a frente do dia 02/01/2015 e a garantia passará a expirar no dia 22/01/2015. Isto acontece, porque o consumidor não usufruiu do bem que comprou por o mesmo estar em reparação durante esse tempo e é uma forma de compensar e defender o consumidor. Caso contrário, o consumidor poderia ter o azar de "dia sim dia não" o equipamento ir para a garantia e nunca usufruiria dele normalmente. Tal como daria a possiblidade ás empresas de criarem diversos tipos de avarias e ao fim dos 2 anos, acabava a garantia e o consumidor ficava a arder com o dinheiro e com um equipamento propositadamente avariado, sem sequer saber.

Também existe a possibilidade de trocar o equipamento por outro quando o mesmo apresenta várias vezes a mesma anomalia (penso que 3 é o mínimo).

 

Uma coisa que faço é guardar tudo durante os 2 anos, porque quando se envia algo para reparação, é uma das coisas que as lojas reparam, se vai na caixa de origem com os acessórios e afins...

Em questões de garantias, não tenho tido problemas, porque reparam, trocam ou devolvem o dinheiro. Várias vezes me disseram que o facto de levar tudo, inconscientemente faz com que as outras pessoas fiquem com a imagem de que temos cuidado e que a avaria em nada teve a ver com o nosso manuseamento.

 

Outro exemplo que aconteceu comigo:

Comprei um LCD e quando o liguei tinha quase a certeza que tinha um problema nos botões touch (não era de botões normais). Dirigi-me à loja onde o comprei e disseram que era normal e até mostraram outro que tinham lá e aparentemente até parecia normal. Fiquei sempre na dúvida, até que a 1 mês do fim da garantia apareceram uns pixeis mortos e por isso levei-o a outra loja do mesmo grupo. Falei do problema dos pixeis e também da situação dos botões, que parecia que o local onde carregava não estava devidamente centrado com o sensor dentro da TV (tipo: carregava para aumentar o som e o som baixava).

Surpresa das surpresas: a pessoa que me atendeu, ligou a TV, viu as situações que falei e nem foi para reparação. Perguntou-me se queria o dinheiro ou se queria trocar por outro(s) equipamentos. Aproveitei e troquei por 2 Tv's (que nem sequer eram da mesma marca da que estava avariada) e a partir daquele dia tive novamente os 2 anos de garantia.

Isto mostra que nem sempre compensa às marcas/empresas/lojas repararem as coisas, devido à velocidade com que as tecnologias ficam ultrapassadas, como o LCD.

De salientar que levei tudo, inclusivé a caixa.

 

Têm AQUI um breve resumo sobre os termos das garantias.


Editado por Apocallypse, 31 May 2013 - 10:55.


#13 arimotokika

arimotokika

    Membro

  • Membros
  • PipPip
  • 169 mensagens
  • Samsung galaxy S4 GT-i9505

Mensagem publicada 12 May 2013 - 21:00

aconselho a todos a leitura disto e  disto para que o conhecimento da lei das garantias passe a ser mais generalizado... tudo bem que são 30 dias para a reparação, mas não são obrigados a mandar para reparação e só depois dos 30 dias passados é que tem direito ao dinheiro de volta... a partir do momento em que existe uma desconformidade entre aquilo que compraram e aquilo que têm (e não interessa se passou 1 mês da compra ou 23 meses) tem direito a ver reposta a conformidade.. e para essa conformidade ser reposta, tem 4 opções: reparação, redução do preço, substituição do artigo ou a resolução do contrato (devolvem o artigo e eles devolvem o dinheiro)..

 

Mas tudo isto está bem explicadinho no guia do consumidor que vos deixo....

 

Ah... E sabem aquela treta que nos impingem de que as baterias de PC's ou tlms só tem garantia de 6meses? É treta deles... nesse guia do consumidor tb exemplifica esse caso, e segundo a lei, a garantia de uma bateria é de 2 anos, tal como os PC's e telemóveis...

 

Vamos lá abrir os olhos, a ver se deixam de nos comer por parvos....


  • Skiyte gosta disto

Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece... :P